CBO 2331-25 - Professor de técnicas de enfermagem
Entenda o que fazem os professores do ensino profissional no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de técnicas de enfermagem e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Professor de técnicas de enfermagem
Ministra aulas de técnicas de enfermagem no ensino profissional, tendo em vista o desenvolvimento da capacidade de definir e aplicar procedimentos e protocolos de atendimento a pacientes clínicos e cirúrgicos. Promove a aprendizagem por meio do ensino de teorias e práticas referentes à promoção, prevenção, recuperação, proteção e reabilitação no processo saúde-doença em todo ciclo vital. Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando. Prepara aulas, elabora material didático, pesquisa metodologias e registra informações. Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança, de biossegurança, ambientais e de qualidade.Funções Detalhadas
Ministra aulas de técnicas de enfermagem no ensino profissional, de acordo com a legislação. Aplica metodologias de ensino, considerando princípios de mediação da aprendizagem, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática. Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com situações do cotidiano e dos diversificados contextos socioambientais e culturais.
Ensina técnicas de enfermagem, por meio de teorias e práticas referentes a procedimentos e protocolos de atendimento a pacientes clínicos e cirúrgicos, tendo em vista a promoção, prevenção, recuperação, proteção e reabilitação no processo saúde-doença em todo ciclo vital, nos diferentes graus de complexidade do ambiente, da situação e da gravidade do paciente. Aplica com rigor métodos de boas práticas de saúde, normas técnicas, de segurança, de biossegurança, de preservação ambiental e de qualidade.
Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes e instrutores do curso, expõe conceitos e princípios de técnicas de enfermagem, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema, estudos de caso e elaboração de projetos interdisciplinares, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades teóricas e práticas, envolvendo saberes e habilidades que possibilitem compreender e aplicar técnicas, procedimentos e protocolos para prevenção, proteção, reabilitação e recuperação da saúde, considerando aspectos tais como administração de medicamentos, cuidados de higiene e conforto, condições clínicas de pacientes em todo o ciclo vital, assistência antes, depois e durante procedimentos cirúrgicos, assistência em urgência e emergência, cuidados críticos e paliativos, controle de infecção hospitalar.
Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de técnicas de enfermagem e desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação nos procedimentos de preservação da saúde e da vida.
Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas. Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas. Cria atividades de reforço e revisa conteúdos.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos, estudos de caso e situações-problema. Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem.
Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas sobre a área de conhecimento específica e outras afins. Participa de eventos profissionais, cursos, palestras, simpósios, programas de saúde pública, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.
Elabora documentos como planos de ensino, avaliações, registros de ocorrências, de frequência e aproveitamento, relatórios, requisição e controle de materiais, serviços e equipamentos.
Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade. Mantém o local de trabalho limpo e organizado. Zela pela fidedignidade das informações, manutenção e integridade dos recursos de trabalho.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA BÁSICA APLICADA À ÁREA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DA MATEMÁTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA) CONVERSÃO DE UNIDADES DE PESOS E MEDIDAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DA MATEMÁTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA) SISTEMA INTERNACIONALDE MEDIDAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO QUÍMICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA) FUNDAMENTOS BÁSICOS DE QUÍMICA PLICADA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET DAS COISAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES ESPECÍFICOS PARA ATIVIDADES E DOCUMENTAÇÃO DE ENFERMAGEM | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | BIOLOGIA GERAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | BIOLOGIA GERAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOLOGIA GERAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA GERAL) BIOLOGIA CELULAR, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA GERAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA GERAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) ANATOMIA HUMANA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) ANATOMIA TOPOGRÁFICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) FISIOLOGIA HUMANA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) PATOLOGIA GERAL | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DO ESFORÇO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DO ESFORÇO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | BIOLOGIA MOLECULAR | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | BIOLOGIA MOLECULAR | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | BIOLOGIA MOLECULAR | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA MOLECULAR) BIOLOGIA MOLECULAR E GENÉTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | BIOLOGIA MOLECULAR | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA MOLECULAR) FUNDAMENTOS DE BIOQUÍMICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FARMACOLOGIA | FARMACOLOGIA GERAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FARMACOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FARMACOLOGIA GERAL) FARMACOLOGIA NA PRÁTICA DE ENFERMAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FARMACOLOGIA | FARMACOLOGIA BIOQUÍMICA E MOLECULAR | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FARMACOLOGIA | FARMACOLOGIA BIOQUÍMICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FARMACOLOGIA | FARMACOLOGIA CLÍNICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FARMACOLOGIA | FARMACOLOGIA CLÍNICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | IMUNOLOGIA | IMUNOLOGIA CELULAR | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | IMUNOLOGIA | IMUNOLOGIA CELULAR | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | IMUNOLOGIA | IMUNOGENÉTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | IMUNOLOGIA | IMUNOGENÉTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | IMUNOLOGIA | IMUNOLOGIA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | IMUNOLOGIA | IMUNOLOGIA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MICROBIOLOGIA | MICROBIOLOGIA APLICADA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MICROBIOLOGIA | MICROBIOLOGIA MÉDICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MICROBIOLOGIA | MICROBIOLOGIA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MICROBIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (MICROBIOLOGIA APLICADA) MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOMEDICINA | BIOMEDICINA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOMEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (BIOMEDICINA) FUNDAMENTOS BÁSICOS GERAIS DE BIOMEDICINA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | ENFERMAGEM MÉDICO-CIRÚRGICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | ENFERMAGEM MÉDICO-CIRÚRGICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | ENFERMAGEM OBSTÉTRICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | ENFERMAGEM OBSTÉTRICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | ENFERMAGEM PEDIÁTRICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | ENFERMAGEM PEDIÁTRICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | ENFERMAGEM DE DOENÇAS CONTAGIOSAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | ENFERMAGEM DE DOENÇAS CONTAGIOSAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | ENFERMAGEM DE SAÚDE PÚBLICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | ENFERMAGEM DE SAÚDE PÚBLICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | ENFERMAGEM DE SAÚDE PÚBLICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS (ENFERMAGEM DE SAÚDE PÚBLICA) SAÚDE COLETIVA E POLÍTICAS PÚBLICAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENFERMAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS (ENFERMAGEM) CITOLOGIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENFERMAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS (ENFERMAGEM) CONTROLE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENFERMAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS (ENFERMAGEM) ENFERMAGEM EM EMERGÊNCIAS E CUIDADOS CRÍTICOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENFERMAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS (ENFERMAGEM) ENFERMAGEM EM GENÉTICA E GENÔMICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENFERMAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS (ENFERMAGEM) ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA E CUIDADOS PALIATIVOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENFERMAGEM | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS (ENFERMAGEM) ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENFERMAGEM | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS (ENFERMAGEM) ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENFERMAGEM | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS (ENFERMAGEM) ENFERMAGEM NA SAÚDE DA CRIANÇA E ADOLESCENTE | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENFERMAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS (ENFERMAGEM) ENFERMAGEM NA SAÚDE DA MULHER E NEONATO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENFERMAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS (ENFERMAGEM) ENFERMAGEM NA SAÚDE DO ADULTO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENFERMAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS (ENFERMAGEM) ENFERMAGEM NO BLOCO OPERATÓRIO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENFERMAGEM | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS (ENFERMAGEM) HISTÓRIA DA ENFERMAGEM | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENFERMAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS (ENFERMAGEM) INTRODUÇÃO AOS CUIDADOS PALIATIVOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENFERMAGEM | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS (ENFERMAGEM) PATOLOGIA GERAL APLICADA À ENFERMAGEM | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENFERMAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS (ENFERMAGEM) SOCORROS DE URGÊNCIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENFERMAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS (ENFERMAGEM) URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM ENFERMAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO NUTRIÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (NUTRIÇÃO) DIETOTERAPIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO NUTRIÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (NUTRIÇÃO) FUNDAMENTOS DE NUTRIÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | EPIDEMIOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | EPIDEMIOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) GESTÃO EM SERVIÇO DE SAÚDE | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | SERVIÇO SOCIAL | SERVIÇO SOCIAL APLICADO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | SERVIÇO SOCIAL | SERVIÇO SOCIAL DA SAÚDE | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | SERVIÇO SOCIAL | SERVIÇO SOCIAL APLICADO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | SERVIÇO SOCIAL | OUTROS ELEMENTOS (SERVIÇO SOCIAL APLICADO) PRÁTICAS ASSISTENCIAIS EM ENFERMAGEM | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (ÉTICA) BIOÉTICA E DEONTOLOGIA EM ENFERMAGEM | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) ABORDAGEM ANTROPOLÓGICA DE SAÚDE E DOENÇA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO) FUNDAMENTOS DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA) ASPECTOS PSICOSSOCIAIS DA SAÚDE E DO ADOECER | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA) PREVENÇÃO DO COMPORTAMENTO SUICIDA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PSICOLOGIA EDUCACIONAL | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) PSICOLOGIA DA SAÚDE | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | POLÍTICA EDUCACIONAL | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TECNOLOGIA EDUCACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TEORIAS DA INSTRUÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) ÇÃO E DIDÁTICA APLICADA À ENFERMAGEM | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) METODOLOGIA DO ENSINO DE ENFERMAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | EDUCAÇÃO DE ADULTOS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | EDUCAÇÃO ESPECIAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO PROFISSIONALIZANTE | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ÇÃO ESPECIAL E LIBRAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE E EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 4 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | BIOTECNOLOGIA | 4 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PESQUISA | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | TÉCNICAS DE PESQUISA | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS) ELABORAÇÃO DE PROJETOS INTEGRADORES E MULTIDISCIPLINARES | 4 | 4 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 5 | 0 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - ATENÇÃO A DETALHES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RISCOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TAXA DE CONTROLE | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | RESPOSTA DE ORIENTAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
Condições de Trabalho
Trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- pesquisar;
- planejar o trabalho docente;
- trabalhar com higiene e segurança;
