CBO 2313-05 - Professor de ciências exatas e naturais do ensino fundamental - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série
O profissional no cargo de Professor de ciências exatas e naturais do ensino fundamental CBO 2313-05 ministra aulas de ciências (da área de conhecimento de ciências da natureza) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Propõe atividades e temas de ciências relacionados à realidade atual, ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas.
Estimula a criatividade dos alunos, a busca pela solução de problemas e o trabalho em grupo Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios e aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação Registra informações das atividades desenvolvidas.
Pode organizar atividades extraclasse Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 2313-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de ciências exatas e naturais do ensino fundamental, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série CBO 2313-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2313-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de ciências exatas e naturais do ensino fundamental
O Professor de ciências exatas e naturais do ensino fundamental CBO 2313-05 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos em relação às ciências Estabelece os objetivos e define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação.
Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.
Pode aplicar tecnologias educacionais, tais como jogos, animações e simuladores com conteúdos relacionados às ciências Define atividades extraclasse.
Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial Prepara aulas, programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.
Define objetivos das aulas.
Seleciona conteúdos formativos, definindo a extensão e a profundidade da abordagem Ministra aulas de ciências (da área de conhecimento de ciências da natureza) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais.
Define metodologias de ensino e propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdos programáticos, temas transversais, atitudes, princípios e valores.
Propõe temas e atividades contextualizadas com a realidade atual e relacionadas ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas Estimula a criatividade dos alunos e a busca pela solução de problemas Incentiva o trabalho em grupos, para realizarem debates, buscarem mais informações, encontrarem solução de problemas e formularem novas questões.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, e utilizando questões orais e escritas, projetos integradores e situações-problema Documenta e analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa.
Propõe e organiza a realização de estudos e projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, problemas da sociedade contemporânea, arte e cultura e temáticas coletivas.
Implementa orientações e conceitos básicos referentes aos cuidados com o meio ambiente e à responsabilidade de cada pessoa na sua preservação Executa atividades integradoras para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Pode acompanhar a ida dos alunos a espaços extraescolares, como participação em feiras de ciências, visitas a exposições interativas na área de ciências, entre outros.
Pode organizar atividades - educativas, culturais e sociais – extraclasse, de forma articulada com outros professores Elabora documentos referentes às práticas escolares, como diário de classe, planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares, e sistemática de avaliação.
Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de ciências da natureza Participa de cursos de especialização e de atualização profissional em sua área de atuação.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2313-05 deve promover a educação dos alunos, estudar, registrar práticas escolares de caráter pedagógico, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola, planejar cursos, aulas e atividades escolares, demonstrar competências pessoais, avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2313-05
O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.
Atividades exercidas por um Professor de ciências exatas e naturais do ensino fundamental CBO 2313-05
Um Professor de ciências exatas e naturais do ensino fundamental (ou sinônimo) deve freqüentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, respeitar os limites dos alunos, propor atividades culturais, expressar-se com clareza, elaborar os instrumentos de avaliação, estabelecer as metodologias de ensino, organizar a bibliografia, colocar-se disponível para os alunos, desenvolver temas tranversais por intermédio de diferentes atividades, analisar a auto-avaliação dos alunos, prever recursos materiais e didáticos, orientar a auto-avaliação dos alunos, demonstrar capacidade de intervir na realidade, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, orientar os alunos quanto a utilização dos recursos didáticos e ambientes de apredizagem, propor opções para o horário de trabalho, ler literatura específica da área de conhecimento, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, consultar bibliotecas, registrar atividades culturais e pedagógicas, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, contextualizar os conhecimentos, preencher diário de classe, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, acompanhar as mudanças na área da educação, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, analisar o plano de gestão da escola, preencher formulários com notas e faltas, trabalhar em equipe, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, participar da elaboração do plano de gestão da escola, discutir projetos interdisciplinares com colegas, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, agir eticamente, possibiltar a apropriação de conhecimentos, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, aprender novas tecnologias, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, definir processos e critérios de avaliação, revelar interesses multidisciplinares, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, estimular a troca de conhecimento, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, propor critérios para a composição das classes, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, determinar os objetivos do curso e da disciplina, demonstrar pontualidade e assiduidade, empregar recursos e procedimentos didáticos, elencar temas para projetos pedagógicos, respeitar a heterogeneidade dos alunos, construir relações de confiança com os alunos, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, demonstrar criatividade e iniciativa, demonstrar solidariedade, assumir funções administrativo-pedagógicas, organizar atividades comunitárias, decodificar diferentes códigos e linguagens, desenvolver atividades de estímulo a ampliação do conhecimento, demonstrar liderança, propor regras comuns para comunidade escolar, sistematizar o conhecimento, registrar atividades extracurriculares, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, registrar avaliações e resultados, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, propor estudos interdisciplinares, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, demonstrar controle emocional, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, debater projetos interdisciplinares com os alunos, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extra-classe, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, listar material escolar básico, elaborar o projeto pedagógico, prever participação em eventos culturais e científicos, selecionar os conteúdos, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, criar situações múltiplas de aprendizagem, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, conviver com as idéias ou posições contrárias, consultar legislação, propor calendário de avaliação escrita, ministrar aulas, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, trocar experiências com os professores através de reuniões, dialogar com a direção e coordenações da escola, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, demonstrar capacidade de diálogo.