O que faz um Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) CBO 4201-05
O Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) supervisiona rotinas operacionais de caixas e bilheteiros, planejando o trabalho da equipe, controlando atividades financeiras, monitorando a execução dos serviços, avaliando a qualidade dos serviços prestados, analisando resultados de pesquisa de satisfação dos clientes e acompanhando o cumprimento de metas e dos prazos estabelecidos Administra pessoal, avalia desempenho e promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe de trabalho.
Cumpre legislação, normas técnicas e de qualidade, além de normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
Algumas funções no exercício da profissão
- supervisionar execução dos serviços;
- demonstrar competências pessoais;
- avaliar qualidade dos serviços;
- planejar trabalho da equipe;
- atender público e informantes;
- qualificar equipe de trabalho;
- administrar pessoal;
- controlar atividades financeiras;
- distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
- propor fechamento de contratos;
- treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
- expressar-se com fluência verbal;
- analisar relatórios;
- controlar as emoções;
- emitir relatórios de controle e desempenho;
- atuar com dinamismo;
- promover rodízio de funções;
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Profissões relacionadas:
- Coordenador de Recepção
- Supervisor de Televendas
- Supervisor de Teleatendimento
- Supervisor de Coletadores de Apostas e de Jogos
- Encarregado de Cobrança
- Supervisor de Recepcionistas
- Líder de Recepção
- Supervisor de Tesouraria de Apostas e Jogos
- Coordenador de Cobrança
- Supervisor de Coleta
- Chefe de Recepção
Salário de Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) - Série histórica em Brasília
Funções típicas do cargo de Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros)
- distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
- propor fechamento de contratos;
- treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
- expressar-se com fluência verbal;
- analisar relatórios;
- controlar as emoções;
- emitir relatórios de controle e desempenho;
- atuar com dinamismo;
- promover rodízio de funções;
- criar relacionamento interpessoal;
- definir perfil para cargos;
- agir com flexibilidade;
- agir com empatia;
- intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
- avaliar desempenho dos funcionários;
- monitorar atendimento telefônico;
- analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
- identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
- inventariar móveis, equipamentos e produtos;
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Tabela salarial Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) em Brasília, DF
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 1.971 | 23.652 | 493 | 8,96 | |
Média Salarial | 2.026 | 24.316 | 507 | 9,21 | |
1º Quartil | 1.575 | 18.900 | 394 | 7,16 | |
Salário Mediana | 1.817 | 21.804 | 454 | 8,26 | |
3º Quartil | 2.784 | 33.413 | 696 | 12,66 | |
Teto Salarial | 3.373 | 40.471 | 843 | 15,33 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho de Brasília nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Maio de 2024 e Abril de 2025, tivemos uma aumento de 87.5% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial para o cargo de Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.
CBO | Função/Especialização | Salário |
---|---|---|
4201-15 | Supervisor de arrecadação (apostas e jogos) | 3.296,95 |
4201-10 | Chefe de cobrança | 3.254,53 |
4201-35 | Encarregado de telemarketing | 3.216,53 |
4201-20 | Agente de coleta supervisor | 3.188,93 |
4201-25 | Chefe de recepção | 2.621,77 |
4201-30 | Encarregado de telefonistas | 2.541,73 |
Note que a nomenclatura das profissões pode ser diferente. São sinônimos presentes na Tabela CBO do MTE. |
Empresas que mais contratam Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) em Brasília, DF
Funções do cargo de Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros)
Profissionais no cargo de Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.
Condições de trabalho
Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.
O que é preciso para trabalhar de Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros)
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada.
Principais atividades no cargo
Trabalhadores no cargo de Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) devem supervisionar execução dos serviços, demonstrar competências pessoais, avaliar qualidade dos serviços, planejar trabalho da equipe, atender público e informantes, qualificar equipe de trabalho, administrar pessoal, controlar atividades financeiras.
Quanto ganha um Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 186 profissionais admitidos e desligados na cidade de Brasília, DF. A relação abrange somente Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | |
---|---|---|---|---|
168 | 44 | 220 | 1.877,49 | |
15 | 40 | 200 | 3.410,07 | |
2 | 36 | 180 | 4.119,00 | |
1 | 39 | 195 | 2.088,00 | |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir. |
Salários Nível I, Nível II e Nível III para Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros)
Piso Salarial 2025
O valor do piso salarial 2025 de Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) em Brasília, DF é de R$ 1.970,98 para uma jornada de trabalho de 44 horas por semana.
O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2025 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa pelo sindicato de Brasília.
O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos em Brasília, DF que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.
Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 4201-05.
Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.
Gráficos de pesquisa
Levantamentos salariais exclusivos do Portal Salário com gráficos ilustrativos e dados reais do mercado de trabalho na cidade de Brasília de acordo com informações do CAGED. É necessário ter um cadastro e plano ativo para acessar esses gráficos. Veja os planos disponíveis.
Evolução salarial do Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) ao longo do tempo
Salário de Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) mês a mês na cidade de Brasília de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:
Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de Brasília
Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) trabalhando na cidade de Brasília durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo na cidade. Confira o gráfico:
Pesquisa de salários por gênero
Pesquisa salarial por gênero para Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros). O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos no cargo na cidade de Brasília, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:
Levantamento salarial por grau de instrução
Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros). Acesse o gráfico:
Pesquisa salarial por faixa etária
Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros) trabalhando em Brasília. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros)
- Salário Base: R$ 2.026,32
- Salário-educação (3%): R$ 60,79
- Sistema S (2%): R$ 40,53
- INSS Patronal (20%): R$ 405,26
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 20,26
- FGTS (8%): R$ 162,11
- Férias 1/12: R$ 168,86
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 405,26
- Periculosidade (30%): R$ 607,90
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 56,29
- 13º Salário: R$ 168,86
- FGTS sobre Férias: R$ 13,51
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 4,50
- FGTS sobre 13º: R$ 13,51
- Aviso Prévio: R$ 168,86
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 13,51
- Multa Rescisória FGTS: R$ 168,86
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
CBOs Relacionados
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