CBO 2345-20 - Professor de ensino superior na área de prática de ensino

Entenda o que fazem os professores na área de formação pedagógica do ensino superior no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de ensino superior na área de prática de ensino e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Professor de ensino superior na área de prática de ensino

O Professor de Ensino Superior na Área de Pratica de Ensino planeja e executa a aplicação de métodos e técnicas de prática de ensino, em curso de licenciatura no nível superior. Presta orientações, ao aluno, para desenvolvimento, acompanhamento e avaliação de projetos educacionais, incluindo uso de tecnologias educacionais e de diferentes recursos e estratégias didático-pedagógicas. Orienta o aluno na incorporação de espaços virtuais de aprendizagem e no uso de ferramentas digitais para aprimoramento da prática pedagógica. Indica, ao aluno, estratégias e recursos adicionais adaptados aos vários estilos e ritmos de aprendizagem, para atender às necessidades individuais. Supervisiona estágios. Faz avaliação de aprendizagem dos alunos. Mantém-se atualizado em sua área de atuação. Desenvolve projetos de pesquisa. Cumpre legislação educacional, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 2345-20

Conhecimento (7/8)
Habilidade (7/8)
Atitude (7/8)
Perfil Ocupacional (7/8)
Elabora planejamento na área de prática de ensino, estabelecendo objetivos e sequência dos conteúdos a serem ministrados. Prepara infraestrutura com laboratórios didáticos, centros de estudo, pesquisa e extensão, entre outras instalações. Providencia “softwares”, aplicativos e outros recursos de informática. Define bibliografia para indicar aos alunos. Seleciona materiais didáticos, disponibilizando-os em plataforma virtual. Define sistema de acompanhamento da aprendizagem de alunos e estabelece critérios, instrumentos e procedimentos de avaliação. Elabora cronograma de atividades.

Ministra aulas sobre métodos e técnicas de prática de ensino.

Presta orientações, ao aluno, para o desenvolvimento, a execução, o acompanhamento e a avaliação de projetos educacionais, incluindo o uso de tecnologias educacionais e de diferentes recursos e estratégias didático-pedagógicas.

Ensina, ao aluno, como utilizar diferentes espaços de aprendizagem - tais como laboratórios, espaços recreativos, planetários, museus, teatros, entre outros -, necessários ao pleno desenvolvimento das atividades escolares.

Orienta aluno no uso de ferramentas digitais – recursos digitais interativos (como jogos), realidade virtual, lousa digital, entre outras -, para aprimoramento da prática pedagógica. Incentiva a incorporação de espaços virtuais de aprendizagem na prática docente, desenvolvendo a habilidade de o estudante navegar no universo das informações digitais.

Atua para que o aluno demonstre, na ação docente, o respeito à diversidade e a valorização das diferenças étnico-racial, de gênero, religiosa, entre outras. Indica, ao aluno, estratégias e recursos adicionais adaptados aos vários estilos e ritmos de aprendizagem, para atender às necessidades individuais de estudantes.

Cria desafios e propõe questões para reflexão do aluno. Ressalta a importância do aprendizado contínuo e autônomo, para adequar-se aos perfis dos estudantes, ajustar-se à mudança dos sistemas educacionais, e testar práticas inovadoras de ensino.

Coordena ações de formação pedagógica em estágios, estabelecendo parceria com escolas para assegurar o planejamento, a execução e a avaliação conjunta das atividades desenvolvidas pelo aluno. Supervisiona estágios, em que os alunos têm a oportunidade de vivenciar e analisar a complexidade das práticas escolares. Acompanha as atividades realizadas, avaliando relatório de cada aluno. Promove reunião de turma, com apresentação e análise das atividades realizadas em estágios, para troca de experiência em grupo e oportunidade para avaliação de práticas de ensino em diferentes contextos socioculturais. Faz comentários, ao final dos trabalhos, sobre as conclusões do grupo.

Durante reuniões, seminários e outras práticas, estimula o desenvolvimento de atitude crítica, autonomia, criatividade, capacidade de comunicação, atitude colaborativa em trabalho coletivo e interdisciplinar, e conduta ética.

Realiza avaliação de alunos com base no rendimento escolar e em outros parâmetros educacionais. Analisa e discute os resultados avaliativos com os alunos.

Pode estruturar cursos de aperfeiçoamento, especialização e extensão na área de prática de ensino.

Trabalha em equipe com os demais professores, compartilhando experiências de ensino.

Pode colaborar em atividades institucionais, atuando na definição de políticas acadêmicas, participando da elaboração do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), e integrando comissões e órgãos colegiados.

Pode prestar assessoria na área de prática de ensino às organizações governamentais e educacionais.

Mantém-se atualizado em relação às inovações em práticas de ensino, estudando novas políticas educacionais e participando de congressos e outros eventos.

