CBO 7521-10 - Moldador (vidros)
Entenda o que fazem os sopradores, moldadores e modeladores de vidros e afins no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Moldador (vidros) e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Moldador (vidros)
Realiza atividades de moldagem de vidros, seguindo procedimentos operacionais para preparar máquinas e equipamentos, conferindo viscosidade do vidro fundido e amolecendo chapas ou blocos de vidro, modelando e moldando o vidro para dar forma às peças, executando polimento e outras operações de acabamento, realizando o recozimento das peças moldadas, e acondicionando as peças produzidas. Planeja as atividades de moldagem conforme ordem de serviço. Seleciona moldes, máquinas, equipamentos e ferramentas. Controla a qualidade do produto acabado e do processo de produção. Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Interpreta e segue procedimentos operacionais para preparar máquinas e equipamentos. Ajusta máquinas e equipamentos para o processo descrito na ordem de produção.
Molda e modela objetos de vidro a partir do vidro fundido ou de chapas e blocos de vidro, utilizando equipamentos de vidraria e ferramentas manuais. Coleta o vidro fundido e confere sua viscosidade. Amolece chapas ou blocos de vidro. Conforma o vidro em moldes e com o auxílio de prensas e ferramentas. Aplica técnicas de acabamento da peça, tais como corte, furação, polimento e jateamento com areia. Leva a peça para o forno de recozimento. Acondiciona os produtos acabados.
Controla a qualidade do produto acabado e do processo de produção, conforme as especificações contidas na ordem de produção. Confere o peso e analisa as dimensões das peças. Identifica defeitos e não conformidades em produtos, segregando aqueles que apresentem tais problemas. Corrige anomalias do processo de produção que estejam acarretando defeitos nos produtos. Pode sugerir melhorias no processo de produção.
Emite relatórios, com descrição de defeitos e informações sobre ocorrências do processo. Registra dados do processo de produção.
Conserva o local de trabalho limpo e organizado. Mantém moldes, máquinas, ferramentas e equipamentos limpos, organizados e acondicionados. Comunica-se com setor de manutenção, descrevendo falhas no funcionamento de máquinas e equipamentos e solicitando serviços de reparação.
Segrega cacos de vidro, destinando-os para a reciclagem no próprio processo de fabricação. Monitora o descarte e a destinação de resíduos de acordo com normas ambientais.
Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual. Avalia condições de segurança de ferramentas, máquinas, equipamentos e local de trabalho, informando sobre condições de riscos. Transporta vidro fundido, chapas ou blocos de vidro e produtos de vidro de acordo com especificações de segurança.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 3 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - MEDIÇÃO DE GRANDEZAS FÍSICAS: TEMPERATURA, MASSA, MEDIDAS LINEARES | 4 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - VISCOSIDADE: CONCEITO E AVALIAÇÃO | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - QUÍMICA DOS MATERIAIS | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHO TÉCNICO | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | GEOMETRIA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ESTÉTICA E NOÇÃO DO BELO | 3 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - OBJETOS EM VIDRO: ESCULTURAS, MOSAICOS, VITRAIS, PEÇAS DE DECORAÇÃO, PEÇAS UTILITÁRIAS, LUMINÁRIAS, BLOCOS ESTRUTURAIS, TELHAS DE VIDRO, OUTROS | 3 | 3 | 2 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | COOPERATIVISMO E ASSOCIATIVISMO | ASSOCIATIVISMO | 2 | 2 | 2 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | COOPERATIVISMO E ASSOCIATIVISMO | COOPERATIVISMO | 2 | 2 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO | PRODUÇÃO EM BATELADA | 4 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO | PRODUÇÃO SOB ENCOMENDA | 4 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE (ESPECIFICAR:...) - CONTROLE DE QUALIDADE NA MOLDAGEM DE VIDROS: TIPOS DE DEFEITOS, CLASSIFICAÇÃO DAS PEÇAS ACABADAS | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 4 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 4 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 5 | 5 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS | ACABAMENTO DE VIDRO | 4 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS | PRODUÇÃO DE VIDRO NÃO-PLANO | 4 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS DO PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE VIDROS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE ACABAMENTO DE VIDROS: CORTE, FURAÇÃO, LAPIDAÇÃO, POLIMENTOS, JATEAMENTO COM AREIA, OUTRAS | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE MOLDAGEM DE VIDROS: MODELAGEM, PRENSAGEM MANUAL, CURVATURA, ESTIRAGEM, FILETAMENTO, OUTRAS | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE VIDRO: VIDRO SODA-CAL, CRISTAL, VIDRO INCOLOR, VIDRO TRANSLÚCIDO, VIDRO FUMÊ, VIDRO COLORIDO, OUTROS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - FERRAMENTAS: PINÇAS, TESOURAS, GARFO DE TRANSPORTE, ALICATE DE DIAMANTE, PONTA DIAMANTADA, OUTROS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - INSTRUMENTOS: INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO LINEAR, BALANÇA, TERMÔMETRO, TERMOPAR, OUTROS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS: FORNO DE FUSÃO DE VIDRO, FORNO DE REAQUECIMENTO, FORNO DE RECOZIMENTO, CORTADOR DE VIDROS, MOLDES, GABARITOS, PRENSA MANUAL, MAÇARICO, MÁQUINA DE ESTIRAGEM, LIXADEIRA, JATEADORA DE AREIA, OUTROS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - MANUTENÇÃO: TIPOS DE MANUTENÇÃO, LIMPEZA, LUBRIFICAÇÃO | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | NORMAS REGULAMENTADORAS PARA ÁREA INDUSTRIAL | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS PARA ÁREA INDUSTRIAL | 2 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS | MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM DE CARGAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM DE CARGAS (ESPECIFICAR:...) - OPERAÇÃO DE EQUIPAMENTOS PARA MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS | 3 | 3 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - VISÃO ESPACIAL | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - ATENÇÃO A DETALHES | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - TOLERÂNCIA ÀS OSCILAÇÕES DE TEMPERATURA | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO | 4 |
Condições de Trabalho
Atuam na fabricação de vidros. São empregados com carteira assinada trabalham em equipe (células de produção), com supervisão permanente, exceto o transformador de tubos de vidro que trabalha com supervisão ocasional. Estão expostos a altas temperaturas. Executam suas atividades em ambiente fechado e com rodízio de turnos (diurno/noturno), exceto o artesão modelador (vidros), que trabalha apenas em horário diurno.Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído e curso básico de qualificação profissional em torno de duzentas horas- aula. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e cinco anos de experiência profissional, conforme a ocupação.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- operar equipamentos de vidrarias;
- planejar atividades de sopro e moldes de vidros e cristais;
- controlar qualidade do produto e do processo de produção;
- trabalhar com segurança;
- demonstrar competências pessoais;
- demonstrar iniciativa;
- controlar cumprimento dos índices de produtividade;
- demonstrar senso de responsabilidade;
- acondicionar produtos acabados;
- comunicar sobre condições de riscos;
- distribuir tarefas a equipe de trabalho;
- demonstrar dinamismo;
- analisar informações decorrentes da troca de turnos e mudanças de processos de produção;
- ajustar equipamentos conforme processo de produção;
- analisar dimensões da peça;
- demonstrar acuidade visual;
- gerar curvas em blocos de vidro;
- demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
- identificar não-conformidade no produto;
- demonstrar senso de disciplina;
- verificar condições de uso dos moldes, equipamentos, ferramentas e local de trabalho;
- sequenciar atividades de trabalho;
- identificar falhas no processo de produção;
- corrigir anomalias no processo de produção;
- produzir de acordo com normas de preservação ambiental;
- orientar equipe quanto ao cumprimento do plano de produção;
- elaborar relatórios de produção;
- controlar peso do produto;
- selecionar moldes, equipamentos e ferramentas de trabalho;
- corrigir anomalias no produto;
- autodesenvolver-se;
- fabricar conforme especificação do produto e do processo de produção;
- solicitar ações corretivas de não-conformidade do produto ou processo;
- interpretar ordens de serviços;
- interpretar procedimentos operacionais das máquinas de fabricação e de transformação;
- demonstrar destreza manual;
- transportar matérias-primas e produtos de vidro e cristal de acordo com especificações de segurança;
- demonstrar criatividade;
- dar acabamento em blocos de vidro;
- limpar local de trabalho;
- controlar cumprimento do plano de produção;
- utilizar equipamentos segundo procedimentos operacionais;
- polir blocos de vidro;
- interpretar normas e procedimentos de segurança interna;
- solicitar manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos;
- sugerir melhorias no processo de produção;
- segregar produtos não-conformes;
- requisitar matérias-primas;
- avaliar condições de segurança dos equipamentos e local de trabalho;
- demonstrar flexibilidade;
- utilizar equipamentos de proteção individual - epi;
- dar tratamento termo-químico nos produtos;
Divisões de categorias profissionais do CBO 7521-10
CBO 7521-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de moldador (vidros) que pertence ao grupo dos sopradores, moldadores e modeladores de vidros e afins, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
-
- Joalheiros, vidreiros, ceramistas
-
-
- Vidreiros, ceramistas
-
-
-
-
- Sopradores, moldadores e modeladores de vidros e afins
-
-