CBO 2342-10 - Professor de química (ensino superior)

Entenda o que fazem os professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de química (ensino superior) e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Professor de química (ensino superior)

O Professor de Química (Ensino Superior) planeja e executa processo de ensino de química em curso de nível superior. Elabora plano de ensino. Ministra aulas sobre conceitos, leis e princípios da química. Promove atividades de ensino, orientando aplicações de química. Oferece ao aluno embasamento em matemática e métodos computacionais. Supervisiona grupos de alunos em desenvolvimento de projetos de pesquisas. Coordena seminário ou reunião de alunos para análise de estudos em química. Faz avaliação de aprendizagem dos alunos. Promove educação inclusiva, atendendo às necessidades individuais dos alunos. Pode colaborar em atividades institucionais. Pode prestar assessoria em áreas acadêmica, técnica e científica. Mantém-se atualizado em sua área de atuação. Desenvolve projetos de pesquisa. Cumpre legislação educacional, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 2342-10

Conhecimento (7/8)
Habilidade (7/8)
Atitude (7/8)
Perfil Ocupacional (7/8)
Elabora planejamento de ensino de química, estabelecendo objetivos, metodologia e sequência de conteúdos a serem ministrados. Verifica o tamanho da turma de alunos. Prepara infraestrutura laboratorial e rede de informática. Seleciona “softwares”, aplicativos e outros recursos tecnológicos. Define bibliografia para indicar aos alunos. Seleciona materiais didáticos, disponibilizando-os em plataforma virtual. Elabora roteiros de práticas laboratoriais e prepara demonstrações experimentais para inserção em aulas. Define sistema de acompanhamento da aprendizagem de alunos e elabora instrumentos e procedimentos de avaliação. Estabelece cronograma das aulas.

Ministra aulas sobre conceitos, leis e princípios da química e sobre estrutura, propriedades e transformações de substâncias e materiais. Promove atividades de ensino para desenvolvimento de aplicações do conhecimento químico. Orienta análises química, físico-química, químico-biológica, bromatológica, entre outras. Oferece ao aluno embasamento em matemática e em métodos computacionais para compreender modelos probabilísticos teóricos e para organizar, descrever, arranjar e interpretar resultados experimentais.

Atua como mediador da aprendizagem, criando desafios e propondo questões para reflexão. Ressalta a importância do aprendizado contínuo e autônomo, para desenvolver e aplicar novas tecnologias, de modo a ajustar-se à dinâmica do mercado de trabalho.

Supervisiona grupos de alunos no desenvolvimento de projetos de pesquisas científicas e tecnológicas em química e em áreas correlatas. Define prazo e disponibiliza acesso a laboratórios de pesquisa. Acompanha as atividades experimentais realizadas por grupo, que verifica o problema a ser solucionado, propõe e aplica metodologias viáveis para investigá-lo, e analisa a resolução do problema. Monitora a conformidade da atuação dos alunos em relação às regras de segurança para manuseio de produtos químicos. Estimula o desenvolvimento de espírito científico, raciocínio lógico, capacidade de abstração, atitude crítica, respeito ao meio ambiente e conduta ética, durante a execução do projeto.

Coordena seminário ou reunião de grupos de trabalho para análise, pelos alunos, de estudos de aplicações da química em várias atividades econômicas. Conduz exame da atuação do químico em diversos setores de uma indústria, tais como pesquisa e desenvolvimento, linha de produção, controle de processos, e tratamento de resíduos. Faz comentários ao final dos trabalhos sobre as conclusões das análises.

Promove educação inclusiva, adotando estratégias e utilizando recursos adicionais adaptados aos vários estilos e ritmos de aprendizagem, para atender às necessidades individuais dos alunos.

Realiza avaliação, criando situações e utilizando diferentes instrumentos e procedimentos compatíveis com as características e os processos de aprendizagem do aluno no ensino superior.

Supervisiona estágios curriculares e orienta alunos em pesquisas de iniciação científica. Atua em programas de intercâmbio com outras instituições de ensino – nacionais ou internacionais – para proporcionar novas vivências aos alunos.

Pode estruturar cursos de aperfeiçoamento, especialização e extensão em área de química.

Trabalha em equipe com os demais professores, compartilhando práticas inovadoras de ensino.

Pode colaborar em atividades institucionais, atuando na definição de políticas acadêmicas, participando da elaboração do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), e integrando comissões e órgãos colegiados.

Pode coordenar curso de graduação, programa de pós-graduação e programa de extensão.

Pode prestar assessoria nas áreas acadêmica, técnica e científica.

Mantém-se atualizado em relação às descobertas em química e aos avanços tecnológicos, consultando literatura científica, interagindo com pesquisadores, e participando de eventos científicos.

