Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação - Estado do Rio Grande do Sul

R$ 7.066,40/mês

Atualizado em

Um Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação trabalhando no estado do Rio Grande do Sul ganha em média R$ 7.066,40 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais.

A faixa salarial do Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação fica entre R$ 5.000,00 salário mediana da pesquisa e o teto salarial de R$ 16.023,57, sendo que R$ 6.873,41 é a média do piso salarial 2025 de acordos coletivos levando em conta profissionais em regime CLT de todo o estado do RS.

A variação salarial depende principalmente das funções desempenhadas, segmento da empresa, localidade, formação, experiência na função e política de cargos, salários e carreiras da empresa.

As informações são de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo CAGED, que reúne dados do CAGED, eSocial e Empregador Web com um total de 248 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas nos últimos 12 meses em todo estado do Rio Grande do Sul.

Salário Em Outros Estados

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Salário por Cidade do RS

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Tópicos dessa pesquisa salarial:

Perfil Profissional

O cargo de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação CBO 1425-30 trabalhando no estado do Rio Grande do Sul, tem um perfil profissional médio de um trabalhador com 34 anos, ensino superior completo, do sexo masculino que trabalha 44h por semana em empresas do segmento de Consultoria em tecnologia da informação.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação é Porto Alegre.

Metodologia

O levantamento leva em consideração somente o salário base de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação trabalhando no estado do Rio Grande do Sul, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade, nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação CBO 1425-30

O Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação planeja, organiza, coordena e controla as atividades da área de suporte técnico de tecnologia da informação e afins, de empresa, sob a direção de diretor ou gerente geral Atua para garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação, implementando processos e procedimentos, tais como instalação de programas e sistemas operacionais, implantação de estruturas profissionais de “help desk”, entre outros.

Oferece treinamento e assistência às equipes técnicas e aos usuários Avalia atuação do suporte técnico e promove melhorias no atendimento Divulga resultados da área.

Promove desenvolvimento tecnológico e inovações para incremento da produtividade Administra equipe de trabalho Acompanha a execução orçamentária.

Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

Algumas funções no exercício da profissão

  • administrar equipes;
  • gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação;
  • planejar atividades de tecnologia da informação;
  • gerir projetos de tecnologia da informação;
  • interargir com outras Áreas;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • avaliar performance de recursos de tecnologia da informação;
  • analisar desvios na execução de projetos e serviços;
  • traçar plano de contingência;
  • estabelecer acordo de nível de serviços;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • participar da simulação de plano de contingência;
  • definir perfis dos profissionais da área;
  • analisar qualidade de soluções propostas;
  • aplicar melhores práticas e tecnologias;
  • ver mais...

Salário de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação - Série histórica no estado do Rio Grande do Sul

O que faz um Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação

  1. demonstrar capacidade de organização;
  2. avaliar performance de recursos de tecnologia da informação;
  3. analisar desvios na execução de projetos e serviços;
  4. traçar plano de contingência;
  5. estabelecer acordo de nível de serviços;
  6. demonstrar capacidade de liderança;
  7. participar da simulação de plano de contingência;
  8. definir perfis dos profissionais da área;
  9. analisar qualidade de soluções propostas;
  10. aplicar melhores práticas e tecnologias;
  11. aprovar homologação de equipamentos e/ou softwares;
  12. identificar necessidades de contratação e demissão;
  13. orientar equipe para atingir resultados;
  14. gerir prestação de serviços terceirizados;
  15. promover integração da equipe;
  16. participar da definição da estratégia de desenvolvimento;
  17. definir necessidades de recursos humanos;
  18. apresentar soluções e alternativas;
  19. participar da criação de normas e procedimentos;
  20. demonstrar capacidade de identificar talentos;
  21. elaborar orçamento e cronograma;
  22. gerir produtividade da equipe;
  23. ver mais...

Tabela salarial para Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação

Tabela salarial com piso salarial, média salarial, mediana, primeiro e terceiro quartil
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 6.873 82.481 1.718 32,73
Média Salarial 7.066 84.797 1.767 33,65
1º Quartil 3.518 42.213 879 16,75
Salário Mediana 5.000 60.000 1.250 23,81
3º Quartil 13.229 158.750 3.307 63,00
Teto Salarial 16.024 192.283 4.006 76,30
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais no cargo de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação é um cargo que está com baixíssima demanda no mercado de trabalho do estado do Rio Grande do Sul nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Maio de 2024 e Abril de 2025, tivemos uma queda de 12.5% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial para o cargo de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.

Salário por função ou especialização

Pesquisa: Áreas de atuação com os melhores salários da família ocupacional (nacional)
CBO Função/Especialização Salário
1425-10 Coordenador de desenvolvimento de ti 17.978,34
1425-25 Coordenador de segurança da informação 16.983,16
1425-15 Coordenador de operação de tecnologia da informação 14.477,24
1425-20 Coordenador de projetos de tecnologia da informação 13.083,33
1425-05 Coordenador de infraestrutura de tecnologia da informação 12.048,43
1425-35 Tecnólogo em gestão da tecnologia da informação 6.840,43
Note que a nomenclatura das profissões pode ser diferente. São sinônimos presentes na Tabela CBO do MTE.

Empresas que mais contratam Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação no estado do Rio Grande do Sul

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Salários por setores de empresas
CNAE Segmento Jornada Piso Média Teto Sal/Hora
6204-0/00 Consultoria em tecnologia da informação 42h 6.050,67 6.220,56 12.996,90 29,62
6209-1/00 Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação 42h 6.511,52 6.694,34 13.475,88 31,88
6311-9/00 Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet 41h 5.520,79 5.675,80 9.795,42 27,69
6201-5/01 Desenvolvimento de programas de computador e software em geral 42h 13.972,33 14.364,65 28.996,60 68,40
6203-1/00 Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis 42h 7.000,93 7.197,50 15.604,76 34,27
6110-8/03 Serviços de comunicação multimídia - scm 44h 2.913,37 2.995,17 5.157,11 13,61
6202-3/00 Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis 41h 6.878,69 7.071,83 14.714,32 34,50
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Descrição da ocupação de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação

Profissionais no cargo de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação gerenciam projetos e operações de serviços de tecnologia da informação. Identificam oportunidades de aplicação dessa tecnologia, planejam atividades na área de Tecnologia da Informação.

Condições de trabalho

Gerentes de tecnologia da informação os cargos dessa família CBO podem exercer suas funções em instituições financeiras, em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte e manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados, em setores empresariais de desenvolvimento e produção de tecnologia da informação empresarial, entre outros. São contratados, na condição de trabalhadores empregados, com carteira assinada, organizam-se em equipes, atuam com supervisão ocasional, desenvolvem suas atividades em ambiente fechado, geralmente no período diurno. Devido ao trabalho sob pressão podem estar sujeitos a estresse.

Exigências do mercado de trabalho para Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, tanto em nível de bacharelado quanto de tecnologia. Podem seguir ainda cursos básicos, além de constantes cursos de especialização e aperfeiçoamento. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.

Principais funções dos gerentes de tecnologia da informação

Trabalhadores no cargo de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação devem administrar equipes, gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação, demonstrar competências pessoais, identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação, planejar atividades de tecnologia da informação, gerir projetos de tecnologia da informação, interargir com outras Áreas.

Salários Júnior, Pleno e Sênior para Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação

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Trabalhando no estado do Rio Grande do Sul um Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação Júnior ganha em média R$ 6.332,17, o nível Pleno recebe cerca de R$ 8.477,47, já o Sênior tem uma média salarial de R$ 11.013,32 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho de todo o estado nos últimos 12 meses.

Metodologia: Salários de profissionais admitidos e desligados das empresas no estado do Rio Grande do Sul nos últimos 12 meses.
Porte da Empresa Júnior Pleno Sênior
Micro 3.595,99 4.653,63 5.922,80
Pequenas 5.087,47 6.583,79 8.379,37
Médias 9.462,43 12.616,58 16.822,10
Grandes Empresas 7.182,77 10.055,88 12.928,99
Níveis profissionais:
  • *Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação Júnior: até 4 anos;
  • *Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação Pleno: de 4 a 6 anos;
  • *Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação Sênior: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Porte da empresa:
  • Micro Empresa: Até 19 funcionários;
  • Pesquena Empresa: De 20 a 99 funcionários;
  • Média Empresa: De 100 a 499 funcionários;
  • Grande Empresa: Acima de 500 funcionários;

Piso Salarial 2025 - Acordo, convenção coletiva ou dissídio do Rio Grande do Sul

O valor do piso salarial 2025 de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação no estado do Rio Grande do Sul é de R$ 6.873,41 para uma jornada de trabalho de 42 horas por semana.

O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2025 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Gerentes de tecnologia da informação pelo sindicato no estado do Rio Grande do Sul.

O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos no estado do Rio Grande do Sul que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.

Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 1425-30.

Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Gerentes de tecnologia da informação em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.

Gráficos de pesquisa

Levantamentos salariais exclusivos do Portal Salário com gráficos ilustrativos e dados reais do mercado de trabalho do Rio Grande do Sul de acordo com informações do CAGED. É necessário ter um cadastro e plano ativo para acessar esses gráficos. Veja os planos disponíveis.

Evolução salarial do Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação ao longo do tempo

Salário de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação mês a mês no estado do Rio Grande do Sul de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:

Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho do Rio Grande do Sul

Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação trabalhando no estado do Rio Grande do Sul durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no estado. Confira o gráfico:

Pesquisa de salários por gênero

Pesquisa salarial por gênero para Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no estado do Rio Grande do Sul, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:

Levantamento salarial por grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação trabalhando no estado do Rio Grande do Sul. Acesse o gráfico:

Pesquisa salarial por faixa etária

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação trabalhando no estado do Rio Grande do Sul. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação

  • Salário Base: R$ 7.066,40
  • Salário-educação (3%): R$ 211,99
  • Sistema S (2%): R$ 141,33
  • INSS Patronal (20%): R$ 1.413,28
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 70,66
  • FGTS (8%): R$ 565,31
  • Férias 1/12: R$ 588,87
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 1.413,28
  • Periculosidade (30%): R$ 2.119,92
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 196,29
  • 13º Salário: R$ 588,87
  • FGTS sobre Férias: R$ 47,11
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 15,70
  • FGTS sobre 13º: R$ 47,11
  • Aviso Prévio: R$ 588,87
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 47,11
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 588,87

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

Salário e mercado de trabalho para Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação – Salário – RS

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