O que faz um Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) CBO 9911-15
O Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) opera máquinas especiais em atividades de conservação e manutenção de vias permanentes, movimentando materiais diversos, executando a correção da geometria da via, efetuando a substituição de lastro contaminado por lastro tratado, e realizando esmerilhamento para ações preventivas e corretivas em trilhos Elabora relatório sobre ocorrências, horas de trabalho e atividades realizadas.
Providencia manutenção de máquinas e equipamentos Cumpre legislação, procedimentos, normas regulamentadoras de navegação no transporte de pessoas e cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
Algumas funções no exercício da profissão
- providenciar manutenção de máquinas e equipamentos;
- desguarnecer lastro;
- demonstrar competências pessoais;
- trabalhar com segurança;
- corrigir geometria da via por meio de equipamentos;
- esmerilhar trilhos;
- comunicar-se;
- realizar soldagem aluminotérmica;
- inspecionar vias;
- reparar componentes da superestrutura e da infraestrutura da via;
- corrigir nivelamento longitudinal;
- aplicar procedimentos de segurança;
- trocar peças danificadas;
- comunicar ocorrências;
- recolher objetos estranhos da via;
- operar esmerilhadeira para ação corretiva e ou preventiva em trilhos;
- classificar nível de falhas;
- anotar detalhes do serviço executado;
- ver mais...
Profissões relacionadas:
- Soldador Aluminotermico em Conservação de Trilhos
- Trabalhador de Linha Férrea
- Operador de Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos)
- Conservador de Via Permanente (Trilhos)
- Operador de Maquinas Especiais em Conservação de Via Permanente (Trilhos)
- Inspetor de Via Permanente (Trilhos)
- Auxiliar de Manutenção de Linha Férrea
Salário de Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) - Série histórica no estado do Espírito Santo
O que faz um Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos)
- corrigir nivelamento longitudinal;
- aplicar procedimentos de segurança;
- trocar peças danificadas;
- comunicar ocorrências;
- recolher objetos estranhos da via;
- operar esmerilhadeira para ação corretiva e ou preventiva em trilhos;
- classificar nível de falhas;
- anotar detalhes do serviço executado;
- usar equipamentos de segurança individual;
- socar lastro;
- alimentar a máquina com dados geométricos;
- encaminhar veículo para manutenção;
- examinar condições gerais do veículo;
- isolar áreas;
- demonstrar bom senso;
- avaliar local de depósito do rejeito;
- monitorar pressão e ângulos dos motores de esmerilhamento;
- ver mais...
Tabela salarial para Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos)
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 3.039 | 36.468 | 760 | 13,81 | |
Média Salarial | 3.124 | 37.492 | 781 | 14,20 | |
1º Quartil | 2.581 | 30.973 | 645 | 11,73 | |
Salário Mediana | 3.016 | 36.192 | 754 | 13,71 | |
3º Quartil | 3.946 | 47.356 | 987 | 17,94 | |
Teto Salarial | 4.780 | 57.359 | 1.195 | 21,73 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) é um cargo que está com demanda restrita no mercado de trabalho do estado do Espírito Santo nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Maio de 2024 e Abril de 2025, tivemos uma queda de 40% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial para o cargo de Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.
CBO | Função/Especialização | Salário |
---|---|---|
9911-10 | Inspetor de via permanente (trilhos) | 3.795,88 |
9911-20 | Soldador aluminotérmico em conservação de trilhos | 2.546,99 |
9911-05 | Auxiliar de manutenção de linha férrea | 1.673,27 |
Note que a nomenclatura das profissões pode ser diferente. São sinônimos presentes na Tabela CBO do MTE. |
Empresas que mais contratam Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) no estado do Espírito Santo
Descrição da ocupação de Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos)
Profissionais no cargo de Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) reparam componentes de superestrutura e infra-estrutura das vias. Corrigem geometria das vias por meio de equipamentos, analisando informações topográficas e geométricas, preparando e ajustando máquinas e corrigindo desníveis. Esmerilham trilhos, desguarnecem lastros, removendo os que estiverem contaminados e recolocando aqueles que estiverem tratados. Realizam soldagem aluminotérmica, examinando, cortando, nivelando, alinhando, soldando e esmerilhando trilhos. Inspecionam vias e providenciam manutenção de máquinas e equipamentos. Desenvolvem as atividades comunicando-se com outras áreas e com o centro de controle operacional e trabalham seguindo normas de segurança, qualidade e proteção ao meio ambiente.
Condições de trabalho
Conservadores de vias permanentes (trilhos) trabalham em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipe, em locais abertos, no horário noturno. Porém,o trabalho em horário diurno também é possível, especialmente no caso dos conservadores de vias. Normalmente trabalham em locais subterrâneos e sujeitos a posições desconfortáveis durante longos períodos. O soldador aluminotérmico pode permanecer exposto a ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos)
Para o exercício das ocupações de conservador de vias permanentes e soldadores aluminotérmicos requer-se ensino fundamental completo. No caso do operador de máquinas especiais e do inspetor de vias permanentes, exige-se ensino médio completo e curso básico de qualificação com até duzentas horas-aula, ministrado em escola profissionalizante. As empresas dão preferência a trabalhadores que tenham cursos de mecânica geral e ou elétrica, especialmente no caso do inspetor de vias permanentes. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho.
Principais funções dos conservadores de vias permanentes (trilhos)
Trabalhadores no cargo de Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) devem providenciar manutenção de máquinas e equipamentos, desguarnecer lastro, demonstrar competências pessoais, trabalhar com segurança, corrigir geometria da via por meio de equipamentos, esmerilhar trilhos, comunicar-se, realizar soldagem aluminotérmica, inspecionar vias, reparar componentes da superestrutura e da infraestrutura da via.
Salários Nível I, Nível II e Nível III para Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos)
Piso Salarial 2025 - Acordo, convenção coletiva ou dissídio do Espírito Santo
O valor do piso salarial 2025 de Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) no estado do Espírito Santo é de R$ 3.039,03 para uma jornada de trabalho de 44 horas por semana.
O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2025 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Conservadores de vias permanentes (trilhos) pelo sindicato no estado do Espírito Santo.
O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos no estado do Espírito Santo que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.
Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 9911-15.
Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Conservadores de vias permanentes (trilhos) em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.
Gráficos de pesquisa
Levantamentos salariais exclusivos do Portal Salário com gráficos ilustrativos e dados reais do mercado de trabalho do Espírito Santo de acordo com informações do CAGED. É necessário ter um cadastro e plano ativo para acessar esses gráficos. Veja os planos disponíveis.
Evolução salarial do Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) ao longo do tempo
Salário de Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) mês a mês no estado do Espírito Santo de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:
Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho do Espírito Santo
Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) trabalhando no estado do Espírito Santo durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no estado. Confira o gráfico:
Pesquisa de salários por gênero
Pesquisa salarial por gênero para Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos). O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no estado do Espírito Santo, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:
Levantamento salarial por grau de instrução
Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) trabalhando no estado do Espírito Santo. Acesse o gráfico:
Pesquisa salarial por faixa etária
Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) trabalhando no estado do Espírito Santo. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos)
- Salário Base: R$ 3.124,36
- Salário-educação (3%): R$ 93,73
- Sistema S (2%): R$ 62,49
- INSS Patronal (20%): R$ 624,87
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 31,24
- FGTS (8%): R$ 249,95
- Férias 1/12: R$ 260,36
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 624,87
- Periculosidade (30%): R$ 937,31
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 86,79
- 13º Salário: R$ 260,36
- FGTS sobre Férias: R$ 20,83
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 6,94
- FGTS sobre 13º: R$ 20,83
- Aviso Prévio: R$ 260,36
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 20,83
- Multa Rescisória FGTS: R$ 260,36
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
CBOs Relacionados
Tem dúvidas sobre essa pesquisa?
Se você ainda tem dúvidas sobre os dados salariais do cargo de Operador de Máquinas e Veículos Especiais na Conservação de Vias Permanentes (trilhos) ou sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br, leia a origem dos nossos dados e veja também onde nossos dados estão sendo utilizados.