Planeja e desenvolve atividades de pesquisa, executando projetos relacionados à área da química. Divulga conhecimento científico.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ÁLGEBRA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (ÁLGEBRA) CÁLCULOS ALGÉBRICOS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ANÁLISE 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (ANÁLISE) CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA GEOMETRIA E TOPOLOGIA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (GEOMETRIA E TOPOLOGIA) GEOMETRIA ANALÍTICA E DIFERENCIAL 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) CÁLCULO NUMÉRICO APLICADO À QUÍMICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS) TEORIA DOS ERROS 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BANCO DE DADOS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMA DE COMPUTAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SISTEMA DE COMPUTAÇÃO) SOFTWARES ANALÍTICOS, CIENTÍFICOS, DE GERENCIAMENTO DE DADOS, ENTRE OUTROS 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA GERAL 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA CLÁSSICA E FÍSICA QUÂNTICA, MECÂNICA E CAMPOS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA GERAL 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA ESTATÍSTICA E TERMODINÂMICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA GERAL 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA METROLOGIA, TÉCNICAS GERAIS DE LABORATÓRIO E SISTEMA DE INSTRUMENTAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA TRANSFERÊNCIA DE CALOR, PROCESSOS TÉRMICOS E TERMODINÂMICOS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA DINÂMICA DOS FLUIDOS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA DAS PARTÍCULAS ELEMENTARES E CAMPOS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA TEORIA GERAL DE PARTÍCULAS E CAMPOS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA ATÔMICA E MOLECULAR 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ESTRUTURA ELETRÔNICA DE ÁTOMOS E MOLÉCULAS, TEORIA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA DOS FLÚIDOS, FÍSICA DE PLASMAS E DESCARGAS ELÉTRICAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA CINÉTICA E TEORIA DE TRANSPORTE DE FLUIDOS, PROPRIEDADES FÍSICAS DE GASES 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA) FUNDAMENTOS DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA ORGÂNICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA ESTRUTURA, CONFORMAÇÃO E ESTEREOQUÍMICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA ORGÂNICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA SÍNTESE ORGÂNICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA ORGÂNICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA FÍSICO-QUÍMICA ORGÂNICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA ORGÂNICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA FOTOQUÍMICA ORGÂNICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA ORGÂNICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA DOS PRODUTOS NATURAIS 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA ORGÂNICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA EVOLUÇÃO, SISTEMÁTICA E ECOLOGIA QUÍMICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA ORGÂNICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA POLÍMEROS E COLÓIDES 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA INORGÂNICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA CAMPOS DE COORDENAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA INORGÂNICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA NÃO-METAIS E SEUS COMPOSTOS 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA INORGÂNICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA COMPOSTOS ORGANO-METÁLICOS 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA INORGÂNICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA DETERMINAÇÃO DE ESTRUTURAS DE COMPOSTOS INORGÂNICOS 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA INORGÂNICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA FOTO-QUÍMICA INORGÂNICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA INORGÂNICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA FÍSICO QUÍMICA INORGÂNICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA INORGÂNICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA BIO-INORGÂNICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA FÍSICO-QUÍMICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA CINÉTICA QUÍMICA E CATÁLISE 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA FÍSICO-QUÍMICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA ELETROQUÍMICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA FÍSICO-QUÍMICA 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA ESPECTROSCOPIA 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA FÍSICO-QUÍMICA 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA DE INTERFACES 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA FÍSICO-QUÍMICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA DO ESTADO CONDENSADO 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA FÍSICO-QUÍMICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA NÚCLEAR E RADIOQUÍMICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA FÍSICO-QUÍMICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA TEÓRICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA FÍSICO-QUÍMICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA TERMODINÂMICA QUÍMICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA ANALÍTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA SEPARAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA ANALÍTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA MÉTODOS ÓTICOS DE ANÁLISE 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA ANALÍTICA 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA ELETROANALÍTICA 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA ANALÍTICA 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA GRAVIMETRIA 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA