O que faz um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10
O Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) presta suporte ao cliente/usuário de tecnologia da informação. Monitora sistemas e aplicações. Assegura o funcionamento do hardware e do software e administra a segurança das informações. Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Algumas funções no exercício da profissão
- Administrar processamento de dados;
- Prestar suporte ao cliente/usuário;
- Demonstrar competências pessoais;
- Verificar condições técnicas do ambiente de trabalho;
- Monitorar sistemas e aplicações;
- Administrar segurança das informações;
- Assegurar funcionamento do hardware e software;
- Recuperar arquivos, programas e relatórios;
- Transferir arquivos, programas e relatórios;
- Configurar contas dos clientes/usuários;
- Demonstrar capacidade de agilidade no atendimento;
- Fazer cópias de segurança - backup;
- Verificar equipamentos de energia;
Profissões relacionadas:
- Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário
- Operador de Sistemas Computacionais em Rede
- Operador de Sistema de Computador
- Operador de Centro de Processamento de Dados
- Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)
- Operador de Terminal no Processamento de Dados
- Operador de Processamento de Dados
- Operador de Computador (Inclusive Microcomputador)
Salário de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) - Série histórica em Curitiba
Tabela salarial Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em Curitiba, PR
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 2.323 | 27.876 | 581 | 11,06 | |
Média Salarial | 2.388 | 28.658 | 597 | 11,37 | |
1º Quartil | 1.891 | 22.688 | 473 | 9,00 | |
Salário Mediana | 2.200 | 26.400 | 550 | 10,48 | |
3º Quartil | 3.172 | 38.062 | 793 | 15,10 | |
Teto Salarial | 3.842 | 46.102 | 960 | 18,29 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) é um cargo que está com muita demanda no mercado de trabalho da cidade de Curitiba nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de 06/2024 e 05/2025, tivemos um aumento de 7.81% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
O comparativo é feito entre o mês inicial e mês final da nossa base de dados de 12 meses de estoque do CAGED.
CBO | Função/Especialização | Salário |
---|---|---|
3172-05 | Operador de computador | 2.341,01 |
Note que a nomenclatura das profissões pode ser diferente. São sinônimos presentes na Tabela CBO do MTE. |
Empresas que mais contratam Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em Curitiba, PR
Salários Nível I, Nível II e Nível III para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)
Piso Salarial 2025
O valor do piso salarial 2025 de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em Curitiba, PR é de R$ 2.322,96 para uma jornada de trabalho de 42 horas por semana.
O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2025 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. pelo sindicato de Curitiba.
O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos em Curitiba, PR que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.
Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 3172-10.
Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.
Gráficos de pesquisa
Levantamentos salariais exclusivos do Portal Salário com gráficos ilustrativos e dados reais do mercado de trabalho na cidade de Curitiba de acordo com informações do CAGED. É necessário ter um cadastro e plano ativo para acessar esses gráficos. Veja os planos disponíveis.
Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de Curitiba
Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando na cidade de Curitiba durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo na cidade. Confira o gráfico:
Pesquisa de salários por gênero
Pesquisa salarial por gênero para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk). O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos no cargo na cidade de Curitiba, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:
Levantamento salarial por grau de instrução
Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk). Acesse o gráfico:
Pesquisa salarial por faixa etária
Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando em Curitiba. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)
- Salário Base: R$ 2.388,18
- Salário-educação (3%): R$ 71,65
- Sistema S (2%): R$ 47,76
- INSS Patronal (20%): R$ 477,64
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 23,88
- FGTS (8%): R$ 191,05
- Férias 1/12: R$ 199,02
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 477,64
- Periculosidade (30%): R$ 716,45
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 66,34
- 13º Salário: R$ 199,02
- FGTS sobre Férias: R$ 15,92
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 5,31
- FGTS sobre 13º: R$ 15,92
- Aviso Prévio: R$ 199,02
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 15,92
- Multa Rescisória FGTS: R$ 199,02
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
CBOs Relacionados
Tem dúvidas sobre essa pesquisa?
Se você ainda tem dúvidas sobre os dados salariais do cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) ou sobre a origem dos dados salariais do Portal Salário, leia a origem dos nossos dados e veja também onde nossos dados estão sendo utilizados.