O que faz um Analista de Suporte Técnico CBO 2124-20
O Analista de Suporte Técnico presta serviços de suporte técnico computacional, concebendo, planejando e organizando os serviços, realizando estudos para adaptar a instalação de “hardware” e “software” às necessidades de clientes e usuários, implantando recursos tecnológicos de “hardware” e “software”, testando e implementando novos produtos. Executa manutenção de recursos de tecnologia de informação. Expande e modifica instalações, equipamentos, sistemas e outros recursos relacionados à computação. Presta consultoria técnica. Treina e fornece assistência a equipes técnicas e usuários. Pode supervisionar o trabalho de equipes. Dissemina conhecimento e participa de fóruns de discussão da área de tecnologia da informação. Elabora documentação técnica. Cumpre procedimentos, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Algumas funções no exercício da profissão
- Projetar soluções de tecnologia da informação;
- Pesquisar inovações em tecnologia da informação;
- Demonstrar competências pessoais;
- Comunicar-se;
- Administrar ambiente de tecnologia da informação;
- Desenvolver sistemas de tecnologia da informação;
- Prestar suporte técnico ao cliente/usuário;
- Elaborar planejamento e execução de testes;
- Disseminar conhecimento;
- Analisar funcionalidade do produto;
- Consultar fontes alternativas de informações;
- Construir ambiente de teste;
- ver mais...
Profissões relacionadas:
- Analista de Sistemas de Automação
- Analista de Redes e de Comunicação de Dados
- Analista de Desenvolvimento de Sistemas
- Analista de Suporte Computacional
- Analista de Testes de Tecnologia da Informação
- Analista de Suporte de Banco de Dados
- Consultor de Tecnologia da Informação
- Analista de Comunicação (teleprocessamento)
- Analista de Sistemas Web (webmaster)
Salário de Analista de Suporte Técnico - Série histórica no estado do Espírito Santo
O que faz um Analista de Suporte Técnico
- Disseminar conhecimento;
- Analisar funcionalidade do produto;
- Consultar fontes alternativas de informações;
- Construir ambiente de teste;
- Demonstrar capacidade de flexibilidade;
- Participar de fóruns de discussão;
- Demonstrar capacidade de síntese;
- Apresentar alternativas de solução;
- Prestar consultoria técnica;
- Interagir com áreas afins;
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Tabela salarial para Analista de Suporte Técnico
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 3.047 | 36.567 | 762 | 14,86 | |
Média Salarial | 3.133 | 37.593 | 783 | 15,28 | |
1º Quartil | 1.967 | 23.609 | 492 | 9,60 | |
Salário Mediana | 2.500 | 30.000 | 625 | 12,20 | |
3º Quartil | 5.056 | 60.667 | 1.264 | 24,66 | |
Teto Salarial | 6.124 | 73.482 | 1.531 | 29,87 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Analista de Suporte Técnico é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho do estado do Espírito Santo nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de 06/2024 e 05/2025, tivemos um aumento de 14% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
O comparativo é feito entre o mês inicial e mês final da nossa base de dados de 12 meses de estoque do CAGED.
CBO | Função/Especialização | Salário |
---|---|---|
2124-25 | Arquiteto de sistemas de ti | 14.469,68 |
2124-05 | Analista de desenvolvimento de sistemas | 8.003,13 |
2124-30 | Analista de qualidade de ti | 5.971,12 |
2124-15 | Analista de sistemas de automação | 5.484,48 |
2124-10 | Analista de comunicação (teleprocessamento) | 5.309,56 |
Note que a nomenclatura das profissões pode ser diferente. São sinônimos presentes na Tabela CBO do MTE. |
Empresas que mais contratam Analista de Suporte Técnico no estado do Espírito Santo
CNAE | Segmento | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora |
---|---|---|---|---|---|---|
6209-1/00 | Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação | 41h | 3.175,63 | 3.264,79 | 6.471,67 | 15,93 |
6201-5/01 | Desenvolvimento de programas de computador e software em geral | 40h | 3.160,06 | 3.248,79 | 5.933,71 | 16,24 |
6203-1/00 | Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis | 41h | 2.280,52 | 2.344,56 | 4.484,98 | 11,44 |
6202-3/00 | Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis | 40h | 2.552,45 | 2.624,11 | 4.208,60 | 13,12 |
4751-2/01 | Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática | 42h | 2.388,97 | 2.456,05 | 4.457,05 | 11,70 |
7490-1/04 | Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral | 41h | 2.439,44 | 2.507,93 | 4.037,89 | 12,23 |
6110-8/03 | Serviços de comunicação multimídia - scm | 44h | 1.748,27 | 1.797,36 | 2.680,65 | 8,17 |
8211-3/00 | Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 44h | 3.381,67 | 3.476,62 | 5.847,36 | 15,80 |
6462-0/00 | Holdings de instituições não-financeiras | 44h | 4.831,27 | 4.966,92 | 11.044,90 | 22,58 |
6433-6/00 | Bancos de desenvolvimento | 31h | 6.720,15 | 6.908,83 | 8.767,19 | 44,57 |
6204-0/00 | Consultoria em tecnologia da informação | 40h | 3.847,63 | 3.955,67 | 7.270,11 | 19,78 |
6190-6/99 | Outras atividades de telecomunicações | 39h | 1.743,06 | 1.792,00 | 2.987,70 | 9,19 |
8640-2/99 | Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica | 37h | 2.066,77 | 2.124,80 | 2.621,10 | 11,49 |
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE. |
Descrição da ocupação de Analista de Suporte Técnico
Profissionais no cargo de Analista de Suporte Técnico desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.
