CBO 2239-05 - Terapeuta ocupacional - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos terapeutas ocupacionais, ortoptistas e psicomotricistas
O profissional no cargo de Terapeuta ocupacional CBO 2239-05 realiza assistência terapêutica ocupacional em unidades de saúde, consultórios e clínicas, levantando dificuldades temporárias ou permanentes de pacientes para realização de atividades da vida diária – como autocuidado, lazer, entre outras, analisando condições físicas ou mentais (saúde) e restrições criadas pelo ambiente (físico, social, atitudinal e cultural) para estabelecer causas das limitações, elaborando diagnóstico, executando tratamento, e avaliando resultados Presta assistência terapêutica ocupacional no contexto de atenção domiciliar, no contexto escolar e no contexto do trabalho.
Realiza programas educacionais Supervisiona equipe Mantém-se atualizado em sua área de atuação.
Atua com base em princípios de ética profissional Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança e de preservação ambiental
CBO 2239-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de terapeutas ocupacionais, ortoptistas e psicomotricistas que pertence ao grupo dos profissionais das ciências biológicas, da saúde, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Terapeuta ocupacional, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Terapeutas ocupacionais, ortoptistas e psicomotricistas CBO 2239-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2239-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Terapeutas ocupacionais, ortoptistas e psicomotricistas.
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde.
O que faz um Terapeuta ocupacional
O Terapeuta ocupacional CBO 2239-05 planeja o atendimento de pessoas, de todas as faixas etárias, com alguma limitação ou incapacidade para realizar Atividades Básicas da Vida Diária (ABVD) – como autocuidado (higiene, alimentação e vestuário) - e Atividades Instrumentais da Vida Diária (AIVD) - tais como preparo de refeições, gerenciamento de finanças e criação de filhos – que exigem interações mais complexas Organiza o ambiente em instituição – como hospital, ambulatório, consultório, clínica de reabilitação, centro de geriatria, ou outra – para efetuar o atendimento.
Realiza o acolhimento de paciente em consulta, estabelecendo vínculo mediante escuta qualificada.
Efetua anamnese, obtendo histórico das limitações que necessitam de intervenção Verifica se as limitações são causadas por distúrbios genéticos, traumáticos ou doenças adquiridas.
Observa pontos fortes no desempenho de paciente que possam ser estimulados para compensar os pontos fracos Faz diagnóstico, definindo o tratamento de indivíduos portadores de alterações cognitivas, motoras, afetivas, perceptivas ou psicossociais.
Pode receber de médico, que lhe encaminhou paciente, uma síntese do problema detectado - como tipo e duração da doença ou lesão – e os resultados esperados da terapia ocupacional.
Pode solicitar e realizar interconsulta, para discutir o diagnóstico e o plano de tratamento com outros profissionais da área de saúde Executa o tratamento de acordo com a limitação identificada.
Pode estimular brincadeiras que desenvolvem habilidades motoras, sensoriais e neurológicas da criança, de acordo com sua idade.
Pode desenvolver dinâmicas com o objetivo de despertar a autoestima de paciente jovem Pode criar ou selecionar equipamentos, dispositivos ou outros recursos para pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando a sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social Prepara familiares e cuidadores para atendimento às necessidades de paciente durante e após o tratamento.
Avalia a evolução de paciente Registra os procedimentos adotados e os resultados alcançados Atua no contexto escolar em todas as modalidades, etapas e níveis de ensino, identificando demandas e intervindo para que estudantes tenham capacidade de realizar suas atividades nos espaços de aprendizagem e de interação escolar.
Colabora para a redução da evasão escolar Participa em equipe do serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE), para implantação de recursos de tecnologia assistiva e comunicação alternativa e discussões sobre adaptações necessárias no processo de inclusão.
Contribui para a redução do “bullying” Participa dos processos de formação continuada de toda comunidade educativa Presta assistência terapêutica ocupacional em contextos de atenção domiciliar, visitando pacientes, familiares e outras pessoas que necessitam de atendimento, a fim de propor alterações em rotinas e em leiaute, mobiliários e equipamentos, para facilitar a realização das Atividades da Vida Diária e Atividades Instrumentais da Vida Diária.
Atua no contexto de trabalho, para realizar ações em benefício da saúde do trabalhador Promove ações de prevenção, tratamento e reabilitação de doenças e acidentes de trabalho Realiza ou solicita a confecção de recursos de tecnologia assistiva e desenvolve treinamento para uso de equipamentos e dispositivos, para promover a acessibilidade do trabalhador.
Efetua análise de local de trabalho, avaliação ergonômica e levantamento de fatores de risco ocupacional Propõe modificações e adaptações do ambiente de trabalho, para aumentar a segurança na execução das atividades Supervisiona o trabalho de equipe, avaliando desempenho e promovendo programas de treinamento.
Desenvolve pesquisas em terapia ocupacional e organiza eventos técnico-científicos Participa de programas educacionais para promoção da saúde Mantém-se atualizado na sua área de atuação, analisando novos processos de cuidado e novas tecnologias na terapia ocupacional.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2239-05 deve executar atividades técnico-científicas e administrativas, analisar condições dos pacientes,clientes, ambientes e comunidades, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, realizar intervenções/tratamento, orientar pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis, realizar diagnósticos, avaliar funções e atividades.
Condições de trabalho dessas profissões
Terapeutas ocupacionais, ortoptistas e psicomotricistas trabalham nas áreas de saúde, educação e serviços sociais, predominantemente em caráter liberal, no caso dos ortoptistas, e com vínculo empregatício, no caso dos terapeutas ocupacionais, na maior parte do tempo, em equipes multiprofissionais. Atuam em consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades, escolas, indústrias, dentre outros, em horários
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2239-05
Para o exercício dessas ocupações é exigido curso superior em uma das áreas: terapia ocupacional ou ortóptica, com registros nos conselhos profissionais pertinentes.
