CBO 2321-20 - Professor de educação física no ensino médio

Entenda o que fazem os professores do ensino médio no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de educação física no ensino médio e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Professor de educação física no ensino médio

Ministra aulas de educação física no ensino médio, aplicando conhecimentos, procedimentos e técnicas do movimento do corpo humano e subsídios de outras ciências, com vistas ao desenvolvimento dos processos cognitivos, afetivos, psicomotores, sociais e éticos do educando, por meio de práticas corporais, como ginástica, jogos, dança, dentre outras atividades. Planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando. Prepara aulas, seleciona recursos e organiza atividades escolares, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas. Registra informações, propõe atividades extraclasse. Atua de acordo com a legislação educacional vigente, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.

Funções Detalhadas

Conhecimento (6/8)
Habilidade (6/8)
Atitude (6/8)
Perfil Ocupacional (6/8)
Planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas. Define as situações de aprendizagem, as estratégias de ensino e de avaliação, seleciona recursos didáticos. Define atividades extraclasse, projetos integradores e propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.

Prepara aulas de educação física, programa atividades e elabora cronograma. Define a extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando as demais áreas do conhecimento e a diversidade das turmas. Define objetivos e prepara os recursos para o desenvolvimento dos processos cognitivos, afetivos, psicomotores, sociais e éticos, por meio de práticas corporais como ginástica, jogos, dança, entre outras modalidades.

Ministra aulas de educação física no ensino médio, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais. Estabelece metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdos, atitudes e valores. Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com fatos artísticos, sociais e históricos e com o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas, aptidão e prazer pela atividade física e atuação reflexiva e cooperativa.

Promove a educação dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos relativos às práticas de dimensão corporal tais como coordenação motora fina e global, estruturação espacial e corporal, organização temporal, imagem, esquema corporal e lateralidade.

Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, respeito às diferenças, regras, coletividade, arte e cultura. Propõe temas e projetos interdisciplinares. Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas. Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, estimulado a autoestima, autoconfiança, concentração e disciplina.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva, projetos integradores, situações-problema, jogos, lutas.

Documenta e analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem. Estabelece regras de conduta e rotinas. Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos. Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde.

Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares.

Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de especialização, aplica tecnologias educacionais, analisa e cria material e recursos didáticos, impressos, audiovisuais e informatizados.

Elabora documentos, como diário de classe, planos escolares, registros de frequência e de aproveitamento, relatórios.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade.

Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade. Controla recursos de trabalho e mantém o local de trabalho limpo e organizado. Zela pela fidedignidade de informações e cumprimento de prazos.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA BÁSICA APLICADA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET DAS COISAS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES EDUCACIONAIS 4 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA GERAL BIOLOGIA GERAL 3 3 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA GERAL BIOLOGIA GERAL 3 3 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA GERAL OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOLOGIA GERAL 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA GERAL OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA GERAL) APRENDIZAGEM MOTORA 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA GERAL OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOLOGIA GERAL 3 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA GERAL OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA GERAL) BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR 3 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MORFOLOGIA ANATOMIA 4 5 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MORFOLOGIA ANATOMIA HUMANA 4 5 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MORFOLOGIA ANATOMIA 5 5 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MORFOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ANATOMIA) ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR 5 5 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MORFOLOGIA ANATOMIA 5 5 5
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MORFOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ANATOMIA) ANATOMIA GERAL 5 5 5
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA FISIOLOGIA GERAL 4 5 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA FISIOLOGIA GERAL 4 5 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA FISIOLOGIA GERAL 4 5 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA GERAL) CINESIOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA FISIOLOGIA GERAL 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA GERAL) FISIOLOGIA DA ATIVIDADE MOTORA 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA FISIOLOGIA GERAL 3 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA GERAL) FUNDAMENTOS DA BIOMECÂNICA 3 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA FISIOLOGIA GERAL 4 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA GERAL) NUTRIÇÃO E ATIVIDADE MOTORA 4 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA FISIOLOGIA DO ESFORÇO 5 5 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DO ESFORÇO) TREINAMENTO DA POTÊNCIA AERÓBIA 5 5 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA FISIOLOGIA DO ESFORÇO 5 5 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DO ESFORÇO) TREINAMENTO DE FORÇA APLICADA AO ESPORTE 5 5 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA FISIOLOGIA DO ESFORÇO 5 5 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DO ESFORÇO) TREINAMENTO DE POTÊNCIA APLICADO AO ESPORTE 5 5 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FISIOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA) CONTROLE MOTOR 4 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE ENFERMAGEM OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENFERMAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE ENFERMAGEM OUTROS ELEMENTOS (ENFERMAGEM) SOCORRO DE EMERGÊNCIA 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE SAÚDE COLETIVA SAÚDE PÚBLICA 4 4 3
  CIÊNCIAS DA SAÚDE SAÚDE COLETIVA OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE PÚBLICA) FUNDAMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE 4 4 3
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA EDUCAÇÃO FÍSICA 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA EDUCAÇÃO FÍSICA 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA 3 4 3
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) ESPORTE E DEFICIÊNCIA 3 4 3
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA 4 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DO TREINAMENTO ESPORTIVO 4 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) MEDIDAS E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE MOTORA 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) MODALIDADES DE ESPORTE AQUÁTICO 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA 5 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) MODALIDADES DE ESPORTE COM BOLA 5 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA 3 4 3
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) MODALIDADES DE ESPORTES COM RAQUETE 3 4 3
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA 3 3 3
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) MODALIDADES DE GINÁSTICA ARTÍSTICA 3 3 3
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA 5 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) MODALIDADES DE NATAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA 5 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) MODALIDADES DO ATLETISMO 5 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) MODALIDADES ESPORTIVAS E ALTERNATIVAS 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) PLANEJAMENTO DO TREINAMENTO FÍSICO-ESPORTIVO 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) TEORIA E METODOLOGIA DO TREINAMENTO ESPORTIVO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECONOMIA 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS (ECONOMIA) DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO JORNALISMO E EDITORAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (JORNALISMO E EDITORAÇÃO) JORNALISMO ESPORTIVO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) MARKETING E COMUNICAÇÃO NO ESPORTE 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA EPISTEMOLOGIA 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA EPISTEMOLOGIA 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FILOSOFIA 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA OUTROS ELEMENTOS (FILOSOFIA) DIMENSÕES FILOSÓFICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FILOSOFIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA OUTROS ELEMENTOS (FILOSOFIA) FILOSOFIA DO ESPORTE 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) DIMENSÕES SOCIOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) SOCIOLOGIA DO ESPORTE 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) ANTROPOLOGIA DAS PRÁTICAS ESPORTIVAS 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) DIMENSÕES HISTÓRICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA COGNITIVA 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA COGNITIVA 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) DIMENSÕES PSICOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) PSICOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) AVALIAÇÃO NO ESPORTE 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE UNIDADES EDUCATIVAS 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TECNOLOGIA EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIAS DA INSTRUÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) MEDIDAS E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE MOTORA 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO DE ADULTOS 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) LEGISLAÇÃO E POLÍTICA NO ESPORTE 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 5 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 5 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES DANÇA 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) DANÇA E EDUCAÇÃO FÍSICA 3 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 3 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS TÉCNICAS DE PESQUISA 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) INTRODUÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA 3 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS) GESTÃO DE PROJETOS E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ESPORTIVOS 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS) PROJETOS INTEGRADORES E INTERDISCIPLINARES 4 5 4

