CBO 7642-05 - Costurador de calçados, a máquina - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de máquinas de costurar e montar calçados
O profissional no cargo de Costurador de calçados, a máquina CBO 7642-05 costura peças para produção de calçados masculinos, femininos e infantis, selecionando recursos materiais – como agulhas, linhas e aviamentos -, preparando máquinas, preparando peças para costura e operando máquinas de costura Pode fazer costura manual de detalhes e partes específicas.
Programa o trabalho, interpretando fichas técnicas de produção e examinando protótipo Realiza manutenção básica de máquinas e equipamentos Cumpre procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 7642-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de máquinas de costurar e montar calçados que pertence ao grupo dos trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Costurador de calçados, a máquina, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de máquinas de costurar e montar calçados CBO 7642-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 7642-05
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
- Trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas.
- Trabalhadores da confecção de calçados.
- Operadores de máquinas de costurar e montar calçados.
O que faz um Costurador de calçados, a máquina
O Costurador de calçados, a máquina CBO 7642-05 programa o trabalho de costura de peças de calçados a ser realizado, interpretando fichas técnicas de produção e examinando protótipo Seleciona materiais, máquinas, equipamentos, instrumentos e acessórios de trabalho.
Prepara a máquina para costurar calçados, trocando linha e agulha, enchendo bobina com linha, regulando pontos, tensão de linha, guia e dispositivo para arremates e corta-fios, ajustando altura de agulhas, controlando pressão de rodízios, e fixando refilador.
Prepara peças para costura, marcando-as e montando-as com utilização de gabaritos, aplicando fitas, e fazendo o virado (dobra da peça) Une peças com fitas e forra o cabedal - parte superior do calçado -, em etapa de pré-costura.
Costura peças para produção de calçados, operando máquina Une peças de calçados com costura, a partir dos conjuntos reunidos provisoriamente com fita.
Costura nervuras e debrua peças, fazendo as bordas.
Costura cabedais nas palmilhas e os cordões nos cabedais Refila e arremata peças.
Pode realizar manualmente retoques e costuras de detalhes e de partes específicas.
Pode executar outros procedimentos - como prensagem, aplicação de substâncias amaciantes e choques térmicos -, conforme a organização da produção Trabalha seguindo instruções quanto a numerações, lados e tonalidades das peças, fazendo a respectiva revisão, antes do envio para a área de montagem Pode operar máquinas de costura de calçados elétrica, pneumática, programável, com recursos eletrônicos e informatizados.
Pode operar máquinas – tais como pespontadeiras, refiladoras, máquinas de costura para materiais especiais pesados, máquinas para peles e couros finos, entre outras - para execução de trabalhos especializados Realiza manutenção básica, ajustando, trocando componentes, lubrificando e limpando máquinas e equipamentos Monitora o funcionamento de máquinas e equipamentos, solicitando serviço de manutenção corretiva, quando necessário.
Registra ocorrências de descontinuidades e defeitos em máquinas e equipamentos Conserva o local de trabalho limpo e organizado.
Mantém instrumentos e acessórios de trabalho limpos, organizados, acondicionados e em plenas condições de uso Recolhe e faz descarte de resíduos, seguindo procedimentos da empresa Trabalha com segurança, utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC).
Observa as posições ergonômicas do trabalho, como postura física e movimento dos membros Identifica condições inseguras, fazendo isolamento das áreas de risco.
Funções do cargo
O funcionário CBO 7642-05 deve costurar peças para fabricação de calçados, manter máquinas e equipamentos em condições de uso, trabalhar com segurança, demonstrar competências pessoais, preparar peças para costura, preparar máquinas para costurar calçados.
Condições de trabalho dessas profissões
Operadores de máquinas de costurar e montar calçados trabalham na fabricação de artefatos de couro, artigos de viagem, calçados, borracha e plástico. Possuem vínculo formal de trabalho e se organizam em células de produção ou trabalho em linha (seqüencial), sob supervisão permanente. Trabalham em ambientes fechados, nos horários diurnos. Em algumas atividades estão sujeitos expostos expostos a ruídos e à inalação de materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7642-05
Para exercer essas ocupações requer-se escolaridade de quarta a sétima séries do ensino fundamental. A experiência varia de acordo com a ocupação. O desempenho pleno das atividades dos costureiros de calçados ocorre após dois ou três anos de prática. Para os montadores de calçados, o pleno desempenho ocorre entre três e quatro anos de experiência.
Atividades exercidas por um Costurador de calçados, a máquina CBO 7642-05
Um Costurador de calçados, a máquina (ou sinônimo) deve regular pontos, efetuar virado - dobração de peças, usar equipamentos de proteção individual, costurar nervuras com duas agulhas, manter postura física, interpretar fichas técnicas de produção, debruar peças, demonstrar capacidade de organização, unir peças para costura com adesivos, trocar linhas, forrar cabedal, marcar peças com gabaritos, lubrificar máquinas e equipamentos, unir peças de calçados com costura, demonstrar capacidade de adaptação, conferir numeração, lados e tonalidade de peças, operar máquinas de costura, trabalhar em equipe, arrematar peças, identificar condições inseguras, ajustar máquinas e equipamentos, demonstrar capacidade de concentração visual e auditiva, regular guias, demonstrar agilidade manual, trocar agulhas, interpretar normas de segurança no trabalho, trocar navalhas do refilador, encher bobinas com linhas, costurar cabedais em palmilhas, demonstrar criatividade, montar peças com gabaritos, solicitar a manutenção de máquinas e equipamentos, regular tensão de linhas, refilar peças, ajustar altura de agulhas, regular dispositivo para arremates e corta-fios, costurar cordões em cabedais, utilizar ferramentas adequadas, limpar máquinas e equipamentos, controlar pressão de rodízios, fixar refilador, aplicar fitas.