CBO 2313-20 - Professor de geografia do ensino fundamental

Entenda o que fazem os professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de geografia do ensino fundamental e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Professor de geografia do ensino fundamental

O Professor de Geografia do Ensino Fundamental ministra aulas de geografia (da área de ciências humanas) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas. Orienta os alunos em interpretação e análise dos diferentes arranjos espaciais, sejam eles de origem natural, de origem social ou resultados da interação entre sociedade e natureza. Busca desenvolver nos alunos o pensamento espacial, utilizando cartografia, iconografia, diferentes gêneros textuais e geotecnologias para resolução de problemas que envolvam informações geográficas. Avalia o processo de ensino e aprendizagem. Registra informações das atividades desenvolvidas. Pode organizar atividades extraclasse. Realiza pesquisas didático-pedagógicas. Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 2313-20

Conhecimento (6/8)
Habilidade (6/8)
Atitude (6/8)
Perfil Ocupacional (6/8)
Planeja a prática pedagógica, estabelecendo os objetivos e definindo o conteúdo programático, as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação. Seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados. Pode utilizar recursos digitais - tais como lousa digital, óculos de realidade aumentada ou virtual, e jogos digitais com temas relacionados à geografia - para diversificar seus recursos de ensino e aumentar o envolvimento e a motivação de alunos. Define atividades extraclasse. Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.

Prepara aulas, programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Define objetivos das aulas. Seleciona conteúdos formativos, para apresentar modos diferenciados de entendimento do mundo e da diversidade social, ambiental e cultural que se tem nos espaços local, regional e mundial.

Ministra aulas de geografia (da área de conhecimento de ciências humanas) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais. Define metodologias de ensino e propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática e estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdos, atitudes e valores.

Aborda temas que permitam ao estudante compreender a posição que ocupa no espaço, as interações da sociedade - onde vive - com a natureza, e a relação das questões locais com as globais.

Estimula a criatividade dos alunos. Incentiva o trabalho em grupos, para realizarem debates, pesquisas, identificação de solução de problemas e formulação de novas questões.

Busca desenvolver nos alunos o pensamento espacial, utilizando cartografia, iconografia (estudo de imagens, como fotos, desenhos e pinturas), diferentes gêneros textuais, geotecnologias, entre outros recursos, para análise de problemas que envolvam informações geográficas.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva, projetos integradores e situações-problema. Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.

Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa.

Propõe e organiza a realização de projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores.

Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, respeito à natureza e às diversidades, e diferenças territoriais, sociais e culturais.

Executa atividades integradoras para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos.

Pode programar aulas de campo, prestando informações e orientações aos alunos durante a atividade. Pode organizar diferentes tipos de atividade extraclasse, tal como uma simulação de reunião da Organização das Nações Unidas, em que cada grupo de alunos representa um país para debate sobre temas específicos, previamente pesquisados.

Elabora documentos referentes às práticas escolares, tais como planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, e relatórios. Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade.

Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas. Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares, e sistemática de avaliação.

Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de ciências humanas. Participa de cursos de especialização e de atualização profissional em sua área de atuação.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA BÁSICA APLICADA 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE APLICADA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA APLICADA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA ASTRONOMIA ASTRONOMIA DE POSIÇÃO E MECÂNICA CELESTE 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA ASTRONOMIA ASTRONOMIA FUNDAMENTAL 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA FÍSICA TRANSFERÊNCIA DE CALOR, PROCESSOS TÉRMICOS E TERMODINÂMICOS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS GEOGRAFIA FÍSICA 3 4 2
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA 3 4 2
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS GEOGRAFIA FÍSICA 3 4 2
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS GEOECOLOGIA 3 4 2
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS GEOGRAFIA FÍSICA 3 4 2
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS FOTOGEOGRAFIA (FÍSICO-ECOLÓGICA) 3 4 2
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS GEOGRAFIA FÍSICA 4 5 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS GEOCARTOGRAFIA 4 5 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS GEOGRAFIA FÍSICA 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA FÍSICA) APLICAÇÕES DE FERRAMENTAS E SISTEMAS GEOTECNOLÓGICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA OCEANOGRAFIA OCEANOGRAFIA FÍSICA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA OCEANOGRAFIA INTERAÇÃO DO OCEANO COM O LEITO DO MAR 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA OCEANOGRAFIA OCEANOGRAFIA FÍSICA 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA OCEANOGRAFIA INTERAÇÃO DO OCEANO COM A ATMOSFERA 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA OCEANOGRAFIA OCEANOGRAFIA FÍSICA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA OCEANOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS (OCEANOGRAFIA FÍSICA) FUNDAMENTOS DE OCEONOGRAFIA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES ESPECÍFICOS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE GEOGRAFIA 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS 3 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA ECOLOGIA APLICADA 4 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA ECOLOGIA APLICADA 4 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA ECOLOGIA APLICADA 4 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA APLICADA) EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE 4 4 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) HIGIENE, SAÚDE, ERGONOMIA E SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO PÚBLICO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PÚBLICO) LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL TEORIA DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL) PLANEJAMENTO TERRITORIAL 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA GEOGRAFIA HUMANA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA GEOGRAFIA AGRÁRIA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA GEOGRAFIA HUMANA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA GEOGRAFIA HUMANA 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA GEOGRAFIA ECONÔMICA 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA GEOGRAFIA HUMANA 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA GEOGRAFIA POLÍTICA 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA GEOGRAFIA HUMANA 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA GEOGRAFIA URBANA 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA GEOGRAFIA REGIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA ANÁLISE REGIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA GEOGRAFIA REGIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA REGIONALIZAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA GEOGRAFIA REGIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA TEORIA DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOGRAFIA 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA) AÇÕES ANTRÓPICAS E MUDANÇAS CLIMÁTICAS 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOGRAFIA 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA) BIOGEOGRAFIA 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOGRAFIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA) BIOGEOGRAFIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOGRAFIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA) CARTOGRAFIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOGRAFIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA) DINÂMICAS CLIMÁTICAS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOGRAFIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA) DINÂMICAS HIDROGRÁFICAS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOGRAFIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA) ESTUDO DE SOLOS 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOGRAFIA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA) FORMAÇÃO DOS ESTADOS NACIONAIS E GLOBALIZAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOGRAFIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA) FORMAÇÃO TERRITORIAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOGRAFIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA) GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO E DEMOGRÁFICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOGRAFIA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA) GEOGRAFIA DAS DINÂMICAS ATMOSFÉRICAS 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOGRAFIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA) GEOGRAFIA DO TRABALHO E PRODUÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOGRAFIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA) GEOGRAFIA E RECURSOS HÍDRICOS 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOGRAFIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA) GEOGRAFIA E RELEVO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOGRAFIA 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA) GEOGRAFIA REGIONAL DO BRASIL E DO MUNDO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOGRAFIA 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA) GEOLOGIA 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOGRAFIA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA) ICONOGRAFIA GEOGRÁFICA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOGRAFIA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA) REPRESENTAÇÃO ESPACIAL EM GEOGRAFIA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOGRAFIA 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA) TÉCNICAS ESPACIAIS EM ATIVIDADES DE CAMPO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOGRAFIA 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA) TECNOLOGIA APLICADA À GEOGRAFIA 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOGRAFIA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA) TRANSFORMAÇÕES DE PAISAGENS NATURAIS E ANTRÓPICAS 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PROGRAMAÇÃO DE CONDIÇÕES DE ENSINO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PSICOLOGIA EDUCACIONAL 3 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) POLÍTICAS PÚBLICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TECNOLOGIA EDUCACIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIAS DA INSTRUÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) ANÁLISE, SELEÇÃO E CRIAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS IMPRESSOS, AUDIOVISUAIS E INFORMATIZADOS 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 3 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) ESTRATÉGIAS PARA RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM 3 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) METODOLOGIAS ATIVAS E ASSISTIVAS 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PRÁTICAS EDUCATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL (DO SEXTO AO NOVO ANO) 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) TEORIAS PEDAGÓGICAS E DIDÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL (DO SEXTO AO NONO ANO) 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULOS ESPECÍFICOS PARA NÍVEIS E TIPOS DE EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (CURRÍCULO) GEOGRAFIA NO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL (DO SEXTO AO NONO ANO): FUNDAMENTOS, ABORDAGEM DE UNIDADES TEMÁTICAS, OUTROS ASPECTOS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ENSINO FUNDAMENTAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) DIFERENÇA, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 2 3 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) INOVAÇÃO EDUCACIONAL 2 3 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) NORMAS E PROCEDIMENTOS TÉCNICOS APLICÁVEIS AO ENSINO FUNDAMENTAL (DO SEXTO AO NONO ANO) 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) POLÍTICAS E PRÁTICAS DE ARTICULAÇÃO ESCOLA-COMUNIDADE 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 3 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 3 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 3 3 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 3 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 3 3 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 3 4 4

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 2 3
HABILIDADES COGNITIVAS OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) OUTRAS - VISÃO ESPACIAL 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5

