CBO 1223-05 - Diretor de operações de obras pública e civil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores de operações de obras em empresa de construção
O profissional no cargo de Diretor de operações de obras pública e civil CBO 1223-05 dirige as operações executadas em empresas de construção de edifícios (como os residenciais, comerciais e industriais) e de obras de infraestrutura (pontes, túneis, ferrovias, entre outras), considerando diretrizes determinadas pelo diretor geral – e, em corporações, pelo conselho de administração, além de estratégias, metas e ações definidas no planejamento estratégico Atua em todas as etapas dos processos de construção, planejando atividades técnicas, definindo processos de construção, monitorando atividades, e controlando qualidade.
Prospecta oportunidades de novos negócios, analisa a viabilidade técnica e econômica de contratos e empreendimentos, e supervisiona contratos de obras Gerencia o atendimento pós-venda Administra e supervisiona equipes.
Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 1223-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores de operações de obras em empresa de construção que pertence ao grupo dos dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público), segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Diretor de operações de obras pública e civil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Diretores de operações de obras em empresa de construção CBO 1223-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1223-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Diretores de operações de obras em empresa de construção.
- Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público).
O que faz um Diretor de operações de obras pública e civil
O Diretor de operações de obras pública e civil CBO 1223-05 prepara-se para análise do planejamento estratégico da empresa de construção de edifícios e de obras de infraestrutura, realizando análise de mercado e avaliando tecnicamente a concorrência Participa de reuniões com a direção geral da empresa, para discussão das metas e do conjunto integrado de ações que constam no planejamento estratégico, contribuindo para assegurar as condições adequadas na implantação das atividades, a efetividade dos processos de construção e a lucratividade prevista nas operações.
Planeja atividades técnicas, definindo critérios para elaboração de projetos executivos, de memorial descritivo, de orçamentos de execução de obras e de cronogramas físico-financeiros.
Aprova organograma de obras e indica seus responsáveis Define tecnologias de construção, analisando legislação, impacto ambiental e experiências anteriores.
Avalia temas de desafios tecnológicos inerentes às grandes obras de edificações, de complexidade e uso de alta tecnologia na engenharia civil de ferrovias e metrovias, do estado da arte em métodos construtivos de superestrutura de pontes e viadutos, entre outros Pesquisa novos produtos e fornecedores.
Define processos de construção - inclusive do tipo fora do local de construção, ou seja, do canteiro de obras (“off-site”) -, que segue tendências pelo uso de estruturas pré-fabricadas.
Desenvolve e acompanha implantação de novas tecnologias, produtos e materiais Promove a utilização de novas ferramentas tecnológicas para levantamentos de campo - como “softwares” interativos para apresentar mapas, “drone” para produzir fotografias aéreas, dentre outras -, de CAD-Desenho Assistido por Computador (Computer Aided Design) e de BIM-Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling).
Promove programas de qualidade e de produtividade.
Prospecta oportunidades de novos negócios, estabelecendo contatos com clientes e formando parcerias Seleciona editais para participação em licitações e realiza estudos técnicos preliminares Avalia a influência da conjuntura econômica nos negócios.
Analisa a viabilidade técnica e econômica de contratos e empreendimentos de obras de construção, analisando projetos, custos, propostas técnicas e comerciais Supervisiona contratos de obras, gerenciando o relacionamento entre empresa e clientes e o equilíbrio econômico e financeiro de cada contrato Inspeciona obras, acompanha cronograma físico e financeiro, e controla indicadores de resultados.
Negocia subcontratações e aquisições estratégicas Reavalia planejamento de obras e aprova termos aditivos contratuais.
Gerencia o atendimento pós-venda, determinando os procedimentos para essa atividade e participando da definição de critérios para avaliação da satisfação do cliente Levanta informações subsidiárias para aprimorar tecnologias em uso Com relação às ocorrências de garantia, determina medidas preventivas, realiza seu monitoramento, e conduz a análise de seus custos.
Administra a força de trabalho, participando na definição de políticas de pessoal e estabelecendo diretrizes de segurança e medicina do trabalho Supervisiona equipes de trabalho, avaliando seu desempenho e promovendo programas de qualificação Reúne-se com os gerentes executivos e supervisores para avaliação das atividades.
Expõe resultados do monitoramento de indicadores estatísticos da empresa Dissemina cultura de preservação ambiental nas obras Apresenta à direção da empresa, periodicamente, relatórios de acompanhamento das atividades, para mostrar o alcance de objetivos e metas.
Participa de feiras, cursos e congressos, para acompanhar a implantação de novas tecnologias, de novos produtos e de novos materiais na área de construção Desenvolve ações para integração da empresa com a comunidade externa Relaciona-se com entidades de classe Atua de acordo com normas de conformidade legal e jurídica Organiza corpo consultivo para estudar e implantar medidas para prevenir possíveis situações de risco no trabalho.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 1223-05 deve supervisionar contratos de obras, definir tecnologias de construção, demonstrar competências pessoais, administrar recursos humanos, gerenciar atendimento pós venda, analisar viabilidade técnica e econômica de contratos e empreendimentos, planejar atividades técnicas, participar do planejamento estratégico da empresa, desenvolver negócios.
Condições de trabalho dessas profissões
Diretores de operações de obras em empresa de construção esses profissionais atuam em todos os setores da construção civil, incluindo as áreas de grandes obras, habitação, saneamento, indústria, comércio, escolas etc. , Tanto no setor público como no privado. Podem ser empregados com carteira, com supervisão ocasional, ou empregadores. Trabalham em equipe, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1223-05
Para ingressar nesse emprego/ocupação é exigido curso superior completo. A formação profissional é feita na prática, com cinco anos ou mais de experiência na área.
Atividades exercidas por um Diretor de operações de obras pública e civil CBO 1223-05
Um Diretor de operações de obras pública e civil (ou sinônimo) deve demonstrar criatividade, definir critérios de elaboração de orçamentos de execução de obras, definir critérios de elaboração de memorial descritivo, definir critérios de elaboração de cronogramas físico-financeiro, demonstrar capacidade de influenciar pessoas, analisar contratos, gerenciar as interfaces com órgãos públicos e concessionárias, selecionar editais de licitações, demonstrar capacidade de relacionamento, analisar impacto ambiental, supervisionar equipe de trabalho, desenvolver novas tecnologias e produtos, definir processos de construção, definir metas de qualificação da equipe de trabalho, analisar projetos, elaborar relatórios para diretoria, estabelecer contatos com clientes, analisar legislação pertinente, negociar aquisições estratégicas, promover programas de qualidade e produtividade, monitorar ocorrências de garantia, gerenciar relacionamento empresa-clientes privados, determinar medidas preventivas de ocorrências de garantia, monitorar indicadores estatísticos da empresa, participar da definição dos critérios para aferição da satisfação do cliente, avaliar tecnicamente a concorrência, avaliar o grau de satisfação do cliente, demonstrar capacidade de adaptabilidade, indicar responsáveis por obras, acompanhar implantação de novas tecnologias e produtos, realizar inspeções às obras, demonstrar versatilidade, participar de feiras, cursos e congressos, demonstrar espírito empreendedor, analisar experiências anteriores, realizar estudos técnicos preliminares, implementar políticas de recursos humanos, analisar relatórios gerenciais, relacionar-se com entidades de classes, determinar procedimentos para atendimento pós venda, demonstrar iniciativa, gerenciar o equilíbrio econômico-financeiro do contrato, definir diretrizes de segurança e medicina do trabalho, reavaliar planejamento de obras, manter-se atualizado, acompanhar custos de obras, participar da formulação da política de recursos humanos, negociar sub-contratações estratégicas, propor metas, aprovar organograma de obras, aprovar propostas comerciais, pesquisar novos produtos e fornecedores, definir critérios para elaboração de projetos executivos, levantar subsídios para aprimorar tecnologias em uso, demonstrar capacidade de liderança, gerenciar o relacionamento empresa-clientes públicos, analisar a influência da conjuntura econômica nos negócios, prospectar oportunidades de negócios, definir nível de autonomia das gerências, demonstrar capacidade de comunicação, controlar indicadores de resultados, analisar custos, acompanhar cronograma físico-financeiro, analisar mercado, aprovar termos aditivos contratuais, demonstrar capacidade de negociação, aprovar propostas técnicas, propor fontes alternativas de recursos financeiros para clientes, analisar custos das ocorrências de garantia, aprovar promoções de funcionários, formar parcerias, realocar equipes de trabalho.