CBO 2313-05 - Professor de ciências exatas e naturais do ensino fundamental
Entenda o que fazem os professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de ciências exatas e naturais do ensino fundamental e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Professor de ciências exatas e naturais do ensino fundamental
Ministra aulas de ciências (da área de conhecimento de ciências da natureza) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas. Propõe atividades e temas de ciências relacionados à realidade atual, ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas. Estimula a criatividade dos alunos, a busca pela solução de problemas e o trabalho em grupo. Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios e aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação. Registra informações das atividades desenvolvidas. Pode organizar atividades extraclasse. Realiza pesquisas didático-pedagógicas. Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Prepara aulas, programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Define objetivos das aulas. Seleciona conteúdos formativos, definindo a extensão e a profundidade da abordagem.
Ministra aulas de ciências (da área de conhecimento de ciências da natureza) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais. Define metodologias de ensino e propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdos programáticos, temas transversais, atitudes, princípios e valores. Propõe temas e atividades contextualizadas com a realidade atual e relacionadas ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas.
Estimula a criatividade dos alunos e a busca pela solução de problemas. Incentiva o trabalho em grupos, para realizarem debates, buscarem mais informações, encontrarem solução de problemas e formularem novas questões.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, e utilizando questões orais e escritas, projetos integradores e situações-problema. Documenta e analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.
Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa.
Propõe e organiza a realização de estudos e projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores. Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, problemas da sociedade contemporânea, arte e cultura e temáticas coletivas.
Implementa orientações e conceitos básicos referentes aos cuidados com o meio ambiente e à responsabilidade de cada pessoa na sua preservação.
Executa atividades integradoras para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos.
Pode acompanhar a ida dos alunos a espaços extraescolares, como participação em feiras de ciências, visitas a exposições interativas na área de ciências, entre outros.
Pode organizar atividades - educativas, culturais e sociais – extraclasse, de forma articulada com outros professores.
Elabora documentos referentes às práticas escolares, como diário de classe, planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, e relatórios. Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade.
Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas. Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares, e sistemática de avaliação.
Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de ciências da natureza. Participa de cursos de especialização e de atualização profissional em sua área de atuação.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ÁLGEBRA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | CONJUNTOS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ÁLGEBRA | 3 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | LÓGICA MATEMÁTICA | 3 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ÁLGEBRA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | TEORIA DOS NÚMEROS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ÁLGEBRA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | GEOMETRIA ALGÉBRICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | GEOMETRIA E TOPOLOGIA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (GEOMETRIA E TOPOLOGIA) GEOMETRIA ANALÍTICA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) ÁLGEBRA LINEAR | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) ÁLGEBRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) CÁLCULO NUMÉRICO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA APLICADA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL (DO SEXTO AO NONO ANO) | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | TEORIA GERAL E FUNDAMENTOS DA PROBABILIDADE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | FUNDAMENTOS DA ESTATÍSTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ANÁLISE DE DADOS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | SISTEMA DE COMPUTAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SISTEMA DE COMPUTAÇÃO) COMUNICAÇÃO E REDES | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | ASTRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ASTRONOMIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | ASTRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (ASTRONOMIA) FUNDAMENTOS DE ASTRONOMIA: ASTROFÍSICA DO SISTEMA SOLAR, GALÁXIAS, COSMOLOGIA, INSTRUMENTAÇÃO ASTRONÔMICA, OUTROS ASPECTOS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA GERAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | MÉTODOS MATEMÁTICOS DA FÍSICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA GERAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA CLÁSSICA E FÍSICA QUÂNTICA, MECÂNICA E CAMPOS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA GERAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | METROLOGIA, TÉCNICAS GERAIS DE LABORATÓRIO E SISTEMA DE INSTRUMENTAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA GERAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA GERAL) FUNDAMENTOS DA FÍSICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ELETRICIDADE E MAGNETISMO, CAMPOS E PARTÍCULAS CARREGADAS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ÓTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ACÚSTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | TRANSFERÊNCIA DE CALOR, PROCESSOS TÉRMICOS E TERMODINÂMICOS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES) FENÔMENOS ELETROMAGNÉTICOS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES) FENÔMENOS TÉRMICOS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA ATÔMICA E MOLECULAR | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ESTRUTURA ELETRÔNICA DE ÁTOMOS E MOLÉCULAS, TEORIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | PROPRIEDADES TÉRMICAS DA MATÉRIA CONDENSADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ORGÂNICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | FÍSICO-QUÍMICA ORGÂNICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ORGÂNICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA DOS PRODUTOS NATURAIS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ORGÂNICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA ORGÂNICA) QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ORGÂNICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA ORGÂNICA) SISTEMAS TERMODINÂMICOS E ESTADOS DA MATÉRIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA INORGÂNICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | NÃO-METAIS E SEUS COMPOSTOS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA INORGÂNICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | DETERMINAÇÃO DE ESTRUTURAS DE COMPOSTOS INORGÂNICOS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ANALÍTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA ANALÍTICA) QUÍMICA ANALÍTICA CLÁSSICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ANALÍTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA ANALÍTICA) QUÍMICA DOS ELEMENTOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) FUDAMENTOS DE GEOCIÊNCIAS: GEOLOGIA, GEOFÍSICA, METEOROLOGIA, OUTROS ASPECTOS | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (INFORMÁTICA) NATUREZA DA INFORMAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (INFORMÁTICA) PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) PROCESSO E DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | BIOLOGIA GERAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | BIOLOGIA GERAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | BOTÂNICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BOTÂNICA | BOTÂNICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | ECOLOGIA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | ECOLOGIA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | ECOLOGIA APLICADA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA APLICADA) EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA) GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA) PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | ANATOMIA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | ANATOMIA HUMANA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) FISIOLOGIA HUMANA | 4 | 4 | 3 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) HIGIENE, SAÚDE, ERGONOMIA E SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SAÚDE COLETIVA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE COLETIVA) FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITO PÚBLICO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PÚBLICO) LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PROGRAMAÇÃO DE CONDIÇÕES DE ENSINO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PSICOLOGIA EDUCACIONAL | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO EDUCACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | POLÍTICA EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TECNOLOGIA EDUCACIONAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TEORIAS DA INSTRUÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) ANÁLISE, SELEÇÃO E CRIAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS IMPRESSOS, AUDIOVISUAIS E INFORMATIZADOS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) ESTRATÉGIAS PARA RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) METODOLOGIAS ATIVAS E ASSISTIVAS | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL (DO SEXTO AO NONO ANO) | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) TEORIAS PEDAGÓGICAS E DIDÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL (DO SEXTO AO NONO ANO) | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULOS ESPECÍFICOS PARA NÍVEIS E TIPOS DE EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CURRÍCULO) CIÊNCIAS NATURAIS NO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL (DO SEXTO AO NONO ANO): FUNDAMENTOS, ABORDAGEM DE UNIDADES TEMÁTICAS, OUTROS ASPECTOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | EDUCAÇÃO ESPECIAL | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ENSINO FUNDAMENTAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EXPERIMENTAÇÃO E ENSINO DE QUÍMICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) PRÁTICAS DE ENSINO DE BIOLOGIA, DE MATEMÁTICA E DE FÍSICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) PRÁTICAS LABORATORIAS PARA PROJETOS DE ROBÓTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) DIFERENÇA, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) INOVAÇÃO EDUCACIONAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) NORMAS E PROCEDIMENTOS TÉCNICOS APLICÁVEIS AO ENSINO FUNDAMENTAL (DO SEXTO AO NONO ANO) | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) POLÍTICAS E PRÁTICAS DE ARTICULAÇÃO ESCOLA-COMUNIDADE | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 3 | 3 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 3 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 3 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 3 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PESQUISA | 3 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 3 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | 3 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 3 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 3 | 4 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - CRIATIVIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - ATENÇÃO A DETALHES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | RESPOSTA DE ORIENTAÇÃO | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 5 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
Condições de Trabalho
Trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.Exigências do mercado de trabalho
O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- estudar;
- planejar cursos, aulas e atividades escolares;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados;
- registrar práticas escolares de caráter pedagógico;
- promover a educação dos alunos;
- participar das atividades educacionais e comunitárias da escola;
- comunicar-se;
- demonstrar competências pessoais;
- criar situações múltiplas de aprendizagem;
- orientar a auto-avaliação dos alunos;
- contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos;
- propor atividades culturais;
- sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola;
- preencher formulários com notas e faltas;
- esclarecer os critérios de avaliação para os alunos;
- construir relações de confiança com os alunos;
- desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea;
- demonstrar capacidade de intervir na realidade;
- sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos;
