CBO 2313-20 - Professor de geografia do ensino fundamental - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série
O profissional no cargo de Professor de geografia do ensino fundamental CBO 2313-20 ministra aulas de geografia (da área de ciências humanas) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Orienta os alunos em interpretação e análise dos diferentes arranjos espaciais, sejam eles de origem natural, de origem social ou resultados da interação entre sociedade e natureza.
Busca desenvolver nos alunos o pensamento espacial, utilizando cartografia, iconografia, diferentes gêneros textuais e geotecnologias para resolução de problemas que envolvam informações geográficas Avalia o processo de ensino e aprendizagem Registra informações das atividades desenvolvidas.
Pode organizar atividades extraclasse Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 2313-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de geografia do ensino fundamental, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série CBO 2313-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2313-20
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de geografia do ensino fundamental
O Professor de geografia do ensino fundamental CBO 2313-20 planeja a prática pedagógica, estabelecendo os objetivos e definindo o conteúdo programático, as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação Seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.
Pode utilizar recursos digitais - tais como lousa digital, óculos de realidade aumentada ou virtual, e jogos digitais com temas relacionados à geografia - para diversificar seus recursos de ensino e aumentar o envolvimento e a motivação de alunos.
Define atividades extraclasse Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.
Prepara aulas, programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Define objetivos das aulas.
Seleciona conteúdos formativos, para apresentar modos diferenciados de entendimento do mundo e da diversidade social, ambiental e cultural que se tem nos espaços local, regional e mundial.
Ministra aulas de geografia (da área de conhecimento de ciências humanas) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais Define metodologias de ensino e propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática e estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdos, atitudes e valores.
Aborda temas que permitam ao estudante compreender a posição que ocupa no espaço, as interações da sociedade - onde vive - com a natureza, e a relação das questões locais com as globais.
Estimula a criatividade dos alunos Incentiva o trabalho em grupos, para realizarem debates, pesquisas, identificação de solução de problemas e formulação de novas questões Busca desenvolver nos alunos o pensamento espacial, utilizando cartografia, iconografia (estudo de imagens, como fotos, desenhos e pinturas), diferentes gêneros textuais, geotecnologias, entre outros recursos, para análise de problemas que envolvam informações geográficas.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva, projetos integradores e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa.
Propõe e organiza a realização de projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, respeito à natureza e às diversidades, e diferenças territoriais, sociais e culturais.
Executa atividades integradoras para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Pode programar aulas de campo, prestando informações e orientações aos alunos durante a atividade Pode organizar diferentes tipos de atividade extraclasse, tal como uma simulação de reunião da Organização das Nações Unidas, em que cada grupo de alunos representa um país para debate sobre temas específicos, previamente pesquisados.
Elabora documentos referentes às práticas escolares, tais como planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade.
Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares, e sistemática de avaliação Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de ciências humanas.
Participa de cursos de especialização e de atualização profissional em sua área de atuação.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2313-20 deve avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, planejar cursos, aulas e atividades escolares, promover a educação dos alunos, registrar práticas escolares de caráter pedagógico, comunicar-se, estudar, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2313-20
O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.
Atividades exercidas por um Professor de geografia do ensino fundamental CBO 2313-20
Um Professor de geografia do ensino fundamental (ou sinônimo) deve preencher diário de classe, freqüentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, respeitar os limites dos alunos, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, demonstrar capacidade de intervir na realidade, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, listar material escolar básico, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, conviver com as idéias ou posições contrárias, demonstrar pontualidade e assiduidade, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, trabalhar em equipe, aprender novas tecnologias, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, respeitar a heterogeneidade dos alunos, participar das assembléias escolares, desenvolver atividades de estímulo a ampliação do conhecimento, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extra-classe, orientar os alunos quanto a utilização dos recursos didáticos e ambientes de apredizagem, dialogar com a direção e coordenações da escola, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, propor estudos interdisciplinares, orientar a auto-avaliação dos alunos, demonstrar capacidade de diálogo, propor critérios para a composição das classes, estabelecer as metodologias de ensino, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, ministrar aulas, registrar avaliações e resultados, propor opções para o horário de trabalho, construir relações de confiança com os alunos, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, ler literatura específica da área de conhecimento, propor calendário de avaliação escrita, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, decodificar diferentes códigos e linguagens, estimular a troca de conhecimento, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, expressar-se com clareza, registrar atividades extracurriculares, demonstrar controle emocional, determinar os objetivos do curso e da disciplina, prever participação em eventos culturais e científicos, preencher formulários com notas e faltas, colocar-se disponível para os alunos, possibiltar a apropriação de conhecimentos, analisar a auto-avaliação dos alunos, selecionar os conteúdos, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, organizar a bibliografia, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, consultar legislação, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, discutir projetos interdisciplinares com colegas, registrar atividades culturais e pedagógicas, consultar bibliotecas, demonstrar liderança, participar da gestão escolar nos colegiados, participar da elaboração do plano de gestão da escola, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, elaborar os instrumentos de avaliação, prever recursos materiais e didáticos, revelar interesses multidisciplinares, demonstrar solidariedade, acompanhar as mudanças na área da educação, definir processos e critérios de avaliação, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania, contextualizar os conhecimentos, debater projetos interdisciplinares com os alunos, trocar experiências com os professores através de reuniões, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, elaborar o projeto pedagógico, realizar reuniões com os pais para orientação, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, organizar atividades comunitárias, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, analisar o plano de gestão da escola, agir eticamente, propor atividades culturais, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, sistematizar o conhecimento, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, propor regras comuns para comunidade escolar, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, criar situações múltiplas de aprendizagem, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, elencar temas para projetos pedagógicos, desenvolver temas tranversais por intermédio de diferentes atividades, empregar recursos e procedimentos didáticos, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, demonstrar criatividade e iniciativa, avaliar a frequência dos alunos, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, assumir funções administrativo-pedagógicas.