Condições de trabalho
Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para Analista de Suporte Técnico
Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.
Principais funções dos analistas de tecnologia da informação
Trabalhadores no cargo de Analista de Suporte Técnico devem projetar soluções de tecnologia da informação, pesquisar inovações em tecnologia da informação, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, administrar ambiente de tecnologia da informação, desenvolver sistemas de tecnologia da informação, prestar suporte técnico ao cliente/usuário, elaborar planejamento e execução de testes.
Salários Nível I, Nível II e Nível III para Analista de Suporte Técnico
Um Analista de Suporte Técnico Nível I ganha em média R$ 3.348,35, o Nível II recebe cerca de R$ 4.506,62, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 5.832,56 mensais de acordo com pesquisa do Portal Salario junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho de todo o estado nos últimos 12 meses.
Porte da Empresa | Nível I | Nível II | Nível III |
---|---|---|---|
Micro | 2.060,43 | 2.666,44 | 3.393,65 |
Pequenas | 2.499,19 | 3.234,25 | 4.116,31 |
Médias | 3.622,18 | 4.829,57 | 6.439,42 |
Grandes Empresas | 5.211,58 | 7.296,21 | 9.380,84 |
Níveis profissionais:
Porte da empresa:
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Piso Salarial 2025 - Acordo, convenção coletiva ou dissídio do Espírito Santo
O valor do piso salarial 2025 de Analista de Suporte Técnico no estado do Espírito Santo é de R$ 3.047,21 para uma jornada de trabalho de 41 horas por semana.
O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2025 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Analistas de tecnologia da informação pelo sindicato no estado do Espírito Santo.
O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos no estado do Espírito Santo que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.
Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 2124-20.
Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Analistas de tecnologia da informação em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.
Gráficos de pesquisa
Levantamentos salariais exclusivos do Portal Salário com gráficos ilustrativos e dados reais do mercado de trabalho do Espírito Santo de acordo com informações do CAGED. É necessário ter um cadastro e plano ativo para acessar esses gráficos. Veja os planos disponíveis.
Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho do Espírito Santo
Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Analista de Suporte Técnico trabalhando no estado do Espírito Santo durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no estado. Confira o gráfico:
Pesquisa de salários por gênero
Pesquisa salarial por gênero para Analista de Suporte Técnico. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no estado do Espírito Santo, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:
Levantamento salarial por grau de instrução
Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Analista de Suporte Técnico trabalhando no estado do Espírito Santo. Acesse o gráfico:
Pesquisa salarial por faixa etária
Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Analista de Suporte Técnico trabalhando no estado do Espírito Santo. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Analista de Suporte Técnico
- Salário Base: R$ 3.132,77
- Salário-educação (3%): R$ 93,98
- Sistema S (2%): R$ 62,66
- INSS Patronal (20%): R$ 626,55
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 31,33
- FGTS (8%): R$ 250,62
- Férias 1/12: R$ 261,06
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 626,55
- Periculosidade (30%): R$ 939,83
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 87,02
- 13º Salário: R$ 261,06
- FGTS sobre Férias: R$ 20,89
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 6,96
- FGTS sobre 13º: R$ 20,89
- Aviso Prévio: R$ 261,06
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 20,89
- Multa Rescisória FGTS: R$ 261,06
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
CBOs Relacionados
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