O que faz um Superintendente de Marketing CBO 1233-10
O Superintendente de Marketing Formula e acompanha a execução de diretrizes de planejamento estratégico e tático de operações de marketing em empresas de várias atividades econômicas, definindo diretrizes e políticas para sistemas de marketing, em conformidade com as orientações do Conselho de Administração Desenvolve estratégias de marketing para divulgação da marca.
Lidera a equipe de marketing e define metas para alcançar objetivos da empresa Promove pesquisas de mercado para traçar perfis de público-alvo Desenvolve campanhas de marketing, planeja a criação de branding da marca, estratégias de publicidade, marketing digital, relações públicas e mídias sociais.
Colabora com outros departamentos para garantir que os esforços de marketing estejam alinhados com as metas da empresa Atua para o alcance de metas financeiras e estratégicas Dirige a instituição segundo normas de conformidade legal e jurídica.
Algumas funções no exercício da profissão
- demonstrar competências pessoais;
- participar na definição de políticas de recursos huanos;
- definir plano de marketing e vendas;
- atuar na definição do planejamento estratégico;
- comunicar-se;
- gerir qualidade da venda;
- executar plano de marketing e vendas;
- fazer exposições na mídia;
- mostrar versatilidade;
- utilizar tecnologia da informação;
- implementar planos de marketing e vendas;
- definir metas de venda com grupo gestor - quantidade e prazo;
- trabalhar com ética;
- gerenciar custos e prazos logísticos;
- ver mais...
Profissões relacionadas:
Salário de Superintendente de Marketing - Série histórica em São Paulo
Funções típicas do cargo de Superintendente de Marketing
- fazer exposições na mídia;
- mostrar versatilidade;
- utilizar tecnologia da informação;
- implementar planos de marketing e vendas;
- definir metas de venda com grupo gestor - quantidade e prazo;
- trabalhar com ética;
- gerenciar custos e prazos logísticos;
- transformar dados em informação;
- definir perfil de qualificação do pessoal;
- fomentar pesquisa e desenvolvimento de tendências de mercado consumidor;
- promover inovação;
- mostrar otimismo;
- analisar viabilidade econômica;
- redigir relatórios;
- acompanhar indicadores de venda - volume de vendas, cumprimento de prazos;
- expor idéias em público;
- ver mais...
Tabela salarial Superintendente de Marketing em São Paulo, SP
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 36.844 | 442.133 | 9.211 | 175,45 | |
Média Salarial | 37.879 | 454.547 | 9.470 | 180,38 | |
1º Quartil | 21.553 | 258.631 | 5.388 | 102,63 | |
Salário Mediana | 39.326 | 471.912 | 9.832 | 187,27 | |
3º Quartil | 59.902 | 718.823 | 14.975 | 285,25 | |
Teto Salarial | 72.555 | 870.660 | 18.139 | 345,50 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para Propaganda e Marketing e/ou Comunicação Social
Superintendente de Marketing é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho de São Paulo nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Março de 2024 e Fevereiro de 2025, tivemos uma aumento de 48.48% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial para o cargo de Superintendente de Marketing segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.
Empresas que mais contratam Superintendente de Marketing em São Paulo, SP
Funções do cargo de Superintendente de Marketing
Profissionais no cargo de Superintendente de Marketing atuam na definição do planejamento estratégico da empresa, definem e executam plano de marketing e vendas, gerem a qualidade da venda. Participam da definição de políticas de recursos humanos. Comunicam-se primordialmente para disseminar informações ao público de interesse da empresa.
Condições de trabalho
Diretores de comercialização e marketing xercem funções de direção comercial e de marketing em empresas das mais diversas atividades econômicas, geralmente de médio e grande portes. São assalariados, com carteira assinada, atuam de forma cooperativa, sem supervisão, em ambientes fechados e em período diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
O que é preciso para trabalhar de Superintendente de Marketing
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino superior completo. O exercício pleno das atividades profissionais ocorre entre quatro e cinco anos de experiência na área.
Principais atividades no cargo
Trabalhadores no cargo de Superintendente de Marketing devem demonstrar competências pessoais, participar na definição de políticas de recursos huanos, definir plano de marketing e vendas, atuar na definição do planejamento estratégico, comunicar-se, gerir qualidade da venda, executar plano de marketing e vendas.
Quanto ganham profissionais de Propaganda e Marketing e/ou Comunicação Social por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 613 profissionais admitidos e desligados na cidade de São Paulo, SP. A relação abrange somente Superintendente de Marketing em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | |
---|---|---|---|---|
343 | 44 | 220 | 35.430,17 | |
251 | 40 | 200 | 40.926,18 | |
8 | 42 | 210 | 56.952,75 | |
2 | 41 | 205 | 54.510,50 | |
2 | 38 | 190 | 35.531,00 | |
1 | 28 | 140 | 48.029,00 | |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir. |
Salários Júnior, Pleno e Sênior para Propaganda e Marketing e/ou Comunicação Social na cidade
Piso Salarial 2025
O valor do piso salarial 2025 de Superintendente de Marketing em São Paulo, SP é de R$ 36.844,40 para uma jornada de trabalho de 42 horas por semana.
O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2025 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Diretores de comercialização e marketing pelo sindicato de São Paulo.
O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos em São Paulo, SP que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.
Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 1233-10.
Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Diretores de comercialização e marketing em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.
Gráficos de pesquisa
Levantamentos salariais exclusivos do Portal Salário com gráficos ilustrativos e dados reais do mercado de trabalho na cidade de São Paulo de acordo com informações do CAGED. É necessário ter um cadastro e plano ativo para acessar esses gráficos. Veja os planos disponíveis.
Evolução salarial do Superintendente de Marketing ao longo do tempo
Salário de Superintendente de Marketing mês a mês na cidade de São Paulo de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:
Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de São Paulo
Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Superintendente de Marketing trabalhando na cidade de São Paulo durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo na cidade. Confira o gráfico:
Pesquisa de salários por gênero
Pesquisa salarial por gênero para Superintendente de Marketing. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos no cargo na cidade de São Paulo, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:
Levantamento salarial por grau de instrução
Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Superintendente de Marketing. Acesse o gráfico:
Pesquisa salarial por faixa etária
Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Superintendente de Marketing trabalhando em São Paulo. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Superintendente de Marketing
- Salário Base: R$ 37.878,92
- Salário-educação (3%): R$ 1.136,37
- Sistema S (2%): R$ 757,58
- INSS Patronal (20%): R$ 7.575,78
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 378,79
- FGTS (8%): R$ 3.030,31
- Férias 1/12: R$ 3.156,58
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 7.575,78
- Periculosidade (30%): R$ 11.363,68
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 1.052,19
- 13º Salário: R$ 3.156,58
- FGTS sobre Férias: R$ 252,53
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 84,18
- FGTS sobre 13º: R$ 252,53
- Aviso Prévio: R$ 3.156,58
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 252,53
- Multa Rescisória FGTS: R$ 3.156,58
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
Tem dúvidas sobre essa pesquisa?
Se você ainda tem dúvidas sobre os dados salariais do cargo de Superintendente de Marketing ou sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br, leia a origem dos nossos dados e veja também onde nossos dados estão sendo utilizados.