Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) - Estado do Rio de Janeiro

R$ 2.285,71/mês

Atualizado em

Um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando no estado do Rio de Janeiro ganha em média R$ 2.285,71 para uma jornada de trabalho de 41 horas semanais.

A faixa salarial do Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) fica entre R$ 1.859,00 salário mediana da pesquisa e o teto salarial de R$ 3.961,21, sendo que R$ 2.223,28 é a média do piso salarial 2025 de acordos coletivos levando em conta profissionais em regime CLT de todo o estado do RJ.

A variação salarial depende principalmente das funções desempenhadas, segmento da empresa, localidade, formação, experiência na função e política de cargos, salários e carreiras da empresa.

As informações são de acordo com pesquisa do Portal Salário junto a dados oficiais do CAGED, com um total de 4.770 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas nos últimos 12 meses em todo estado do Rio de Janeiro.

Salário Em Outros Estados

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Salário por Cidade do RJ

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Tópicos dessa pesquisa salarial:

Perfil Profissional

O cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando no estado do Rio de Janeiro, tem um perfil profissional médio de um trabalhador com 24 anos, ensino médio completo, do sexo masculino que trabalha 40h por semana em empresas do segmento de Desenvolvimento de programas de computador e software em geral.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) é Rio de Janeiro.

Metodologia

O levantamento leva em consideração somente o salário base de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando no estado do Rio de Janeiro, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade, nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.


O que faz um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10

O Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) presta suporte ao cliente/usuário de tecnologia da informação. Monitora sistemas e aplicações. Assegura o funcionamento do hardware e do software e administra a segurança das informações. Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.


Algumas funções no exercício da profissão

  • Administrar segurança das informações;
  • Verificar condições técnicas do ambiente de trabalho;
  • Assegurar funcionamento do hardware e software;
  • Monitorar sistemas e aplicações;
  • Administrar processamento de dados;
  • Prestar suporte ao cliente/usuário;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Demonstrar capacidade de administrar o tempo;
  • Planejar atendimento a cliente/usuário;
  • Requisitar manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software;
  • Reparar arquivos;
  • Demonstrar capacidade de objetividade;
  • Notificar problemas de infraestrutura;
  • ver mais...

Salário de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) - Série histórica no estado do Rio de Janeiro

Tabela salarial para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

Tabela salarial com piso salarial, média salarial, mediana, primeiro e terceiro quartil
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 2.223 26.679 556 10,85
Média Salarial 2.286 27.429 571 11,15
1º Quartil 1.733 20.790 433 8,45
Salário Mediana 1.859 22.308 465 9,07
3º Quartil 3.270 39.245 818 15,95
Teto Salarial 3.961 47.535 990 19,32
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) é um cargo que está em alta no mercado de trabalho do estado do Rio de Janeiro nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de 06/2024 e 05/2025, tivemos um aumento de 4.61% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

O comparativo é feito entre o mês inicial e mês final da nossa base de dados de 12 meses de estoque do CAGED.

Salário por função ou especialização

Pesquisa: Áreas de atuação com os melhores salários da família ocupacional (nacional)
CBO Função/Especialização Salário
3172-05 Operador de computador 2.341,01
Note que a nomenclatura das profissões pode ser diferente. São sinônimos presentes na Tabela CBO do MTE.

Empresas que mais contratam Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) no estado do Rio de Janeiro

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento Jornada Piso Média Teto Sal/Hora
6201-5/01 Desenvolvimento de programas de computador e software em geral 39h 1.950,01 2.004,76 2.988,53 10,28
6209-1/00 Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação 40h 1.987,41 2.043,21 3.050,30 10,22
6204-0/00 Consultoria em tecnologia da informação 40h 2.308,29 2.373,11 4.121,12 11,87
6110-8/03 Serviços de comunicação multimídia - scm 43h 1.932,87 1.987,14 3.279,53 9,24
6319-4/00 Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 42h 1.706,78 1.754,71 2.464,92 8,36
6202-3/00 Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis 42h 3.397,91 3.493,32 7.737,03 16,63
6203-1/00 Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis 39h 1.880,93 1.933,74 2.696,59 9,92
8211-3/00 Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 43h 2.082,84 2.141,32 3.392,21 9,96
4751-2/01 Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática 42h 3.951,51 4.062,46 10.767,73 19,35
9430-8/00 Atividades de associações de defesa de direitos sociais 42h 2.546,12 2.617,61 3.988,89 12,46
9511-8/00 Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos 41h 1.886,41 1.939,37 2.684,89 9,46
6311-9/00 Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet 40h 2.478,52 2.548,11 4.269,35 12,74
8220-2/00 Atividades de teleatendimento 40h 1.970,21 2.025,53 2.870,62 10,13
8610-1/01 Atividades de atendimento hospitalar 41h 3.211,58 3.301,75 7.870,07 16,11
8513-9/00 Ensino fundamental 43h 2.010,43 2.066,88 3.199,39 9,61
4921-3/01 Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal 44h 1.842,50 1.894,23 2.548,43 8,61
4321-5/00 Instalação e manutenção elétrica 44h 2.124,54 2.184,19 3.551,16 9,93
6190-6/01 Provedores de acesso às redes de comunicações 42h 1.866,45 1.918,86 2.998,14 9,14
6920-6/01 Atividades de contabilidade 42h 2.563,20 2.635,17 4.795,78 12,55
6190-6/99 Outras atividades de telecomunicações 39h 2.349,56 2.415,53 3.523,57 12,39
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Salários Nível I, Nível II e Nível III para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

Um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Nível I ganha em média R$ 2.063,70, o Nível II recebe cerca de R$ 2.750,34, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 3.556,45 mensais de acordo com pesquisa do Portal Salario junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho de todo o estado nos últimos 12 meses.

Metodologia: Salários de profissionais admitidos e desligados das empresas no estado do Rio de Janeiro nos últimos 12 meses.
Porte da Empresa Nível I Nível II Nível III
Micro 1.955,47 2.530,61 3.220,77
Pequenas 1.850,28 2.394,47 3.047,51
Médias 2.286,29 3.048,39 4.064,52
Grandes Empresas 2.162,77 3.027,87 3.892,98

Níveis profissionais:

  • *Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Nível I: até 4 anos;
  • *Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Nível II: de 4 a 6 anos;
  • *Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Nível III: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Porte da empresa:

  • Micro Empresa: Até 19 funcionários;
  • Pesquena Empresa: De 20 a 99 funcionários;
  • Média Empresa: De 100 a 499 funcionários;
  • Grande Empresa: Acima de 500 funcionários;

Piso Salarial 2025 - Acordo, convenção coletiva ou dissídio do Rio de Janeiro

O valor do piso salarial 2025 de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) no estado do Rio de Janeiro é de R$ 2.223,28 para uma jornada de trabalho de 41 horas por semana.

O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2025 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. pelo sindicato no estado do Rio de Janeiro.

O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos no estado do Rio de Janeiro que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.

Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 3172-10.

Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.

Salário para PCDs no cargo

De acordo com a pesquisa com 62 salários de pessoas com deficiência no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk), a média salarial no estado do Rio de Janeiro é de R$ 2.161,63 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais em média.

O salário médio aqui mostrado não difere o tipo de deficiência do trabalhador, podendo esta ser permanente, até mesmo um trabalhador readaptado que retorna de afastamento do trabalho pelo INSS.

Gráficos de pesquisa

Levantamentos salariais exclusivos do Portal Salário com gráficos ilustrativos e dados reais do mercado de trabalho do Rio de Janeiro de acordo com informações do CAGED. É necessário ter um cadastro e plano ativo para acessar esses gráficos. Veja os planos disponíveis.

Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho do Rio de Janeiro

Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando no estado do Rio de Janeiro durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no estado. Confira o gráfico:

Pesquisa de salários por gênero

Pesquisa salarial por gênero para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk). O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no estado do Rio de Janeiro, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:

Levantamento salarial por grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando no estado do Rio de Janeiro. Acesse o gráfico:

Pesquisa salarial por faixa etária

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando no estado do Rio de Janeiro. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

  • Salário Base: R$ 2.285,71
  • Salário-educação (3%): R$ 68,57
  • Sistema S (2%): R$ 45,71
  • INSS Patronal (20%): R$ 457,14
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 22,86
  • FGTS (8%): R$ 182,86
  • Férias 1/12: R$ 190,48
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 457,14
  • Periculosidade (30%): R$ 685,71
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 63,49
  • 13º Salário: R$ 190,48
  • FGTS sobre Férias: R$ 15,24
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 5,08
  • FGTS sobre 13º: R$ 15,24
  • Aviso Prévio: R$ 190,48
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 15,24
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 190,48

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

Salário e mercado de trabalho para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) – Salário – RJ

Tem dúvidas sobre essa pesquisa?

Se você ainda tem dúvidas sobre os dados salariais do cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) ou sobre a origem dos dados salariais do Portal Salario, leia a origem dos nossos dados e veja também onde nossos dados estão sendo utilizados.