Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) - Curitiba, PR

R$ 2.388,18/mês

Atualizado em

Um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando na cidade Curitiba ganha em média R$ 2.388,18 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais.

A faixa salarial do Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) na cidade fica entre R$ 2.200,00 salário mediana da pesquisa e o teto salarial de R$ 3.841,86, sendo que R$ 2.322,96 é a média do piso salarial 2025 de acordos coletivos levando em conta profissionais em regime CLT de toda a cidade Curitiba e/ou regiões próximas do estado do Paraná.

A variação salarial depende principalmente das funções desempenhadas, segmento da empresa, localidade, formação, experiência na função e política de cargos, salários e carreiras da empresa.

As informações são de acordo com pesquisa do Portal Salario junto a dados oficiais do CAGED, com um total de 1.270 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas na cidade nos últimos 12 meses.

Salário por Estado

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Outras Cidades do PR

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Tópicos dessa pesquisa salarial:

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Perfil Profissional

A profissão de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando na cidade Curitiba, PR, tem um perfil profissional médio de um trabalhador com 23 anos, ensino médio completo, do sexo masculino que trabalha 44h por semana em empresas do segmento de Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação.

Você pode encontrar mais informações sobre a carreira, formação e mercado de trabalho nos tópicos logo acima e nos gráficos dessa pesquisa salarial.

Metodologia

O levantamento leva em consideração somente o salário base de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando na cidade Curitiba, PR, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade, nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10

O Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) presta suporte ao cliente/usuário de tecnologia da informação. Monitora sistemas e aplicações. Assegura o funcionamento do hardware e do software e administra a segurança das informações. Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Algumas funções no exercício da profissão

  • Administrar processamento de dados;
  • Prestar suporte ao cliente/usuário;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Verificar condições técnicas do ambiente de trabalho;
  • Monitorar sistemas e aplicações;
  • Administrar segurança das informações;
  • Assegurar funcionamento do hardware e software;
  • Recuperar arquivos, programas e relatórios;
  • Transferir arquivos, programas e relatórios;
  • Configurar contas dos clientes/usuários;
  • Demonstrar capacidade de agilidade no atendimento;
  • Fazer cópias de segurança - backup;
  • Verificar equipamentos de energia;

Salário de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) - Série histórica em Curitiba

Tabela salarial Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em Curitiba, PR

Tabela salarial com piso, média, mediana, 1º e 3º quartis
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 2.323 27.876 581 11,06
Média Salarial 2.388 28.658 597 11,37
1º Quartil 1.891 22.688 473 9,00
Salário Mediana 2.200 26.400 550 10,48
3º Quartil 3.172 38.062 793 15,10
Teto Salarial 3.842 46.102 960 18,29
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) é um cargo que está com muita demanda no mercado de trabalho da cidade de Curitiba nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de 06/2024 e 05/2025, tivemos um aumento de 7.81% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

O comparativo é feito entre o mês inicial e mês final da nossa base de dados de 12 meses de estoque do CAGED.

Salário por função ou especialização

Pesquisa: Áreas de atuação com os melhores salários da família ocupacional (nacional)
CBO Função/Especialização Salário
3172-05 Operador de computador 2.341,01
Note que a nomenclatura das profissões pode ser diferente. São sinônimos presentes na Tabela CBO do MTE.

Empresas que mais contratam Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em Curitiba, PR

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Salários Nível I, Nível II e Nível III para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

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Piso Salarial 2025

O valor do piso salarial 2025 de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em Curitiba, PR é de R$ 2.322,96 para uma jornada de trabalho de 42 horas por semana.

O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2025 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. pelo sindicato de Curitiba.

O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos em Curitiba, PR que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.

Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 3172-10.

Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.

Gráficos de pesquisa

Levantamentos salariais exclusivos do Portal Salário com gráficos ilustrativos e dados reais do mercado de trabalho na cidade de Curitiba de acordo com informações do CAGED. É necessário ter um cadastro e plano ativo para acessar esses gráficos. Veja os planos disponíveis.

Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de Curitiba

Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando na cidade de Curitiba durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo na cidade. Confira o gráfico:

Pesquisa de salários por gênero

Pesquisa salarial por gênero para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk). O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos no cargo na cidade de Curitiba, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:

Levantamento salarial por grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk). Acesse o gráfico:

Pesquisa salarial por faixa etária

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando em Curitiba. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

  • Salário Base: R$ 2.388,18
  • Salário-educação (3%): R$ 71,65
  • Sistema S (2%): R$ 47,76
  • INSS Patronal (20%): R$ 477,64
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 23,88
  • FGTS (8%): R$ 191,05
  • Férias 1/12: R$ 199,02
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 477,64
  • Periculosidade (30%): R$ 716,45
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 66,34
  • 13º Salário: R$ 199,02
  • FGTS sobre Férias: R$ 15,92
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 5,31
  • FGTS sobre 13º: R$ 15,92
  • Aviso Prévio: R$ 199,02
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 15,92
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 199,02

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

Salário e mercado de trabalho para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) – Salário – Curitiba, PR

Tem dúvidas sobre essa pesquisa?

Se você ainda tem dúvidas sobre os dados salariais do cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) ou sobre a origem dos dados salariais do Portal Salário, leia a origem dos nossos dados e veja também onde nossos dados estão sendo utilizados.