O que faz um Supervisor de Atendimento Ao Cliente CBO 4201-35
O Supervisor de Atendimento Ao Cliente supervisiona a execução de serviços de atendimento relacionados a telemarketing ativo, telemarketing receptivo e telemarketing técnico. Planeja o trabalho da equipe, controla a execução dos serviços, acompanha o cumprimento de metas e avalia a qualidade do atendimento prestado. Pode coordenar a implantação de novos sistemas informatizados, orientando operadores. Administra pessoal, avalia desempenho e promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe. Cumpre legislação, normas técnicas em telecomunicações e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Algumas funções no exercício da profissão
- Qualificar equipe de trabalho;
- Supervisionar execução dos serviços;
- Avaliar qualidade dos serviços;
- Administrar pessoal;
- Planejar trabalho da equipe;
- Controlar atividades financeiras;
- Demonstrar competências pessoais;
- Atender público e informantes;
- Agir com desenvoltura;
- Verificar consistência de dados coletados;
- Reconhecer diferenças pessoais;
- Identificar falhas do processo de trabalho;
- Intermediar conflitos entre áreas internas;
- Aplicar penalidades aos funcionários;
- Acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
- Bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
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Profissões relacionadas:
Salário de Supervisor de Atendimento Ao Cliente - Série histórica no estado do Rio de Janeiro
Tabela salarial para Supervisor de Atendimento Ao Cliente
| Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
|---|---|---|---|---|---|
| Piso Salarial | 3.002 | 36.024 | 750 | 13,96 | |
| Média Salarial | 3.086 | 37.035 | 772 | 14,35 | |
| 1º Quartil | 1.995 | 23.943 | 499 | 9,28 | |
| Salário Mediana | 2.446 | 29.352 | 612 | 11,38 | |
| 3º Quartil | 4.937 | 59.246 | 1.234 | 22,96 | |
| Teto Salarial | 5.980 | 71.760 | 1.495 | 27,81 | |
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Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Supervisor de Atendimento Ao Cliente é um cargo que está com demanda restrita no mercado de trabalho do estado do Rio de Janeiro nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de 09/2024 e 08/2025, tivemos uma queda de 25.68% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
| CBO | Função/Especialização | Salário |
|---|---|---|
| 4201-15 | Supervisor de arrecadação (apostas e jogos) | 3.824,97 |
| 4201-10 | Chefe de cobrança | 3.329,62 |
| 4201-20 | Agente de coleta supervisor | 3.099,13 |
| 4201-25 | Chefe de recepção | 2.671,11 |
| 4201-30 | Encarregado de telefonistas | 2.633,85 |
| 4201-05 | Supervisor de atendimento (caixas e bilheteiros) | 2.287,91 |
| Note que a nomenclatura das profissões pode ser diferente. São sinônimos presentes na Tabela CBO do MTE. | ||
Empresas que mais contratam Supervisor de Atendimento Ao Cliente no estado do Rio de Janeiro
| CNAE | Segmento | Jornada | Q1 | Piso | Média | Mediana | Q3 | Teto |
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| 8220-2/00 | Atividades de teleatendimento | 43h | 2.177,33 | 2.679,43 | 2.754,66 | 2.446,00 | 3.757,91 | 4.551,69 |
| 7490-1/04 | Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral | 44h | 1.864,23 | 2.101,33 | 2.160,33 | 1.869,00 | 2.750,05 | 3.330,94 |
| 8211-3/00 | Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 42h | 1.997,19 | 3.445,57 | 3.542,31 | 2.600,00 | 6.269,89 | 7.594,28 |
| 7820-5/00 | Locação de mão-de-obra temporária | 39h | 2.058,33 | 2.684,44 | 2.759,81 | 3.000,00 | 3.667,89 | 4.442,66 |
| 7830-2/00 | Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros | 44h | 1.843,89 | 1.807,60 | 1.858,35 | 1.857,00 | 1.880,83 | 2.278,12 |
| 8599-6/04 | Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 44h | 1.596,44 | 1.729,68 | 1.778,25 | 1.678,50 | 2.072,08 | 2.509,77 |
| 8630-5/04 | Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos | 43h | 1.748,11 | 1.885,42 | 1.938,36 | 2.000,00 | 2.192,92 | 2.656,13 |
| 6110-8/03 | Serviços de comunicação multimídia - scm | 43h | 2.087,61 | 2.449,26 | 2.518,03 | 2.500,00 | 3.172,00 | 3.842,02 |
| 5611-2/01 | Restaurantes e similares | 42h | 1.655,33 | 1.790,01 | 1.840,27 | 1.800,00 | 2.128,30 | 2.577,86 |
| 7911-2/00 | Agências de viagens | 41h | 3.716,67 | 4.227,47 | 4.346,17 | 4.214,00 | 5.221,10 | 6.323,95 |
