Supervisor de Atendimento Ao Cliente - Estado do Rio de Janeiro

R$ 3.086,26/mês

Atualizado em

Um Supervisor de Atendimento Ao Cliente trabalhando no estado do Rio de Janeiro ganha em média R$ 3.086,26 para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais.

A faixa salarial do Supervisor de Atendimento Ao Cliente fica entre R$ 2.446,00 salário mediana da pesquisa e o teto salarial de R$ 5.980,03, sendo que R$ 3.001,98 é a média do piso salarial 2025 de acordos coletivos levando em conta profissionais em regime CLT de todo o estado do RJ.

A variação salarial depende principalmente das funções desempenhadas, segmento da empresa, localidade, formação, experiência na função e política de cargos, salários e carreiras da empresa.

As informações são de acordo com pesquisa do Portal Salário junto a dados oficiais do CAGED, com um total de 1.767 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas nos últimos 12 meses em todo estado do Rio de Janeiro.

Salário Em Outros Estados

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Salário por Cidade do RJ

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Tópicos dessa pesquisa salarial:

Perfil Profissional

O cargo de Supervisor de Atendimento Ao Cliente CBO 4201-35 trabalhando no estado do Rio de Janeiro, tem um perfil profissional médio de um trabalhador com 29 anos, ensino médio completo, do sexo feminino que trabalha 44h por semana em empresas do segmento de Atividades de teleatendimento.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Supervisor de Atendimento Ao Cliente é Rio de Janeiro.

Metodologia

O levantamento leva em consideração somente o salário base de Supervisor de Atendimento Ao Cliente trabalhando no estado do Rio de Janeiro, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade, nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.


O que faz um Supervisor de Atendimento Ao Cliente CBO 4201-35

O Supervisor de Atendimento Ao Cliente supervisiona a execução de serviços de atendimento relacionados a telemarketing ativo, telemarketing receptivo e telemarketing técnico. Planeja o trabalho da equipe, controla a execução dos serviços, acompanha o cumprimento de metas e avalia a qualidade do atendimento prestado. Pode coordenar a implantação de novos sistemas informatizados, orientando operadores. Administra pessoal, avalia desempenho e promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe. Cumpre legislação, normas técnicas em telecomunicações e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.


Algumas funções no exercício da profissão

  • Qualificar equipe de trabalho;
  • Supervisionar execução dos serviços;
  • Avaliar qualidade dos serviços;
  • Administrar pessoal;
  • Planejar trabalho da equipe;
  • Controlar atividades financeiras;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Atender público e informantes;
  • Agir com desenvoltura;
  • Verificar consistência de dados coletados;
  • Reconhecer diferenças pessoais;
  • Identificar falhas do processo de trabalho;
  • Intermediar conflitos entre áreas internas;
  • Aplicar penalidades aos funcionários;
  • Acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
  • Bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
  • ver mais...

Salário de Supervisor de Atendimento Ao Cliente - Série histórica no estado do Rio de Janeiro

Tabela salarial para Supervisor de Atendimento Ao Cliente

Tabela salarial com piso salarial, média salarial, mediana, primeiro e terceiro quartil
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 3.002 36.024 750 13,96
Média Salarial 3.086 37.035 772 14,35
1º Quartil 1.995 23.943 499 9,28
Salário Mediana 2.446 29.352 612 11,38
3º Quartil 4.937 59.246 1.234 22,96
Teto Salarial 5.980 71.760 1.495 27,81
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Supervisor de Atendimento Ao Cliente negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais no cargo de Supervisor de Atendimento Ao Cliente da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Supervisor de Atendimento Ao Cliente é um cargo que está com demanda restrita no mercado de trabalho do estado do Rio de Janeiro nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de 09/2024 e 08/2025, tivemos uma queda de 25.68% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Salário por função ou especialização

Pesquisa: Áreas de atuação com os melhores salários da família ocupacional (nacional)
CBO Função/Especialização Salário
4201-15 Supervisor de arrecadação (apostas e jogos) 3.824,97
4201-10 Chefe de cobrança 3.329,62
4201-20 Agente de coleta supervisor 3.099,13
4201-25 Chefe de recepção 2.671,11
4201-30 Encarregado de telefonistas 2.633,85
4201-05 Supervisor de atendimento (caixas e bilheteiros) 2.287,91
Note que a nomenclatura das profissões pode ser diferente. São sinônimos presentes na Tabela CBO do MTE.

Empresas que mais contratam Supervisor de Atendimento Ao Cliente no estado do Rio de Janeiro

