O que faz um Supervisor de Central de Atendimento CBO 4201-35
O Supervisor de Central de Atendimento supervisiona a execução de serviços de atendimento relacionados a telemarketing ativo, telemarketing receptivo e telemarketing técnico. Planeja o trabalho da equipe, controla a execução dos serviços, acompanha o cumprimento de metas e avalia a qualidade do atendimento prestado. Pode coordenar a implantação de novos sistemas informatizados, orientando operadores. Administra pessoal, avalia desempenho e promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe. Cumpre legislação, normas técnicas em telecomunicações e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Algumas funções no exercício da profissão
- Planejar trabalho da equipe;
- Controlar atividades financeiras;
- Atender público e informantes;
- Avaliar qualidade dos serviços;
- Supervisionar execução dos serviços;
- Qualificar equipe de trabalho;
- Demonstrar competências pessoais;
- Administrar pessoal;
- Manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
- Verificar consistência de dados coletados;
- Promover reuniões;
- Identificar prioridades;
- Propor penalidades aos funcionários;
- Controlar as emoções;
- Reenquadrar funcionários em outra função;
- Controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
Profissões relacionadas:
- Supervisor de Entrevistadores e Recenseadores
- Encarregado de Recepção
- Encarregado de Cobrança
- Supervisor de Caixas e Bilheteiros (Exceto Caixa de Banco)
- Líder de Recepção
- Supervisor de Coleta
- Encarregado de Telemarketing
- Supervisor de Telemarketing e Atendimento
- Supervisor de Atendimento Ao Cliente
- Supervisor de Recepcionistas
- Coordenador de Cobrança
Salário de Supervisor de Central de Atendimento - Série histórica em Porto Alegre
Tabela salarial Supervisor de Central de Atendimento em Porto Alegre, RS
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 3.932 | 47.182 | 983 | 18,29 | |
Média Salarial | 4.042 | 48.507 | 1.011 | 18,80 | |
1º Quartil | 2.670 | 32.042 | 668 | 12,42 | |
Salário Mediana | 3.984 | 47.808 | 996 | 18,53 | |
3º Quartil | 6.130 | 73.558 | 1.532 | 28,51 | |
Teto Salarial | 7.425 | 89.096 | 1.856 | 34,53 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Supervisor de Central de Atendimento é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho da cidade de Porto Alegre nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de 07/2024 e 06/2025, tivemos um aumento de 20% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
O comparativo é feito entre o mês inicial e mês final da nossa base de dados de 12 meses de estoque do CAGED.
CBO | Função/Especialização | Salário |
---|---|---|
4201-15 | Supervisor de arrecadação (apostas e jogos) | 3.590,76 |
4201-10 | Chefe de cobrança | 3.282,90 |
4201-20 | Agente de coleta supervisor | 3.109,69 |
4201-25 | Chefe de recepção | 2.640,14 |
4201-30 | Encarregado de telefonistas | 2.566,27 |
4201-05 | Supervisor de atendimento (caixas e bilheteiros) | 2.272,25 |
Note que a nomenclatura das profissões pode ser diferente. São sinônimos presentes na Tabela CBO do MTE. |
Empresas que mais contratam Supervisor de Central de Atendimento em Porto Alegre, RS
Salários Nível I, Nível II e Nível III para Supervisor de Central de Atendimento
Piso Salarial 2025
O valor do piso salarial 2025 de Supervisor de Central de Atendimento em Porto Alegre, RS é de R$ 3.931,83 para uma jornada de trabalho de 43 horas por semana.
O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2025 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa pelo sindicato de Porto Alegre.
O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos em Porto Alegre, RS que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.
Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 4201-35.
Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.
Gráficos de pesquisa
Levantamentos salariais exclusivos do Portal Salário com gráficos ilustrativos e dados reais do mercado de trabalho na cidade de Porto Alegre de acordo com informações do CAGED. É necessário ter um cadastro e plano ativo para acessar esses gráficos. Veja os planos disponíveis.
Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de Porto Alegre
Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Supervisor de Central de Atendimento trabalhando na cidade de Porto Alegre durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo na cidade. Confira o gráfico:
Pesquisa de salários por gênero
Pesquisa salarial por gênero para Supervisor de Central de Atendimento. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos no cargo na cidade de Porto Alegre, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:
Levantamento salarial por grau de instrução
Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Supervisor de Central de Atendimento. Acesse o gráfico:
Pesquisa salarial por faixa etária
Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Supervisor de Central de Atendimento trabalhando em Porto Alegre. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Supervisor de Central de Atendimento
- Salário Base: R$ 4.042,23
- Salário-educação (3%): R$ 121,27
- Sistema S (2%): R$ 80,84
- INSS Patronal (20%): R$ 808,45
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 40,42
- FGTS (8%): R$ 323,38
- Férias 1/12: R$ 336,85
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 808,45
- Periculosidade (30%): R$ 1.212,67
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 112,28
- 13º Salário: R$ 336,85
- FGTS sobre Férias: R$ 26,95
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 8,98
- FGTS sobre 13º: R$ 26,95
- Aviso Prévio: R$ 336,85
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 26,95
- Multa Rescisória FGTS: R$ 336,85
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
CBOs Relacionados
Tem dúvidas sobre essa pesquisa?
Se você ainda tem dúvidas sobre os dados salariais do cargo de Supervisor de Central de Atendimento ou sobre a origem dos dados salariais do Portal Salário, leia a origem dos nossos dados e veja também onde nossos dados estão sendo utilizados.