CBO 2345-20 - Professor de ensino superior na área de prática de ensino - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores na área de formação pedagógica do ensino superior

O profissional no cargo de Professor de ensino superior na área de prática de ensino CBO 2345-20 Ministra aulas em cursos de nível superior (graduação, pós-graduação e extensão) de métodos e técnicas de prática de ensino, na formação de professores, por meio de teorias e práticas educacionais, considerando a relação que se estabelece entre professor, aluno e o conteúdo a ser desenvolvido Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão, orienta alunos e supervisiona a formação pedagógica em estágios.

Promove estratégias para avaliação de desempenho dos alunos e de trabalhos acadêmicos Elabora material de trabalho e documentação técnica educacional Presta assistência e atendimento às demandas da comunidade, no âmbito da educação escolar e não escolar.

Comunica-se com assertividade e objetividade, participa de atividades administrativas no seu campo de atuação Atua de acordo com a legislação educacional vigente, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade

CBO 2345-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores na área de formação pedagógica do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de ensino superior na área de prática de ensino, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores na área de formação pedagógica do ensino superior CBO 2345-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2345-20

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais do ensino.
      • Professores do ensino superior.
        • Professores na área de formação pedagógica do ensino superior.

O que faz um Professor de ensino superior na área de prática de ensino

O Professor de ensino superior na área de prática de ensino CBO 2345-20 planeja e ministra aulas, atividades, programas e cronogramas referentes à prática de ensino, prioritariamente a alunos do ensino superior Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e recursos para o trabalho.

Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas para pesquisa.

Coordena e supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, identificando campos e oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios de estágio.

Orienta alunos sobre procedimentos teóricos-metodológicos de prática de ensino, indicando fontes de consulta e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, acompanhando o planejamento, analisando e avaliando textos e relatórios produzidos por eles Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.

Realiza avaliações das atividades acadêmicas, no que se refere ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, aos cursos e currículos, às propostas pedagógicas, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático.

Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos Coordena atividades de prática de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais.

Produz material de trabalho, elaborando planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos, hipertextos, entre outros.

Integra equipes para desenvolvimento de homepage, softwares e materiais midiáticos Organiza coletâneas e publicações da área educacional Realiza pesquisas científicas na área educacional, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura.

Redige relatórios de pesquisa e publicações científicas, e divulga resultados do trabalho realizado Analisa a produção científica publicada, avalia as implicações do uso de informação e comunicação, em situações de ensino, e identifica formas de interação aplicáveis nas situações semipresenciais e virtuais de educação Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos.

Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, na área da educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica.

Programa e ministra cursos, considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas da instituição Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 2345-20 deve demonstrar competências pessoais, atualizar-se na Área, avaliar o trabalho acadêmico científico, produzir material de trabalho, orientar alunos, comunicar-se, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, participar de atividades administrativas, supervisionar formação pedagógica em estágios, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2345-20

Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.

Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de prática de ensino CBO 2345-20

Um Professor de ensino superior na área de prática de ensino (ou sinônimo) deve mediar a relação do estagiário com a instituição, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, atuar em debates, estudar a legislação educacional, atuar em projetos de extensão, organizar publicações, coordenar pesquisas, avaliar trabalhos científicos, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, avaliar currículos e propostas pedagógicas, acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar, exercer cargos de representação, participar de reuniões, trabalhar em equipe, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, produzir vídeos, discutir resultados de avaliação, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, atuar em banca examinadora docente e discente, atuar no processo de seleção de alunos e professores, produzir planos de cursos e de aulas, prever fontes de financiamento, coordenar projetos pedagógicos, estudar a produção científica da área, coordenar convênios, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, trabalhar com diferentes formas de interação humana, sistematizar conteúdos, dialogar com os alunos, desenvolver propostas de avaliação, proferir palestras, coordenar estágios, analisar dados e materiais de pesquisa, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, avaliar currículos de alunos, dominar a língua portuguesa, atribuir notas e conceitos, elaborar projetos de extensão, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, exercer cargos de direção, produzir artigos para divulgação, planejar os ambientes de aprendizagem, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, organizar coletâneas, produzir cartazes, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeniedade dos alunos, analisar os problemas da realidade brasileira, avaliar material didático, sugerir composição de bancas examinadoras, coordenar reuniões, participar de colegiados, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, produzir textos para uso pedagógico, sistematizar dados e materiais de pesquisa, desenvolver atividades interativas, gerenciar projetos, atender alunos, individualmente e em grupo, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, orientar alunos sobre campos de estágio, redigir relatórios de pesquisa, participar de congressos e eventos científicos, avaliar políticas educacionais, coordenar equipes de trabalho, produzir instrumentos de avaliação, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, produzir transparências, mapear campos para estágio, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, avaliar planos de ação pedagógica, coordenar projetos de extensão, avaliar projetos de pesquisa, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, realizar cursos de formação acadêmica - especialização, mestrado, doutorado etc., supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, preencher relatórios de atividades, gerenciar convênios, constituir grupos de pesquisa, planejar aulas, elaborar pareceres, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, analisar pesquisas educacionais, planejar eventos e seminários, redigir publicações científicas, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, compromissar-se social e politicamente, coordenar grupos de pesquisa, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, coordenar áreas, disciplinas e turmas, planejar a produção de materiais didáticos, estabelecer relações com os órgãos de fomento, avaliar o desenvolvimento das aulas, coletar dados e materiais para pesquisa, coordenar eventos, dialogar com as entidades representativas, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, planejar projetos de intervenção pedagógica, participar de comissões, treinar auxiliares de pesquisa, avaliar a própria prática de pesquisa, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, estudar diferentes formas de comunicação, auto-avaliar-se, produzir hipertextos, atuar em comissões editoriais, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais - escolar ou não, avaliar cursos, programar cursos para atendimento a demandas externas, avaliar projetos de extensão, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, orientar alunos de iniciação científica, planejar pesquisas, divulgar resultados de pesquisas, orientar monitores, demonstrar postura ética, participar de associações científicas, realizar revisão da literatura na área, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, elaborar programas e cronogramas, planejar estágios, colaborar em comissões de avaliação, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, participar de atividades culturais, avaliar o desempenho dos alunos, demonstrar postura crítica, participar de associações de classe, prestar assessoria a órgãos públicos, supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio, dialogar com os professores da instituição, estudar propostas e políticas educacionais, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, coordenar cursos, estudar outros idiomas, estudar a constituição de profissões no campo educacional, realizar eventos, planejar projetos de extensão, utilizar diferentes instrumentos de avaliação.

Cargos e salários CBO 2345-20 - Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Salário Professor Universitário na Área de Prática de Ensino Recife

Professor Universitário na Área de Prática de Ensino: Recife, PE

O profissional no cargo de Professor Universitário na Área de Prática de Ensino CBO 2345-20 trabalhando em Recife - PE, ganha entre 4.644 e 8.300 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 279 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2345-20.
Salário Professor Universitário na Área de Prática de Ensino

Professor Universitário na Área de Prática de Ensino: São Paulo

O profissional no cargo de Professor Universitário na Área de Prática de Ensino CBO 2345-20 trabalhando em São Paulo, ganha entre 5.836 e 14.136 para uma jornada de trabalho média de 23h semanais de acordo com dados salariais de 4.816 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2345-20.
Salário Professor Universitário na Área de Prática de Ensino Rio de Janeiro

Professor Universitário na Área de Prática de Ensino: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Professor Universitário na Área de Prática de Ensino CBO 2345-20 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 6.556 e 15.112 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 311 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2345-20.
Salário Professor Universitário na Área de Prática de Ensino Brasília

Professor Universitário na Área de Prática de Ensino: Brasília, DF

O profissional no cargo de Professor Universitário na Área de Prática de Ensino CBO 2345-20 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 9.475 e 20.702 para uma jornada de trabalho média de 34h semanais de acordo com dados salariais de 414 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2345-20.
Salário Professor Universitário na Área de Prática de Ensino São Paulo

Professor Universitário na Área de Prática de Ensino: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Professor Universitário na Área de Prática de Ensino CBO 2345-20 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 8.128 e 16.272 para uma jornada de trabalho média de 29h semanais de acordo com dados salariais de 1.211 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2345-20.
Salário Professor Universitário na Área de Prática de Ensino Porto Alegre

Professor Universitário na Área de Prática de Ensino: Porto Alegre, RS

O profissional no cargo de Professor Universitário na Área de Prática de Ensino CBO 2345-20 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 5.092 e 10.973 para uma jornada de trabalho média de 21h semanais de acordo com dados salariais de 80 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2345-20.
Salário Professor Universitário na Área de Prática de Ensino

Professor Universitário na Área de Prática de Ensino: Rio Grande do Sul

O profissional no cargo de Professor Universitário na Área de Prática de Ensino CBO 2345-20 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 5.920 e 12.046 para uma jornada de trabalho média de 25h semanais de acordo com dados salariais de 512 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2345-20.
Salário Professor Universitário na Área de Prática de Ensino Belo Horizonte

Professor Universitário na Área de Prática de Ensino: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Professor Universitário na Área de Prática de Ensino CBO 2345-20 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 2.615 e 5.473 para uma jornada de trabalho média de 8h semanais de acordo com dados salariais de 2.329 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2345-20.