CBO 1238-05 - Diretor de manutenção - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores de manutenção
O profissional no cargo de Diretor de manutenção CBO 1238-05 dirige atividades da área de manutenção em empresa pública ou privada, considerando diretrizes determinadas pelo diretor geral – e, em corporações, pelo conselho de administração – e levando em conta estratégias, metas e ações definidas no planejamento estratégico Implanta atividades e rotinas de manutenção, estabelecendo técnicas, procedimentos e instruções.
Prospecta negócios e coordena projetos de terceirização de serviços de manutenção Estabelece condições de qualidade, definindo indicadores de desempenho e avaliando a satisfação do cliente Administra a força de trabalho e os recursos financeiros e materiais.
Propõe orçamento e analisa custos associados à área de manutenção Pesquisa, introduz e desenvolve inovações tecnológicas Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 1238-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores de manutenção que pertence ao grupo dos dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público), segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Diretor de manutenção, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Diretores de manutenção CBO 1238-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1238-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Diretores de manutenção.
- Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público).
O que faz um Diretor de manutenção
O Diretor de manutenção CBO 1238-05 prepara-se para análise do planejamento estratégico da empresa, acompanhando a conjuntura econômica, analisando o mercado, e avaliando tecnicamente a concorrência Participa de reuniões com a direção geral da empresa, para discussão das metas e do conjunto integrado de ações que constam no planejamento estratégico, contribuindo para assegurar as condições adequadas na realização de atividades empresariais – em decorrência da diminuição de paradas por falhas ou defeitos - e a lucratividade prevista nas operações.
Analisa relatórios de inspeção de equipamentos e instalações, acompanha mapeamento de problemas potenciais e repetitivos em temas de manutenção e analisa falhas e ocorrências significativas, a fim de obter subsídios para o processo de planejamento da manutenção.
Implanta atividades e rotinas de manutenção, estabelecendo técnicas, procedimentos e instruções Acompanha cumprimento do plano de manutenção.
Aprova plano de parada de equipamentos e instalações para manutenção Aprova especificações de materiais, equipamentos e serviços.
Aprova reparos e trocas de equipamentos.
Prospecta negócios na área de manutenção para empresas de qualquer segmento, incluindo o agronegócio, o transporte de cargas e a construção civil Coordena os projetos de terceirização de serviços de manutenção, de acordo com demandas de clientes, definindo escopo, dimensionando equipes e estimando custos.
Estabelece condições de qualidade, definindo indicadores de desempenho e avaliando a satisfação do cliente com os serviços de manutenção.
Define critérios para elaboração de orçamentos de atividades de manutenção e propõe orçamento para a área Analisa custos associados à área, cotejando com estratégias e políticas de manutenção adotadas, com o objetivo de reduzir ao mínimo o custo do ciclo de vida de cada ativo objeto de manutenção Administra a força de trabalho da área de manutenção, definindo atribuições de gerências e critérios para admissão de funcionários.
Aprova contratação de funcionários Avalia desempenho da equipe e promove programas de desenvolvimento de pessoas Administra recursos financeiros e materiais.
Aprova compras e autoriza pagamentos Aprova critérios para estoques da área de manutenção.
Desenvolve e qualifica fornecedores Propõe investimentos em modernização de equipamentos e participa na definição de projetos referentes a novas tecnologias Pesquisa inovações tecnológicas e novos equipamentos, em função das necessidades da área de manutenção, incluindo tecnologias de detecção de falha que usam modelos de aprendizado de máquina, redes, inteligência artificial e elementos de sensoriamento associados aos componentes, equipamentos e sistemas passíveis de manutenção.
Introduz e desenvolve inovações na área de manutenção, avaliando utilização de sistemas digitais, tecnologias de automação e conectividade entre equipamentos Organiza sistemas de manutenção lastreados em técnicas preditivas, com apoio de tecnologias de ponta, para permitir melhoria efetiva de processos de manutenção Pode fazer uso ou impulsionar a utilização de “softwares” que auxiliam nas atividades de gestão de serviços de manutenção, compreendendo sistemas analíticos, CMMS- Sistema Computadorizado de Gestão da Manutenção (Computerized Maintenance Management System), entre outros.
Reúne-se com gerentes executivos e supervisores para avaliação das atividades Apresenta à direção da empresa, periodicamente, relatórios de acompanhamento das atividades, para mostrar o alcance de objetivos e metas Desenvolve ações para integração da empresa com a comunidade externa.
Atua de acordo com normas de conformidade legal e jurídica Aprimora condições de segurança, adaptando equipamentos e instalações às normas Controla cumprimento de normas ambientais Organiza corpo consultivo para estudar e implantar medidas para prevenir possíveis situações de risco no trabalho.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1238-05 deve promover mudanças tecnológicas, gerenciar recursos, administrar recursos humanos, implementar atividades de manutenção, demonstrar competências pessoais, planejar serviços de manutenção, aprimorar condições de segurança, qualidade, saúde e meio ambiente, coordenar projetos de terceirização.
Condições de trabalho dessas profissões
Diretores de manutenção exercem suas funções em empresas dos mais variados ramos de atividades. São contratados na condição de empregados com carteira assinada. Atuam em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados, no período diurno. No desempenho de algumas atividades, podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1238-05
Essa ocupação é exercida por pessoas com escolaridade de ensino superior, podendo ser requerido curso superior de nível tecnológico (tecnólogo) em área correlata. O desempenho pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Diretor de manutenção CBO 1238-05
Um Diretor de manutenção (ou sinônimo) deve verificar nível de satisfação da equipe, orientar trabalho da equipe, desenvolver fornecedores, participar na definição de novos projetos, administrar conflitos, aprovar contratação de funcionários, propor investimentos em modernização de equipamentos, definir indicadores de desempenho, converter estratégias em planos, definir critérios para redução de perdas, avaliar resultados, acompanhar mapeamento de problemas potenciais e repetitivos, aprovar compras, demonstrar expressão escrita, prospectar negócios, aprovar organograma funcional, qualificar fornecedores, controlar cumprimento de normas, discutir projetos com clientes, explicitar metas e indicadores, acompanhar auditorias internas e externas, zelar pela segurança, qualidade, saúde e meio ambiente, participar de eventos - seminários, palestras, feiras, adaptar máquinas, equipamentos e instalações às normas, analisar relatórios de inspeção de máquinas, equipamentos e instalações, definir atribuições de gerências, focar resultados, liderar equipes, acompanhar implantação de melhorias propostas, implantar atividades e rotinas de manutenção, definir critérios para elaboração de orçamentos, definir escopo de projetos, pesquisar novos equipamentos, acompanhar desenvolvimento de projeto, revelar visão sistêmica, promover rotação de postos de trabalho, auditar cumprimento de normas, incentivar surgimento de novas idéias, otimizar uso de recursos financeiros e materiais, coordenar implantação de recomendações de assistências técnicas, demonstrar criatividade, definir critérios para admissão de funcionários, propor política de terceirização de serviços, acompanhar indicadores de desempenho de áreas produtivas, estabelecer normas para cumprimento das políticas de segurança, qualidade, saúde e meio ambiente, negociar índices de disponibilidade de equipamentos, estabelecer metas operacionais, aprovar plano de parada de máquinas, equipamentos e instalações, autorizar pagamentos, definir prêmios de produtividade, monitorar áreas e equipamentos estratégicos, aprovar técnicas de manutenção, acompanhar análise de equipamentos-chave, trabalhar em equipe multifuncional, analisar relatórios, analisar projetos, acompanhar trabalhos de comissão de garantia da qualidade, trabalhar com segurança, analisar custos, avaliar desempenho da equipe, analisar empresas concorrentes, controlar padrões técnicos de manutenção, motivar equipe, pesquisar inovações tecnológicas, demonstrar ganhos com serviço de manutenção terceirizada, demonstrar expressão verbal, promover atitudes e medidas preventivas, estimular integração das equipes, promover treinamento e capacitação, aprovar especificações de materiais, equipamentos e serviços, demonstrar espírito empreendedor, monitorar atualização de documentação técnica, atualizar-se profissionalmente, analisar mercado, supervisionar serviços contratados, verificar satisfação do cliente, tomar decisões, propor orçamento da área, aprovar critérios para estoques da área de manutenção, introduzir inovações na área de manutenção, propor políticas de segurança, qualidade, saúde e meio ambiente, controlar qualidade de fornecedores, negociar programação de paradas, acompanhar legislação de interesse da área, monitorar aplicação de manual de qualidade dos serviços, participar do planejamento de grandes reparos, estimar custos, desenvolver inovações em manutenção, otimizar processos e recursos energéticos, analisar experiências anteriores, reavaliar recursos para manutenção de nível de produção, analisar falhas e ocorrências significativas, acompanhar cumprimento do plano de manutenção, trabalhar sob pressão, aprovar procedimentos e instruções de manutenção, definir política de manutenção, interpretar necessidade do cliente, aprovar projetos, propor programa de treinamento e capacitação, acompanhar conjuntura econômica, dimensionar equipe, aprovar reparo e troca de equipamentos, reconhecer desempenho da equipe, acompanhar cumprimento de orçamentos.