CBO 2331-25 - Professor de técnicas de enfermagem

Entenda o que fazem os professores do ensino profissional no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de técnicas de enfermagem e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Professor de técnicas de enfermagem

Ministra aulas de técnicas de enfermagem no ensino profissional, tendo em vista o desenvolvimento da capacidade de definir e aplicar procedimentos e protocolos de atendimento a pacientes clínicos e cirúrgicos. Promove a aprendizagem por meio do ensino de teorias e práticas referentes à promoção, prevenção, recuperação, proteção e reabilitação no processo saúde-doença em todo ciclo vital. Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando. Prepara aulas, elabora material didático, pesquisa metodologias e registra informações. Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança, de biossegurança, ambientais e de qualidade.

Funções Detalhadas

Conhecimento (6/8)
Habilidade (6/8)
Atitude (6/8)
Perfil Ocupacional (6/8)
Planeja o ensino de técnicas de enfermagem, delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, de acordo com processos e protocolos de atendimento e assistência à saúde de pessoas, do grau de complexidade da situação, das instalações e das demandas do mercado de trabalho. Define objetivos, prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, bibliografia para consulta, considerando o perfil e a atuação dos alunos no exercício profissional.

Ministra aulas de técnicas de enfermagem no ensino profissional, de acordo com a legislação. Aplica metodologias de ensino, considerando princípios de mediação da aprendizagem, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática. Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com situações do cotidiano e dos diversificados contextos socioambientais e culturais.

Ensina técnicas de enfermagem, por meio de teorias e práticas referentes a procedimentos e protocolos de atendimento a pacientes clínicos e cirúrgicos, tendo em vista a promoção, prevenção, recuperação, proteção e reabilitação no processo saúde-doença em todo ciclo vital, nos diferentes graus de complexidade do ambiente, da situação e da gravidade do paciente. Aplica com rigor métodos de boas práticas de saúde, normas técnicas, de segurança, de biossegurança, de preservação ambiental e de qualidade.

Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes e instrutores do curso, expõe conceitos e princípios de técnicas de enfermagem, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema, estudos de caso e elaboração de projetos interdisciplinares, tendo em vista aprendizagens significativas.

Propõe atividades teóricas e práticas, envolvendo saberes e habilidades que possibilitem compreender e aplicar técnicas, procedimentos e protocolos para prevenção, proteção, reabilitação e recuperação da saúde, considerando aspectos tais como administração de medicamentos, cuidados de higiene e conforto, condições clínicas de pacientes em todo o ciclo vital, assistência antes, depois e durante procedimentos cirúrgicos, assistência em urgência e emergência, cuidados críticos e paliativos, controle de infecção hospitalar.

Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de técnicas de enfermagem e desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação nos procedimentos de preservação da saúde e da vida.

Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas. Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas. Cria atividades de reforço e revisa conteúdos.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos, estudos de caso e situações-problema. Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem.

Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas sobre a área de conhecimento específica e outras afins. Participa de eventos profissionais, cursos, palestras, simpósios, programas de saúde pública, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.

Elabora documentos como planos de ensino, avaliações, registros de ocorrências, de frequência e aproveitamento, relatórios, requisição e controle de materiais, serviços e equipamentos.

Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade. Mantém o local de trabalho limpo e organizado. Zela pela fidedignidade das informações, manutenção e integridade dos recursos de trabalho.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA BÁSICA APLICADA À ÁREA 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DA MATEMÁTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA) CONVERSÃO DE UNIDADES DE PESOS E MEDIDAS 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DA MATEMÁTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA) SISTEMA INTERNACIONALDE MEDIDAS 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA APLICADA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO QUÍMICA 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA QUÍMICA OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA) FUNDAMENTOS BÁSICOS DE QUÍMICA PLICADA 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET DAS COISAS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES ESPECÍFICOS PARA ATIVIDADES E DOCUMENTAÇÃO DE ENFERMAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA GERAL BIOLOGIA GERAL 5 5 5
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA GERAL BIOLOGIA GERAL 5 5 5
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA GERAL OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOLOGIA GERAL 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA GERAL OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA GERAL) BIOLOGIA CELULAR, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA FISIOLOGIA GERAL 5 5 5
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA FISIOLOGIA GERAL 5 5 5
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS 5 5 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) ANATOMIA HUMANA 5 5 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS 5 5 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) ANATOMIA TOPOGRÁFICA 5 5 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS 5 5 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) FISIOLOGIA HUMANA 5 5 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS 5 5 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) PATOLOGIA GERAL 5 5 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA FISIOLOGIA DO ESFORÇO 5 5 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA FISIOLOGIA DO ESFORÇO 5 5 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOQUÍMICA BIOLOGIA MOLECULAR 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOQUÍMICA BIOLOGIA MOLECULAR 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOQUÍMICA BIOLOGIA MOLECULAR 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOQUÍMICA OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA MOLECULAR) BIOLOGIA MOLECULAR E GENÉTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOQUÍMICA BIOLOGIA MOLECULAR 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOQUÍMICA OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA MOLECULAR) FUNDAMENTOS DE BIOQUÍMICA 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FARMACOLOGIA FARMACOLOGIA GERAL 5 5 5
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FARMACOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FARMACOLOGIA GERAL) FARMACOLOGIA NA PRÁTICA DE ENFERMAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FARMACOLOGIA FARMACOLOGIA BIOQUÍMICA E MOLECULAR 4 5 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FARMACOLOGIA FARMACOLOGIA BIOQUÍMICA 4 5 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FARMACOLOGIA FARMACOLOGIA CLÍNICA 4 5 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FARMACOLOGIA FARMACOLOGIA CLÍNICA 4 5 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS IMUNOLOGIA IMUNOLOGIA CELULAR 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS IMUNOLOGIA IMUNOLOGIA CELULAR 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS IMUNOLOGIA IMUNOGENÉTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS IMUNOLOGIA IMUNOGENÉTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS IMUNOLOGIA IMUNOLOGIA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS IMUNOLOGIA IMUNOLOGIA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MICROBIOLOGIA MICROBIOLOGIA APLICADA 4 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MICROBIOLOGIA MICROBIOLOGIA MÉDICA 4 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MICROBIOLOGIA MICROBIOLOGIA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MICROBIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (MICROBIOLOGIA APLICADA) MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOMEDICINA BIOMEDICINA 4 5 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOMEDICINA OUTROS ELEMENTOS (BIOMEDICINA) FUNDAMENTOS BÁSICOS GERAIS DE BIOMEDICINA 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE ENFERMAGEM ENFERMAGEM MÉDICO-CIRÚRGICA 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE ENFERMAGEM ENFERMAGEM MÉDICO-CIRÚRGICA 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE ENFERMAGEM ENFERMAGEM OBSTÉTRICA 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE ENFERMAGEM ENFERMAGEM OBSTÉTRICA 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE ENFERMAGEM ENFERMAGEM PEDIÁTRICA 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE ENFERMAGEM ENFERMAGEM PEDIÁTRICA 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE ENFERMAGEM ENFERMAGEM DE DOENÇAS CONTAGIOSAS 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE ENFERMAGEM ENFERMAGEM DE DOENÇAS CONTAGIOSAS 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE ENFERMAGEM ENFERMAGEM DE SAÚDE PÚBLICA 4 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE ENFERMAGEM ENFERMAGEM DE SAÚDE PÚBLICA 4 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE ENFERMAGEM ENFERMAGEM DE SAÚDE PÚBLICA 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE ENFERMAGEM OUTROS ELEMENTOS (ENFERMAGEM DE SAÚDE PÚBLICA) SAÚDE COLETIVA E POLÍTICAS PÚBLICAS 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE ENFERMAGEM OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENFERMAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE ENFERMAGEM OUTROS ELEMENTOS (ENFERMAGEM) CITOLOGIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE ENFERMAGEM OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENFERMAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE ENFERMAGEM OUTROS ELEMENTOS (ENFERMAGEM) CONTROLE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE ENFERMAGEM OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENFERMAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE ENFERMAGEM OUTROS ELEMENTOS (ENFERMAGEM) ENFERMAGEM EM EMERGÊNCIAS E CUIDADOS CRÍTICOS 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE ENFERMAGEM OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENFERMAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE ENFERMAGEM OUTROS ELEMENTOS (ENFERMAGEM) ENFERMAGEM EM GENÉTICA E GENÔMICA 4 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE ENFERMAGEM OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENFERMAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE ENFERMAGEM OUTROS ELEMENTOS (ENFERMAGEM) ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA E CUIDADOS PALIATIVOS 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE ENFERMAGEM OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENFERMAGEM 3 4 3