CNAE: Código da atividade economica | Segmento: Setor da empresa | Jornada: Carga horária semanal | q1: Primeiro quartil (25% dos menores salários) | Piso: Piso salarial médio | Média: Salário médio | Mediana: Salário ao centro da amostragem | q3: Terceiro quartil (25% dos maiores salários) | Teto: Média dos maiores salários
CNAE Segmento Jornada Q1 Piso Média Mediana Q3 Teto
8220-2/00 Atividades de teleatendimento 43h 2.177,33 2.679,43 2.754,66 2.446,00 3.757,91 4.551,69
7490-1/04 Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral 44h 1.864,23 2.101,33 2.160,33 1.869,00 2.750,05 3.330,94
8211-3/00 Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 42h 1.997,19 3.445,57 3.542,31 2.600,00 6.269,89 7.594,28
7820-5/00 Locação de mão-de-obra temporária 39h 2.058,33 2.684,44 2.759,81 3.000,00 3.667,89 4.442,66
7830-2/00 Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros 44h 1.843,89 1.807,60 1.858,35 1.857,00 1.880,83 2.278,12
8599-6/04 Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 44h 1.596,44 1.729,68 1.778,25 1.678,50 2.072,08 2.509,77
8630-5/04 Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos 43h 1.748,11 1.885,42 1.938,36 2.000,00 2.192,92 2.656,13
6110-8/03 Serviços de comunicação multimídia - scm 43h 2.087,61 2.449,26 2.518,03 2.500,00 3.172,00 3.842,02
5611-2/01 Restaurantes e similares 42h 1.655,33 1.790,01 1.840,27 1.800,00 2.128,30 2.577,86
7911-2/00 Agências de viagens 41h 3.716,67 4.227,47 4.346,17 4.214,00 5.221,10 6.323,95
5611-2/03 Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares 43h 1.795,86 1.952,82 2.007,66 1.967,00 2.337,33 2.831,05
6619-3/99 Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros 42h 4.807,86 5.707,27 5.867,52 6.000,00 7.388,00 8.948,57
8129-0/00 Atividades de limpeza 43h 3.264,33 3.403,13 3.498,68 3.715,00 3.715,00 4.499,72
8291-1/00 Atividades de cobrança e informações cadastrais 41h 1.930,92 2.716,88 2.793,16 2.200,00 4.328,13 5.242,35
6201-5/01 Desenvolvimento de programas de computador e software em geral 40h 3.333,67 4.143,93 4.260,28 3.901,00 5.685,63 6.886,60
1091-1/02 Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria 44h 2.038,00 2.377,41 2.444,16 2.626,00 2.939,75 3.560,71
6550-2/00 Planos de saúde 43h 3.815,09 4.886,28 5.023,48 5.078,00 6.866,71 8.317,17
8640-2/02 Laboratórios clínicos 43h 1.498,20 2.059,41 2.117,24 1.518,00 3.134,14 3.796,17
4729-6/99 Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios 44h 2.201,60 2.206,29 2.268,24 2.272,00 2.344,29 2.839,47
8599-6/03 Treinamento em informática 44h 1.602,67 1.637,29 1.683,26 1.604,00 1.816,67 2.200,40
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Salários Nível I, Nível II e Nível III para Supervisor de Atendimento Ao Cliente

Um Supervisor de Atendimento Ao Cliente Nível I ganha em média R$ 2.795,69, o Nível II recebe cerca de R$ 3.735,89, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 4.833,32 mensais de acordo com pesquisa do Portal Salario junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho de todo o estado nos últimos 12 meses.

Voce pode ter todos esses dados salariais por porte da empresa e nível profissional numa planilha Excel. Clique aqui e confira.

Metodologia: Salários de profissionais admitidos e desligados das empresas no estado do Rio de Janeiro nos últimos 12 meses.
Porte da Empresa Nível I Nível II Nível III
Micro 2.164,86 2.801,58 3.565,65
Pequenas 2.579,92 3.338,72 4.249,28
Médias 3.148,43 4.197,90 5.597,20
Grandes Empresas 3.289,53 4.605,35 5.921,16

Níveis profissionais:

  • *Supervisor de Atendimento Ao Cliente Nível I: até 4 anos;
  • *Supervisor de Atendimento Ao Cliente Nível II: de 4 a 6 anos;
  • *Supervisor de Atendimento Ao Cliente Nível III: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Porte da empresa:

  • Micro Empresa: Até 19 funcionários;
  • Pesquena Empresa: De 20 a 99 funcionários;
  • Média Empresa: De 100 a 499 funcionários;
  • Grande Empresa: Acima de 500 funcionários;

Piso Salarial 2025 - Acordo, convenção coletiva ou dissídio do Rio de Janeiro

O valor do piso salarial 2025 de Supervisor de Atendimento Ao Cliente no estado do Rio de Janeiro é de R$ 3.001,98 para uma jornada de trabalho de 43 horas por semana.

O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2025 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa pelo sindicato no estado do Rio de Janeiro.

O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos no estado do Rio de Janeiro que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.

Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 4201-35.

Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.

Gráficos de pesquisa

Levantamentos salariais exclusivos do Portal Salário com gráficos ilustrativos e dados reais do mercado de trabalho do Rio de Janeiro de acordo com informações do CAGED. É necessário ter um cadastro e plano ativo para acessar esses gráficos..

Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho do Rio de Janeiro

Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Supervisor de Atendimento Ao Cliente trabalhando no estado do Rio de Janeiro durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no estado. Confira o gráfico:

Pesquisa de salários por gênero

Pesquisa salarial por gênero para Supervisor de Atendimento Ao Cliente. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no estado do Rio de Janeiro, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:

Levantamento salarial por grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Supervisor de Atendimento Ao Cliente trabalhando no estado do Rio de Janeiro. Acesse o gráfico:

Pesquisa salarial por faixa etária

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Supervisor de Atendimento Ao Cliente trabalhando no estado do Rio de Janeiro. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:

Salário e mercado de trabalho para Supervisor de Atendimento Ao Cliente – Salário – RJ

Tem dúvidas sobre essa pesquisa?

Se você ainda tem dúvidas sobre os dados salariais do cargo de Supervisor de Atendimento Ao Cliente ou sobre a origem dos dados salariais do Portal Salario, leia a origem dos nossos dados e veja também onde nossos dados estão sendo utilizados.