Planeja e desenvolve pesquisas, analisando diferentes temas, como parâmetros de qualidade dos programas e cursos destinados à formação dos profissionais do magistério. Publica resultados de pesquisas em revistas científicas, livros e mídia eletrônica.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA BÁSICA APLICADA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE APLICADA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 3 3 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA APLICADA 3 3 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES EDUCACIONAIS 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO ESCOLAR 4 5 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECOLOGIA 3 3 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA) EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 3 4 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) PROPRIEDADE INTELECTUAL, DIREITO E ÉTICA PROFISSIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) ANTROPOLOGIA CULTURAL 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA COGNITIVA 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA COGNITIVA 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ACADÊMICOS 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM) ANÁLISE PSICOLÓGICA DO COTIDIANO ESCOLAR 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PSICOLOGIA EDUCACIONAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE: INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) CORRENTES PEDAGÓGICAS DO SÉCULO XX 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) DEMANDAS SOCIAIS, ESCOLAS E CURRÍCULO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) DOCÊNCIA E PRÁTICA DE ENSINO NO ENSINO SUPERIOR 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO E CULTURA NO PENSAMENTO FILOSÓFICO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) FRACASSO ESCOLAR: QUESTÃO SOCIAL, QUESTÃO DE DIDÁTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) NÍVEIS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) PAPEL DO PROFESSOR, PAPEL DO ALUNO, RELAÇÃO COM O CONHECIMENTO NAS DIVERSAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) POLÍTICA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) PSICOGENÉTICAS E TEMÁTICAS EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEAS 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE BRASILEIRA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) COORDENAÇÃO DO TRABALHO NA ESCOLA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) ELABORAÇÃO DE PLANOS DE ENSINO E PLANOS DE AULA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) PRÁTICA DE ENSINO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TECNOLOGIA EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIAS DA INSTRUÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA PARA O ENSINO SUPERIOR 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) EQUIPAMENTOS, INSTRUMENTOS E MATERIAIS PARA ATIVIDADES DE ENSINO E PESQUISA NA ÁREA DE PRÁTICA DE ENSINO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) ESTÁGIOS E PROJETOS - ATIVIDADES PRÁTICAS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) FUNDAMENTOS DE PRÁTICA DE ENSINO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) INTRODUÇÃO À PEDAGOGIA - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) LABORATÓRIOS, CENTROS DE ESTUDO E OUTROS CENÁRIOS DE ATIVIDADES PRÁTICAS DE ENSINO E PESQUISA NA ÁREA DE PRÁTICA DE ENSINO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) METODOLOGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) MODALIDADES ORGANIZATIVAS DE CONTEÚDOS E ORGANIZAÇÃO DA SALA DE AULA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) MODELOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM - ESTRATÉGIAS INDIVIDUAIS E EM EQUIPE 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) SUPERVISÃO DE ESTÁGIOS EM PRÁTICA DE ENSINO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULOS ESPECÍFICOS PARA NÍVEIS E TIPOS DE EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO DE ADULTOS 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EM PERIFERIAS URBANAS 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO PERMANENTE 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO PROFISSIONALIZANTE 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO ESPECIAL – FUNDAMENTOS, POLÍTICAS E PRÁTICAS ESCOLARES 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO INCLUSIVA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO INFANTIL 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ENSINO A DISTÂNCIA 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ENSINO SUPERIOR 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) INTERDISCIPLINARIDADE 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS - PCN 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) TEMAS TRANSVERSAIS EM EDUCAÇÃO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGENS 4 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) HISTÓRIA DA ESCRITA E DA LEITURA NA ESCOLA PRIMÁRIA NO BRASIL 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) LINGUAGEM E CONHECIMENTO 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 5 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS TÉCNICAS DE PESQUISA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 5 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS AVALIAÇÃO DE PROJETO 4 5 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 5 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 4 5 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 5 5 5

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 5 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 3 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ALTA COMPLEXIDADE 2 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 5

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 4
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES 3

Condições de Trabalho

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.

