CBO 7157-30 - Instalador de material isolante, à máquina (edificações)
Entenda o que fazem os aplicadores de materiais isolantes no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Instalador de material isolante, à máquina (edificações) e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Instalador de material isolante, à máquina (edificações)
O Instalador de material isolante, à máquina (edificações) aplica material isolante com máquinas especiais, identificando tipo de material a ser utilizado, preparando o local de aplicação do material isolante e injetando isolante térmico, acústico e contra incêndio em espaços vazados no interior de paredes, pisos e tetos de diferentes características construtivas, em obras civis de construção ou de reforma. Planeja o trabalho a ser executado, analisando projeto e ordem de serviço. Seleciona materiais, instrumentos, ferramentas, máquinas especiais e equipamentos. Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 7157-30
Seleciona instrumentos, ferramentas, máquinas especiais e equipamentos de acordo com o serviço a ser executado. Verifica as condições de funcionamento e de operação de máquinas e equipamentos.
Seleciona os materiais isolantes a serem utilizados, identificando aqueles que apresentam as melhores características para o projeto. Requisita e recebe o material, conferindo a quantidade e inspecionando a qualidade. Acondiciona o material adequadamente e identifica-o. Solicita o transporte do material para o local do serviço.
Reconhece o local de instalação, solicitando a liberação da área. Confere, isola e sinaliza o local de trabalho.
Executa a regularização da superfície. Limpa, aspira e seca os espaços vazados em paredes, pisos e tetos para injeção de isolante expandido, retirando sujidades e substâncias – tais como desmoldantes, graxas, agentes de cura química, óleo e tintas -, para garantir a aderência. Corrige falhas e fissuras na superfície de aplicação, a fim de evitar vazamentos de material isolante expandido durante injeção. Prevê caimento mínimo definido para áreas internas e externas em direção aos coletores de água, conforme previsto em projeto ou ordem de serviço.
Executa isolamento térmico, acústico e contra incêndio com equipamentos insufladores ou sopradores de material isolante expandido, tal como lã mineral, fibra de vidro, hidrossilicato de cálcio, celulose, perlita expandida, poliestireno expandido, poliestireno extrudado ou espuma de poliuretano. Injeta o material isolante, perfurando superfícies diversas, colocando a lança da mangueira em posição de injeção, movendo-a conforme necessário, com movimentos adequados, no interior de aberturas de paredes, pisos ou tetos e manejando o equipamento com os comandos pertinentes para o seu devido funcionamento. Regula força de jateamento de equipamento de insuflação ou sopro, tendo em vista quantidade de material suficiente para preenchimento completo de vazios, controlando a utilização especificada e evitando desperdícios. Realiza proteção mecânica do sistema de isolamento, dimensionando-a para suportar esforços e prevendo execução de juntas de dilatação e dessolidarização, conforme projeto. Aplica materiais de proteção, de cobertura e de calafetação do isolamento.
Inspeciona o serviço executado para efetuar a entrega. Providencia a limpeza do local, devolve máquinas e equipamentos, solicita a baixa da permissão de trabalho e comunica o término do trabalho ao solicitante.
Limpa e organiza seus instrumentos de trabalho.
Identifica os tipos de resíduos de materiais isolantes, separando-os e quantificando-os. Providencia a remoção dos resíduos e seu descarte em local apropriado.
Atua de acordo com procedimentos de segurança, usando equipamentos de proteção individual. Segue as normas de segurança definidas na permissão do trabalho. Previne acidentes e interrompe o serviço em situações de risco.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 3 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARES E APLICATIVOS DE INSTALAÇÃO DE ISOLAMENTO TERMOACÚSTICO DE MATERIAL EXPANDIDO | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - QUÍMICA APLICADA | 2 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHO TÉCNICO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | OUTROS CONHECIMENTOS DE DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO (ESPECIFICAR:...) - ESQUEMAS DE APLICAÇÃO E INSTALAÇÃO DE ISOLAMENTO TERMOACÚSTICO DE MATERIAL EXPANDIDO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL (ESPECIFICAR:...) - SEPARAÇÃO E DESCARTE DE RESÍDUOS PROVENIENTES DA INSTALAÇÃO DE MATERIAL ISOLANTE TERMOACÚSTICO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 3 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | LOGÍSTICA | LOGÍSTICA | 2 | 2 | 2 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | LOGÍSTICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE LOGÍSTICA (ESPECIFICAR:...) - TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO DE MATERIAL ISOLANTE TERMOACÚSTICO EXPANDIDO | 4 | 5 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | CONTROLE DA QUALIDADE | 2 | 2 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ESPAÇOS CONFINADOS | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 5 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | TRABALHO EM ALTURA | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS | ALVENARIA | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS | MATERIAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS | MODELAGEM DE INFORMAÇÕES DA CONSTRUÇÃO (TECNOLOGIA BIM) | 2 | 2 | 1 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS | SISTEMAS ESTRUTURAIS | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS (ESPECIFICAR:...) - EQUIPAMENTOS E MÁQUINAS DE INJEÇÃO PARA APLICAÇÃO E INSTALAÇÃO DE MATERIAIS EXPANDIDOS DE ISOLAMENTO TERMOACÚSTICO | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE APLICAÇÃO POR INJEÇÃO DE MATERIAIS DE ISOLAMENTO TERMOACÚSTICO | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE MATERIAIS EXPANDIDOS PARA ISOLAMENTO TERMOACÚSTICO | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS EM QUÍMICA E PETROQUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS EM QUÍMICA E PETROQUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE MISTURA DE DERIVADOS DE PETRÓLEO E POLÍMEROS | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATERIAIS (ESPECIFICAR:...) - MECÂNICA DE SÓLIDOS E LÍQUIDOS NOS PROCESSOS DE ISOLAMENTO TERMOACÚSTICO | 2 | 2 | 1 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATERIAIS (ESPECIFICAR:...) - TESTES TERMOGRÁFICOS E DE AUDIOMETRIA | 2 | 2 | 1 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL DE CONSTRUÇÃO CIVIL | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - COMPOSTO DE POLÍMERO REFLETIVO COM NÚCLEO DE EPS | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - EQUIPAMENTOS DE INJEÇÃO AUTO-OTIMIZÁVEIS | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - REALIDADE VIRTUAL 3D | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - TERMOGRAFIA INFRAVERMELHA E ESCANEAMENTO | 2 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | BIOSSEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOSSEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - BIOSSEGURANÇA | 3 | 3 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 2 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 2 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 2 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 2 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 2 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA EXPLOSIVA | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - ATENÇÃO A DETALHES | 3 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO | 3 |
Condições de Trabalho
Aplicadores de materiais isolantes atuam na área de construção em paradas de manutenção. São empregados assalariados com carteira assinada que se organizam em equipe sob supervisão permanente. O local de trabalho pode ser fechado ou a céu aberto. Quase sempre são expostos a materiais tóxicos, ruído intenso e fadiga física. Trabalham em grandes alturas, confinados ou em locais subterrâneos, sujeitos a estresse e posições desconfortáveis, por longos períodos.
Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício dessas ocupações requer-se a quarta série do ensino fundamental e curso básico de qualificação profissional com até duzentas horas-aula. O exercício pleno das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Identificar o trabalho a ser executado;
- Executar o serviço de isolamento contratado;
- Obter a liberação da Área para realização do trabalho;
- Demonstrar competências pessoais;
- Cumprir os procedimentos básicos de segurança;
- Seguir os procedimentos e normas técnicas;
- Providenciar o descarte dos resíduos de materiais isolantes;
- Selecionar os materiais;
- Proceder a entrega do serviço executado;
- Implementar o diálogo diário de segurança;
- Participar de palestras e cursos de qualificação;
- Inspecionar a qualidade dos materiais a serem aplicados;
- Aplicar o isolamento uilizando o sistema métrico, ferramentas e equipamentos adequados;
- Executar o rejuntamento - fechamento das juntas;
- Exercitar a criatividade;
- Solicitar a liberação da área;
- Sinalizar a área isolada;
- Comunicar o término do serviço ao solicitante;
- Usar equipamentos de proteção individual, conforme ordem de serviço;
- Dimensionar recursos humanos necessários;
- Identificar os tipos de serviços de isolamento;
- Obter informações sobre perigo no local de trabalho;
- Aplicar material de cobertura e calafetação do isolamento;
- Fazer juntamento - trabalhar a distância entre duas peças, conforme projeto;
- Selecionar tipos de ferramentas e equipamentos;
- Identificar normas técnicas;
- Separar os tipos de resíduos;
- Seguir recomendações do fabricante;
- Conferir a quantidade dos materiais;
- Descartar os resíduos em local apropriado;
- Comunicar alterações na área;
- Reconhecer o tipo de material a ser utilizado;
- Mostrar-se atento aos riscos sujeitos no ambiente de trabalho;
- Reconhecer o local de trabalho;
- Evitar danos ao meio ambiente;
- Fazer devolução de máquinas e equipamentos;
- Inspecionar o serviço executado;
- Seguir recomendações de segurança de acordo com as condições do local e materiais a serem aplicados;
- Solicitar remoção dos resíduos;
- Seguir as normas de segurança definidas na permissão de trabalho;
- Mostrar-se atento às novas implementações no trabalho;
- Aplicar junta de dilatação;
- Conferir a área liberada;
- Providenciar o acondicionamento adequado aos materiais;
- Solicitar a baixa na permissão de trabalho e ou na ordem de serviço;
- Isolar a área;
- Providenciar a identificação dos materiais conforme o serviço;
- Desenvolver capacidade de comunicação;
- Identificar as características dos materiais;
- Quantificar os resíduos para o transporte;
- Seguir normas da qualidade ambiental;
- Solicitar instalação da cipa, conforme normas de segurança;
- Providenciar a limpeza da área;
- Aplicar material de proteção;
- Exigir termo de responsabilidade em condições adversas;
- Trocar experiências com outros profissionais da área;
- Fixar os materiais com amarração;
- Atualizar-se sobre normas e procedimentos;
- Solicitar o transporte dos materiais ao local do serviço;
- Interromper o serviço em situações de risco;
- Propor alternativas de adequação dos procedimentos às normas técnicas;
- Identificar os tipos de resíduos;
- Interpretar normas técnicas identificadas;
- Obedecer aos procedimentos de execução;
- Aplicar dispositivos de ancoragem;
- Sugerir materiais a serem utilizados;
- Pesquisar lançamentos de materiais no mercado;
Profissões da Família Ocupacional
- Instalador de Material Isolante a Mão (Edificações)
- Instalador de Material Isolante a Máquina (Edificações)
- Refratarista (caldeira e Tubulações)
- Instalador de Material Isolante
- Oficial de Manutenção Civil
- Aplicador de Isolante (coberturas)
- Operador de Rolo (impermeabilização)
- Operador de Gunite
- Aplicador de Isolante Térmico
- Isolador Térmico
Divisões de categorias profissionais do CBO 7157-30
CBO 7157-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de instalador de material isolante, à máquina (edificações) que pertence ao grupo dos aplicadores de materiais isolantes, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
-
- Trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil
-
-
- Trabalhadores da construção civil e obras públicas
-
-
-
-
- Aplicadores de materiais isolantes
-
-