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA DE TRONCO 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA DINÂMICA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA ESTÁTICA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA EXPLOSIVA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS VIGOR (ESTAMINA) 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS PRECISÃO DE CONTROLE 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS TAXA DE CONTROLE 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) 5 0
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS RESPOSTA DE ORIENTAÇÃO 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS​​   4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5

Condições de Trabalho

Trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • preparar aulas;
  • participar de atividades institucionais;
  • ensinar;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
  • planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
  • avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
  • reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
  • pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
  • informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
  • transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
  • modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
  • compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
  • indicar os avanços da aprendizagem;
  • demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
  • redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
  • produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
  • informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
  • tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
  • selecionar textos e bibliografia da aula;
  • indicar compra de material didático e pedagógico;
  • adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
  • corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
  • freqüentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
  • influir na decisão da aquisição de material didático;
  • estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
  • rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
  • ler jornais, revistas, periódicos e livros;
  • instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
  • demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
  • adequar o planejamento às aulas;
  • eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
  • manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
  • estabelecer empatia com os alunos;
  • examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
  • concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
  • acompanhar processo de aprendizagem;
  • avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
  • definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
  • coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
  • estimular a participação do aluno nas atividades;
  • preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
  • desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
  • solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
  • discutir questões pedagógicas com os pares;
  • informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
  • realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
  • assumir cargos de coordenação, representação, direção;
  • estruturar a transmissão do conhecimento;
  • relacionar-se com a comunidade escolar;
  • solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
  • sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
  • zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
  • selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
  • apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
  • escolher material didático e pedagógico;
  • atentar para reações dos alunos na sala;
  • orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
  • estimular a continuidade da escolaridade;
  • manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
  • requisitar material pedagógico;
  • organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
  • determinar temas e conteúdos da disciplina;
  • medir o conhecimento específico;
  • analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
  • atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
  • informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
  • discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
  • solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
  • solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
  • discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
  • tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
  • organizar cursos para professores e comunidade;
  • informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
  • aplicar instrumentos de avaliação;
  • discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
  • definir objetivos para a área de conhecimento;
  • ajustar a proposta da disciplina a proposta da escola;
  • atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
  • tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
  • selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
  • dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
  • administrar conflitos;
  • propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
  • desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
  • manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
  • reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
  • contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
  • comunicar resultados das avaliações dos alunos;
  • incentivar a capacidade criadora dos alunos;
  • zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
  • dialogar com os alunos;
  • freqüentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
  • desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
  • levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
  • diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
  • respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
  • levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
  • conceber o projeto pedagógico da escola;
  • diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
  • desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
  • solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
  • estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
  • atender pais e alunos;
  • subsidiar os alunos para auto-avaliação;
  • transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
  • garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
  • definir o calendário;
  • interagir com os alunos;
  • expressar-se com clareza;
  • sondar a situação sócio-econômica e cultural dos alunos;
  • refletir continuamente sobre a própria prática docente;
  • adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
  • ministrar aulas teóricas e práticas;
  • preparar-se para concursos docentes;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • intervir na definição dos orçamentos da escola;
  • integrar grupos de estudos interdisciplinares;
  • desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
  • desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;

Divisões de categorias profissionais do CBO 2321-20

CBO 2321-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de educação física no ensino médio que pertence ao grupo dos professores do ensino médio, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino médio
        • Professores do ensino médio

Cargos e salários CBO 2321-20 - Professores do ensino médio

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 232120 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Professores do ensino médio em todos os estados e cidades do Brasil.

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial

CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
2321-20 Professor de Educação Física no Ensino Médio São Paulo, SP 27h 111
2321-20 Professor de Educação Física no Ensino Médio Brasil 30h 2.072
2321-20 Professor de Educação Física no Ensino Médio Brasília, DF 37h 77
2321-20 Professor de Educação Física no Ensino Médio São Paulo 25h 840

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial