Algumas funcionalidades da busca estão disponíveis apenas com plano de acesso ativo. Veja os planos

CBO 7222-15 - Operador de acabamento de peças fundidas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores de fundição de metais puros e de ligas metálicas

O profissional no cargo de Operador de acabamento de peças fundidas CBO 7222-15 executa os serviços de rebarbamento, de remoção de defeitos, de limpeza e de pintura, fazendo o acabamento das superfícies de peças fundidas de materiais metálicos, ferrosos e não ferrosos Opera ferramentas - manuais e automatizadas -, equipamentos e máquinas, para a realização dos trabalhos.

Executa a manutenção básica de ferramentas, máquinas e equipamentos utilizados no processo Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 7222-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de fundição de metais puros e de ligas metálicas que pertence ao grupo dos trabalhadores da transformação de metais e de compósitos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Operador de acabamento de peças fundidas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de fundição de metais puros e de ligas metálicas CBO 7222-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7222-15

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Trabalhadores de fundição de metais puros e de ligas metálicas.
      • Trabalhadores da transformação de metais e de compósitos.

O que faz um Operador de acabamento de peças fundidas

O Operador de acabamento de peças fundidas CBO 7222-15 prepara o trabalho, inspecionando a peça fundida, no início do processo de acabamento Verifica a existência, o formato e a resistência de rebarbas e examina as irregularidades da superfície de peças fundidas.

Retira resíduos de areia e excesso de metal – rebarbas – das peças fundidas, operando equipamentos de ar comprimido ou marteletes pneumáticos.

Homogeneíza as peças, utilizando máquinas de corte, esmerilhadora, esmeril fixo e marteletes Remove irregularidades da superfície das peças fundidas, separando os canais e os alimentadores resultantes da fundição das peças, com o uso de discos de corte, esmeril e marteletes.

Remove defeitos da fundição na superfície de peças fundidas, recuperando-as por meio de ensaios de ultrassom, partículas magnéticas ou líquidos penetrantes Pode preparar equipamento de jateamento robotizado.

Faz a limpeza da peça, operando equipamento de jateamento com granalhas, retirando carepas, areia e oxidação superficial.

Pinta e armazena as peças acabadas nos locais identificados Conserva o local das atividades limpo e organizado.

Mantém materiais e apetrechos organizados e acondicionados.

Observa as condições de funcionamento de ferramentas, máquinas e equipamentos utilizados, executando pequenos reparos elétricos, mecânicos, refratários e hidráulicos, para obter o bom andamento do serviço Solicita serviço de manutenção de ferramentas, máquinas e equipamentos, quando necessário Destina adequadamente os resíduos gerados, realizando a reciclagem de materiais e o descarte, de acordo com as normas ambientais.

Trabalha com segurança, usando equipamentos de proteção individual e atuando na prevenção de acidentes.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7222-15 deve dar acabamento em peças fundidas, efetuar o vazamento do metal líquido, produzir peças fundidas de metais e de ligas metálicas, demonstrar competências pessoais, trabalhar com segurança e qualidade.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores de fundição de metais puros e de ligas metálicas atuam como trabalhadores assalariados, nas áreas de metalurgia básica, de fabricação de produtos de metal, de reciclagem de metais, de fabricação e montagem de veículos automotores e de fabricação de máquinas e equipamentos. Organizam-se em equipe, sob supervisão permanente. Em algumas das atividades podem trabalhar em posições desconfortáveis durante longos períodos e sujeitos a pressão de tempo para atingir metas de produção. Ainda podem estar expostos a materiais tóxicos, ruído intenso, poeira (alumínio, ferro, areia e outros) e irradiação de luz do metal líquido.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7222-15

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, escolaridade da sétima série do ensino fundamental. O pleno exercício dessas atividades requer de um a dois anos de experiência.

Atividades exercidas por um Operador de acabamento de peças fundidas CBO 7222-15

Um Operador de acabamento de peças fundidas (ou sinônimo) deve alertar sobre situações de risco, organizar área de trabalho, demonstrar capacidade de iniciativa, preparar peças para expedição - pesagem e contagem, transportar moldes para linha de resfriamento e desmoldagem, informar ao superior sobre não conformidade e anormalidade, inspecionar visualmente as peças, limpar equipamentos e acessórios, descartar moldes e machos, jatear peças, remover irregularidades da superfície, pintar peças acabadas, demonstrar capacidade de habilidade manual, rebarbar peças, identificar falhas no processo, interpretar ordem serviço e/ou ficha técnica, demonstrar capacidade de agilidade, demonstrar capacidade de comunicação, realizar pequenos reparos em equipamentos, esmerilhar peças, corrigir falhas nas peças, solicitar manutenção de equipamentos e máquinas, demonstrar capacidade de atenção concentrada, separar resíduos de acordo com normas ambientais, desmoldar lingotes e/ou peças fundidas, segregar peças por item, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, retirar peças com defeitos, demonstrar capacidade auditiva, demonstrar acuidade visual, utilizar epi e epc, retirar resíduos de areia das peças, preparar equipamentos - rebolos, esmeris, marteletes, discos de corte etc, realizar exames médicos periódicos, pendurar peças em gancheiras, remover canais das peças, preencher relatório diário de produção e controle, demonstrar capacidade de organização, demonstrar resistência a altas temperaturas, demonstrar capacidade de senso crítico, tamborear peças - limpeza de peças, interromper a produção em casos de anormalidades.

