O que faz um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10
O Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) presta suporte ao cliente/usuário de tecnologia da informação. Monitora sistemas e aplicações. Assegura o funcionamento do hardware e do software e administra a segurança das informações. Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Algumas funções no exercício da profissão
- Prestar suporte ao cliente/usuário;
- Assegurar funcionamento do hardware e software;
- Verificar condições técnicas do ambiente de trabalho;
- Administrar processamento de dados;
- Administrar segurança das informações;
- Demonstrar competências pessoais;
- Monitorar sistemas e aplicações;
- Demonstrar capacidade de síntese;
- Transferir arquivos, programas e relatórios;
- Notificar suporte para correção de erros;
- Assegurar funcionamento de equipamento reserva - standby;
- Providenciar correção de erros de tarefas;
- Demonstrar capacidade de observação;
- ver mais...
Profissões relacionadas:
- Operador de Centro de Processamento de Dados
- Operador de Sistema de Computador
- Operador de Processamento de Dados
- Operador de Terminal no Processamento de Dados
- Operador de Computador (Inclusive Microcomputador)
- Operador de Sistemas Computacionais em Rede
- Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário
Salário de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) - Série histórica no estado da Bahia
Tabela salarial para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 1.821 | 21.853 | 455 | 8,67 | |
Média Salarial | 1.872 | 22.467 | 468 | 8,92 | |
1º Quartil | 1.501 | 18.009 | 375 | 7,15 | |
Salário Mediana | 1.646 | 19.746 | 411 | 7,84 | |
3º Quartil | 2.484 | 29.808 | 621 | 11,83 | |
Teto Salarial | 3.009 | 36.104 | 752 | 14,33 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) é um cargo que está com muita demanda no mercado de trabalho do estado da Bahia nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de 06/2024 e 05/2025, tivemos um aumento de 9.4% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
O comparativo é feito entre o mês inicial e mês final da nossa base de dados de 12 meses de estoque do CAGED.
CBO | Função/Especialização | Salário |
---|---|---|
3172-05 | Operador de computador | 2.341,01 |
Note que a nomenclatura das profissões pode ser diferente. São sinônimos presentes na Tabela CBO do MTE. |
Empresas que mais contratam Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) no estado da Bahia
CNAE | Segmento | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora |
---|---|---|---|---|---|---|
6201-5/01 | Desenvolvimento de programas de computador e software em geral | 40h | 1.829,88 | 1.881,26 | 2.781,22 | 9,41 |
6110-8/03 | Serviços de comunicação multimídia - scm | 44h | 1.550,98 | 1.594,53 | 2.201,65 | 7,25 |
4751-2/01 | Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática | 44h | 1.648,99 | 1.695,29 | 2.503,01 | 7,71 |
8412-4/00 | Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais | 40h | 1.545,35 | 1.588,74 | 2.325,45 | 7,94 |
6209-1/00 | Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação | 44h | 1.706,59 | 1.754,51 | 2.761,37 | 7,98 |
6204-0/00 | Consultoria em tecnologia da informação | 37h | 1.605,17 | 1.650,24 | 2.440,46 | 8,92 |
6190-6/01 | Provedores de acesso às redes de comunicações | 42h | 1.545,51 | 1.588,90 | 2.184,54 | 7,57 |
9511-8/00 | Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos | 42h | 1.734,86 | 1.783,57 | 2.801,39 | 8,49 |
8610-1/02 | Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências | 44h | 1.859,11 | 1.911,31 | 2.650,47 | 8,69 |
8610-1/01 | Atividades de atendimento hospitalar | 43h | 2.240,26 | 2.303,16 | 3.831,85 | 10,71 |
6202-3/00 | Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis | 43h | 2.143,74 | 2.203,94 | 3.890,07 | 10,25 |
6311-9/00 | Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet | 43h | 1.889,73 | 1.942,79 | 3.526,70 | 9,04 |
4221-9/05 | Manutenção de estações e redes de telecomunicações | 44h | 1.532,96 | 1.576,00 | 1.908,90 | 7,16 |
8532-5/00 | Educação superior - graduação e pós-graduação | 43h | 1.927,87 | 1.982,00 | 3.055,38 | 9,22 |
6203-1/00 | Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis | 44h | 1.709,30 | 1.757,30 | 2.485,17 | 7,99 |
8599-6/99 | Outras atividades de ensino | 40h | 2.494,67 | 2.564,71 | 3.855,69 | 12,82 |
4221-9/04 | Construção de estações e redes de telecomunicações | 44h | 1.473,73 | 1.515,11 | 1.871,75 | 6,89 |
4752-1/00 | Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação | 44h | 2.033,08 | 2.090,17 | 3.402,55 | 9,50 |
8211-3/00 | Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 44h | 2.021,59 | 2.078,35 | 3.077,01 | 9,45 |
4639-7/01 | Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral | 43h | 2.240,82 | 2.303,73 | 3.659,85 | 10,72 |
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE. |
Salários Nível I, Nível II e Nível III para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)
Um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Nível I ganha em média R$ 1.705,53, o Nível II recebe cerca de R$ 2.275,13, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 2.941,90 mensais de acordo com pesquisa do Portal Salario junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho de todo o estado nos últimos 12 meses.
Porte da Empresa | Nível I | Nível II | Nível III |
---|---|---|---|
Micro | 1.528,36 | 1.977,87 | 2.517,29 |
Pequenas | 1.548,99 | 2.004,58 | 2.551,28 |
Médias | 1.868,97 | 2.491,96 | 3.322,61 |
Grandes Empresas | 1.875,79 | 2.626,11 | 3.376,43 |
Níveis profissionais:
Porte da empresa:
|
Piso Salarial 2025 - Acordo, convenção coletiva ou dissídio da Bahia
O valor do piso salarial 2025 de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) no estado da Bahia é de R$ 1.821,10 para uma jornada de trabalho de 42 horas por semana.
O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2025 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. pelo sindicato no estado da Bahia.
O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos no estado da Bahia que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.
Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 3172-10.
Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Técnicos de suporte e monitoração ao usuário de tecnologia da informação. em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.
Gráficos de pesquisa
Levantamentos salariais exclusivos do Portal Salário com gráficos ilustrativos e dados reais do mercado de trabalho da Bahia de acordo com informações do CAGED. É necessário ter um cadastro e plano ativo para acessar esses gráficos. Veja os planos disponíveis.
Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho da Bahia
Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando no estado da Bahia durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no estado. Confira o gráfico:
Pesquisa de salários por gênero
Pesquisa salarial por gênero para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk). O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no estado da Bahia, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:
Levantamento salarial por grau de instrução
Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando no estado da Bahia. Acesse o gráfico:
Pesquisa salarial por faixa etária
Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando no estado da Bahia. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)
- Salário Base: R$ 1.872,23
- Salário-educação (3%): R$ 56,17
- Sistema S (2%): R$ 37,44
- INSS Patronal (20%): R$ 374,45
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 18,72
- FGTS (8%): R$ 149,78
- Férias 1/12: R$ 156,02
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 374,45
- Periculosidade (30%): R$ 561,67
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 52,01
- 13º Salário: R$ 156,02
- FGTS sobre Férias: R$ 12,48
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 4,16
- FGTS sobre 13º: R$ 12,48
- Aviso Prévio: R$ 156,02
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 12,48
- Multa Rescisória FGTS: R$ 156,02
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
CBOs Relacionados
Tem dúvidas sobre essa pesquisa?
Se você ainda tem dúvidas sobre os dados salariais do cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) ou sobre a origem dos dados salariais do Portal Salario, leia a origem dos nossos dados e veja também onde nossos dados estão sendo utilizados.