CBO 2313-10 - Professor de educação artística do ensino fundamental

Entenda o que fazem os professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de educação artística do ensino fundamental e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Professor de educação artística do ensino fundamental

O Professor de Educação Artística do Ensino Fundamental ministra aulas de arte (da área de conhecimento de linguagens) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas. Instrui os alunos com técnicas para, transpondo o mundo ao seu redor, se expressarem por meio de artes visuais, dança, música, teatro, dentre outras manifestações artísticas. Estimula a criatividade dos alunos, a busca pela solução de problemas e o trabalho em grupo. Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios e aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação. Registra informações das atividades desenvolvidas. Pode organizar atividades extraclasse. Realiza pesquisas didático-pedagógicas. Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 2313-10

Conhecimento (6/8)
Habilidade (6/8)
Atitude (6/8)
Perfil Ocupacional (6/8)
Planeja a prática pedagógica, identificando potencialidades individuais e coletivas de expressão artística. Define conteúdo programático, situações de aprendizagem e estratégias de ensino e de avaliação. Prepara e seleciona recursos para ensinar técnicas de desenho, pintura, escultura, artes digitais, fotografia, dança, interpretação teatral, música, dentre outras. Define atividades extraclasse. Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.

Prepara aulas, programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Define objetivos das aulas. Estabelece extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando a área do conhecimento, a diversidade da turma, e o interesse dos alunos.

Ministra aulas de arte (da área de conhecimento de linguagens) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais. Estabelece metodologias de ensino e define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática e estabelecendo inter-relações entre conteúdos, atitudes e valores. Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com fatos sociais e com o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas.

Estimula a criatividade dos alunos e a busca pela solução de problemas. Incentiva o trabalho em grupos, para reflexão sobre diversos temas, tais como problemas da sociedade contemporânea, arte, cultura e estética.

Propõe atividades envolvendo saberes e habilidades referentes à percepção, à subjetividade, à criatividade e à apreciação de produção de arte de diversos gêneros. Desenvolve as capacidades de expressão e de comunicação nas manifestações de arte e de apreciação das mais diferentes linguagens artísticas e culturais.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, e utilizando questões orais e escritas, projetos integradores e situações-problema. Documenta e analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.

Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa.

Propõe e organiza a realização de estudos e projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores.

Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania e valores éticos e morais. Executa atividades integradoras para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos.

Pode acompanhar a ida dos alunos a espaços extraescolares, como visitar exposições de arte, assistir peças de teatro, entre outras atividades. Pode acessar museus pela Internet, permitindo que os alunos observem detalhes das obras de arte, dos artefatos expostos e da arquitetura dos espaços.

Elabora documentos referentes às práticas escolares, como planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, e relatórios. Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade.

Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas. Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares, e sistemática de avaliação.

Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de linguagens. Participa de cursos de especialização e de atualização profissional em sua área de atuação.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA GEOMETRIA E TOPOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (GEOMETRIA E TOPOLOGIA) DESENHO ARTÍSTICO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA GEOMETRIA E TOPOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (GEOMETRIA E TOPOLOGIA) DESENHO GEOMÉTRICO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA BÁSICA 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE APLICADA 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA APLICADA 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES ESPECÍFICOS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DAS ARTES 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) HIGIENE, SAÚDE, ERGONOMIA E SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO PÚBLICO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PÚBLICO) LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO TEORIA DA INFORMAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PROCESSOS DA COMUNICAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO TEORIA DA INFORMAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO TEORIA DA INFORMAÇÃO 3 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO TEORIA GERAL DA INFORMAÇÃO 3 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TEORIA DA COMUNICAÇÃO) TEORIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO COMUNICAÇÃO VISUAL 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO COMUNICAÇÃO VISUAL 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO COMUNICAÇÃO VISUAL 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO VISUAL) FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL DESENHO DE PRODUTO 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL OUTROS ELEMENTOS (DESENHO DE PRODUTO) DESENHO TÉCNICO APLICADO À PRODUÇÃO ARTÍSTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL DESENHO DE PRODUTO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DESENHO INDUSTRIAL OUTROS ELEMENTOS (DESENHO DE PRODUTO) MATERIAIS UTILIZADOS EM PRODUTOS REPRESENTATIVOS DE ARTE 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PROGRAMAÇÃO DE CONDIÇÕES DE ENSINO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PSICOLOGIA EDUCACIONAL 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 2 2 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL 2 2 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) EDUCAÇÃO ARTÍTICA E NOVAS TECNOLOGIAS 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TECNOLOGIA EDUCACIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIAS DA INSTRUÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) ANÁLISE, SELEÇÃO E CRIAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS IMPRESSOS, AUDIOVISUAIS E INFORMATIZADOS 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) ESTRATÉGIAS PARA RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) METODOLOGIA DO ENSINO DE ARTE 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) METODOLOGIAS ATIVAS E ASSISTIVAS 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PRÁTICA DE ENSINO: CONCEPÇÃO E ORGANIZAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL (DO SEXTO AO NOVO ANO) 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) TEORIAS PEDAGÓGICAS E DIDÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL (DO SEXTO AO NONO ANO) 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULOS ESPECÍFICOS PARA NÍVEIS E TIPOS DE EDUCAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 3 3 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR 3 3 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (CURRÍCULO) ARTE NO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL (DO SEXTO AO NONO ANO): FUNDAMENTOS, ABORDAGEM DE UNIDADES TEMÁTICAS, OUTROS ASPECTOS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 2 2 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL 2 2 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ENSINO FUNDAMENTAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) DIFERENÇA, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) INOVAÇÃO EDUCACIONAL 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) NORMAS E PROCEDIMENTOS TÉCNICOS APLICÁVEIS AO ENSINO FUNDAMENTAL (DO SEXTO AO NONO ANO) 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) POLÍTICAS E PRÁTICAS DE ARTICULAÇÃO ESCOLA-COMUNIDADE 4 5 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES CRÍTICA DA ARTE 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES HISTÓRIA DA ARTE 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES 3 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES TEORIA DA ARTE 3 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES 4 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) ARTE BRASILEIRA E FOLCLORE 4 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) FUNDAMENTOS DO DESIGN 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) MÚSICA: FUNDAMENTOS, LINGUAGEM MUSICAL, EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO EM MÚSICA, CANTO, COMPOSIÇÃO E INSTRUMENTAÇÃO MUSICAL, OUTROS ASPECTOS 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES DANÇA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) DANÇA: FUNDAMENTOS, DIMENSÕES HISTÓRICO-SOCIAIS, COREOGRAFIA, EXECUÇÃO DA DANÇA, OUTROS ASPECTOS 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES TEATRO 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) TEATRO: FUNDAMENTOS, TEATRO COMO COMUNICAÇÃO, PRODUÇÃO COLETIVA E PRODUÇÃO HISTÓRICO-CULTURAL, CENOGRAFIA, DRAMATURGIA, INTERPRETAÇÃO TEATRAL, OUTROS ASPECTOS 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES EDUCAÇÃO ARTÍSTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES EDUCAÇÃO ARTÍSTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES EDUCAÇÃO ARTÍSTICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO ARTÍSTICA) ESTÉTICA E ARTE 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES EDUCAÇÃO ARTÍSTICA 4 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO ARTÍSTICA) MUSEOLOGIA, CURADORIA E AÇÃO EDUCATIVA 4 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES EDUCAÇÃO ARTÍSTICA 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO ARTÍSTICA) PLANEJAMENTO VISUAL GRÁFICO 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES EDUCAÇÃO ARTÍSTICA 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO ARTÍSTICA) TECNOLOGIA E ARTE 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES) ARTES VISUAIS: FUNDAMENTOS E TÉCNICAS DE DESENHO, ESCULTURA, GRAVURA, PINTURA, FOTOGRAFIA, CINEMA, ENTRE OUTRAS 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES) PROCESSO CRIATIVO 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 3 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 3 3 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 3 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 3 3 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 4 4 4

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) OUTRAS - VISÃO ESPACIAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) OUTRAS - ATENÇÃO A DETALHES 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) OUTRAS - CRIATIVIDADE 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) OUTRAS - SENSO ESTÉTCO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS RESPOSTA DE ORIENTAÇÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AO BRILHO 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 4 5

