O que faz um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10
O Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) presta suporte ao cliente/usuário de tecnologia da informação. Monitora sistemas e aplicações. Assegura o funcionamento do hardware e do software e administra a segurança das informações. Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Algumas funções no exercício da profissão
- Monitorar sistemas e aplicações;
- Verificar condições técnicas do ambiente de trabalho;
- Administrar segurança das informações;
- Demonstrar competências pessoais;
- Prestar suporte ao cliente/usuário;
- Assegurar funcionamento do hardware e software;
- Administrar processamento de dados;
- Verificar temperatura e umidade local;
- Configurar softwares e/ou sistemas operacionais;
- Diagnosticar falhas em hardware e software;
- Requisitar manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software;
- Executar manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software;
- Providenciar correção de erros de tarefas;
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Profissões relacionadas:
- Operador de Sistema de Computador
- Operador de Terminal no Processamento de Dados
- Operador de Processamento de Dados
- Operador de Centro de Processamento de Dados
- Operador de Sistemas Computacionais em Rede
- Operador de Computador (Inclusive Microcomputador)
- Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário
Salário de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) - Série histórica no estado do Rio de Janeiro
Tabela salarial para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)
| Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
|---|---|---|---|---|---|
| Piso Salarial | 2.253 | 27.042 | 563 | 10,99 | |
| Média Salarial | 2.317 | 27.801 | 579 | 11,30 | |
| 1º Quartil | 1.749 | 20.982 | 437 | 8,53 | |
| Salário Mediana | 1.859 | 22.308 | 465 | 9,07 | |
| 3º Quartil | 3.330 | 39.959 | 832 | 16,24 | |
| Teto Salarial | 4.033 | 48.400 | 1.008 | 19,67 | |
| |||||
Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) é um cargo que está com baixa demanda no mercado de trabalho do estado do Rio de Janeiro nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de 09/2024 e 08/2025, tivemos uma queda de 9.96% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
| CBO | Função/Especialização | Salário |
|---|---|---|
| 3172-05 | Operador de computador | 2.389,93 |
| Note que a nomenclatura das profissões pode ser diferente. São sinônimos presentes na Tabela CBO do MTE. | ||
Empresas que mais contratam Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) no estado do Rio de Janeiro
| CNAE | Segmento | Jornada | Q1 | Piso | Média | Mediana | Q3 | Teto |
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| 6201-5/01 | Desenvolvimento de programas de computador e software em geral | 39h | 1.778,51 | 1.985,50 | 2.041,25 | 1.858,00 | 2.527,35 | 3.061,20 |
| 6209-1/00 | Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação | 40h | 1.809,85 | 2.005,79 | 2.062,11 | 1.859,00 | 2.541,93 | 3.078,87 |
| 6204-0/00 | Consultoria em tecnologia da informação | 40h | 1.801,55 | 2.249,89 | 2.313,06 | 1.914,00 | 3.208,42 | 3.886,14 |
| 6110-8/03 | Serviços de comunicação multimídia - scm | 43h | 1.597,18 | 1.854,31 | 1.906,37 | 1.634,00 | 2.466,34 | 2.987,31 |
| 6202-3/00 | Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis | 42h | 1.890,00 | 3.559,57 | 3.659,51 | 2.300,00 | 6.849,56 | 8.296,39 |
| 6319-4/00 | Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet | 42h | 1.572,59 | 1.708,19 | 1.756,15 | 1.573,00 | 2.037,31 | 2.467,66 |
| 4751-2/01 | Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática | 42h | 1.660,74 | 3.777,46 | 3.883,53 | 1.859,00 | 8.201,97 | 9.934,48 |
| 8211-3/00 | Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 43h | 1.704,81 | 2.171,51 | 2.232,49 | 1.997,00 | 3.018,40 | 3.655,98 |
| 6203-1/00 | Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis | 39h | 1.824,69 | 1.936,42 | 1.990,79 | 1.859,00 | 2.304,44 | 2.791,20 |
| 6311-9/00 | Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet | 41h | 2.039,89 | 2.480,02 | 2.549,66 | 2.300,00 | 3.445,71 | 4.173,55 |
| 9511-8/00 | Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos | 41h | 1.772,22 | 1.900,19 | 1.953,55 | 1.858,00 | 2.221,33 | 2.690,55 |
| 8220-2/00 | Atividades de teleatendimento | 40h | 1.837,50 | 1.996,16 | 2.052,21 | 1.858,00 | 2.414,50 | 2.924,51 |
| 9430-8/00 | Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 42h | 2.262,38 | 2.721,57 | 2.797,98 | 2.451,00 | 3.756,67 | 4.550,19 |