Atividades exercidas por um Terapeuta ocupacional CBO 2239-05
Um Terapeuta ocupacional (ou sinônimo) deve orientar técnicas ergonômicas, supervisionar profissionais, estagiários e equipes de apoio, esclarecer dúvidas, aplicar terapias assistidas por animais, analisar condicões socioeconômicas, etno-culturais e educacionais, avaliar funcionalidade da visão residual, avaliar atividades de vida diária - a.v.d., demonstrar liderança, reeducar postura, encaminhar cliente a profissionais e entidades, desenvolver órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos, organizar cotidiano de clientes, mediar reuniões, ensinar procedimentos de orientação/mobilidade - dependente/semi-independente/independente, demonstrar acuidade visual e estereoscópica, elaborar manuais técnico-administrativos e projetos, demonstrar capacidade de consciência corporal, elaborar relatórios, participar de programas de prevenção, promoção de saúde/qualidade vida, avaliar condições dolorosas, realizar consultoria e assessoria, avaliar condições para o desempenho ocupacional- trabalho, laser, brincar, escola e ócio, preparar ambiente terapêutico, lidar com estresse, organizar eventos técnico-científicos, avaliar distúrbios/transtornos/dificuldades de aprendizagem, demonstrar perseverança, realizar diagnóstico sócio-ocupacional, avaliar aspectos cinésiofuncionais, identificar redes de suporte social, interagir com outros profissionais, analisar atividades humanas, auditorar programas e serviços, estabelecer plano terapêutico ocupacional, elaborar laudos e pareceres, demonstrar empatia, avaliar órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos, acompanhar clientes em atividades do cotidiano, analisar critérios de elegibilidade, ensinar formas alternativas de comunicação, demonstrar capacidade de diálogo tônico com o outro, lidar com enlutamento, realizar perícia, demonstrar criatividade, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, realizar avaliação ergonômica, demonstrar capacidade de escuta e interlocução, implementar ações para prevenção e promoção da saúde, avaliar desenvolvimento neuropsicomotor, divulgar trabalhos, ensinar técnicas de autonomia em atividade de vida diária - a.v.d. e atividades instrumentais de vida diária - a.i.v.d., avaliar funções manuais, dar devolutiva da avaliação e conduta terapêutica, tomar decisões, coordenar serviços de cultura, de assistência social e de direitos humanos, analisar laudos e pareceres, capacitar profissionais, prescrever órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos, verificar compreensão da orientação, analisar exames complementares, realizar procedimentos de habilitação e de reabilitação, contornar situações adversas, transmitir instruções a equipe multidisciplinar, avaliar funções psicossociais, explicar procedimentos e rotinas, estimular adesão e continuidade do tratamento, elaborar processo de alta, elaborar trabalhos científicos, demonstrar acuidade auditiva, eleger procedimentos de intervenções/tratamento, estabelecer metodologia de trabalho, ministrar cursos e palestras, estabelecer capacidade de atendimento, acompanhar evolução terapêutica, transmitir segurança, prescrever atividades, administrar recursos humanos, materiais e financeiros, avaliar sensibilidade, avaliar motricidade geral - postura, marcha, equilíbrio, participar de diagnósticos interdisciplinares diferenciais, aplicar tecnologias de medição sócio-ocupacional, estimular percepção táctil-cinestésica e músculo-esquelético, estabelecer critérios de elegibilidade, avaliar funções psíquicas, participar do desenvolvimento de equipamentos de engenharia de reabilitação, demonstrar capacidade motora fina, elaborar protocolo de avaliação de tratamento, estimular habilidades sociais, avaliar impacto do adoecimento e da institucionalização, avaliar funções do corpo, mapear território, estabelecer parâmetros de alta, analisar resultados das avaliações, confeccionar órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos, avaliar funções sensório-motoras e percepto-cognitivas, coordenar atividades terapêuticas ocupacionais em grupo, aplicar estratégias para reabilitação psicossocial, trabalhar em equipe, demonstrar iniciativa, lidar com público, avaliar ambientes físicos e/ou educacionais e terapêuticos, realizar escuta qualificada - acolhimento, sugerir exames complementares, avaliar atividades instrumentais de vida diária - a.i.v.d., ensinar técnicas de independência em a.v.d. e a.i.v.d., realizar pesquisas, estimular desenvolvimento neuro-sensorio-motor e percepto-cognitivo, coordenar serviços de saúde e educação, demonstrar procedimentos e técnicas, avaliar habilidades e padrões motores, treinar paciente na utilização de órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos, demonstrar objetividade, efetuar anamnese, visitar domicílios, escolas, postos de trabalho, instituições e comunidades, demonstrar dinamismo, promover campanhas educativas, avaliar atividades sócio-ocupacionais, criar métodos de trabalho, demonstrar capacidade de análise e síntese, estimular percepção espacial e viso-motora, analisar avaliações de profissionais, adaptar próteses, adaptações e produtos assistivos, avaliar integração sensorial, avaliar funções neuro-musculo-esqueléticas, avaliar coordenação óculo manual e pedal, avaliar percepção espacial, temporal e psicomotora, avaliar aspectos afetivos, emocionais e sociais, demonstrar capacidade de observação, registrar procedimentos e evolução de clientes e pacientes, adaptar postura, adaptar atividades, adaptar órteses.