  CIÊNCIAS DA SAÚDE ENFERMAGEM OUTROS ELEMENTOS (ENFERMAGEM) ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL 3 4 3
  CIÊNCIAS DA SAÚDE ENFERMAGEM OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENFERMAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE ENFERMAGEM OUTROS ELEMENTOS (ENFERMAGEM) ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE ENFERMAGEM OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENFERMAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE ENFERMAGEM OUTROS ELEMENTOS (ENFERMAGEM) ENFERMAGEM NA SAÚDE DA CRIANÇA E ADOLESCENTE 5 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE ENFERMAGEM OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENFERMAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE ENFERMAGEM OUTROS ELEMENTOS (ENFERMAGEM) ENFERMAGEM NA SAÚDE DA MULHER E NEONATO 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE ENFERMAGEM OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENFERMAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE ENFERMAGEM OUTROS ELEMENTOS (ENFERMAGEM) ENFERMAGEM NA SAÚDE DO ADULTO 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE ENFERMAGEM OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENFERMAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE ENFERMAGEM OUTROS ELEMENTOS (ENFERMAGEM) ENFERMAGEM NO BLOCO OPERATÓRIO 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE ENFERMAGEM OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENFERMAGEM 3 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE ENFERMAGEM OUTROS ELEMENTOS (ENFERMAGEM) HISTÓRIA DA ENFERMAGEM 3 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE ENFERMAGEM OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENFERMAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE ENFERMAGEM OUTROS ELEMENTOS (ENFERMAGEM) INTRODUÇÃO AOS CUIDADOS PALIATIVOS 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE ENFERMAGEM OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENFERMAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE ENFERMAGEM OUTROS ELEMENTOS (ENFERMAGEM) PATOLOGIA GERAL APLICADA À ENFERMAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE ENFERMAGEM OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENFERMAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE ENFERMAGEM OUTROS ELEMENTOS (ENFERMAGEM) SOCORROS DE URGÊNCIA 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE ENFERMAGEM OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENFERMAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE ENFERMAGEM OUTROS ELEMENTOS (ENFERMAGEM) URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM ENFERMAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE NUTRIÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO NUTRIÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE NUTRIÇÃO OUTROS ELEMENTOS (NUTRIÇÃO) DIETOTERAPIA 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE NUTRIÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO NUTRIÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS DA SAÚDE NUTRIÇÃO OUTROS ELEMENTOS (NUTRIÇÃO) FUNDAMENTOS DE NUTRIÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS DA SAÚDE SAÚDE COLETIVA EPIDEMIOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE SAÚDE COLETIVA EPIDEMIOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE SAÚDE COLETIVA SAÚDE PÚBLICA 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE SAÚDE COLETIVA SAÚDE PÚBLICA 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) GESTÃO EM SERVIÇO DE SAÚDE 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SERVIÇO SOCIAL SERVIÇO SOCIAL APLICADO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SERVIÇO SOCIAL SERVIÇO SOCIAL DA SAÚDE 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SERVIÇO SOCIAL SERVIÇO SOCIAL APLICADO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SERVIÇO SOCIAL OUTROS ELEMENTOS (SERVIÇO SOCIAL APLICADO) PRÁTICAS ASSISTENCIAIS EM ENFERMAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA OUTROS ELEMENTOS (ÉTICA) BIOÉTICA E DEONTOLOGIA EM ENFERMAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) ABORDAGEM ANTROPOLÓGICA DE SAÚDE E DOENÇA 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO) FUNDAMENTOS DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA) ASPECTOS PSICOSSOCIAIS DA SAÚDE E DO ADOECER 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA) PREVENÇÃO DO COMPORTAMENTO SUICIDA 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PSICOLOGIA EDUCACIONAL 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) PSICOLOGIA DA SAÚDE 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TECNOLOGIA EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIAS DA INSTRUÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) ÇÃO E DIDÁTICA APLICADA À ENFERMAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) METODOLOGIA DO ENSINO DE ENFERMAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO DE ADULTOS 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO PROFISSIONALIZANTE 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ÇÃO ESPECIAL E LIBRAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE E EDUCAÇÃO 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS 4 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS BIOTECNOLOGIA 4 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS TÉCNICAS DE PESQUISA 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS) ELABORAÇÃO DE PROJETOS INTEGRADORES E MULTIDISCIPLINARES 4 4 4

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 5 0
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) OUTRAS - ATENÇÃO A DETALHES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RISCOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS TAXA DE CONTROLE 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS RESPOSTA DE ORIENTAÇÃO 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5

Condições de Trabalho

Trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho

Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • pesquisar;
  • planejar o trabalho docente;
  • trabalhar com higiene e segurança;
  • produzir registros escritos e gráficos;
  • desenvolver recursos didáticos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação;
  • comunicar-se;
  • avaliar a aprendizagem e o ensino;
  • promover educação ambiental;
  • ensinar;
  • estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão;
  • por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança;
  • orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas;
  • promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema;
  • explicar conceitos e princípios;
  • aplicar provas em processo seletivos;
  • preencher fichas de estágios;
  • analisar e resolver problemas;
  • exercer liderança cooperativa;
  • divulgar o trabalho da escola;
  • avaliar relatórios de estágios;
  • redigir o plano de ensino;
  • assessorar a própria instituição;
  • consultar diferentes fontes de informação;
  • participar de intercâmbios culturais;
  • realizar demonstrações teórico-práticas;
  • orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos;
  • estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema;
  • encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos;
  • estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação;
  • adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem;
  • orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas;
  • estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito a diversidade;
  • demonstrar capacidade de gerenciamento da informação;
  • avaliar o desempenho de alunos em estágios;
  • adaptar equipamentos e utensílios de laboratório;
  • demonstrar ética profissional;
  • desenvolver aplicativos educacionais;
  • divulgar trabalhos da área profissional;
  • coordenar processos de seleção;
  • gerar produtos e projetos;
  • utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem;
  • produzir relatórios;
  • definir atividades e cronograma;
  • solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos;
  • contextualizar continuamente os conteúdos;
  • ministrar cursos de formação e extensão;
  • integrar bancas de diversas naturezas;
  • participar do planejamento de horários e calendário escolar;
  • recomendar o uso correto de equipamentos de segurança;
  • encaminhar alunos para estágios profissionais;
  • produzir laudos técnicos;
  • estagiar em instituições;
  • acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem;
  • implementar orientações técnicas para a comunidade;
  • orientar os alunos para procura de informações específicas;
  • monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios;
  • respeitar as diferenças e diversidades;
  • selecionar material didático e bibliográfico;
  • tomar parte em bancas de concursos internos;
  • sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico;
  • assessorar tecnicamente a comunidade;
  • demonstrar curiosidade intelectual;
  • operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino;
  • orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo;
  • realizar testes, ensaios, análises laboratoriais;
  • participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras;
  • opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança;
  • sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança;
  • conceber provas para processos seletivos;
  • desenvolver recursos audio-visuais;
  • ministrar aulas teórico-práticas;
  • comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola;
  • preencher requisição de serviços materiais;
  • orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos;
  • vistoriar os equipamentos e instalações;
  • integrar continuamente teoria e prática;
  • pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins;
  • efetuar atividades de recuperação de aprendizagem;
  • participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola;
  • proferir palestras e conferências;
  • diagnosticar o perfil de entrada da demanda;
  • corrigir provas para processos seletivos;
  • garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização;
  • estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança;
  • interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho;
  • realizar parcerias;
  • elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento;
  • propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante;
  • estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo;
  • propor a aquisição de equipamentos de segurança;
  • participar de grupos de estudo e de pesquisa;
  • instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições;
  • recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos;
  • estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento;
  • planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade;
  • orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo;
  • participar do planejamento do curso;
  • demonstrar flexibilidade;
  • definir metodologias de mediação de aprendizagem;
  • encaminhar registros para as autoridades competentes;
  • participar de atividades culturais e de lazer;
  • observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança;
  • orientar para a classificação e destinação do lixo;
  • definir o perfil profissional pretendido;
  • preencher registro e controle de equipamentos e materiais;
  • assessorar tecnicamente instituições;
  • informar-se a respeito de novos materiais com vistas a preservação do meio ambiente;
  • preparar as aulas;
  • prever a manutenção de equipamentos e instalações;
  • analisar especificações técnicas de equipamentos para compra;
  • tomar parte em colegiados;
  • efetuar avaliação diagnóstica dos alunos;
  • registrar ocorrências de diferentes naturezas;
  • fomentar ações de preservação ambiental;
  • orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos;
  • orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício;
  • preencher diários de classe;
  • realizar consultorias técnicas;
  • representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos;
  • selecionar conteúdos;
  • tomar parte em comissões de diversas naturezas;
  • executar pesquisas;
  • demonstrar motivação;
  • divulgar propostas de trabalho e convênios;
  • elaborar material didático impresso;
  • realizar certificação e qualificação;
  • apresentar esquemas e painéis explicativos;
  • orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente;
  • aplicar instrumentos de avaliação;
  • estimular a busca de conhecimento;
  • exercer atividades de coordenação e gestão;
  • informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área;
  • compor instrumentos de avaliação;
  • organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores;
  • orientar projetos de pesquisa;
  • trabalhar em equipe;
  • demonstrar capacidade de mudança;
  • coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional;

Divisões de categorias profissionais do CBO 2331-25

CBO 2331-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de técnicas de enfermagem que pertence ao grupo dos professores do ensino profissional, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Professores do ensino profissional
Tabelas salariais em Excel cidade, estado e segmento

Cargos e salários CBO 2331-25 - Professores do ensino profissional

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 233125 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 233125 em todos os estados e cidades do Brasil.

Salário Professor de Técnicas de Enfermagem

Professor de Técnicas de Enfermagem: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Técnicas de Enfermagem CBO 2331-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.863 e 8.122 para uma jornada de trabalho média de 29h semanais de acordo com dados salariais de 534 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2331-25.