CBO 7165-35 - Taqueiro - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos aplicadores de revestimentos cerâmicos, pastilhas, pedras e madeiras
O profissional no cargo de Taqueiro CBO 7165-35 executa revestimentos com tacos e parquetes, preparando a superfície a ser revestida, estabelecendo os pontos de referência dos revestimentos, instalando as peças de acordo com desenhos definidos em projeto e realizando a lustração, para proteger e decorar os pisos de edificações Planeja o trabalho, programando as etapas do serviço.
Prepara o local do trabalho, organizando o espaço Verifica a qualidade do trabalho executado Pode remover revestimentos diversos.
Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 7165-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de aplicadores de revestimentos cerâmicos, pastilhas, pedras e madeiras que pertence ao grupo dos trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Taqueiro, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Aplicadores de revestimentos cerâmicos, pastilhas, pedras e madeiras CBO 7165-35 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 7165-35
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
- Trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil.
- Trabalhadores de acabamento de obras.
- Aplicadores de revestimentos cerâmicos, pastilhas, pedras e madeiras.
O que faz um Taqueiro
O Taqueiro CBO 7165-35 planeja o trabalho, programando as etapas do serviço Lê e interpreta plantas.
Mede a área do serviço e calcula a quantidade dos materiais.
Faz a especificação de tipos de ferramentas e de materiais Determina traço das argamassas e estuda a paginação das peças.
Orça o serviço Pode usar BIM - Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling), para conhecimento do projeto e para posterior registro das atividades executadas.
Prepara o local do trabalho, limpando e organizando o espaço.
Verifica as condições de uso dos equipamentos, testando seu funcionamento Estoca materiais.
Faz a paginação das peças de revestimento.
Prepara a superfície a ser revestida, corrigindo os defeitos e fixando os granzepes e barrotes Executa o enchimento de nivelamento dos barrotes e granzepes, preparando a base para colar tacos e parquetes Providencia a preparação de argamassa para revestimentos em madeira.
Executa o revestimento, colando tacos e parquetes Instala as peças com desenhos – como espinha-de-peixe, dama, paralelo e diagonal -, seguindo a paginação definida em projeto Corta peças de madeira para arremates.
Estabelece os pontos de referência, indicando pontos de nível de aplicação dos revestimentos de tacos e parquetes, conferindo prumo e esquadro, identificando gabarito (galga) e verificando planeza das peças de madeira Fixa as mestras.
Prepara o acabamento do revestimento, executando as operações de raspar e lixar Prepara a cera e encera os pisos de tacos e parquetes de madeira Realiza a lustração.
Executa calafetação após acomodação dos tacos e parquetes, corrigindo aberturas, frestas e desníveis em função das pequenas movimentações das peças Pode remover revestimentos diversos, quando necessário Verifica a qualidade do trabalho executado, considerando as especificações técnicas definidas no projeto.
Faz revisão final com o cliente ou com o supervisor da obra Mantém máquinas, equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho limpos, organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento Controla estoque de materiais, podendo requisitar reposição.
Controla desperdícios de material Seleciona materiais reutilizáveis e faz o descarte de resíduos de acordo com as normas ambientais Zela pela segurança, prevenindo incêndio e acidentes Utiliza Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) Pode prestar primeiros socorros.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 7165-35 deve lustrar revestimentos de madeira, preparar o local do trabalho, executar revestimentos com madeira e laminados de madeira, planejar o trabalho, demonstrar competências pessoais, estabelecer os pontos de referência dos revestimentos.
Condições de trabalho dessas profissões
Aplicadores de revestimentos cerâmicos, pastilhas, pedras e madeiras atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, prestando serviços no ramo da construção civil. Realizam o trabalho de forma individual, sob supervisão ocasional de mestres ou encarregados de obras. Trabalham em posições desconfortáveis em grandes alturas e em lugares fechados ou abertos. Estão sujeitos a inalação de pó e podem se expor a riscos ao furar e cortar material.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7165-35
Para o exercício dessas ocupações requer-se escolaridade que varia entre quarta e sétima séries do ensino fundamental e ensino fundamental completo. Curso básico profissionalizante oferecido por instituições especializadas, com carga horária até duzentas horas-aula, exceto para os Rejuntadores de revestimentos. O exercício pleno das atividades, varia também entre um ou dois anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Taqueiro CBO 7165-35
Um Taqueiro (ou sinônimo) deve trabalhar em equipe, calcular quantidade dos materiais, cortar peças de madeira para arremates, especificar os equipamentos de proteção individual e coletivo, programar as etapas do serviço, cumprir normas de segurança, utilizar equipamentos de proteção individual e coletivo, raspar a madeira, demonstrar capacidade de esmero, estudar a paginação das peças, demonstrar capacidade de organização, lixar a madeira, especificar materiais, conferir o esquadro do revestimento, corrigir defeitos na superfície a ser revestida em madeira, fixar as mestras, identificar as características dos materiais, fixar os granzepes e barrotes, preparar a base para colar tacos e laminados de madeira, encerar madeiras, providenciar suprimento de materiais, colar tacos e laminados de madeira, cumprir normas e procedimentos técnicos do fabricante, demonstrar capacidade de trabalhar em alturas, organizar local de trabalho, identificar gabarito - galga do revestimento, conferir a planeza do revestimento - reguar, medir a área de serviço, calafetar revestimento de madeira, assentar assoalho, conferir o prumo do revestimento, estocar materiais, determinar traço das argamassas, demonstrar destreza manual, executar o enchimento de nivelamento dos barrotes e granzepes, orçar o serviço, providenciar a preparação de argamassa para revestimentos em madeira, aplicar resina, identificar defeitos das etapas anteriores, verificar condições de uso dos equipamentos, identificar os pontos de nível do revestimento, limpar local de trabalho, paginar as peças de revestimento, proteger local do serviço, demonstrar atenção a detalhes, especificar tipos de ferramentas, ler e interpretar plantas, preparar a cera.