Condições de Trabalho

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Promover a educação dos alunos;
  • Comunicar-se;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Registrar práticas escolares de caráter pedagógico;
  • Participar das atividades educacionais e comunitárias da escola;
  • Estudar;
  • Planejar cursos, aulas e atividades escolares;
  • Avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados;
  • Adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem;
  • Expressar-se com clareza;
  • Orientar a auto-avaliação dos alunos;
  • Falar segundo as normas ortográficas e gramaticais;
  • Organizar a bibliografia;
  • Participar das assembléias escolares;
  • Debater projetos interdisciplinares com os alunos;
  • Elaborar o projeto pedagógico;
  • Contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos;
  • Encaminhar alunos para serviço de orientação escolar;
  • Incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários;
  • Selecionar os conteúdos;
  • Consultar legislação;
  • Comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos;
  • Respeitar os limites dos alunos;
  • Desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea;
  • Desenvolver temas tranversais por intermédio de diferentes atividades;
  • Desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes;
  • Construir relações de confiança com os alunos;
  • Escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais;
  • Orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente;
  • Registrar atividades extracurriculares;
  • Avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares;
  • Registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas;
  • Avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar;
  • Demonstrar controle emocional;
  • Expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem;
  • Realizar reuniões com os pais para orientação;
  • Acompanhar as mudanças na área da educação;
  • Aprender novas tecnologias;
  • Identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem;
  • Elaborar cronogramas das atividades da disciplina;
  • Participar da elaboração do plano de gestão da escola;
  • Respeitar a heterogeneidade dos alunos;
  • Listar material escolar básico;
  • Trabalhar em equipe;
  • Propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe;
  • Propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem;
  • Analisar o plano de gestão da escola;
  • Sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos;
  • Conviver com as idéias ou posições contrárias;
  • Orientar os alunos quanto a utilização dos recursos didáticos e ambientes de apredizagem;
  • Ler literatura específica da área de conhecimento;
  • Prever participação em eventos culturais e científicos;
  • Solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor;
  • Definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente;
  • Promover palestras e outras atividades sobre valores éticos;
  • Assumir funções administrativo-pedagógicas;
  • Socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação;
  • Avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série;
  • Desenvolver atividades de estímulo a ampliação do conhecimento;
  • Levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos;
  • Organizar atividades comunitárias;
  • Decodificar diferentes códigos e linguagens;
  • Desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos;
  • Demonstrar criatividade e iniciativa;
  • Propor opções para o horário de trabalho;
  • Propor regras comuns para comunidade escolar;
  • Diagnosticar o nível pedagógico dos alunos;
  • Sistematizar o conhecimento;
  • Promover jogos e atividades de caráter cooperativo;
  • Corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos;
  • Elencar temas para projetos pedagógicos;
  • Consultar bibliotecas;
  • Observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar;
  • Registrar atividades culturais e pedagógicas;
  • Estabelecer as metodologias de ensino;
  • Orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo;
  • Ministrar aulas;
  • Criar situações múltiplas de aprendizagem;
  • Propor estudos interdisciplinares;
  • Propor calendário de avaliação escrita;
  • Desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania;
  • Trocar experiências com os professores através de reuniões;
  • Estimular a troca de conhecimento;
  • Adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem;
  • Agir eticamente;
  • Preencher formulários com notas e faltas;
  • Determinar os objetivos do curso e da disciplina;
  • Revelar interesses multidisciplinares;
  • Analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações;
  • Freqüentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais;
  • Definir processos e critérios de avaliação;
  • Prever recursos materiais e didáticos;
  • Possibiltar a apropriação de conhecimentos;
  • Comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos;
  • Selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos;
  • Propor atividades culturais;
  • Discutir projetos interdisciplinares com colegas;
  • Demonstrar capacidade de intervir na realidade;
  • Sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola;
  • Avaliar a frequência dos alunos;
  • Colocar-se disponível para os alunos;
  • Preencher diário de classe;
  • Demonstrar liderança;
  • Esclarecer os critérios de avaliação para os alunos;
  • Contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos;
  • Analisar a auto-avaliação dos alunos;
  • Demonstrar pontualidade e assiduidade;
  • Registrar avaliações e resultados;
  • Contextualizar os conhecimentos;
  • Propor critérios para a composição das classes;
  • Registrar as atividades de horas-de trabalho docente extra-classe;
  • Demonstrar solidariedade;
  • Participar da gestão escolar nos colegiados;
  • Elaborar os instrumentos de avaliação;
  • Demonstrar capacidade de diálogo;
  • Dialogar com a direção e coordenações da escola;
  • Empregar recursos e procedimentos didáticos;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 2313-20

CBO 2313-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de geografia do ensino fundamental que pertence ao grupo dos professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série