O que faz um Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) CBO 2617-15
O Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) Realiza locução em diferentes veículos de mídia, como televisão, rádio, websites, vídeos, redes sociais entre outros, utilizando sua voz para ler e interpretar textos, apresentar programas e eventos, fazer anúncios e chamadas de programação, e narrar vídeos para publicidade e redes sociais Grava voz para produtos digitais, audiodescrição, animação, documentários e voz padrão para emissoras e conteúdos indoor.
Opera equipamentos de gravação, edição e transmissão de locução Interage com tecnologias digitais e cenários virtuais Elabora roteiro de entrevista.
Entrevista pessoas, formulando perguntas, interagindo com o entrevistado Prepara conteúdo para apresentação Participa da definição da pauta, redige textos, checa informações, adaptando-se aos padrões de mídia e do público-alvo.
Cumpre normas técnicas e regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental
Algumas funções no exercício da profissão
- entrevistar pessoas;
- demonstrar competências pessoais;
- anunciar produtos e serviços;
- apresentar eventos;
- apresentar programas e noticiários;
- narrar transmissão de eventos;
- gravar voz para mídias;
- preparar conteúdo para apresentação;
- locutar conteúdos para programas digitais;
- gravar voz para conteúdo indoor;
- demonstrar capacidade de emocionar o público;
- demonstrar capacidade de administrar tempo;
- demonstrar capacidade de síntese;
- anunciar/desanunciar músicas;
- locutar audiodescrição;
- ver mais...
Profissões relacionadas:
- Comentarista de Jornal
- Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais)
- Comentarista Político
- Comentarista Cultural
- Comentarista de Moda
- Comentarista de Esportes
- Narrador em Programas de Radio e Televisão
- Comentarista Econômico
- Locutor Comercial
- Comentarista de Radio e Televisão
- Repórter de Radio e Televisão
Salário de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) - Série histórica em São Paulo
Funções típicas do cargo de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais)
- locutar conteúdos para programas digitais;
- gravar voz para conteúdo indoor;
- demonstrar capacidade de emocionar o público;
- demonstrar capacidade de administrar tempo;
- demonstrar capacidade de síntese;
- anunciar/desanunciar músicas;
- locutar audiodescrição;
- operar equipamentos - mesa de som e outros;
- demonstrar capacidade de expressão corporal;
- construir a cena;
- demonstrar capacidade de tomar decisões;
- gravar voz padrão para emissoras;
- instruir o entrevistado;
- demonstrar cordialidade;
- delimitar o conteúdo;
- ler os comerciais no ar;
- ver mais...
Tabela salarial Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) em São Paulo, SP
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 3.611 | 43.332 | 903 | 18,52 | |
Média Salarial | 3.712 | 44.548 | 928 | 19,04 | |
1º Quartil | 2.038 | 24.452 | 509 | 10,45 | |
Salário Mediana | 2.400 | 28.800 | 600 | 12,31 | |
3º Quartil | 6.842 | 82.102 | 1.710 | 35,09 | |
Teto Salarial | 8.287 | 99.444 | 2.072 | 42,50 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho de São Paulo nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Março de 2024 e Fevereiro de 2025, tivemos uma aumento de 16.67% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial para o cargo de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.
Empresas que mais contratam Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) em São Paulo, SP
Funções do cargo de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais)
Profissionais no cargo de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) apresentam programas de rádio, televisão e noticiários, ancorando programas, nos quais interpretam o conteúdo da apresentação, noticiam e comentam fatos, leem textos no ar, narram transmissão de eventos, tecem comentários sobre os mesmos, fazem locução gravando voz para mídias, entrevistam pessoas, anunciam produtos e serviços, preparam conteúdo para apresentação, participando da definição da pauta, redigindo a notícia, checando as informações, atuam em rádio, televisão e eventos, bem como em mídias audiovisuais.
