CBO 7681-30 - Crocheteiro, a mão
Entenda o que fazem os trabalhadores de tecelagem manual, tricô, crochê, rendas e afins no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Crocheteiro, a mão e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Crocheteiro, a mão
O Crocheteiro, a mão realiza confecção manual de peças em crochê – tais como blusas, cachecóis, gorros, toalhas, colchas, entre outras -, selecionando agulhas de gancho e fios, escolhendo tipos de ponto, fazendo uma amostra, antes de iniciar a peça, entrelaçando o fio na agulha, de acordo com receita e gráfico, e executando acabamento das peças. Verifica a qualidade das peças produzidas, examinando dimensões, modelos e padronagens. Planeja as atividades, interpretando gráficos e receitas de peças em crochê. Faz divulgação e venda dos produtos, providenciando embalagem e entrega a cliente. Pode realizar pesquisas sobre novos modelos, tipos diferenciados de crochê e novas combinações de cores. Cumpre procedimentos técnicos e de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 7681-30
Seleciona agulhas de crochê, feitas de um único material – como aço niquelado, alumínio, plástico ou bambu – ou com mais de um material – tais como gancho de aço inox e cabo emborrachado, gancho de alumínio com cabo de plástico e borracha, e gancho de alumínio com cabo de madeira.
Escolhe o tamanho de agulha e do gancho - expresso em milímetros -, considerando a peça a ser feita e a espessura do fio a ser usado. Pode utilizar agulha de crochê de aço com ponta dupla, cada uma delas com uma medida, como se fossem duas agulhas em uma só.
Seleciona fios – de algodão, de lã, de barbantes, dentre outros - para o trabalho, de uma ou mais cores.
Escolhe tipo(s) de ponto - como ponto correntinha (ponto base), ponto alto em relevo, ponto baixo, ponto pipoca, ponto zigue-zague, entre outros -, de acordo com a peça a ser confeccionada.
Faz uma amostra, com o fio, as cores, a agulha de gancho apropriada e o tipo de ponto escolhido. Examina o resultado, antes de começar a peça.
Realiza a confecção manual de peça de crochê, iniciando pela correntinha de base, entrelaçando o fio na agulha conforme tipo de ponto, e trocando os fios de acordo com modelo. Remata os fios.
Dá acabamento à peça, costurando as diversas partes que a compõem e fazendo arremates.
Controla a qualidade da peça produzida, examinando suas dimensões, seu modelo e sua padronagem, em relação à encomenda feita, ao gráfico e à receita.
Pode enfeitar a borda de roupas, toalhas, panos de prato e outros artigos com bicos de crochê.
Comercializa as peças produzidas, definindo seus preços a partir do cálculo do custo. Faz divulgação, inclusive apresentando fotos dos produtos em redes sociais. Pode realizar a comercialização por meio de cooperativas ou outra forma de associativismo.
Negocia preços com clientes. Providencia embalagem e entrega das peças produzidas.
Controla o estoque de fios, agulhas e demais materiais, realizando compra para reposição.
Conserva o local de trabalho limpo e organizado. Acondiciona fios, agulhas e outros materiais utilizados.
Seleciona resíduos para reaproveitamento e faz descarte dos demais, seguindo os procedimentos apropriados para proteção do meio ambiente.
Segue procedimentos de saúde e segurança, observando princípios básicos de ergonomia e prevenindo acidentes. Reduz o impacto de repetição de movimentos com as mãos por tempo prolongado – que pode gerar câimbras, dores e lesões –, fazendo pausas regulares durante o trabalho, realizando exercício de alongamento das mãos, e utilizando agulhas com cabo ergonômico (formato que se encaixa melhor nas mãos), para diminuir esforço na execução dos pontos.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 2 | 2 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | OUTROS CONHECIMENTOS DE DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO (ESPECIFICAR:...) - DIAGRAMAS E GRÁFICOS DE CROCHÊ: SIMBOLOGIA, ELABORAÇÃO E INTERPRETAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | ARITMÉTICA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA (ESPECIFICAR:...) - FORMAS GEOMÉTRICAS | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA (ESPECIFICAR:...) - MEDIDAS LINEARES | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | REDES SOCIAIS | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 3 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | CRIAÇÃO | 3 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ESTÉTICA E NOÇÃO DO BELO | 4 | 4 | 2 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | COOPERATIVISMO E ASSOCIATIVISMO | ASSOCIATIVISMO | 2 | 2 | 2 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | COOPERATIVISMO E ASSOCIATIVISMO | COOPERATIVISMO | 2 | 2 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO | PRODUÇÃO SOB ENCOMENDA | 4 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS | CUSTO | 2 | 2 | 1 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | CONTROLE DA QUALIDADE | 3 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 5 | 5 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SAÚDE OCUPACIONAL | 4 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 3 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO | 2 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE ARTEFATOS DE TECIDOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE VESTUÁRIO (ESPECIFICAR:...) - APLICAÇÃO DE PADRONAGEM EM CROCHÊ | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE ARTEFATOS DE TECIDOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE VESTUÁRIO (ESPECIFICAR:...) - CONFECÇÃO DE AMOSTRAS EM CROCHÊ | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE ARTEFATOS DE TECIDOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE VESTUÁRIO (ESPECIFICAR:...) - CONFECÇÃO MANUAL DE PEÇAS EM CROCHÊ | 5 | 5 | 5 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE ARTEFATOS DE TECIDOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE VESTUÁRIO (ESPECIFICAR:...) - INTERPRETAÇÃO DE RECEITAS DE CROCHÊ | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE ARTEFATOS DE TECIDOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE VESTUÁRIO (ESPECIFICAR:...) - PONTOS BÁSICOS DE CROCHÊ: CORRENTE, BAIXÍSSIMO, BAIXO, PICÔ, MEIO PONTO ALTO, ALTO, ALTO DUPLO, ALTO TRIPLO, REDUÇÃO DE PONTO ALTO, AUMENTO DE PONTO ALTO, OUTROS | 5 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE ARTEFATOS DE TECIDOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE VESTUÁRIO (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE CROCHÊ: LAÇADAS, AJUSTES NA TENSÃO DE LINHA, ARREMATES, NÓ INVISÍVEL, UNIÃO DE CORES, UNIÃO DE PARTES DE UMA MESMA PEÇA, OUTRAS | 5 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE ARTEFATOS DE TECIDOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE VESTUÁRIO (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE CROCHÊ: FILET, IRLANDÊS, PERUANO, TUNISIANO, CROCHÊ DE GRAMPO, OUTROS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - APETRECHOS E INSTRUMENTOS PARA CROCHÊ: AGULHAS DE CROCHÊ, TESOURA DE TECELÃO, FITA MÉTRICA, OUTROS | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATERIAIS (ESPECIFICAR:...) - MATERIAIS PARA CROCHÊ: FIOS E LINHAS, GOMA, OUTROS | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | PROCESSOS PARA EMBALAGEM DE PRODUTOS | PROCESSOS DE EMBALAGEM E ETIQUETAGEM | 3 | 3 | 1 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMERCIALIZAÇÃO | CÁLCULO DE MARGEM DE LUCRO | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMERCIALIZAÇÃO | DIVULGAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMERCIALIZAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - FORMAÇÃO DE PREÇOS DE PRODUTOS OU SERVIÇOS | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMERCIALIZAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - VENDAS PELA INTERNET | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMPRAS | ROTINAS DE PROCESSO DE COMPRA (EXCETO POR LICITAÇÃO) | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | CONTROLE E ARMAZENAGEM | CONTROLE DE ESTOQUES | 2 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS | SERVIÇOS BANCÁRIOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE SERVIÇOS BANCÁRIOS (ESPECIFICAR:..) - MEIOS DE PAGAMENTO | 3 | 3 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - VISÃO ESPACIAL | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - ATENÇÃO A DETALHES | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS QUE LHE FORAM ATRIBUÍDAS | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 4 |
Condições de Trabalho
Trabalhadores de tecelagem manual, tricô, crochê, rendas e afins os trabalhadores dessa família ocupacional atuam em setores ligados à fabricação de produtos têxteis e preparação de couros, fabricação de artefatos de couro, artigos de viagem e calçados. São profissionais autônomos ou empregados. Podem trabalhar individualmente ou em pequenos grupos, com total autonomia. Têm como local de trabalho ambientes fechados e horários irregulares. Freqüentemente trabalham em posições desconfortáveis, por períodos longos, expostos a materiais tóxicos, ruídos e pêlos.
Exigências do mercado de trabalho
A escolaridade desejável para acessar as ocupações de chapeleiro, redeiro, tecelão e tricoteiro é a formação mínima do ensino fundamental. Os crocheteiros e tecelões de tapetes têm, em geral, o ensino médio incompleto. Esses trabalhadores necessitam de cursos básicos de qualificação profissional com até duzentas horas-aula que podem ser ministrados em escolas especializadas ou por pessoas mais experientes, no próprio local de trabalho. A experiência profissional pode variar entre menos de um ano até quatro anos de atuação, dependendo da ocupação. São, majoritariamente, profissionais que se organizam de forma individual no trabalho com total autonomia de suas funções.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Operar a urdideira - gaiola;
- Demonstrar competências pessoais;
- Operar tear;
- Confeccionar peças de crochê;
- Confeccionar peças de tricô;
- Tecer tecidos;
- Comercializar produtos da tecelagem manual;
- Providenciar entrega de peças;
- Entrelaçar a linha na agulha conforme tipos de pontos;
- Rematar linhas;
- Demonstrar habilidade;
- Definir o início da confecção de peças;
- Criar criatividade;
- Negociar preço com clientes;
- Demonstrar paciência;
- Entrelaçar fios;
- Definir tipos de crochê - tunisiano, indiano, crochê do pau, crochê do grampo, crochê de argola, etc;
- Mergulhar peças na goma;
- Confeccionar amostras;
- Divulgar produtos para comercialização;
- Selecionar modelos, linhas e agulhas;
- Selecionar materiais - fios, agulhas, linhas, navete, palheta;
- Embalar peças;
- Definir custos das peças;
- Persistir;
- Laçar linhas;
- Unir fios conforme cores;
- Trocar as linhas de acordo com modelos;
- Trançar linhas;
- Definir quantidade de pontos de acordo com a peça;
Profissões da Família Ocupacional
- Crocheteiro a Mao
- Tecelão de Tapetes a Mao
- Tricoteiro À Mao
- Tecelão de Redes - Inclusive de Punho
- Varandeira
- Acabador de Chapéus de Palha
- Chapeleiro de Palha
- Confeccionador de Chapéus de Palha
- Decorador de Chapéus de Palha
- Moldador de Chapéus de Palha
Divisões de categorias profissionais do CBO 7681-30
CBO 7681-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de crocheteiro, a mão que pertence ao grupo dos trabalhadores de tecelagem manual, tricô, crochê, rendas e afins, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
-
- Trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas
-
-
- Trabalhadores artesanais das atividades têxteis, do vestuário e das artes gráficas
-
-
-
-
- Trabalhadores de tecelagem manual, tricô, crochê, rendas e afins
-
-