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5

Condições de Trabalho

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Participar das atividades educacionais e comunitárias da escola;
  • Comunicar-se;
  • Planejar cursos, aulas e atividades escolares;
  • Promover a educação dos alunos;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados;
  • Registrar práticas escolares de caráter pedagógico;
  • Estudar;
  • Desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos;
  • Adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem;
  • Diagnosticar o nível pedagógico dos alunos;
  • Demonstrar capacidade de diálogo;
  • Comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos;
  • Revelar interesses multidisciplinares;
  • Propor opções para o horário de trabalho;
  • Observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar;
  • Prever participação em eventos culturais e científicos;
  • Criar situações múltiplas de aprendizagem;
  • Esclarecer os critérios de avaliação para os alunos;
  • Participar da gestão escolar nos colegiados;
  • Participar da elaboração do plano de gestão da escola;
  • Solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor;
  • Registrar atividades extracurriculares;
  • Contextualizar os conhecimentos;
  • Trocar experiências com os professores através de reuniões;
  • Avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar;
  • Propor atividades culturais;
  • Participar das assembléias escolares;
  • Orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo;
  • Realizar reuniões com os pais para orientação;
  • Promover jogos e atividades de caráter cooperativo;
  • Acompanhar as mudanças na área da educação;
  • Analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações;
  • Selecionar os conteúdos;
  • Colocar-se disponível para os alunos;
  • Debater projetos interdisciplinares com os alunos;
  • Falar segundo as normas ortográficas e gramaticais;
  • Incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários;
  • Discutir projetos interdisciplinares com colegas;
  • Ministrar aulas;
  • Aprender novas tecnologias;
  • Demonstrar solidariedade;
  • Orientar os alunos quanto a utilização dos recursos didáticos e ambientes de apredizagem;
  • Expressar-se com clareza;
  • Selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos;
  • Desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea;
  • Empregar recursos e procedimentos didáticos;
  • Propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem;
  • Avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares;
  • Consultar legislação;
  • Desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes;
  • Expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem;
  • Elaborar o projeto pedagógico;
  • Contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos;
  • Analisar a auto-avaliação dos alunos;
  • Definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente;
  • Levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos;
  • Respeitar a heterogeneidade dos alunos;
  • Possibiltar a apropriação de conhecimentos;
  • Desenvolver temas tranversais por intermédio de diferentes atividades;
  • Sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos;
  • Respeitar os limites dos alunos;
  • Corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos;
  • Demonstrar controle emocional;
  • Socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação;
  • Demonstrar capacidade de intervir na realidade;
  • Desenvolver atividades de estímulo a ampliação do conhecimento;
  • Identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem;
  • Organizar a bibliografia;
  • Listar material escolar básico;
  • Promover palestras e outras atividades sobre valores éticos;
  • Elencar temas para projetos pedagógicos;
  • Definir processos e critérios de avaliação;
  • Consultar bibliotecas;
  • Demonstrar liderança;
  • Demonstrar pontualidade e assiduidade;
  • Assumir funções administrativo-pedagógicas;
  • Analisar o plano de gestão da escola;
  • Registrar atividades culturais e pedagógicas;
  • Propor critérios para a composição das classes;
  • Preencher diário de classe;
  • Ler literatura específica da área de conhecimento;
  • Prever recursos materiais e didáticos;
  • Registrar avaliações e resultados;
  • Estimular a troca de conhecimento;
  • Elaborar cronogramas das atividades da disciplina;
  • Determinar os objetivos do curso e da disciplina;
  • Registrar as atividades de horas-de trabalho docente extra-classe;
  • Comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos;
  • Orientar a auto-avaliação dos alunos;
  • Escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais;
  • Freqüentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais;
  • Propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe;
  • Elaborar os instrumentos de avaliação;
  • Encaminhar alunos para serviço de orientação escolar;
  • Dialogar com a direção e coordenações da escola;
  • Sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola;
  • Avaliar a frequência dos alunos;
  • Sistematizar o conhecimento;
  • Desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania;
  • Avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série;
  • Contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos;
  • Propor estudos interdisciplinares;
  • Organizar atividades comunitárias;
  • Demonstrar criatividade e iniciativa;
  • Estabelecer as metodologias de ensino;
  • Adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem;
  • Trabalhar em equipe;
  • Propor regras comuns para comunidade escolar;
  • Conviver com as idéias ou posições contrárias;
  • Preencher formulários com notas e faltas;
  • Decodificar diferentes códigos e linguagens;
  • Registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas;
  • Orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente;
  • Construir relações de confiança com os alunos;
  • Agir eticamente;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 2313-10

CBO 2313-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de educação artística do ensino fundamental que pertence ao grupo dos professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série