| 8610-1/01 | Atividades de atendimento hospitalar | 41h | 1.640,38 | 3.172,02 | 3.261,09 | 2.017,00 | 6.265,37 | 7.588,80 |
| 6920-6/01 | Atividades de contabilidade | 42h | 1.915,50 | 2.651,35 | 2.725,80 | 2.326,00 | 4.134,63 | 5.007,98 |
| 4321-5/00 | Instalação e manutenção elétrica | 44h | 1.754,61 | 2.189,40 | 2.250,87 | 2.132,00 | 2.975,67 | 3.604,22 |
| 8513-9/00 | Ensino fundamental | 43h | 1.725,09 | 2.078,37 | 2.136,72 | 1.979,00 | 2.743,13 | 3.322,57 |
| 4921-3/01 | Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal | 44h | 1.750,26 | 1.883,82 | 1.936,72 | 1.887,00 | 2.164,73 | 2.621,99 |
| 6190-6/99 | Outras atividades de telecomunicações | 39h | 2.174,62 | 2.434,08 | 2.502,43 | 2.440,00 | 3.025,36 | 3.664,40 |
| 6190-6/01 | Provedores de acesso às redes de comunicações | 42h | 1.614,24 | 1.862,61 | 1.914,90 | 1.777,00 | 2.408,50 | 2.917,25 |
| CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE. | ||||||||
Salários Nível I, Nível II e Nível III para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)
Um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Nível I ganha em média R$ 2.095,46, o Nível II recebe cerca de R$ 2.793,38, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 3.613,37 mensais de acordo com pesquisa do Portal Salario junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho de todo o estado nos últimos 12 meses.
Voce pode ter todos esses dados salariais por porte da empresa e nível profissional numa planilha Excel. Clique aqui e confira.
| Porte da Empresa | Nível I | Nível II | Nível III |
|---|---|---|---|
| Micro | 1.917,93 | 2.482,03 | 3.158,95 |
| Pequenas | 1.880,11 | 2.433,09 | 3.096,66 |
| Médias | 2.383,77 | 3.178,36 | 4.237,81 |
| Grandes Empresas | 2.200,03 | 3.080,05 | 3.960,06 |
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Níveis profissionais:
Porte da empresa:
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Piso Salarial 2025 - Acordo, convenção coletiva ou dissídio do Rio de Janeiro
O valor do piso salarial 2025 de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) no estado do Rio de Janeiro é de R$ 2.253,49 para uma jornada de trabalho de 41 horas por semana.
O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2025 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. pelo sindicato no estado do Rio de Janeiro.
O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos no estado do Rio de Janeiro que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.
Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 3172-10.
Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.
Salário para PCDs no cargo
De acordo com a pesquisa com 59 salários de pessoas com deficiência no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk), a média salarial no estado do Rio de Janeiro é de R$ 2.247,68 para uma jornada de trabalho de 41 horas semanais em média.
O salário médio aqui mostrado não difere o tipo de deficiência do trabalhador, podendo esta ser permanente, até mesmo um trabalhador readaptado que retorna de afastamento do trabalho pelo INSS.
Gráficos de pesquisa
Levantamentos salariais exclusivos do Portal Salário com gráficos ilustrativos e dados reais do mercado de trabalho do Rio de Janeiro de acordo com informações do CAGED. É necessário ter um cadastro e plano ativo para acessar esses gráficos..
Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho do Rio de Janeiro
Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando no estado do Rio de Janeiro durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no estado. Confira o gráfico:
Pesquisa de salários por gênero
Pesquisa salarial por gênero para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk). O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no estado do Rio de Janeiro, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:
Levantamento salarial por grau de instrução
Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando no estado do Rio de Janeiro. Acesse o gráfico:
Pesquisa salarial por faixa etária
Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando no estado do Rio de Janeiro. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:
Tem dúvidas sobre essa pesquisa?
Se você ainda tem dúvidas sobre os dados salariais do cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) ou sobre a origem dos dados salariais do Portal Salario, leia a origem dos nossos dados e veja também onde nossos dados estão sendo utilizados.
