Engenheiro Eletricista - Salário 2025 - João Pessoa, PB
O que faz um Engenheiro Eletricista
Profissionais no cargo de Engenheiro Eletricista executam serviços elétricos, eletrônicos, de telecomunicações, de energia e/ou em instrumentação biomédica, analisando propostas técnicas, instalando, configurando e inspecionando sistemas e equipamentos, executando testes e ensaios. Projetam, planejam e especificam sistemas e equipamentos elétricos, eletrônicos, de telecomunicações, de energia e/ou instrumentação biomédica. Elaboram documentação técnica e científica; administram empreendimentos e desenvolvem sistemas e processos.
- Tecnólogo em Telecomunicações
- Tecnólogo em Eletricidade
- Engenheiro de Projetos de Telefonia
- Engenheiro de Manutenção Eletrônica
- Engenheiro de Sistemas de Comunicação
- Tecnólogo em Sistemas de Telecomunicações
- Especialista em Telecomunicações ( Tecnólogo )
- Engenheiro de Redes de Comunicação
- Engenheiro de Manutenção Elétrica
- Engenheiro de Projetos Elétricos
- Engenheiro Eletrotécnico
Condições de trabalho
Engenheiros eletricistas, eletrônicos trabalham em ramos de atividade econômica variados. Na área industrial, encontram-se na fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos e eletrônicos e de equipamentos de telecomunicação. É expressiva a presença desses profissionais na atividade de serviços de apoio à indústria, tais como empresas de manutenção, na geração, distribuição e transmissão de energia elétrica, água e gás, na construção civil e no setor hospitalar. Trabalham nas áreas pública e privada, como empregados ou prestadores de serviços. Suas atividades costumam se desenvolver em equipe multidisciplinar com supervisão ocasional em horário diurno. Em algumas atividades, podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como grandes alturas, trabalho subterrâneo, altas temperaturas, ruído intenso, exposição a material tóxico e de risco biológico, alta tensão e radiação.
Exigências do mercado de trabalho para Engenheiro Eletricista
O exercício profissional requer formação em uma das áreas de Engenharia: elétrica, eletrônica, telecomunicações, de energia, engenharia biomédica ou curso de tecnólogo em uma das áreas, com registro no CREA. O exercício pleno das atividades para alguns engenheiros ocorre em até 1 ano de exercício profissional, para outros após 4 anos e de 1 a 2 anos para os tecnólogos, incluindo tempo de estágio. A manutenção do emprego neste domínio requer de seus profissionais atualização constante.
Funções do cargo de Engenheiro Eletricista
- definir critérios e metodologias de planejamento;
- auditorar sistemas e/ou processos;
- demonstrar capacidade de raciocínio indutivo;
- propor implementação de sistemas e equipamentos;
- definir cronograma financeiro;
- estudar viabilidade técnica;
- capacitar equipes;
- elaborar normas técnicas;
- estudar viabilidade socio ambiental;
- avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
- demonstrar capacidade de administrar conflitos;
- demonstrar atenção focada;
- definir cronograma físico;
- controlar cumprimento do cronograma financeiro;
- criar fluxo do processo;
- demonstrar capacidade de liderança;
- desenvolver visão espacial;
- ver mais...
Quanto ganha um Engenheiro Eletricista em João Pessoa, PB
De acordo com o Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, não houveram contratações nem demissões de profissionais no cargo de Engenheiro Eletricista CBO 214305 em João Pessoa, PB no período de .
Acesse essa página regularmente pois assim que houver dados disponibilizados pelo Ministério do Trabalho atualizaremos essa página com as informações salariais do cargo de Engenheiro Eletricista.
Enquanto isso confira a tabela salarial completa com todos os cargos e salários. Ou vá para a página inicial.
