O que faz um Relações Publicas (A) CBO 1423-25
O Relações Publicas (A) Planeja, coordena, controla e avalia processos de relações públicas de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração do plano estratégico de relações públicas e de comunicação.
Estabelece metas e indicadores de desempenho Define, elabora, coordena e avalia as atividades da equipe Implementa e gerencia o desenvolvimento de ações de relações públicas, considerando tipos, objetivos, estratégias e meios de comunicação, pesquisas, produto ou serviço, clientes e mercado.
Aplica estratégias e técnicas de comunicação Promove e coordena a realização de pesquisas de mercado e de perfis de público-alvo Assessora diretoria e setores da organização.
Assegura a conformidade legal dos processos Atua de acordo com normas e procedimentos, de saúde e segurança no trabalho, qualidade e conservação ambiental
Algumas funções no exercício da profissão
- implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
- analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas;
- implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos;
- elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
- demonstrar competências pessoais;
- assessorar diretoria e setores da organização;
- coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos;
- administrar recursos materiais e financeiros;
- otimizar custos e recursos;
- demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
- realizar ações para ampliação de participação no mercado;
- demonstrar capacidade de síntese;
- demonstrar capacidade de escuta;
- demonstrar capacidade de empatia;
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Profissões relacionadas:
Salário de Relações Publicas (A) - Série histórica no estado de Minas Gerais
O que faz um Relações Publicas (A)
- otimizar custos e recursos;
- demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
- realizar ações para ampliação de participação no mercado;
- demonstrar capacidade de síntese;
- demonstrar capacidade de escuta;
- demonstrar capacidade de empatia;
- elaborar recomendações de ações e soluções;
- negociar com partes interessadas;
- monitorar relacionamento com clientes internos e externos e/ou partes interessadas;
- implementar campanhas institucionais e publicitárias;
- planejar ações para promoção da imagem institucional;
- revisar planos;
- demonstrar capacidade de flexibilidade;
- recomendar doações e/ou patrocínios;
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Tabela salarial para Relações Publicas (A)
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 5.464 | 65.564 | 1.366 | 26,02 | |
Média Salarial | 5.617 | 67.405 | 1.404 | 26,75 | |
1º Quartil | 2.600 | 31.202 | 650 | 12,38 | |
Salário Mediana | 3.880 | 46.560 | 970 | 18,48 | |
3º Quartil | 10.651 | 127.809 | 2.663 | 50,72 | |
Teto Salarial | 12.901 | 154.806 | 3.225 | 61,43 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para Jornalismo
Relações Publicas (A) é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho do estado de Minas Gerais nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Maio de 2024 e Abril de 2025, tivemos um aumento de 23.08% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial para o cargo de Relações Publicas (A) segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.
CBO | Função/Especialização | Salário |
---|---|---|
1423-15 | Gerente de coordenação de marketing | 10.357,97 |
1423-10 | Gerente de assuntos corporativos | 10.300,69 |
1423-50 | Analista de mercado internacional | 10.069,94 |
1423-45 | Defensor de interesses ( relações governamentais) | 8.567,08 |
1423-20 | Gerente de área de vendas | 6.499,45 |
1423-05 | Encarregado de supermercado | 5.389,26 |
1423-30 | Analista de negócios | 5.285,20 |
1423-40 | Ombudsman | 5.171,48 |
1423-35 | Analista de estudos de mercado | 4.640,78 |
1423-55 | Analista de e-commerce | 2.860,85 |
Note que a nomenclatura das profissões pode ser diferente. São sinônimos presentes na Tabela CBO do MTE. |
Empresas que mais contratam Relações Publicas (A) no estado de Minas Gerais
Descrição da ocupação de Relações Publicas (A)
Profissionais no cargo de Relações Publicas (A) elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.
Condições de trabalho
Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para Relações Publicas (A)
Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.
Principais funções dos gerentes de comercialização, marketing e comunicação
Trabalhadores no cargo de Relações Publicas (A) devem implantar ações de relações públicas e ouvidoria, analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas, implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, demonstrar competências pessoais, assessorar diretoria e setores da organização, coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos, administrar recursos materiais e financeiros.
Quanto ganham profissionais de Jornalismo por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 456 profissionais admitidos e desligados no estado de Minas Gerais. A relação abrange somente Relações Publicas (A) em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
230 | 44 | 220 | 4.620,64 | 21,00 |
202 | 40 | 200 | 7.000,00 | 35,00 |
7 | 43 | 215 | 2.886,57 | 13,43 |
4 | 42 | 210 | 6.900,75 | 32,86 |
3 | 30 | 150 | 5.648,33 | 37,66 |
3 | 22 | 110 | 1.801,67 | 16,38 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir diariamente. |
Salários Júnior, Pleno e Sênior para Jornalismo
Piso Salarial 2025 - Acordo, convenção coletiva ou dissídio de Minas Gerais
O valor do piso salarial 2025 de Relações Publicas (A) no estado de Minas Gerais é de R$ 5.463,67 para uma jornada de trabalho de 42 horas por semana.
O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2025 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação pelo sindicato no estado de Minas Gerais.
O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos no estado de Minas Gerais que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.
Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 1423-25.
Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Gerentes de comercialização, marketing e comunicação em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.
Gráficos de pesquisa
Levantamentos salariais exclusivos do Portal Salário com gráficos ilustrativos e dados reais do mercado de trabalho de Minas Gerais de acordo com informações do CAGED. É necessário ter um cadastro e plano ativo para acessar esses gráficos. Veja os planos disponíveis.
Evolução salarial do Relações Publicas (A) ao longo do tempo
Salário de Relações Publicas (A) mês a mês no estado de Minas Gerais de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:
Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de Minas Gerais
Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Relações Publicas (A) trabalhando no estado de Minas Gerais durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no estado. Confira o gráfico:
Pesquisa de salários por gênero
Pesquisa salarial por gênero para Relações Publicas (A). O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no estado de Minas Gerais, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:
Levantamento salarial por grau de instrução
Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Relações Publicas (A) trabalhando no estado de Minas Gerais. Acesse o gráfico:
Pesquisa salarial por faixa etária
Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Relações Publicas (A) trabalhando no estado de Minas Gerais. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Relações Publicas (A)
- Salário Base: R$ 5.617,08
- Salário-educação (3%): R$ 168,51
- Sistema S (2%): R$ 112,34
- INSS Patronal (20%): R$ 1.123,42
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 56,17
- FGTS (8%): R$ 449,37
- Férias 1/12: R$ 468,09
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 1.123,42
- Periculosidade (30%): R$ 1.685,12
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 156,03
- 13º Salário: R$ 468,09
- FGTS sobre Férias: R$ 37,45
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 12,48
- FGTS sobre 13º: R$ 37,45
- Aviso Prévio: R$ 468,09
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 37,45
- Multa Rescisória FGTS: R$ 468,09
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
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