Escrevente - Salário 2025 - Nova Mutum, MT
O que faz um Escrevente
Profissionais no cargo de Escrevente cumprem as determinações legais e judiciais atribuídas aos cartórios oficiais e extra-judiciais, lavrando atos, autuando processos, procedendo registros, expedem mandados, traslados, cartas precatórias e rogatórias e certidões, registram documentos, realizam diligências, tais como: citações, intimações, prisões e penhoras, prestam atendimento ao público, redigindo procurações, autenticando documentos. Coadjuvam nas audiências, podem supervisionar uma equipe de serventuários. Lavram boletim de ocorrências em delegacias.
Condições de trabalho
Serventuários da justiça atuam em cartórios. São contratados em regime de clt, com carteira assinada. Organizam-se em equipe, sob supervisão permanente, trabalham em ambientes fechados, durante o dia e, por convocação, em qualquer horário e dia da semana. Estão sujeitos à exposição de poeira contaminada de papéis de processos, que podem ocasionar rinite e leptospirose. O oficial de justiça tem condições especiais de exercício, com supervisão ocasional, podendo trabalhar em veículos ou a céu aberto, sujeito a situações especiais, como cumprimento de mandado de prisão de infratores da lei.
Exigências do mercado de trabalho para Escrevente
Os requisitos de escolaridade dessas ocupações são heterogêneos, com critérios diferenciados por região do país ou estado da federação. Para o auxiliar de serviços jurídicos requer-se, no mínimo, ensino fundamental sem exigências de experiência anterior. Para escrivão judicial requer-se curso superior incompleto e experiência profissional de quatro a cinco anos na área. Para o escrivão extra-judicial requer- se curso superior completo mais três a quatro anos de experiência. Para as demais ocupações o requisito é o ensino médio completo.
Funções do cargo de Escrevente
- registrar atas de audiências;
- realizar inspeção e vistoria judicial;
- lavrar atos;
- expedir formal de partilha;
- garantir a segurança dos documentos;
- redigir escrituras e procurações públicas;
- conservar cópias de segurança em diversas mídias;
- manter registros e livros;
- saber ouvir;
- demonstrar capacidade de manter sigilo;
- citar a parte requerida;
- acompanhar fases dos processos;
- registrar assinaturas;
- organizar a sala de audiências/sessões de mediação;
- levantar penhoras;
- assinar atos e demais documentos;
- expedir ofícios;
- registrar sentenças;
- notificar os interessados;
- expedir cartas de sentença;
- ver mais...
Quanto ganha um Escrevente em Nova Mutum, MT
De acordo com o Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, não houveram contratações nem demissões de profissionais no cargo de Escrevente CBO 351405 em Nova Mutum, MT no período de Março de 2024 a Fevereiro de 2025.
Acesse essa página regularmente pois assim que houver dados disponibilizados pelo Ministério do Trabalho atualizaremos essa página com as informações salariais do cargo de Escrevente.
Enquanto isso confira a tabela salarial completa com todos os cargos e salários. Ou vá para a página inicial.