O que faz um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10
O Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) presta suporte ao cliente/usuário de tecnologia da informação. Monitora sistemas e aplicações. Assegura o funcionamento do hardware e do software e administra a segurança das informações. Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Algumas funções no exercício da profissão
- Prestar suporte ao cliente/usuário;
- Verificar condições técnicas do ambiente de trabalho;
- Demonstrar competências pessoais;
- Monitorar sistemas e aplicações;
- Administrar processamento de dados;
- Administrar segurança das informações;
- Assegurar funcionamento do hardware e software;
- Monitorar disponibilidade de aplicativos;
- Planejar atendimento a cliente/usuário;
- Reparar arquivos;
- Formatar equipamentos;
- Instalar softwares e/ou sistemas operacionais;
- Fazer cópias de segurança - backup;
- ver mais...
Profissões relacionadas:
- Operador de Processamento de Dados
- Operador de Terminal no Processamento de Dados
- Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário
- Operador de Sistema de Computador
- Operador de Centro de Processamento de Dados
- Operador de Computador (Inclusive Microcomputador)
- Operador de Sistemas Computacionais em Rede
Salário de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) - Série histórica no estado do Pernambuco
Tabela salarial para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)
| Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
|---|---|---|---|---|---|
| Piso Salarial | 2.211 | 26.532 | 553 | 10,79 | |
| Média Salarial | 2.273 | 27.277 | 568 | 11,09 | |
| 1º Quartil | 1.606 | 19.274 | 402 | 7,83 | |
| Salário Mediana | 1.874 | 22.488 | 469 | 9,14 | |
| 3º Quartil | 3.424 | 41.090 | 856 | 16,70 | |
| Teto Salarial | 4.147 | 49.769 | 1.037 | 20,23 | |
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Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) é um cargo que está com demanda restrita no mercado de trabalho do estado do Pernambuco nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de 09/2024 e 08/2025, tivemos uma queda de 40.5% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
| CBO | Função/Especialização | Salário |
|---|---|---|
| 3172-05 | Operador de computador | 2.389,93 |
| Note que a nomenclatura das profissões pode ser diferente. São sinônimos presentes na Tabela CBO do MTE. | ||
Empresas que mais contratam Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) no estado do Pernambuco
| CNAE | Segmento | Jornada | Q1 | Piso | Média | Mediana | Q3 | Teto |
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| 6209-1/00 | Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação | 41h | 1.681,31 | 1.974,67 | 2.030,12 | 1.875,00 | 2.587,84 | 3.134,47 |
| 8220-2/00 | Atividades de teleatendimento | 37h | 1.412,00 | 1.623,41 | 1.668,99 | 1.412,00 | 2.161,00 | 2.617,47 |
| 6110-8/03 | Serviços de comunicação multimídia - scm | 42h | 1.489,90 | 3.993,65 | 4.105,78 | 1.528,00 | 9.415,60 | 11.404,46 |
| 6204-0/00 | Consultoria em tecnologia da informação | 41h | 1.964,75 | 2.332,44 | 2.397,93 | 2.400,00 | 3.052,21 | 3.696,92 |
| 6201-5/01 | Desenvolvimento de programas de computador e software em geral | 41h | 1.786,49 | 2.615,23 | 2.688,66 | 1.963,00 | 4.286,27 | 5.191,66 |
| 7020-4/00 | Atividades de consultoria em gestão empresarial | 37h | 1.691,70 | 1.745,11 | 1.794,11 | 1.800,00 | 1.944,44 | 2.355,17 |
| 9200-3/99 | Exploração de jogos de azar e apostas | 37h | 2.009,84 | 2.280,53 | 2.344,56 | 2.476,00 | 2.713,63 | 3.286,82 |
| 4751-2/01 | Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática | 43h | 1.516,86 | 1.648,38 | 1.694,66 | 1.655,50 | 1.961,79 | 2.376,17 |
| 6190-6/01 | Provedores de acesso às redes de comunicações | 42h | 1.477,73 | 1.621,69 | 1.667,23 | 1.518,00 | 2.033,79 | 2.463,38 |
| 6202-3/00 | Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis | 41h | 1.731,00 | 1.982,91 | 2.038,58 | 1.821,00 | 2.584,29 | 3.130,16 |
| 6311-9/00 | Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet | 41h | 1.951,06 | 2.212,07 | 2.274,18 | 2.192,00 | 2.722,09 | 3.297,08 |
| 8610-1/02 | Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências | 43h | 2.162,31 | 2.426,95 | 2.495,09 | 2.261,00 | 3.168,00 | 3.837,18 |
| 9511-8/00 | Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos | 42h | 1.492,15 | 1.536,44 | 1.579,58 | 1.518,00 | 1.749,88 | 2.119,50 |
| 8513-9/00 | Ensino fundamental | 44h | 1.821,18 | 2.209,51 | 2.271,55 | 2.179,50 | 2.945,00 | 3.567,07 |
| 8599-6/99 | Outras atividades de ensino | 40h | 2.201,60 | 2.152,88 | 2.213,33 | 2.224,00 | 2.224,00 | 2.693,78 |
| 8211-3/00 | Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 43h | 1.647,50 | 1.848,94 | 1.900,86 | 1.776,00 | 2.310,14 | 2.798,11 |
| 8610-1/01 | Atividades de atendimento hospitalar | 39h | 1.984,50 | 2.188,09 | 2.249,52 | 2.124,00 | 2.675,00 | 3.240,04 |
| 6319-4/00 | Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet | 43h | 1.593,75 | 1.889,42 | 1.942,47 | 1.724,00 | 2.620,00 | 3.173,42 |
| 7739-0/99 | Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais, sem operador | 44h | 1.623,38 | 1.640,14 | 1.686,19 | 1.715,00 | 1.769,40 | 2.143,15 |
| 8630-5/02 | Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares | 41h | 2.104,00 | 2.212,28 | 2.274,40 | 2.261,00 | 2.521,00 | 3.053,51 |
| CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE. | ||||||||
Salários Nível I, Nível II e Nível III para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)
Um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Nível I ganha em média R$ 2.030,62, o Nível II recebe cerca de R$ 2.697,30, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 3.482,08 mensais de acordo com pesquisa do Portal Salario junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho de todo o estado nos últimos 12 meses.
Voce pode ter todos esses dados salariais por porte da empresa e nível profissional numa planilha Excel. Clique aqui e confira.
| Porte da Empresa | Nível I | Nível II | Nível III |
|---|---|---|---|
| Micro | 1.718,10 | 2.223,43 | 2.829,82 |
| Pequenas | 2.515,70 | 3.255,61 | 4.143,51 |
| Médias | 2.009,64 | 2.679,52 | 3.572,70 |
| Grandes Empresas | 1.879,04 | 2.630,65 | 3.382,27 |
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Níveis profissionais:
Porte da empresa:
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Piso Salarial 2025 - Acordo, convenção coletiva ou dissídio do Pernambuco
O valor do piso salarial 2025 de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) no estado do Pernambuco é de R$ 2.211,01 para uma jornada de trabalho de 41 horas por semana.
O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2025 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. pelo sindicato no estado do Pernambuco.
O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos no estado do Pernambuco que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.
Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 3172-10.
Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.
Gráficos de pesquisa
Levantamentos salariais exclusivos do Portal Salário com gráficos ilustrativos e dados reais do mercado de trabalho do Pernambuco de acordo com informações do CAGED. É necessário ter um cadastro e plano ativo para acessar esses gráficos..
Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho do Pernambuco
Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando no estado do Pernambuco durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no estado. Confira o gráfico:
Pesquisa de salários por gênero
Pesquisa salarial por gênero para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk). O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no estado do Pernambuco, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:
Levantamento salarial por grau de instrução
Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando no estado do Pernambuco. Acesse o gráfico:
Pesquisa salarial por faixa etária
Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando no estado do Pernambuco. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:
Tem dúvidas sobre essa pesquisa?
Se você ainda tem dúvidas sobre os dados salariais do cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) ou sobre a origem dos dados salariais do Portal Salario, leia a origem dos nossos dados e veja também onde nossos dados estão sendo utilizados.
