CBO 2342-15 - Professor de astronomia (ensino superior) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de astronomia (ensino superior) CBO 2342-15 Exerce atividades didáticas, elaborando plano de ensino, preparando material didático, ministrando aulas de astronomia e disciplinas afins no ensino superior, na modalidade presencial ou a distância Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa e divulgando conhecimento científico.
Coordena cursos de astronomia, de graduação e/ou pós-graduação, propondo, executando e avaliando o projeto pedagógico Atualiza seus conhecimentos por meio de literatura científica, participação em congressos, seminários, simpósios e pesquisa astronômica e cosmológica em observatórios e intercâmbios Atua em políticas públicas.
Participa do processo de avaliação institucional Atua na administração de instituições de ensino superior Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente.
CBO 2342-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de astronomia (ensino superior), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior CBO 2342-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2342-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais do ensino.
- Professores do ensino superior.
- Professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior.
O que faz um Professor de astronomia (ensino superior)
O Professor de astronomia (ensino superior) CBO 2342-15 exerce atividades didáticas, elaborando plano de ensino, planejando aulas teóricas e experimentais, ministrando aulas de astronomia e disciplinas afins às áreas de astronomia no ensino superior, na modalidade presencial e a distância, empregando tecnologias da informação e comunicação Elabora instrumentos de avaliação e avalia o processo ensino-aprendizagem.
Atende alunos em atividades de recuperação e extraclasse.
Coordena as disciplinas teóricas, as atividades dos laboratórios de ensino e disciplinas intercursos ou interunidades Prepara material didático, elaborando e avaliando textos, produzindo mídias eletrônicas, preparando demonstrações experimentais para uso aulas introduzindo e atualizando experimentos, elaborando roteiros de práticas laboratoriais, escrevendo apostilas e livros.
Desenvolve atividades de pesquisa, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa, desenvolvendo instrumentação científica, gerando conhecimento e patentes Divulga os resultados das pesquisas, publicando artigos em revistas científicas, apresentando trabalhos em eventos científicos, proferindo conferências, organizando eventos científicos, prestando consultoria ad-hoc.
Realiza atividades de extensão, ministrando cursos de especialização e de aperfeiçoamento, realizando atividades de educação continuada, interagindo com o ensino médio e fundamental, organizando atividades de extensão, prestando serviços técnico-científicos para a comunidade onde atua.
Forma profissionais para a área da física e afins, tutorando alunos, orientando atividades de iniciação científica, dirigindo trabalhos de conclusão de curso, orientando alunos em projetos de especialização e programas de pós-graduação, orientando monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado, participando em bancas examinadoras Supervisiona estágios.
Incentiva a participação de alunos em eventos e congressos.
Participa de congressos, simpósios, conferências e debates sobre astronomia e desenvolvimento científico, bem como pesquisa, estuda e acompanha estado da arte dos conhecimentos em astronomia por meio da literatura atual e trabalho em observatórios Pode vincular-se a programas de professor visitante em outras universidades Atua na administração de instituições de ensino superior, chefiando departamentos, dirigindo unidades e instituições, coordenando cursos, participando em comissões e colegiados, produzindo pareceres, participando do planejamento do quadro de pessoal.
Coordena cursos, propondo, executando, avaliando e adequando o projeto pedagógico, propondo ementas, elaborando e executando a estrutura curricular Define a infraestrutura necessária ao ensino e pesquisa, planejando salas de aula, laboratórios de ensino e de pesquisa e salas de instrumentos, elaborando orçamentos, acompanhando a instalação de equipamentos Atua em políticas públicas, assessorando órgãos públicos, participando de sociedades científicas nacionais, divulgando método científico e definindo diretrizes curriculares que atendam às necessidades de inovação do ensino superior.
