Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel - Estado de São Paulo

R$ 2.978,85/mês

Atualizado em

Um Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel trabalhando no estado de São Paulo ganha em média R$ 2.978,85 para uma jornada de trabalho de 44 horas semanais.

A faixa salarial do Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel fica entre R$ 2.881,00 salário mediana da pesquisa e o teto salarial de R$ 4.961,32, sendo que R$ 2.897,49 é a média do piso salarial 2025 de acordos coletivos levando em conta profissionais em regime CLT de todo o estado de SP.

A variação salarial depende principalmente das funções desempenhadas, segmento da empresa, localidade, formação, experiência na função e política de cargos, salários e carreiras da empresa.

As informações são de acordo com pesquisa do Portal Salário junto a dados oficiais do CAGED, com um total de 11.637 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas nos últimos 12 meses em todo estado de São Paulo.

Salário Em Outros Estados

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Salário por Cidade de SP

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Tópicos dessa pesquisa salarial:

Perfil Profissional

O cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25 trabalhando no estado de São Paulo, tem um perfil profissional médio de um trabalhador com 29 anos, ensino médio completo, do sexo masculino que trabalha 44h por semana em empresas do segmento de Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel é São Paulo.

Metodologia

O levantamento leva em consideração somente o salário base de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel trabalhando no estado de São Paulo, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade, nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.


O que faz um Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel CBO 9144-25

O Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel realiza manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel. Elabora plano de manutenção. Testa desempenho de componentes e sistemas. Avalia a satisfação do cliente. Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho em plenas condições de uso e funcionamento. Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente.


Algumas funções no exercício da profissão

  • Testar desempenho de componentes e sistemas de veículos;
  • Substituir peças dos diversos sistemas;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Realizar o trabalho com segurança;
  • Reparar componentes e sistemas de veículos;
  • Realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo;
  • Elaborar plano de manutenção;
  • Trocar molas;
  • Verificar condições de funcionamento dos componentes do freio;
  • Testar sistema eletroeletrônico do freio abs;
  • Enviar peças para retificação;
  • Regular freios;
  • Reparar sistema de escapamento;
  • Trocar radiadores;
  • Reparar unidade hidráulica;
  • Realizar manutenção do compressor de ar;
  • Interpretar termos técnicos em língua estrangeira;
  • Trocar sistema de embreagem;
  • ver mais...

Salário de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel - Série histórica no estado de São Paulo

Tabela salarial para Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel

Tabela salarial com piso salarial, média salarial, mediana, primeiro e terceiro quartil
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 2.897 34.770 724 13,17
Média Salarial 2.979 35.746 745 13,54
1º Quartil 2.199 26.391 550 10,00
Salário Mediana 2.881 34.572 720 13,10
3º Quartil 4.096 49.153 1.024 18,62
Teto Salarial 4.961 59.536 1.240 22,55
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel é um cargo que está com muita demanda no mercado de trabalho do estado de São Paulo nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de 09/2024 e 08/2025, tivemos um aumento de 9.59% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

O comparativo é feito entre o mês inicial e mês final da nossa base de dados de 12 meses de estoque do CAGED.

Salário por função ou especialização

Pesquisa: Áreas de atuação com os melhores salários da família ocupacional (nacional)
CBO Função/Especialização Salário
9144-10 Mecânico de empilhadeira 2.877,72
9144-20 Mecânico de manutenção de tratores 2.650,08
9144-05 Afinador de motores de automóveis 2.109,43
9144-15 Mecânico de manutenção de motocicletas 1.829,64
Note que a nomenclatura das profissões pode ser diferente. São sinônimos presentes na Tabela CBO do MTE.

Empresas que mais contratam Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel no estado de São Paulo

