CBO 2313-25 - Professor de história do ensino fundamental - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série
O profissional no cargo de Professor de história do ensino fundamental CBO 2313-25 ministra aulas de história (da área de ciências humanas) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Considera conhecimentos e conceitos referentes a acontecimentos, fenômenos e fatos - sociais, econômicos, políticos, religiosos e culturais - ocorridos em diversos espaços territoriais, em distintas conjunturas e em diferentes épocas, analisando sua influência no contexto atual da humanidade.
Planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional Avalia o processo de ensino e aprendizagem Registra informações das atividades desenvolvidas.
Pode organizar atividades extraclasse Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 2313-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de história do ensino fundamental, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série CBO 2313-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2313-25
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de história do ensino fundamental
O Professor de história do ensino fundamental CBO 2313-25 planeja a prática pedagógica, definindo conteúdo programático de história, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e processos de avaliação Seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.
Pode utilizar recursos digitais - tais como lousa digital, óculos de realidade aumentada ou virtual, e jogos digitais com temas relacionados à história - para diversificar seus recursos de ensino e aumentar o envolvimento e a motivação de alunos.
Define atividades extraclasse e projetos integradores Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.
Ministra aulas de história (da área de ciências humanas) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com legislação e diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino e define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática.
Estimula debates em classe para desenvolver atitudes e valores.
Propõe atividades e temas contextualizados, estabelecendo relações com fatos atuais e o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas e compreensão do tempo presente Desenvolve atividades para que o aluno selecione, compreenda e reflita sobre a produção, a circulação e o registro de memórias históricas.
Apresenta aos alunos os eventos considerados importantes na história do Ocidente - de África, Europa e América (especialmente do Brasil) -, ordenando-os de forma cronológica e localizando-os no espaço geográfico.
Expõe a interpretação de diferentes versões de um mesmo fenômeno ou fato, para que os alunos reconheçam as hipóteses e avaliem os argumentos apresentados, com vistas ao desenvolvimento de habilidades necessárias para a elaboração de proposições próprias Promove processo de construção de conhecimentos, conceitos e atitudes referentes a fenômenos e fatos - sociais, econômicos, políticos, religiosos e culturais - ocorridos em diferentes espaços territoriais, conjunturas e tempos Incentiva o trabalho em grupos, para realização de debates, pesquisas e redação de conclusões.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva, projetos integradores e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa.
Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, e conservação da natureza Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas.
Propõe temas e projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores Pode acompanhar a ida dos alunos a espaços fora dos muros da escola, como museus, exposições de objetos da Antiguidade, entre outros Pode organizar diferentes tipos de atividade extraclasse, tal como a montagem, pelos alunos, de exposição sobre a história de município, destacando fatos marcantes da evolução política, socioeconômica e cultural, para demonstrar a capacidade de superação de desafios e ampliar o horizonte de aprendizagem.
Elabora documentos referentes às práticas escolares, tais como planos escolares, registros de frequência e aproveitamento, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade.
Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de ciências humanas.
Participa de cursos de especialização e de atualização profissional em sua área de atuação.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2313-25 deve promover a educação dos alunos, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola, demonstrar competências pessoais, estudar, registrar práticas escolares de caráter pedagógico, comunicar-se, planejar cursos, aulas e atividades escolares, avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2313-25
O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.
Atividades exercidas por um Professor de história do ensino fundamental CBO 2313-25
Um Professor de história do ensino fundamental (ou sinônimo) deve identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, organizar a bibliografia, propor regras comuns para comunidade escolar, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos, propor estudos interdisciplinares, colocar-se disponível para os alunos, revelar interesses multidisciplinares, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, registrar atividades extracurriculares, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, debater projetos interdisciplinares com os alunos, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, demonstrar controle emocional, avaliar a frequência dos alunos, empregar recursos e procedimentos didáticos, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, participar da gestão escolar nos colegiados, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, elaborar os instrumentos de avaliação, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, freqüentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, elencar temas para projetos pedagógicos, participar das assembléias escolares, propor atividades culturais, desenvolver temas tranversais por intermédio de diferentes atividades, acompanhar as mudanças na área da educação, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, contextualizar os conhecimentos, assumir funções administrativo-pedagógicas, demonstrar capacidade de intervir na realidade, criar situações múltiplas de aprendizagem, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, construir relações de confiança com os alunos, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, orientar os alunos quanto a utilização dos recursos didáticos e ambientes de apredizagem, propor opções para o horário de trabalho, orientar a auto-avaliação dos alunos, dialogar com a direção e coordenações da escola, consultar legislação, possibiltar a apropriação de conhecimentos, agir eticamente, sistematizar o conhecimento, respeitar os limites dos alunos, ministrar aulas, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extra-classe, propor calendário de avaliação escrita, trocar experiências com os professores através de reuniões, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, prever recursos materiais e didáticos, demonstrar solidariedade, demonstrar criatividade e iniciativa, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania, conviver com as idéias ou posições contrárias, ler literatura específica da área de conhecimento, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, analisar a auto-avaliação dos alunos, preencher diário de classe, definir processos e critérios de avaliação, organizar atividades comunitárias, registrar avaliações e resultados, aprender novas tecnologias, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, consultar bibliotecas, determinar os objetivos do curso e da disciplina, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, estabelecer as metodologias de ensino, decodificar diferentes códigos e linguagens, demonstrar liderança, desenvolver atividades de estímulo a ampliação do conhecimento, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, elaborar o projeto pedagógico, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, respeitar a heterogeneidade dos alunos, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, selecionar os conteúdos, demonstrar capacidade de diálogo, participar da elaboração do plano de gestão da escola, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, analisar o plano de gestão da escola, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, trabalhar em equipe, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, preencher formulários com notas e faltas, estimular a troca de conhecimento, prever participação em eventos culturais e científicos, propor critérios para a composição das classes, registrar atividades culturais e pedagógicas, discutir projetos interdisciplinares com colegas, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, expressar-se com clareza, demonstrar pontualidade e assiduidade.