Estrutura processos seletivos de professores, elaborando normas, definindo procedimentos, preparando e corrigindo provas, participando em bancas de concurso, entrevistando candidatos, selecionando professores e avaliando estágio probatório Participa do processo de avaliação institucional, produzindo instrumentos de avaliação, coletando e organizando dados, produzindo relatórios, elaborando prestação de contas.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2342-15 deve definir a infra-estrutura pertinente, agir na administração de instituições de ensino superior, formar profissionais, atualizar conhecimentos, exercer atividades didáticas, atuar em políticas públicas, estruturar processos seletivos, demonstrar competências pessoais, coordenar cursos, desenvolver atividades de pesquisa, participar do processo de avaliação institucional, preparar material didático, realizar atividades de extensão.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior trabalham nas áreas de física, química e astronomia, lecionando em faculdades e universidades públicas e privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. O trabalho é individual, com supervisão ocasional, realizado em ambiente fechado, com horários irregulares. Permanecem durante longos períodos em posições desconfortáveis. Os professores de física, em algumas atividades, ficam expostos à radiação, os professores de química podem estar expostos à radiação e à material tóxico.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2342-15
O exercício dessas ocupações requer ensino superior em física ou química e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.
Atividades exercidas por um Professor de astronomia (ensino superior) CBO 2342-15
Um Professor de astronomia (ensino superior) (ou sinônimo) deve participar de seminários, planejar laboratório de pesquisa, propor ementas, participar de atividades de extensão, acompanhar a instalação dos equipamentos, dominar os conteúdos pertinentes a área, dirigir instituições, orientar alunos em projetos de especialização, introduzir experimentos, realizar atividades de educação continuada, avaliar o processo ensino-aprendizagem, coordenar disciplinas teóricas, definir procedimentos, atuar em colegiados, organizar eventos científicos, assessorar órgãos públicos, preparar provas, corrigir provas, demonstrar senso crítico, executar estrutura curricular, elaborar prestação de contas, orientar iniciação científica, planejar laboratório de ensino, atuar inter, multi e transdisciplinarmente, realizar estágios de pós-doutorado, avaliar estágio probatório, dirigir trabalho de final de curso, divulgar resultados de pesquisa para o grande público, cursar especialização, prestar consultoria, coordenar disciplinas intercursos ou interunidades, utilizar demonstrações experimentais em aulas teóricas, organizar eventos, produzir instrumentos de avaliação, supervisionar estágios, participar de cursos de aperfeiçoamento, comunicar-se com eficiência, planejar bibliotecas, elaborar orçamento, produzir relatórios, interagir com o ensino médio e fundamental, formar recursos humanos, organizar dados, prestar serviços técnico-científicos, ministrar aulas de astronomia no ensino superior, organizar atividades de extensão, elaborar instrumento de avaliação, atualizar curriculum vitae, panejar salas de instrumentos, orientar monografias, orientar dissertação de mestrado, planejar aula teórica, coletar dados, participar de congressos, cursar pós-graduação lato senso, executar o projeto pedagógico, planejar salas de aula, coordenar projetos de pesquisa, participar em bancas examinadoras, avaliar o projeto pedagógico, paticipar do planejamento do quadro de pessoal, formular projetos de pesquisa, coordenar cursos, aprender de forma autônoma e contínua, dirigir unidades, escrever roteiros de laboratório, atender aluno extraclasse, demonstrar espírito empreendedor, escrever livros, chefiar departamentos, orientar alunos em pós-graduação, propor projeto pedagógico, proferir conferências, divulgar método científico, participar em comissões, reconhecer as relações do desenvolvimento da química, física e astronomia com outras áreas do saber, incentivar a participação de alunos em eventos e congressos, apresentar trabalhos em eventos científicos, selecionar professores, desenvolver instrumentação, participar em bancas de concurso, gerar conhecimento, coordenar disciplinas, produzir mídia eletrônica, elaborar plano de ensino, planejar aula experimental, executar projetos de pesquisa, coordenar laboratório de ensino, entrevistar candidatos, atualizar experimentos, divulgar os resultados em revistas científicas, elaborar estrutura curricular, manter atualizada a cultura geral, avaliar textos, produzir pareceres, participar de sociedades científicas nacionais, orientar tese de doutorado, definir diretrizes curriculares, cursar pós-graduação estrito senso, gerar patentes, ministrar cursos de especialização, tutorar alunos, demonstrar curiosidade, familiarizar-se com novas tecnologias de ensino, atender aluno em atividade de recuperação, saber expressar-se em público, realizar estágios exógenos, ministrar cursos de aperfeiçoamento, respeitar ética profissional, adequar projeto pedagógico, prestar consultoria ad-hoc, elaborar normas.