Algumas funcionalidades da busca estão disponíveis apenas com plano de acesso ativo. Veja os planos

CBO 2134-35 - Petrógrafo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos geólogos, oceanógrafos, geofísicos e afins

O profissional no cargo de Petrógrafo CBO 2134-35 Estuda, descreve e classifica rochas a partir da análise das suas características estruturais, mineralógicas, químicas e geológicas Prepara amostras de rochas para as análises petrográficas macroscópicas e microscópicas.

Classifica rochas, detalhando e interpretando os aspectos mineralógicos, petrográficos, texturais e estruturais presentes nas amostras Elabora fichas de descrição e laudos petrográficos Aplica técnicas auxiliares, como interpretação de mapas geológicos do local de ocorrência, análises químicas qualitativa e quantitativa, microscopia eletrônica, espectroscopia e difração de raios-X, para apoiar a elaboração de descrições petrogenéticas.

Planeja e controla serviços de petrografia Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente

CBO 2134-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de geólogos, oceanógrafos, geofísicos e afins que pertence ao grupo dos profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Petrógrafo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Geólogos, oceanógrafos, geofísicos e afins CBO 2134-35 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2134-35

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Geólogos, oceanógrafos, geofísicos e afins.
      • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia.

O que faz um Petrógrafo

O Petrógrafo CBO 2134-35 estuda as características estruturais, mineralógicas, químicas e geológicas das rochas a fim de elaborar descrições petrográficas e petrogenéticas Planeja os estudos, selecionando recursos e instrumentação científica necessária, interpretando mapas geológicos do local de coleta das amostras, caracterizando a geomorfologia.

Prepara amostra para as análises macroscópica e microscópica, removendo impurezas e fragmentos soltos, realizando a observação a olho nu, com o auxílio de uma lupa petrográfica ou um microscópio estereoscópico.

Corta amostra com espessura adequada, confecciona lâmina da amostra a ser analisada, realiza o desgaste e polimento até obter uma lâmina delgada de rocha Realiza a descrição petrográfica a partir da análise em escala micro e macroscópica da lâmina de rocha, detalhando e interpretando os aspectos mineralógicos, petrográficos, texturais e estruturais.

Obtém fotomicrografias utilizando um microscópio petrográfico integrado a um computador para processamento, armazenamento e compartilhamento das imagens Integra os resultados dessas análises para descrever e classificar as rochas.

Elabora fichas de descrição e laudos petrográficos.

Aplica técnicas auxiliares, como interpretação de mapas geológicos do local de ocorrência da rocha, análises químicas qualitativa e quantitativa, microscopia eletrônica de varredura, espectroscopia e difração de raios-X, obtendo informações sobre a mineralogia e composição química dos minerais presentes na rocha Interpreta e correlaciona os dados obtidos, gerando descrições petrogenéticas, sugerindo o ambiente de formação e os processos evolutivos que afetaram a rocha.

Controla a qualidade dos procedimentos laboratoriais empregados nas análises petrográficas, fazendo auditoria dos resultados.

Pesquisa, desenvolve e adapta métodos, técnicas e instrumentos laboratoriais e de campo utilizados nas análises petrográficas Pode realizar análises petrográficas de outros materiais, como concretos e seus constituintes (agregados graúdos, miúdos e cimento), testemunhos de sondagem, fósseis, solos e materiais particulados (como rejeitos e areias), adaptando os procedimentos de preparação das amostras e de análises, às características do material Presta assessoria e consultoria em projetos de economia mineral, na realização de perícias e arbitramentos técnicos a partir de análises petrográficas, emitindo pareceres e laudos técnicos.

Divulga conhecimento sobre rochas e minerais, alimentando e compartilhando banco de imagens obtidas nas análises petrográficas, elaborando material informativo e educativo, organizando coleções e exposições, participando de encontros científicos e técnicos.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2134-35 deve demonstrar competências pessoais, difundir conhecimento geológico, geofísico e oceanográfico, controlar serviços de geologia, geofísica e oceanografia, estudar ambientes terrestres e aquáticos, explorar recursos vivos - pescado, algas e fitoplâncton e não vivos - minerais - rochas, Água, combustíveis fósseis, pesquisar natureza geológica, geofísica e oceanográfica, gerir atividades de proteção, conservação e reabilitação ambiental, prestar assessoria e consultoria.