- produzir registros escritos e gráficos;
- desenvolver recursos didáticos;
- demonstrar competências pessoais;
- realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação;
- comunicar-se;
- avaliar a aprendizagem e o ensino;
- promover educação ambiental;
- ensinar;
- estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão;
- por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança;
- orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas;
- promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema;
- explicar conceitos e princípios;
- aplicar provas em processo seletivos;
- preencher fichas de estágios;
- analisar e resolver problemas;
- exercer liderança cooperativa;
- divulgar o trabalho da escola;
- avaliar relatórios de estágios;
- redigir o plano de ensino;
- assessorar a própria instituição;
- consultar diferentes fontes de informação;
- participar de intercâmbios culturais;
- realizar demonstrações teórico-práticas;
- orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos;
- estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema;
- encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos;
- estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação;
- adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem;
- orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas;
- estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito a diversidade;
- demonstrar capacidade de gerenciamento da informação;
- avaliar o desempenho de alunos em estágios;
- adaptar equipamentos e utensílios de laboratório;
- demonstrar ética profissional;
- desenvolver aplicativos educacionais;
- divulgar trabalhos da área profissional;
- coordenar processos de seleção;
- gerar produtos e projetos;
- utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem;
- produzir relatórios;
- definir atividades e cronograma;
- solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos;
- contextualizar continuamente os conteúdos;
- ministrar cursos de formação e extensão;
- integrar bancas de diversas naturezas;
- participar do planejamento de horários e calendário escolar;
- recomendar o uso correto de equipamentos de segurança;
- encaminhar alunos para estágios profissionais;
- produzir laudos técnicos;
- estagiar em instituições;
- acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem;
- implementar orientações técnicas para a comunidade;
- orientar os alunos para procura de informações específicas;
- monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios;
- respeitar as diferenças e diversidades;
- selecionar material didático e bibliográfico;
- tomar parte em bancas de concursos internos;
- sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico;
- assessorar tecnicamente a comunidade;
- demonstrar curiosidade intelectual;
- operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino;
- orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo;
- realizar testes, ensaios, análises laboratoriais;
- participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras;
- opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança;
- sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança;
- conceber provas para processos seletivos;
- desenvolver recursos audio-visuais;
- ministrar aulas teórico-práticas;
- comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola;
- preencher requisição de serviços materiais;
- orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos;
- vistoriar os equipamentos e instalações;
- integrar continuamente teoria e prática;
- pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins;
- efetuar atividades de recuperação de aprendizagem;
- participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola;
- proferir palestras e conferências;
- diagnosticar o perfil de entrada da demanda;
- corrigir provas para processos seletivos;
- garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização;
- estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança;
- interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho;
- realizar parcerias;
- elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento;
- propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante;
- estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo;
- propor a aquisição de equipamentos de segurança;
- participar de grupos de estudo e de pesquisa;
- instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições;
- recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos;
- estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento;
- planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade;
- orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo;
- participar do planejamento do curso;
- demonstrar flexibilidade;
- definir metodologias de mediação de aprendizagem;
- encaminhar registros para as autoridades competentes;
- participar de atividades culturais e de lazer;
- observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança;
- orientar para a classificação e destinação do lixo;
- definir o perfil profissional pretendido;
- preencher registro e controle de equipamentos e materiais;
- assessorar tecnicamente instituições;
- informar-se a respeito de novos materiais com vistas a preservação do meio ambiente;
- preparar as aulas;
- prever a manutenção de equipamentos e instalações;
- analisar especificações técnicas de equipamentos para compra;
- tomar parte em colegiados;
- efetuar avaliação diagnóstica dos alunos;
- registrar ocorrências de diferentes naturezas;
- fomentar ações de preservação ambiental;
- orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos;
- orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício;
- preencher diários de classe;
- realizar consultorias técnicas;
- representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos;
- selecionar conteúdos;
- tomar parte em comissões de diversas naturezas;
- executar pesquisas;
- demonstrar motivação;
- divulgar propostas de trabalho e convênios;
- elaborar material didático impresso;
- realizar certificação e qualificação;
- apresentar esquemas e painéis explicativos;
- orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- estimular a busca de conhecimento;
- exercer atividades de coordenação e gestão;
- informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área;
- compor instrumentos de avaliação;
- organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores;
- orientar projetos de pesquisa;
- trabalhar em equipe;
- demonstrar capacidade de mudança;
- coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional;
Divisões de categorias profissionais do CBO 2331-25
CBO 2331-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de técnicas de enfermagem que pertence ao grupo dos professores do ensino profissional, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Profissionais do ensino
-
-
- Professores e instrutores do ensino profissional
-
-
-
-
- Professores do ensino profissional
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 2331-25 - Professores do ensino profissional
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 233125 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 233125 em todos os estados e cidades do Brasil.