Exigências do mercado de trabalho

Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Participar de atividades administrativas;
  • Comunicar-se;
  • Supervisionar formação pedagógica em estágios;
  • Realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
  • Prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
  • Ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
  • Produzir material de trabalho;
  • Atualizar-se na Área;
  • Planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
  • Avaliar o trabalho acadêmico científico;
  • Orientar alunos;
  • Coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Planejar projetos de extensão;
  • Estudar outros idiomas;
  • Participar de associações de classe;
  • Avaliar projetos de extensão;
  • Discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
  • Integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
  • Orientar monitores;
  • Produzir instrumentos de avaliação;
  • Produzir vídeos;
  • Planejar estágios;
  • Produzir cartazes;
  • Realizar revisão da literatura na área;
  • Realizar cursos de formação acadêmica - especialização, mestrado, doutorado etc.;
  • Utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
  • Analisar dados e materiais de pesquisa;
  • Analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
  • Participar de reuniões;
  • Estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
  • Coordenar grupos de pesquisa;
  • Coordenar áreas, disciplinas e turmas;
  • Desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
  • Atuar em projetos de extensão;
  • Planejar aulas;
  • Mapear campos para estágio;
  • Estabelecer relações com os órgãos de fomento;
  • Desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
  • Treinar auxiliares de pesquisa;
  • Sistematizar dados e materiais de pesquisa;
  • Orientar alunos sobre campos de estágio;
  • Coordenar convênios;
  • Atuar no processo de seleção de alunos e professores;
  • Estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
  • Auto-avaliar-se;
  • Planejar a produção de materiais didáticos;
  • Demonstrar postura crítica;
  • Orientar alunos de iniciação científica;
  • Planejar os ambientes de aprendizagem;
  • Analisar os problemas da realidade brasileira;
  • Discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
  • Dominar a língua portuguesa;
  • Coordenar projetos pedagógicos;
  • Avaliar políticas educacionais;
  • Produzir textos para uso pedagógico;
  • Avaliar o desempenho dos alunos;
  • Avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
  • Coordenar equipes de trabalho;
  • Participar de comissões;
  • Desenvolver atividades interativas;
  • Acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar;
  • Avaliar projetos de pesquisa;
  • Coordenar eventos;
  • Avaliar currículos de alunos;
  • Trabalhar em equipe;
  • Planejar projetos de intervenção pedagógica;
  • Coletar dados e materiais para pesquisa;
  • Produzir transparências;
  • Atender alunos, individualmente e em grupo;
  • Supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio;
  • Supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
  • Estudar diferentes formas de comunicação;
  • Problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
  • Avaliar a própria prática de pesquisa;
  • Discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
  • Avaliar material didático;
  • Redigir publicações científicas;
  • Dialogar com os alunos;
  • Ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
  • Orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
  • Estudar a legislação educacional;
  • Elaborar projetos de extensão;
  • Atuar em comissões editoriais;
  • Estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
  • Dialogar com os professores da instituição;
  • Analisar pesquisas educacionais;
  • Atuar em debates;
  • Orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
  • Prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
  • Orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
  • Participar de congressos e eventos científicos;
  • Avaliar currículos e propostas pedagógicas;
  • Avaliar o desenvolvimento das aulas;
  • Integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
  • Planejar pesquisas;
  • Dialogar com as entidades representativas;
  • Realizar eventos;
  • Estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
  • Organizar coletâneas;
  • Constituir grupos de pesquisa;
  • Estudar propostas e políticas educacionais;
  • Coordenar cursos;
  • Avaliar trabalhos científicos;
  • Avaliar cursos;
  • Atuar em banca examinadora docente e discente;
  • Prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
  • Gerenciar projetos;
  • Elaborar pareceres;
  • Orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
  • Coordenar pesquisas;
  • Elaborar programas e cronogramas;
  • Prever fontes de financiamento;
  • Preencher relatórios de atividades;
  • Problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
  • Divulgar resultados de pesquisas;
  • Produzir planos de cursos e de aulas;
  • Desenvolver propostas de avaliação;
  • Organizar publicações;
  • Exercer cargos de representação;
  • Ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
  • Proferir palestras;
  • Sistematizar conteúdos;
  • Proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
  • Desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeniedade dos alunos;
  • Programar cursos para atendimento a demandas externas;
  • Elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
  • Participar de associações científicas;
  • Gerenciar convênios;
  • Estudar a constituição de profissões no campo educacional;
  • Avaliar planos de ação pedagógica;
  • Indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
  • Prestar assessoria a órgãos públicos;
  • Supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais - escolar ou não;
  • Demonstrar postura ética;
  • Compromissar-se social e politicamente;
  • Mediar a relação do estagiário com a instituição;
  • Coordenar reuniões;
  • Planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
  • Participar de colegiados;
  • Produzir artigos para divulgação;
  • Coordenar projetos de extensão;
  • Participar de atividades culturais;
  • Produzir hipertextos;
  • Coordenar estágios;
  • Trabalhar com diferentes formas de interação humana;
  • Planejar eventos e seminários;
  • Redigir relatórios de pesquisa;
  • Dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
  • Atribuir notas e conceitos;
  • Exercer cargos de direção;
  • Sugerir composição de bancas examinadoras;
  • Estudar a produção científica da área;
  • Colaborar em comissões de avaliação;
  • Orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
  • Promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
  • Planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
  • Discutir resultados de avaliação;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 2345-20

CBO 2345-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de ensino superior na área de prática de ensino que pertence ao grupo dos professores na área de formação pedagógica do ensino superior, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores na área de formação pedagógica do ensino superior