O que faz um Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25
O Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel realiza manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel. Elabora plano de manutenção. Testa desempenho de componentes e sistemas. Avalia a satisfação do cliente. Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho em plenas condições de uso e funcionamento. Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente.
Algumas funções no exercício da profissão
- Testar desempenho de componentes e sistemas de veículos;
- Substituir peças dos diversos sistemas;
- Demonstrar competências pessoais;
- Realizar o trabalho com segurança;
- Reparar componentes e sistemas de veículos;
- Realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo;
- Elaborar plano de manutenção;
- Trocar molas;
- Verificar condições de funcionamento dos componentes do freio;
- Testar sistema eletroeletrônico do freio abs;
- Enviar peças para retificação;
- Regular freios;
- Reparar sistema de escapamento;
- Trocar radiadores;
- Reparar unidade hidráulica;
- Realizar manutenção do compressor de ar;
- Interpretar termos técnicos em língua estrangeira;
- Trocar sistema de embreagem;
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Profissões relacionadas:
- Mecânico de Motor de Explosão
- Auxiliar de Mecânico de Autos
- Mecânico de Empilhadeira
- Afinador de Motores a Diesel
- Mecânico de Motonetas
- Mecânico Eletricista de Diesel (veículos Automotores)
- Mecânico de Veículos Automotores a Diesel (Exceto Tratores)
- Retificador de Motores a Diesel
- Mecânico de Manutenção de Ônibus
- Mecânico de Motor a Gasolina
Salário de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel - Série histórica no estado de São Paulo
Tabela salarial para Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel
| Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
|---|---|---|---|---|---|
| Piso Salarial | 2.897 | 34.770 | 724 | 13,17 | |
| Média Salarial | 2.979 | 35.746 | 745 | 13,54 | |
| 1º Quartil | 2.199 | 26.391 | 550 | 10,00 | |
| Salário Mediana | 2.881 | 34.572 | 720 | 13,10 | |
| 3º Quartil | 4.096 | 49.153 | 1.024 | 18,62 | |
| Teto Salarial | 4.961 | 59.536 | 1.240 | 22,55 | |
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Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel é um cargo que está com muita demanda no mercado de trabalho do estado de São Paulo nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de 09/2024 e 08/2025, tivemos um aumento de 9.59% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
O comparativo é feito entre o mês inicial e mês final da nossa base de dados de 12 meses de estoque do CAGED.
| CBO | Função/Especialização | Salário |
|---|---|---|
| 9144-10 | Mecânico de empilhadeira | 2.877,72 |
| 9144-20 | Mecânico de manutenção de tratores | 2.650,08 |
| 9144-05 | Afinador de motores de automóveis | 2.109,43 |
| 9144-15 | Mecânico de manutenção de motocicletas | 1.829,64 |
| Note que a nomenclatura das profissões pode ser diferente. São sinônimos presentes na Tabela CBO do MTE. | ||
Empresas que mais contratam Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel no estado de São Paulo
| CNAE | Segmento | Jornada | Q1 | Piso | Média | Mediana | Q3 | Teto |
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| 4921-3/01 | Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal | 43h | 2.359,27 | 2.959,03 | 3.042,11 | 3.130,00 | 3.953,90 | 4.789,08 |
| 4520-0/01 | Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores | 44h | 2.023,23 | 2.686,11 | 2.761,53 | 2.500,00 | 3.894,41 | 4.717,03 |
| 4530-7/03 | Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores | 44h | 1.924,41 | 2.530,29 | 2.601,34 | 2.200,00 | 3.713,14 | 4.497,46 |
| 4930-2/02 | Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 44h | 2.343,42 | 2.954,19 | 3.037,14 | 2.953,00 | 4.071,14 | 4.931,09 |
| 4511-1/04 | Comércio por atacado de caminhões novos e usados | 44h | 2.233,20 | 2.718,13 | 2.794,45 | 2.422,00 | 3.755,42 | 4.548,67 |
| 4929-9/02 | Transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, intermunicipal, interestadual e internacional | 44h | 2.385,73 | 3.075,34 | 3.161,68 | 3.204,00 | 4.220,98 | 5.112,58 |
| 4921-3/02 | Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal em região metropolitana | 44h | 1.975,18 | 2.638,67 | 2.712,76 | 2.748,00 | 3.677,03 | 4.453,73 |
| 1071-6/00 | Fabricação de açúcar em bruto | 44h | 2.485,97 | 3.012,41 | 3.096,99 | 3.225,00 | 3.893,18 | 4.715,54 |
| 4930-2/03 | Transporte rodoviário de produtos perigosos | 44h | 2.346,60 | 3.027,69 | 3.112,70 | 3.018,50 | 4.218,92 | 5.110,08 |
| 4511-1/01 | Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos | 44h | 2.178,47 | 2.401,52 | 2.468,94 | 2.406,00 | 2.918,27 | 3.534,70 |
| 7711-0/00 | Locação de automóveis sem condutor | 44h | 2.941,81 | 3.181,92 | 3.271,26 | 3.147,00 | 3.749,76 | 4.541,82 |
| 4930-2/01 | Transporte rodoviário de carga | 44h | 2.251,87 | 2.926,19 | 3.008,35 | 2.978,00 | 4.101,34 | 4.967,67 |
| 1931-4/00 | Fabricação de álcool | 44h | 2.925,27 | 3.378,08 | 3.472,93 | 3.405,00 | 4.276,80 | 5.180,18 |
| 4929-9/01 | Transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, municipal | 44h | 2.518,14 | 3.135,12 | 3.223,15 | 3.150,00 | 4.216,28 | 5.106,89 |
| 4211-1/01 | Construção de rodovias e ferrovias | 44h | 3.657,10 | 4.492,56 | 4.618,70 | 5.004,00 | 5.648,76 | 6.841,94 |
| 4922-1/01 | Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal | 44h | 2.633,40 | 3.360,74 | 3.455,10 | 3.472,00 | 4.617,83 | 5.593,25 |
| 3811-4/00 | Coleta de resíduos não-perigosos | 44h | 2.974,54 | 3.465,07 | 3.562,36 | 3.479,00 | 4.486,21 | 5.433,83 |
| 4922-1/02 | Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, interestadual | 44h | 2.193,44 | 2.819,60 | 2.898,77 | 3.113,00 | 3.750,09 | 4.542,22 |
| 4530-7/05 | Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar | 44h | 1.951,31 | 2.199,24 | 2.260,99 | 2.037,00 | 2.811,50 | 3.405,37 |
| 0113-0/00 | Cultivo de cana-de-açúcar | 44h | 2.409,68 | 2.881,75 | 2.962,67 | 2.799,00 | 3.832,63 | 4.642,20 |
| CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE. | ||||||||
Salários Nível I, Nível II e Nível III para Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel
Um Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel Nível I ganha em média R$ 2.732,79, o Nível II recebe cerca de R$ 3.649,36, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 4.717,05 mensais de acordo com pesquisa do Portal Salario junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho de todo o estado nos últimos 12 meses.
Voce pode ter todos esses dados salariais por porte da empresa e nível profissional numa planilha Excel. Clique aqui e confira.
| Porte da Empresa | Nível I | Nível II | Nível III |
|---|---|---|---|
| Micro | 2.306,38 | 2.984,73 | 3.798,75 |
| Pequenas | 2.559,54 | 3.312,34 | 4.215,71 |
| Médias | 2.864,22 | 3.818,96 | 5.091,95 |
| Grandes Empresas | 3.201,00 | 4.481,39 | 5.761,79 |
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Níveis profissionais:
Porte da empresa:
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Piso Salarial 2025 - Acordo, convenção coletiva ou dissídio de São Paulo
O valor do piso salarial 2025 de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel no estado de São Paulo é de R$ 2.897,49 para uma jornada de trabalho de 44 horas por semana.
O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2025 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Mecânicos de manutenção de veículos automotores pelo sindicato no estado de São Paulo.
O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos no estado de São Paulo que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.
Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 9144-25.
Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Mecânicos de manutenção de veículos automotores em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.
Gráficos de pesquisa
Levantamentos salariais exclusivos do Portal Salário com gráficos ilustrativos e dados reais do mercado de trabalho de São Paulo de acordo com informações do CAGED. É necessário ter um cadastro e plano ativo para acessar esses gráficos..
Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de São Paulo
Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel trabalhando no estado de São Paulo durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no estado. Confira o gráfico:
Pesquisa de salários por gênero
Pesquisa salarial por gênero para Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no estado de São Paulo, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:
Levantamento salarial por grau de instrução
Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel trabalhando no estado de São Paulo. Acesse o gráfico:
Pesquisa salarial por faixa etária
Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel trabalhando no estado de São Paulo. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:
Tem dúvidas sobre essa pesquisa?
Se você ainda tem dúvidas sobre os dados salariais do cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel ou sobre a origem dos dados salariais do Portal Salario, leia a origem dos nossos dados e veja também onde nossos dados estão sendo utilizados.