ANALÍTICA 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA TITIMETRIA 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA ANALÍTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA INSTRUMENTAÇÃO ANALÍTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA ANALÍTICA 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA ANÁLISE DE TRAÇOS E QUÍMICA AMBIENTAL 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA ANALÍTICA 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA ANALÍTICA) ANÁLISE TÉRMICA E APLICAÇÕES 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA ANALÍTICA 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA ANALÍTICA) MÉTODOS CROMATOGRÁFICOS 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA QUÍMICA ANALÍTICA 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA ANALÍTICA) TÉCNICAS DE CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO QUÍMICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA) INSTALAÇÕES, LABORATÓRIOS, EQUIPAMENTOS E MATERIAIS PARA ATIVIDADES DE ENSINO E PESQUISA EM QUÍMICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO QUÍMICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA) INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DA QUÍMICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO QUÍMICA 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA) NORMAS TÉCNICAS APLICADAS À ÁREA DE QUÍMICA 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO QUÍMICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA) QUÍMICA EXPERIMENTAL 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO QUÍMICA 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA) QUÍMICA TECNOLÓGICA 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 3 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 3 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) PLATAFORMAS PARA REPOSITÓRIOS DE CONTEÚDOS 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SISTEMAS DE CÓDIGO ABERTO PARA CRIAÇÃO DE CURSOS ONLINE 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES ESPECÍFICOS PARA SIMULAÇÕES INTERATIVAS E NÃO INTERATIVAS E MODELAMENTO MATEMÁTICO 5 5 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA ECOLOGIA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA APLICADA) NOÇÕES DE ECOLOGIA E MEIO AMBIENTE APLICADO À ÁREA QUÍMICA 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOQUÍMICA QUÍMICA DE MACROMOLÉCULAS 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOQUÍMICA GLICÍDEOS 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOQUÍMICA QUÍMICA DE MACROMOLÉCULAS 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOQUÍMICA LIPÍDEOS 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOQUÍMICA QUÍMICA DE MACROMOLÉCULAS 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOQUÍMICA PROTEÍNAS 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOQUÍMICA BIOQUÍMICA DOS MICRO-ORGANISMOS 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOQUÍMICA BIOQUÍMICA DOS MICROORGANISMOS 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOQUÍMICA ENZIMOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOQUÍMICA ENZIMOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MICROBIOLOGIA MICROBIOLOGIA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MICROBIOLOGIA MICROBIOLOGIA DE FERMENTAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MICROBIOLOGIA MICROBIOLOGIA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MICROBIOLOGIA MICROBIOLOGIA INDUSTRIAL 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA QUÍMICA PROCESSOS INDUSTRIAIS DE ENGENHARIA QUÍMICA 5 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS (PROCESSOS INDUSTRIAIS DE ENGENHARIA QUÍMICA) PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS: CADEIA PRODUTIVA DA QUÍMICA, TIPOS DE PRODUTOS E RESPECTIVOS PROCESSOS 5 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO PÚBLICO 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PÚBLICO) LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO SUPERIOR 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARQUITETURA E URBANISMO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO OUTROS ELEMENTOS (ARQUITETURA E URBANISMO) ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO BIBLIOTECONOMIA 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO TÉCNICAS DE RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA LÓGICA 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA LÓGICA 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA EPISTEMOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA EPISTEMOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PSICOLOGIA EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE UNIDADES EDUCATIVAS 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TECNOLOGIA EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIAS DA INSTRUÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA PARA O ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (CURRÍCULO) CURRÍCULO NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ENSINO SUPERIOR 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ESTUDOS DE PROBLEMAS, TENDÊNCIAS E INOVAÇÕES NO ENSINO SUPERIOR 3 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) EXTENSIONISMO EM QUÍMICA 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) INGLÊS 5 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS 3 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS BIOTECNOLOGIA 3 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS 3 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS ENERGIA 3 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS 3 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MATERIAIS AVANÇADOS E NANOCOMPÓSITOS 3 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS 3 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS NANOTECNOLOGIA 3 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS INSTRUMENTOS E APARELHOS DE PESQUISA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS AVALIAÇÃO DE PROJETO 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 5 5 5