Condições de trabalho
Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais atuam na área de atividades recreativas, culturais e desportivas. Executam suas funções como empregados com carteira assinada e, no caso do locutor de mídias audiovisuais, como autônomo. São profissionais multifuncionais, que participam integralmente do processo, desde a produção até a apresentação da notícia, que trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto, no caso do comentarista de mídias audiovisuais. A maioria dos profissionais trabalha em várias emissoras de rádio e TV, apresentando diversos programas, cumprindo horários irregulares. Trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante e expostos a ruído intenso.
O que é preciso para trabalhar de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais)
O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao 3º grau completo para o comentarista de mídias audiovisuais, 2º grau completo para o locutor de mídias audiovisuais e curso superior para as demais. No caso dos comentaristas esportivos, é frequente ex-jogadores e técnicos comentarem os eventos. Quando necessário também se habilitam como radialistas, fazendo cursos de locução de até duzentas horas-aula ou de radialista em nível técnico e superior. O exercício pleno das atividades não demanda experiência profissional para essas ocupações uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida, com exceção do âncora de rádio e TV para quem é exigido experiência de cinco anos.
Principais atividades no cargo
Trabalhadores no cargo de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) devem entrevistar pessoas, demonstrar competências pessoais, anunciar produtos e serviços, apresentar eventos, apresentar programas e noticiários, narrar transmissão de eventos, gravar voz para mídias, preparar conteúdo para apresentação.
Quanto ganha um Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 101 profissionais admitidos e desligados na cidade de São Paulo, SP. A relação abrange somente Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | |
---|---|---|---|---|
56 | 44 | 220 | 2.290,88 | |
21 | 30 | 150 | 5.325,24 | |
13 | 36 | 180 | 7.005,92 | |
4 | 40 | 200 | 5.944,00 | |
2 | 24 | 120 | 2.922,00 | |
2 | 42 | 210 | 2.300,00 | |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir. |
Salários Nível I, Nível II e Nível III para Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais)
Piso Salarial 2025
O valor do piso salarial 2025 de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) em São Paulo, SP é de R$ 3.610,96 para uma jornada de trabalho de 39 horas por semana.
O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2025 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais pelo sindicato de São Paulo.
O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos em São Paulo, SP que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.
Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 2617-15.
Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.
Gráficos de pesquisa
Levantamentos salariais exclusivos do Portal Salário com gráficos ilustrativos e dados reais do mercado de trabalho na cidade de São Paulo de acordo com informações do CAGED. É necessário ter um cadastro e plano ativo para acessar esses gráficos. Veja os planos disponíveis.
Evolução salarial do Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) ao longo do tempo
Salário de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) mês a mês na cidade de São Paulo de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:
Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de São Paulo
Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) trabalhando na cidade de São Paulo durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo na cidade. Confira o gráfico:
Pesquisa de salários por gênero
Pesquisa salarial por gênero para Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais). O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos no cargo na cidade de São Paulo, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:
Levantamento salarial por grau de instrução
Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais). Acesse o gráfico:
Pesquisa salarial por faixa etária
Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) trabalhando em São Paulo. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais)
- Salário Base: R$ 3.712,35
- Salário-educação (3%): R$ 111,37
- Sistema S (2%): R$ 74,25
- INSS Patronal (20%): R$ 742,47
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 37,12
- FGTS (8%): R$ 296,99
- Férias 1/12: R$ 309,36
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 742,47
- Periculosidade (30%): R$ 1.113,71
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 103,12
- 13º Salário: R$ 309,36
- FGTS sobre Férias: R$ 24,75
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 8,25
- FGTS sobre 13º: R$ 24,75
- Aviso Prévio: R$ 309,36
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 24,75
- Multa Rescisória FGTS: R$ 309,36
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
Tem dúvidas sobre essa pesquisa?
Se você ainda tem dúvidas sobre os dados salariais do cargo de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) ou sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br, leia a origem dos nossos dados e veja também onde nossos dados estão sendo utilizados.