CBO 2134-40 - Oceanógrafo
Entenda o que fazem os geólogos, oceanógrafos, geofísicos e afins no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Oceanógrafo e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um
Funções Detalhadas
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
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Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
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Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
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Condições de Trabalho
O trabalho é exercido principalmente em atividades econômicas de extração de carvão mineral, petróleo e gás e de minerais em geral, e, mais recentemente, na proteção ambiental e nos estudos relativos à água. Quando atuam em pesquisa e desenvolvimento e no ensino são classificados como pesquisadores e professores. Podem trabalhar como empregados ou prestadores de serviços. Trabalham com supervisão permanente e suas atividades se desenvolvem em equipe, tanto em laboratórios como no campo. Pode ocorrer que, no exercício de algumas atividades, alguns profissionais estejam sujeitos aos efeitos da permanência prolongada em posições desconfortáveis, podem também estar expostos a altas temperaturas, materiais tóxicos, áreas ínvias e de ocupação sub-normal.Exigências do mercado de trabalho
As ocupações da família requerem o curso superior completo ou de curta duração - tecnólogo. É comum a presença de profissionais com pós-graduação e cursos de especialização. O exercício pleno das atividades requer entre três e cinco anos.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- controlar serviços de geologia, geofísica e oceanografia;
- demonstrar competências pessoais;
- difundir conhecimento geológico, geofísico e oceanográfico;
- gerir atividades de proteção, conservação e reabilitação ambiental;
- fomentar atividades de aqüicultura;
- pesquisar natureza geológica, geofísica e oceanográfica;
- prestar assessoria e consultoria;
- estudar ambientes terrestres e aquáticos;
- explorar recursos vivos - pescado, algas e fitoplâncton e não vivos - minerais - rochas, Água, combustíveis fósseis;
- identificar áreas propícias a aqüicultura;
- demonstrar visão espacial;
- assessorar a implantação e operação de empreendimentos nos ambientes costeiros, marinhos e de transição;
- estimar o potencial exploratório dos recursos;
- controlar qualidade e quantidade de recursos vivos e não-vivos;
- avaliar a capacidade de suporte da área de cultivo;
- descrever processos naturais em curso;
- controlar a qualidade ambiental dos sistemas aqüícolas;
- criar programas computacionais aplicados a geologia, geofísica e oceanografia;
- demonstrar visão temporal;
- identificar espécies propícias para cultivo;
- modelar processos e produtos geológicos e oceanográficos;
- processar dados oceanográficos, meteorológicos e batimétricos;
- adaptar métodos, técnicas e instrumentos laboratoriais e de campo;
- estudar viabilidade técnico-econômica;
- auditorar resultados;
- desenvolver técnicas e métodos de conservação e beneficiamento de produtos aqüícolas;
- delimitar áreas de proteção de sítios e monumentos geológicos e paleontológicos;
- descrever testemunhos de sondagem;
- coletar dados geológicos, geofísicos, meteorológicos, oceanográficos e batimétricos;
- elaborar mapas e cartas;
- demonstrar capacidade de agir sob pressão;
- controlar amostragem e resultados de ensaios físicos, mecânicos e químicos de amostras;
- demonstrar senso crítico;
- pesquisar processos geodinâmicos e oceanográficos;
- demonstrar capacidade de visão sistêmica;
- identificar minerais, rochas e fósseis;
- propor medidas e ações de prevenção e mitigação de impactos ambientais;
- desenvolver técnicas de exploração;
- desenvolver métodos de aproveitamento de recursos vivos e não-vivos;
- assessorar a regulação, licenciamento e fiscalização ambiental das atividades e empreendimentos;
- testar equipamentos;
- preparar avaliações e cartas de risco naturais e antrópicos;
- demonstrar capacidade de lidar com situações de risco;
- definir modelos de gestão para recursos hídricos;
- elaborar perfis geológicos e geofísicos;
- implementar planos de manejo, controle e monitoramento;
- organizar material informativo e educativo;
- interpretar dados geológicos, geofísicos, oceanográficos e batimétricos;
- organizar encontros científicos e técnicos;
- demonstrar capacidade de observação;
- caracterizar materiais geológicos;
- supervisionar laboratórios de pesquisa;
- coordenar projetos;
- emitir pareceres e laudos técnicos;
- demonstrar adaptabilidade;
- elaborar propostas de criação de áreas protegidas;
- orientar ordenamento da atividade extrativista;
- inventariar recursos minerais, hídricos e combustíveis fósseis;
- identificar sítios e monumentos geológicos e paleontológicos;
- qualificar recursos;
- planejar estudos;
- descrever minerais, rochas e fósseis;
- trabalhar com segurança;
- elaborar relatórios técnicos e científicos;
- estabelecer zoneamentos ambientais e/ou geotécnicos;
- preparar relatórios ambientais e/ou geotécnicos;
- realizar perícia e arbitramento técnicos;
- transferir métodos e técnicas de cultivo;
- desenvolver métodos, técnicas e instrumentos laboratoriais e de campo;
- elaborar planos de conservação de espécies;
- elaborar programas de educação ambiental;
- medir parâmetros físicos, químicos e mecânicos de materiais geológicos;
- organizar coleções e exposições;
- controlar qualidade dos procedimentos;
- elaborar planos de controle e monitoramento ambiental;
- preparar projetos de disposição de resíduos;
- elaborar planos para atendimento de emergências ambientais;
- demonstrar pró-atividade;
- interpretar fotos aéreas e imagens de sensoriamento remoto;
- elaborar planos de manejo para unidades de conservação;
- monitorar a sanidade das estruturas e organismos de cultivo;
- avaliar vulnerabilidade dos ecossistemas e/ou seus recursos;
- caracterizar a geomorfologia;
- gerenciar prospecção/exploração;
- propor medidas de reabilitação de áreas degradadas;
- organizar roteiros e expedições científicas;
- orientar programas de turismo, geoturismo e turismo ecológico;
- estudar o comportamento de poluentes em corpos hídricos e suas interfaces;
- classificar minerais, rochas e fósseis;
- assessorar órgãos públicos na elaboração de políticas ambientais;
- desenvolver técnicas e métodos de cultivo;
- trabalhar em equipe;
- demonstrar criatividade;
- fiscalizar atividade de prospecção e explotação de recursos vivos e não-vivos;
- pesquisar métodos, técnicas e instrumentos laboratoriais e de campo;
- realizar diagnósticos e prognósticos;
- demonstrar tolerância ao isolamento;
- propor medidas de proteção, conservação e reabilitação dos ecossistemas e/ou suas partes;
- avaliar passivos e impactos ambientais;
Divisões de categorias profissionais do CBO 2134-40
CBO 2134-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de oceanógrafo que pertence ao grupo dos geólogos, oceanógrafos, geofísicos e afins, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
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- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
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- Físicos, químicos
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- Geólogos, oceanógrafos, geofísicos e afins
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Cargos e salários CBO 2134-40 - Geólogos, oceanógrafos, geofísicos e afins
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CBO | Cargo/Profissão | Localidade | Jornada | Amostragem | |
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2134-40 | Oceanógrafo | Brasil | 41h | 90 | |
2134-40 | Oceanólogo | Brasil | 41h | 90 | |
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