Cargos e salários CBO 7222-15 - Trabalhadores de fundição de metais puros e de ligas metálicas

Salário Operador de Acabamento de Pecas Fundidas

Operador de Acabamento de Pecas Fundidas: Brasil

O profissional no cargo de Operador de Acabamento de Pecas Fundidas CBO 7222-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.035 e 3.053 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 14.540 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7222-15.
Salário Ajudante de Acabamento de Fundição

Ajudante de Acabamento de Fundição: Brasil

O profissional no cargo de Ajudante de Acabamento de Fundição CBO 7222-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.035 e 3.053 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 14.540 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7222-15.
Salário Operador de Acabamento de Pecas Fundidas Curitiba

Operador de Acabamento de Pecas Fundidas: Curitiba, PR

O profissional no cargo de Operador de Acabamento de Pecas Fundidas CBO 7222-15 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 2.232 e 3.007 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 727 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7222-15.
Salário Operador de Acabamento de Pecas Fundidas São Paulo

Operador de Acabamento de Pecas Fundidas: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Operador de Acabamento de Pecas Fundidas CBO 7222-15 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.029 e 2.927 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 808 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7222-15.
Salário Operador de Acabamento de Pecas Fundidas

Operador de Acabamento de Pecas Fundidas: São Paulo

O profissional no cargo de Operador de Acabamento de Pecas Fundidas CBO 7222-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.129 e 3.255 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 5.658 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7222-15.
Salário Operador de Acabamento de Pecas Fundidas Joinville

Operador de Acabamento de Pecas Fundidas: Joinville, SC

O profissional no cargo de Operador de Acabamento de Pecas Fundidas CBO 7222-15 trabalhando em Joinville - SC, ganha entre 2.140 e 3.024 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.551 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7222-15.
Salário Operador de Acabamento de Pecas Fundidas

Operador de Acabamento de Pecas Fundidas: Rio Grande do Sul

O profissional no cargo de Operador de Acabamento de Pecas Fundidas CBO 7222-15 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 1.895 e 2.726 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 732 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7222-15.
Salário Operador de Acabamento de Pecas Fundidas

Operador de Acabamento de Pecas Fundidas: Minas Gerais

O profissional no cargo de Operador de Acabamento de Pecas Fundidas CBO 7222-15 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 1.811 e 2.659 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 2.199 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7222-15.
Salário Ajudante de Acabamento de Fundição

Ajudante de Acabamento de Fundição: São Paulo

O profissional no cargo de Ajudante de Acabamento de Fundição CBO 7222-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.129 e 3.255 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 5.658 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7222-15.
Salário Ajudante de Acabamento de Fundição Curitiba

Ajudante de Acabamento de Fundição: Curitiba, PR

O profissional no cargo de Ajudante de Acabamento de Fundição CBO 7222-15 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 2.238 e 3.021 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 726 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7222-15.
Salário Ajudante de Acabamento de Fundição

Ajudante de Acabamento de Fundição: Santa Catarina

O profissional no cargo de Ajudante de Acabamento de Fundição CBO 7222-15 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 2.138 e 3.112 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 2.677 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7222-15.
Salário Ajudante de Acabamento de Fundição São Paulo

Ajudante de Acabamento de Fundição: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Ajudante de Acabamento de Fundição CBO 7222-15 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.020 e 2.901 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 799 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7222-15.
Salário Ajudante de Acabamento de Fundição Manaus

Ajudante de Acabamento de Fundição: Manaus, AM

O profissional no cargo de Ajudante de Acabamento de Fundição CBO 7222-15 trabalhando em Manaus - AM, ganha entre 1.757 e 2.289 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 829 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7222-15.
Salário Ajudante de Acabamento de Fundição Joinville

Ajudante de Acabamento de Fundição: Joinville, SC

O profissional no cargo de Ajudante de Acabamento de Fundição CBO 7222-15 trabalhando em Joinville - SC, ganha entre 2.140 e 3.024 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.551 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7222-15.
Salário Ajudante de Acabamento de Fundição

Ajudante de Acabamento de Fundição: Minas Gerais

O profissional no cargo de Ajudante de Acabamento de Fundição CBO 7222-15 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 1.811 e 2.659 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 2.199 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7222-15.
Salário Ajudante de Acabamento de Fundição Itaquaquecetuba

Ajudante de Acabamento de Fundição: Itaquaquecetuba, SP

O profissional no cargo de Ajudante de Acabamento de Fundição CBO 7222-15 trabalhando em Itaquaquecetuba - SP, ganha entre 2.117 e 3.219 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 183 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7222-15.
Salário Ajudante de Acabamento de Fundição

Ajudante de Acabamento de Fundição: Paraná

O profissional no cargo de Ajudante de Acabamento de Fundição CBO 7222-15 trabalhando em Paraná, ganha entre 2.167 e 3.034 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.531 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7222-15.