| 5611-2/03 | Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares | 43h | 1.795,86 | 1.952,82 | 2.007,66 | 1.967,00 | 2.337,33 | 2.831,05 |
| 6619-3/99 | Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros | 42h | 4.807,86 | 5.707,27 | 5.867,52 | 6.000,00 | 7.388,00 | 8.948,57 |
| 8129-0/00 | Atividades de limpeza | 43h | 3.264,33 | 3.403,13 | 3.498,68 | 3.715,00 | 3.715,00 | 4.499,72 |
| 8291-1/00 | Atividades de cobrança e informações cadastrais | 41h | 1.930,92 | 2.716,88 | 2.793,16 | 2.200,00 | 4.328,13 | 5.242,35 |
| 6201-5/01 | Desenvolvimento de programas de computador e software em geral | 40h | 3.333,67 | 4.143,93 | 4.260,28 | 3.901,00 | 5.685,63 | 6.886,60 |
| 1091-1/02 | Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria | 44h | 2.038,00 | 2.377,41 | 2.444,16 | 2.626,00 | 2.939,75 | 3.560,71 |
| 6550-2/00 | Planos de saúde | 43h | 3.815,09 | 4.886,28 | 5.023,48 | 5.078,00 | 6.866,71 | 8.317,17 |
| 8640-2/02 | Laboratórios clínicos | 43h | 1.498,20 | 2.059,41 | 2.117,24 | 1.518,00 | 3.134,14 | 3.796,17 |
| 4729-6/99 | Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios | 44h | 2.201,60 | 2.206,29 | 2.268,24 | 2.272,00 | 2.344,29 | 2.839,47 |
| 8599-6/03 | Treinamento em informática | 44h | 1.602,67 | 1.637,29 | 1.683,26 | 1.604,00 | 1.816,67 | 2.200,40 |
| CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE. | ||||||||
Salários Nível I, Nível II e Nível III para Supervisor de Atendimento Ao Cliente
Um Supervisor de Atendimento Ao Cliente Nível I ganha em média R$ 2.795,69, o Nível II recebe cerca de R$ 3.735,89, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 4.833,32 mensais de acordo com pesquisa do Portal Salario junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho de todo o estado nos últimos 12 meses.
Voce pode ter todos esses dados salariais por porte da empresa e nível profissional numa planilha Excel. Clique aqui e confira.
| Porte da Empresa | Nível I | Nível II | Nível III |
|---|---|---|---|
| Micro | 2.164,86 | 2.801,58 | 3.565,65 |
| Pequenas | 2.579,92 | 3.338,72 | 4.249,28 |
| Médias | 3.148,43 | 4.197,90 | 5.597,20 |
| Grandes Empresas | 3.289,53 | 4.605,35 | 5.921,16 |
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Níveis profissionais:
Porte da empresa:
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Piso Salarial 2025 - Acordo, convenção coletiva ou dissídio do Rio de Janeiro
O valor do piso salarial 2025 de Supervisor de Atendimento Ao Cliente no estado do Rio de Janeiro é de R$ 3.001,98 para uma jornada de trabalho de 43 horas por semana.
O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2025 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa pelo sindicato no estado do Rio de Janeiro.
O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos no estado do Rio de Janeiro que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.
Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 4201-35.
Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.
Gráficos de pesquisa
Levantamentos salariais exclusivos do Portal Salário com gráficos ilustrativos e dados reais do mercado de trabalho do Rio de Janeiro de acordo com informações do CAGED. É necessário ter um cadastro e plano ativo para acessar esses gráficos..
Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho do Rio de Janeiro
Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Supervisor de Atendimento Ao Cliente trabalhando no estado do Rio de Janeiro durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no estado. Confira o gráfico:
Pesquisa de salários por gênero
Pesquisa salarial por gênero para Supervisor de Atendimento Ao Cliente. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no estado do Rio de Janeiro, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:
Levantamento salarial por grau de instrução
Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Supervisor de Atendimento Ao Cliente trabalhando no estado do Rio de Janeiro. Acesse o gráfico:
Pesquisa salarial por faixa etária
Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Supervisor de Atendimento Ao Cliente trabalhando no estado do Rio de Janeiro. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:
Tem dúvidas sobre essa pesquisa?
Se você ainda tem dúvidas sobre os dados salariais do cargo de Supervisor de Atendimento Ao Cliente ou sobre a origem dos dados salariais do Portal Salario, leia a origem dos nossos dados e veja também onde nossos dados estão sendo utilizados.