Condições de trabalho dessas profissões

Geólogos, oceanógrafos, geofísicos e afins o trabalho é exercido principalmente em atividades econômicas de extração de carvão mineral, petróleo e gás e de minerais em geral, e, mais recentemente, na proteção ambiental e nos estudos relativos à água. Quando atuam em pesquisa e desenvolvimento e no ensino são classificados como pesquisadores e professores. Podem trabalhar como empregados ou prestadores de serviços. Trabalham com supervisão permanente e suas atividades se desenvolvem em equipe, tanto em laboratórios como no campo. Pode ocorrer que, no exercício de algumas atividades, alguns profissionais estejam sujeitos aos efeitos da permanência prolongada em posições desconfortáveis, podem também estar expostos a altas temperaturas, materiais tóxicos, áreas ínvias e de ocupação sub-normal.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2134-35

As ocupações da família requerem o curso superior completo ou de curta duração - tecnólogo. É comum a presença de profissionais com pós-graduação e cursos de especialização. O exercício pleno das atividades requer entre três e cinco anos.

Atividades exercidas por um Petrógrafo CBO 2134-35

Um Petrógrafo (ou sinônimo) deve caracterizar materiais geológicos, organizar coleções e exposições, organizar material informativo e educativo, assessorar a regulação, licenciamento e fiscalização ambiental das atividades e empreendimentos, demonstrar criatividade, medir parâmetros físicos, químicos e mecânicos de materiais geológicos, demonstrar capacidade de observação, demonstrar visão temporal, trabalhar com segurança, orientar programas de turismo, geoturismo e turismo ecológico, organizar encontros científicos e técnicos, prestar assessoria em projetos de economia mineral, trabalhar em equipe, realizar perícia e arbitramento técnicos, elaborar relatórios técnicos e científicos, demonstrar pró-atividade, emitir pareceres e laudos técnicos, coletar dados geológicos, geofísicos, meteorológicos, oceanográficos e batimétricos, criar programas computacionais aplicados a geologia, geofísica e oceanografia, controlar qualidade dos procedimentos, assessorar órgãos públicos na elaboração de políticas ambientais, identificar minerais, rochas e fósseis, demonstrar senso crítico, realizar diagnósticos e prognósticos, avaliar vulnerabilidade dos ecossistemas e/ou seus recursos, demonstrar capacidade de agir sob pressão, pesquisar métodos, técnicas e instrumentos laboratoriais e de campo, classificar minerais, rochas e fósseis, demonstrar adaptabilidade, testar equipamentos, descrever minerais, rochas e fósseis, identificar sítios e monumentos geológicos e paleontológicos, elaborar mapas e cartas, auditorar resultados, organizar roteiros e expedições científicas, demonstrar capacidade de visão sistêmica, desenvolver métodos, técnicas e instrumentos laboratoriais e de campo, demonstrar tolerância ao isolamento, interpretar dados geológicos, geofísicos, oceanográficos e batimétricos, demonstrar visão espacial, adaptar métodos, técnicas e instrumentos laboratoriais e de campo, integrar resultados analíticos de testemunhos de sondagem e de perfilagem, descrever testemunhos de sondagem, delimitar áreas de proteção de sítios e monumentos geológicos e paleontológicos, supervisionar laboratórios de pesquisa, demonstrar capacidade de lidar com situações de risco, planejar estudos, coordenar projetos.

Cargos e salários CBO 2134-35 - Geólogos, oceanógrafos, geofísicos e afins

Salário Petrógrafo

Petrógrafo: Brasil

O profissional no cargo de Petrógrafo CBO 2134-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.900 e 13.515 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 18 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2134-35.