- diagnosticar o nível pedagógico dos alunos;
- estabelecer as metodologias de ensino;
- debater projetos interdisciplinares com os alunos;
- analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações;
- registrar as atividades de horas-de trabalho docente extra-classe;
- prever recursos materiais e didáticos;
- consultar bibliotecas;
- estimular a troca de conhecimento;
- registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas;
- propor estudos interdisciplinares;
- respeitar a heterogeneidade dos alunos;
- freqüentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais;
- respeitar os limites dos alunos;
- empregar recursos e procedimentos didáticos;
- demonstrar capacidade de diálogo;
- comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos;
- discutir projetos interdisciplinares com colegas;
- elaborar o projeto pedagógico;
- demonstrar solidariedade;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar;
- desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos;
- desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes;
- propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem;
- preencher diário de classe;
- escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais;
- conviver com as idéias ou posições contrárias;
- demonstrar criatividade e iniciativa;
- acompanhar as mudanças na área da educação;
- selecionar os conteúdos;
- agir eticamente;
- propor opções para o horário de trabalho;
- propor critérios para a composição das classes;
- promover jogos e atividades de caráter cooperativo;
- trabalhar em equipe;
- ministrar aulas;
- observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar;
- registrar atividades extracurriculares;
- propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe;
- avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares;
- corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos;
- prever participação em eventos culturais e científicos;
- encaminhar alunos para serviço de orientação escolar;
- registrar atividades culturais e pedagógicas;
- determinar os objetivos do curso e da disciplina;
- sistematizar o conhecimento;
- orientar os alunos quanto a utilização dos recursos didáticos e ambientes de apredizagem;
- adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem;
- socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação;
- assumir funções administrativo-pedagógicas;
- revelar interesses multidisciplinares;
- expressar-se com clareza;
- listar material escolar básico;
- aprender novas tecnologias;
- desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania;
- comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos;
- propor calendário de avaliação escrita;
- definir processos e critérios de avaliação;
- analisar a auto-avaliação dos alunos;
- demonstrar pontualidade e assiduidade;
- registrar avaliações e resultados;
- demonstrar controle emocional;
- consultar legislação;
- contextualizar os conhecimentos;
- promover palestras e outras atividades sobre valores éticos;
- participar da elaboração do plano de gestão da escola;
- propor regras comuns para comunidade escolar;
- decodificar diferentes códigos e linguagens;
- falar segundo as normas ortográficas e gramaticais;
- demonstrar liderança;
- colocar-se disponível para os alunos;
- desenvolver atividades de estímulo a ampliação do conhecimento;
- desenvolver temas tranversais por intermédio de diferentes atividades;
- elaborar cronogramas das atividades da disciplina;
- elaborar os instrumentos de avaliação;
- solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor;
- possibiltar a apropriação de conhecimentos;
- selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos;
- contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos;
- avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série;
- incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários;
- organizar a bibliografia;
- adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem;
- organizar atividades comunitárias;
- ler literatura específica da área de conhecimento;
- identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem;
- orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente;
- dialogar com a direção e coordenações da escola;
- trocar experiências com os professores através de reuniões;
- orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo;
- analisar o plano de gestão da escola;
- expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem;
- definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente;
- elencar temas para projetos pedagógicos;
Divisões de categorias profissionais do CBO 2313-05
CBO 2313-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de ciências exatas e naturais do ensino fundamental que pertence ao grupo dos professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Profissionais do ensino
-
-
- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
-
-
-
-
- Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 2313-05 - Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 231305 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série em todos os estados e cidades do Brasil.
CBO | Cargo/Profissão | Localidade | Jornada | Amostragem | |
---|---|---|---|---|---|
2313-05 | Professor de Ciências Naturais no Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série | Brasil | 28h | 4.908 | |
2313-05 | Professor de Ciências Naturais no Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série | São Paulo | 29h | 2.502 | |
2313-05 | Professor de Ciências Exatas e Naturais do Ensino Fundamental | São Paulo, SP | 26h | 342 | |
2313-05 | Professor de Ciências Exatas e Naturais do Ensino Fundamental | Porto Alegre, RS | 19h | 67 | |
2313-05 | Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série | Brasil | 28h | 4.908 | |
2313-05 | Professor de Ciências Naturais no Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série | São Paulo, SP | 26h | 342 | |
2313-05 | Professor de Ciências Exatas e Naturais do Ensino Fundamental | Brasil | 28h | 4.908 | |
2313-05 | Professor de Ciências Exatas e Naturais do Ensino Fundamental | Ribeirão Preto, SP | 22h | 27 | |
2313-05 | Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série | São Paulo, SP | 26h | 342 | |
2313-05 | Professor de Ciências Exatas e Naturais do Ensino Fundamental | São Paulo | 29h | 2.502 | |
2313-05 | Professor de Ciências na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série | São Paulo | 29h | 2.502 | |
2313-05 | Professor de Ciências Naturais no Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série | Rio de Janeiro, RJ | 21h | 125 | |
Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial |