CBO 2251-06 - Médico legista - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos médicos clínicos
O profissional no cargo de Médico legista CBO 2251-06 realiza atividades em áreas de interconexão entre medicina e direito Atua em medicina legal e perícias médicas na área criminal - fornecendo provas técnico-científicas de natureza médica, que auxiliam a autoridade judicial - e nas áreas cível, administrativa, previdenciária, securitária, entre outras.
Efetua exames de corpo de delito Trabalha em equipe multiprofissional nas perícias Elabora laudos técnicos para processos judiciais e administrativos.
Mantém-se atualizado na sua área de atuação Pode prestar consultoria para escritórios de advocacia Pode atuar como docente.
Realiza pesquisas sobre temas relacionados à área de medicina legal e perícias médicas Supervisiona equipe Atua com base em princípios de ética profissional.
Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança e de preservação ambiental
CBO 2251-06 é o Código Brasileiro da Ocupação de médicos clínicos que pertence ao grupo dos profissionais das ciências biológicas, da saúde, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Médico legista, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Médicos clínicos CBO 2251-06 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2251-06
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde.
- Profissionais da medicina.
- Médicos clínicos.
O que faz um Médico legista
O Médico legista CBO 2251-06 prepara-se para atuar em medicina legal e perícias médicas, em Instituto Médico Legal (IML), Instituto de Criminalística (IC), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Departamento de Trânsito (DETRAN) ou em outros órgãos ou instituições Seleciona instrumentos, materiais e equipamentos necessários para suas atividades.
Atua na área criminal, fazendo exames de corpo de delito.
Coleta provas por meio de perícias – em corpos de pessoas vivas ou mortas – e analisa documentos médicos, como prontuários e resultados de exames disponíveis Trabalha em departamentos do IML, como de antropologia forense, onde exuma cadáveres, e de clínica médica, onde faz exames de lesões corporais.
Realiza estudos de identificação de indivíduo, utilizando recursos como datiloscopia, iridologia e exame de DNA, entre outros Efetua identificação de restos humanos e, quando possível, de causas e circunstâncias da morte, por meio do exame de ossos e lesões.
Analisa informações sobre as circunstâncias da morte, seus mecanismos e causas, tais como acidentes, homicídios, suicídios ou mortes por causas naturais.
Estima o tempo transcorrido entre a morte e o exame necroscópico, realizando análise dos processos deformativos “post-mortem”, tais como lividez, manchas verdes e rigidez cadavérica Efetua estudos da saúde e integridade mental do indivíduo e da sua capacidade para assumir atos da vida civil ou ser responsabilizado criminalmente por suas atitudes.
Realiza perícia na área de balística forense, analisando feridas produzidas por projéteis de armas de fogo.
Examina as características da lesão produzida, que são influenciadas pelo ângulo de impacto, tipo de tecido – como músculo - que é atravessado pelo projétil, profundidade de penetração do projétil, fragmentação do projétil, e natureza da cavidade (permanente ou temporária) Estuda, então, as lesões produzidas por projéteis de arma de fogo (balística dos efeitos), analisando o ferimento de entrada, o ferimento de saída e o trajeto Pode utilizar tecnologias digitais e impressão 3D para reconstrução da estrutura anatômica em análise e preservar o material biológico.
Atua na perícia cível, em processos e resolução de delitos praticados contra patrimônio, bens ou outro valor de terceiros Trabalha com indenização por dano físico (erro médico), anulação de ato jurídico (casamento), interdição, imputabilidade, entre outros processos Atua em auditoria na área da saúde suplementar ou no Sistema Único de Saúde (SUS), assegurando que o atendimento solicitado pelo profissional de saúde é mesmo necessário e está sendo prestado com eficiência e em local apropriado.
Atua em perícia securitária, avaliando as condições de seguros de vida Atua em perícia administrativa, analisando a saúde do trabalhador e determinando se tem capacidade (ou não) para o trabalho, a fim de concessão de benefícios sociais e trabalhistas.
Elabora laudos técnicos para processos judiciais e administrativos Prepara relatórios, atestados e pareceres Trabalha em equipe multiprofissional - com odontologista legal, advogados, agentes das forças de segurança, entre outros - nas perícias.
Pode prestar consultoria para escritórios de advocacia Pode atuar como docente, abordando variados temas, como avaliação do dano corporal em lesões pessoais, fatores relacionados com acidentes de trânsito, entre outros Supervisiona equipe, avaliando desempenho e promovendo programas de treinamento.
Realiza pesquisas sobre temas relacionados à área de medicina legal e perícias médicas, tais como psicopatologia forense e violência contra a criança Elabora trabalhos científicos Mantém-se atualizado na sua área de atuação, acompanhando emissão de novas leis e normas, analisando novas tecnologias na área de medicina legal, e avaliando novas técnicas utilizadas em perícias médicas.
Zela pela segurança no trabalho, usando equipamentos de proteção individual Cuida da assepsia das mãos, dos instrumentos e do ambiente de trabalho Sinaliza áreas de risco.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2251-06 deve implementar ações de promoção da saúde, realizar consulta e atendimento médico, difundir conhecimentos médicos, demonstrar competências pessoais, coordenar programas e serviços em saúde, tratar pacientes e clientes, elaborar documentos médicos, efetuar perícias, auditorias e sindicâncias médicas.
Condições de trabalho dessas profissões
Médicos clínicos os cargos dessa família CBO exercem suas funções em setores cujas atividades referem-se a saúde e serviços sociais, ensino, pesquisa e desenvolvimento. De modo geral atuam por conta própria, na condição de autônomos, sem supervisão permanente. Organizam- se individualmente e em equipe de trabalho, desenvolvendo as atividades em ambientes fechados, em horários de trabalho irregulares. Exceção feita profissionais que atuam no Programa de Estratégia de Saúde da Família, onde exercem suas funções como empregados, com supervisão ocasional e cumprem carga horária semanal prevista em Portaria específica. Podem trabalhar em posições desconfortáveis durante longos períodos e, devido à natureza e nível de responsabilidade próprio da função, podem estar sujeitos a estresse constante. Em algumas ocupações os profissionais podem estar sujeitos a ação de materiais tóxicos, químicos, radioativos e biológicos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2251-06
Essas ocupações são exercidas por profissionais com formação superior em Medicina, credenciados pelo Conselho Regional de Medicina (CRM). O exercício pleno das funções se dá após o período de um a dois anos de experiência profissional e de três a quatro anos para o médico antroposófico. Para o exercício da função no Programa de Estratégia de Saúde da Família não é necessário experiência anterior.
Atividades exercidas por um Médico legista CBO 2251-06
Um Médico legista (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de atenção seletiva, reabilitar pacientes e clientes - condições biopsicossociais, demonstrar capacidade de saber ouvir, supervisionar atos médicos, avaliar atos médicos, discutir diagnóstico, prognóstico e tratamento com pacientes, clientes, responsáveis e familiares, ministrar aulas, encaminhar usuários a outros profissionais, demonstrar capacidade de efetuar atendimento humanizado, responder quesitos periciais, retirar órgãos e tecidos, executar tratamento com agentes químicos, organizar cursos de educação continuada, elaborar documentos de imagem, guardar órgaõs e tecidos, demonstrar capacidade de preservar sigilo médico, examinar documentos médicos, constituir comissões médico-hospitalares, redigir trabalhos científicos, supervisionar equipe de saúde, interpretar dados de exame clínico e exames complementares, gerenciar recursos financeiros, emitir atestados, realizar anamnese, implementar medidas de biossegurança, descrever ações médicas, implantar órteses e próteses, elaborar procedimentos operacionais padrão, participar de encontros, congressos e demais eventos científicos, monitorar estado de saúde de pacientes hospitalizados, realizar atendimento em consultório, cultivar órgãos e tecidos, implementar medidas de segurança e proteção do trabalhador, preparar material didático, organizar encontros científicos, demonstrar capacidade de interpretar linguagem verbal e não-verbal, estabelecer plano de ações em saúde, desenvolver equipamentos, praticar procedimentos intervencionais, prestar depoimentos, demonstrar empatia, demonstrar capacidade de lidar com situações adversas, realizar exames complementares, vistoriar ambientes de trabalho, solicitar interconsultas, executar tratamento com agentes biológicos, fiscalizar treinamento médico, diagnosticar estado de saúde de pacientes e clientes, acompanhar plano terapêutico do usuário, demonstrar altruísmo, prescrever tratamento, selecionar pacientes em situações específicas, demonstrar rapidez de percepção, executar tratamento com agentes físicos, divulgar informações em mídia, realizar diagnóstico de saúde da comunidade, demonstrar tolerância, emitir pareceres, promover ações de controle de vetores e zoonoses, ministrar tratamentos preventivos, elaborar material informativo e normativo, levantar hipóteses diagnósticas, formular quesitos periciais, planejar tratamento de clientes e pacientes, realizar propedêutica instrumental, indicar tratamento, executar terapêutica genética, emitir laudos, elaborar protocolos de condutas médicas, despachar expediente, emitir receitas, vistoriar equipamentos e instalações, participar de diretorias de associações, entidades de classe e conselhos de saúde, desenvolver procedimentos, rastrear doenças prevalentes, demonstrar capacidade de acolhimento, especificar insumos, auxiliar normatização de atividades médicas, selecionar equipe de trabalho, elaborar prontuários, preencher formulários de notificação compulsória, promover atividades educativas, efetuar necropsias, estabelecer prognóstico, praticar psicoterapia, realizar visitas domiciliares, prescrever imunização, distribuir tarefas, supervisionar propedêutica instrumental, administrar situações de urgência e emergência, solicitar exames complementares, realizar exame físico, preparar projetos de pesquisa, colher depoimentos, realizar visitas hospitalares, demonstrar capacidade de tomar decisões, emitir declarações, avaliar conhecimento de especialistas, montar escala de serviços, executar transplantes de órgãos e tecidos, receitar drogas, medicamentos , fitoterápicos e antroposóficos, demonstrar capacidade de liderança, indicar necessidade de internação, realizar atendimentos de urgência e emergência, prestar consultorias e assessorias, demonstrar imparcialidade de julgamento, assistir parto, prescrever medidas higiênico-dietéticas, desenvolver pesquisas em medicina, promover campanhas de saúde, demonstrar ações médicas, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, implementar medidas de saúde ambiental, elaborar relatórios, demonstrar capacidade de adequar linguagem, arquivar documentos, praticar intervenções clínicas.