Técnico de Radioterapia - Salário 2024 - Macapá, AP

O que faz um Técnico de Radioterapia

Profissionais no cargo de Técnico de Radioterapia realizam exames de diagnóstico ou de tratamento, processam imagens e/ou gráficos, planejam atendimento, organizam área de trabalho, equipamentos e acessórios, operam equipamentos, preparam paciente para exame de diagnóstico ou de tratamento, atuam na orientação de pacientes, familiares e cuidadores e trabalham com biossegurança.

Condições de trabalho

Tecnólogos e técnicos em métodos de diagnósticos e terapêutica exercem suas funções em clínicas médicas, odontológicas e oftalmológicas, ambulatórios, hospitais e laboratórios especializados. São empregados assalariados, com carteira assinada, porém alguns podem trabalhar como autônomos. Atuam em equipe, supervisionada por médicos, permanente e/ou ocasionalmente. Trabalham em rodízio de turnos, em ambientes fechados e a maioria sujeito à radiação e material tóxico.

Exigências do mercado de trabalho para Técnico de Radioterapia

O exercício dessas ocupações requer formação superior em tecnologia em operação de equipamentos médicos, odontológicos e oftalmológicos e formação técnica de nível médio, exceto para o técnico em espirometria, cuja exigência é ensino médio, acrescido de curso específico, oferecidos por instituições de formação profissional, escolas técnicas e instituições formadoras em cursos superiores de tecnologia. Não é exigido experiência profissional para o nível tecnológico para o nível técnico, ocorre após experiência de menos de um ano na área, destacando que para o técnico em espirometria o pleno desempenho das atividades ocorre após a realização e análise de pelo menos 200 exames. Pode-se demandar aprendizagem profissional para Os cargos listados nesta família ocupacional.

Funções do cargo de Técnico de Radioterapia

  1. solicitar presença de outros profissionais envolvidos no exame e/ou simulação, no planejamento e/ou no tratamento;
  2. receber pedido de exames e ou prontuário do paciente;
  3. verificar condições técnicas de equipamentos e acessórios;
  4. orientar paciente sobre cuidados após o exame;
  5. oferecer recursos de proteção a outros profissionais e acompanhantes presentes;
  6. orientar paciente e/ou acompanhante e auxiliares sobre os procedimentos durante o exame;
  7. confeccionar moldagens e modelos;
  8. fazer traçado cefalométrico manual ou computadorizado;
  9. delimitar campo a ser irradiado;
  10. verificar disponibilidade de material para exame;
  11. deslocar equipamento portátil;
  12. montar carrinho de medicamentos de emergência;
  13. demonstrar pró-atividade;
  14. verificar condições físicas, psicológicas e preparo do paciente;
  15. usar equipamento de proteção individual;
  16. demonstrar organização;
  17. ver mais...

Quanto ganha um Técnico de Radioterapia em Macapá, AP

De acordo com o Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, não houveram contratações nem demissões de profissionais no cargo de Técnico de Radioterapia CBO 324115 em Macapá, AP no período de Março de 2023 a Fevereiro de 2024.

Acesse essa página regularmente pois assim que houver dados disponibilizados pelo Ministério do Trabalho atualizaremos essa página com as informações salariais do cargo de Técnico de Radioterapia.

Enquanto isso confira a tabela salarial completa com todos os cargos e salários. Ou vá para a página inicial.