CNAE: Código da atividade economica | Segmento: Setor da empresa | Jornada: Carga horária semanal | q1: Primeiro quartil (25% dos menores salários) | Piso: Piso salarial médio | Média: Salário médio | Mediana: Salário ao centro da amostragem | q3: Terceiro quartil (25% dos maiores salários) | Teto: Média dos maiores salários
CNAE Segmento Jornada Q1 Piso Média Mediana Q3 Teto
4921-3/01 Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal 43h 2.359,27 2.959,03 3.042,11 3.130,00 3.953,90 4.789,08
4520-0/01 Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores 44h 2.023,23 2.686,11 2.761,53 2.500,00 3.894,41 4.717,03
4530-7/03 Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores 44h 1.924,41 2.530,29 2.601,34 2.200,00 3.713,14 4.497,46
4930-2/02 Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 44h 2.343,42 2.954,19 3.037,14 2.953,00 4.071,14 4.931,09
4511-1/04 Comércio por atacado de caminhões novos e usados 44h 2.233,20 2.718,13 2.794,45 2.422,00 3.755,42 4.548,67
4929-9/02 Transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, intermunicipal, interestadual e internacional 44h 2.385,73 3.075,34 3.161,68 3.204,00 4.220,98 5.112,58
4921-3/02 Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal em região metropolitana 44h 1.975,18 2.638,67 2.712,76 2.748,00 3.677,03 4.453,73
1071-6/00 Fabricação de açúcar em bruto 44h 2.485,97 3.012,41 3.096,99 3.225,00 3.893,18 4.715,54
4930-2/03 Transporte rodoviário de produtos perigosos 44h 2.346,60 3.027,69 3.112,70 3.018,50 4.218,92 5.110,08
4511-1/01 Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos 44h 2.178,47 2.401,52 2.468,94 2.406,00 2.918,27 3.534,70
7711-0/00 Locação de automóveis sem condutor 44h 2.941,81 3.181,92 3.271,26 3.147,00 3.749,76 4.541,82
4930-2/01 Transporte rodoviário de carga 44h 2.251,87 2.926,19 3.008,35 2.978,00 4.101,34 4.967,67
1931-4/00 Fabricação de álcool 44h 2.925,27 3.378,08 3.472,93 3.405,00 4.276,80 5.180,18
4929-9/01 Transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, municipal 44h 2.518,14 3.135,12 3.223,15 3.150,00 4.216,28 5.106,89
4211-1/01 Construção de rodovias e ferrovias 44h 3.657,10 4.492,56 4.618,70 5.004,00 5.648,76 6.841,94
4922-1/01 Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal 44h 2.633,40 3.360,74 3.455,10 3.472,00 4.617,83 5.593,25
3811-4/00 Coleta de resíduos não-perigosos 44h 2.974,54 3.465,07 3.562,36 3.479,00 4.486,21 5.433,83
4922-1/02 Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, interestadual 44h 2.193,44 2.819,60 2.898,77 3.113,00 3.750,09 4.542,22
4530-7/05 Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar 44h 1.951,31 2.199,24 2.260,99 2.037,00 2.811,50 3.405,37
0113-0/00 Cultivo de cana-de-açúcar 44h 2.409,68 2.881,75 2.962,67 2.799,00 3.832,63 4.642,20
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Salários Nível I, Nível II e Nível III para Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel

Um Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel Nível I ganha em média R$ 2.732,79, o Nível II recebe cerca de R$ 3.649,36, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 4.717,05 mensais de acordo com pesquisa do Portal Salario junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho de todo o estado nos últimos 12 meses.

Voce pode ter todos esses dados salariais por porte da empresa e nível profissional numa planilha Excel. Clique aqui e confira.

Metodologia: Salários de profissionais admitidos e desligados das empresas no estado de São Paulo nos últimos 12 meses.
Porte da Empresa Nível I Nível II Nível III
Micro 2.306,38 2.984,73 3.798,75
Pequenas 2.559,54 3.312,34 4.215,71
Médias 2.864,22 3.818,96 5.091,95
Grandes Empresas 3.201,00 4.481,39 5.761,79

Níveis profissionais:

  • *Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel Nível I: até 4 anos;
  • *Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel Nível II: de 4 a 6 anos;
  • *Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel Nível III: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Porte da empresa:

  • Micro Empresa: Até 19 funcionários;
  • Pesquena Empresa: De 20 a 99 funcionários;
  • Média Empresa: De 100 a 499 funcionários;
  • Grande Empresa: Acima de 500 funcionários;

Piso Salarial 2025 - Acordo, convenção coletiva ou dissídio de São Paulo

O valor do piso salarial 2025 de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel no estado de São Paulo é de R$ 2.897,49 para uma jornada de trabalho de 44 horas por semana.

O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2025 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Mecânicos de manutenção de veículos automotores pelo sindicato no estado de São Paulo.

O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos no estado de São Paulo que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.

Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 9144-25.

Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Mecânicos de manutenção de veículos automotores em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.

Gráficos de pesquisa

Levantamentos salariais exclusivos do Portal Salário com gráficos ilustrativos e dados reais do mercado de trabalho de São Paulo de acordo com informações do CAGED. É necessário ter um cadastro e plano ativo para acessar esses gráficos..

Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de São Paulo

Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel trabalhando no estado de São Paulo durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no estado. Confira o gráfico:

Pesquisa de salários por gênero

Pesquisa salarial por gênero para Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no estado de São Paulo, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:

Levantamento salarial por grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel trabalhando no estado de São Paulo. Acesse o gráfico:

Pesquisa salarial por faixa etária

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel trabalhando no estado de São Paulo. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:

Salário e mercado de trabalho para Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel – Salário – SP

Tem dúvidas sobre essa pesquisa?

Se você ainda tem dúvidas sobre os dados salariais do cargo de Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel ou sobre a origem dos dados salariais do Portal Salario, leia a origem dos nossos dados e veja também onde nossos dados estão sendo utilizados.