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ALTA COMPLEXIDADE 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS PRECISÃO DE CONTROLE 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO PERIFÉRICA 4 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 4
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES 3

Condições de Trabalho

Professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior trabalham nas áreas de física, química e astronomia, lecionando em faculdades e universidades públicas e privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. O trabalho é individual, com supervisão ocasional, realizado em ambiente fechado, com horários irregulares. Permanecem durante longos períodos em posições desconfortáveis. Os professores de física, em algumas atividades, ficam expostos à radiação, os professores de química podem estar expostos à radiação e à material tóxico.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer ensino superior em física ou química e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Desenvolver atividades de pesquisa;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Realizar atividades de extensão;
  • Agir na administração de instituições de ensino superior;
  • Atualizar conhecimentos;
  • Definir a infra-estrutura pertinente;
  • Preparar material didático;
  • Formar profissionais;
  • Participar do processo de avaliação institucional;
  • Atuar em políticas públicas;
  • Exercer atividades didáticas;
  • Coordenar cursos;
  • Estruturar processos seletivos;
  • Manter atualizada a cultura geral;
  • Comunicar-se com eficiência;
  • Organizar dados;
  • Produzir mídia eletrônica;
  • Paticipar do planejamento do quadro de pessoal;
  • Coordenar disciplinas intercursos ou interunidades;
  • Elaborar prestação de contas;
  • Produzir pareceres;
  • Elaborar normas;
  • Utilizar demonstrações experimentais em aulas teóricas;
  • Atualizar experimentos;
  • Dominar os conteúdos pertinentes a área;
  • Proferir conferências;
  • Realizar estágios exógenos;
  • Adequar projeto pedagógico;
  • Orientar iniciação científica;
  • Divulgar os resultados em revistas científicas;
  • Demonstrar espírito empreendedor;
  • Acompanhar a instalação dos equipamentos;
  • Executar estrutura curricular;
  • Escrever livros;
  • Elaborar estrutura curricular;
  • Cursar especialização;
  • Corrigir provas;
  • Orientar tese de doutorado;
  • Dirigir instituições;
  • Selecionar professores;
  • Gerar conhecimento;
  • Elaborar instrumento de avaliação;
  • Prestar consultoria;
  • Formular projetos de pesquisa;
  • Propor ementas;
  • Atender aluno em atividade de recuperação;
  • Familiarizar-se com novas tecnologias de ensino;
  • Planejar bibliotecas;
  • Respeitar ética profissional;
  • Produzir relatórios;
  • Prestar consultoria ad-hoc;
  • Atualizar curriculum vitae;
  • Prestar serviços técnico-científicos;
  • Participar em bancas de concurso;
  • Participar em comissões;
  • Executar o projeto pedagógico;
  • Realizar estágios de pós-doutorado;
  • Desenvolver instrumentação;
  • Formar recursos humanos;
  • Orientar dissertação de mestrado;
  • Coordenar disciplinas teóricas;
  • Planejar salas de aula;
  • Propor projeto pedagógico;
  • Divulgar método científico;
  • Divulgar resultados de pesquisa para o grande público;
  • Coletar dados;
  • Definir diretrizes curriculares;
  • Demonstrar curiosidade;
  • Escrever roteiros de laboratório;
  • Gerar patentes;
  • Planejar laboratório de pesquisa;
  • Avaliar textos;
  • Participar em bancas examinadoras;
  • Coordenar cursos;
  • Participar de cursos de aperfeiçoamento;
  • Avaliar estágio probatório;
  • Demonstrar senso crítico;
  • Orientar monografias;
  • Atuar inter, multi e transdisciplinarmente;
  • Ministrar aulas de química no ensino superior;
  • Definir procedimentos;
  • Aprender de forma autônoma e contínua;
  • Apresentar trabalhos em eventos científicos;
  • Organizar eventos científicos;
  • Cursar pós-graduação lato senso;
  • Assessorar órgãos públicos;
  • Executar projetos de pesquisa;
  • Participar de seminários;
  • Coordenar disciplinas;
  • Dirigir unidades;
  • Coordenar projetos de pesquisa;
  • Orientar alunos em projetos de especialização;
  • Planejar aula teórica;
  • Elaborar orçamento;
  • Panejar salas de instrumentos;
  • Ministrar cursos de especialização;
  • Participar de congressos;
  • Ministrar aulas em disciplinas afins às áreas de física e química no ensino superior;
  • Preparar provas;
  • Reconhecer as relações do desenvolvimento da química, física e astronomia com outras áreas do saber;
  • Elaborar plano de ensino;
  • Introduzir experimentos;
  • Planejar laboratório de ensino;
  • Organizar eventos;
  • Entrevistar candidatos;
  • Saber expressar-se em público;
  • Planejar aula experimental;
  • Organizar atividades de extensão;
  • Chefiar departamentos;
  • Atuar em colegiados;
  • Tutorar alunos;
  • Atender aluno extraclasse;
  • Executar perícias;
  • Cursar pós-graduação estrito senso;
  • Participar de sociedades científicas nacionais;
  • Ministrar cursos de aperfeiçoamento;
  • Supervisionar estágios;
  • Interagir com o ensino médio e fundamental;
  • Produzir instrumentos de avaliação;
  • Coordenar laboratório de ensino;
  • Orientar alunos em pós-graduação;
  • Avaliar o projeto pedagógico;
  • Realizar atividades de educação continuada;
  • Participar de atividades de extensão;
  • Participar do conselho regional e federal de química;
  • Incentivar a participação de alunos em eventos e congressos;
  • Dirigir trabalho de final de curso;
  • Avaliar o processo ensino-aprendizagem;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 2342-10

CBO 2342-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de química (ensino superior) que pertence ao grupo dos professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior