Mesmo sem contribuir é possível obter aposentadoria no INSS: Veja quem tem direito

Você sabia que mesmo quem nunca contribuiu pode conseguir aposentadoria de um salário mínimo no INSS? Esse é um benefício oferecido pelo Governo Federal para pessoas de família de baixa renda.

Essa é uma forma de garantir que o cidadão consiga ter suporte quando mais necessita, ainda que nunca tenha tido condições de contribuir junto ao INSS.

salário mínimo no INSS

Quem pode solicitar a aposentadoria de um salário mínimo no INSS?

Para solicitar a aposentadoria de um salário mínimo no INSS, o cidadão precisa atender alguns requisitos mínimos. São eles:

  • Ter algum tipo de incapacidade de longa duração;
  • Idade superior a 65 anos de idade;
  • Falta de condições da família para manter o idoso.

Essa aposentadoria de um salário mínimo no INSS funciona como uma convencional. No entanto, ela pertence a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e é chamada de BPC – Benefício de Prestação Continuada.

A principal diferença desse benefício para as aposentadorias convencionais é o fato do beneficiário não receber 13° salário.

Para conseguir esse suporte financeiro, o cidadão terá que passar por uma avaliação feita por uma assistente social. Inclusive, esse estudo deve ser levado ao INSS no dia de protocolar o pedido.

Como conseguir a avaliação da assistente social?

mercado de trabalho para profissionais acima de 50 anos

Para solicitar a avaliação, é preciso ir diretamente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS ) da sua região. Além disso, para ter direito ao pedido é necessário que a pessoa esteja inscrita no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Esse é o cadastro nacional do Governo Federal onde ficam reunidas as informações dos beneficiários de todos os programas realizados pelo Governo.

Para obter mais informações sobre essa aposentadoria de um salário mínimo no INSS, é só ir diretamente em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo!