CBO 7111-15 - Destroçador de pedra
Entenda o que fazem os trabalhadores da extração de minerais sólidos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Destroçador de pedra e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Destroçador de pedra
Destroça pedras extraídas de jazidas de rochas, para obtenção de blocos de pedra a serem usados na construção civil. Corta lajes de pedra em folhas, para uso na confecção de pisos e balcões. Seleciona máquinas, equipamentos e ferramentas, de acordo com o tipo de rocha. Pode fazer uso de equipamentos e ferramentas automatizados e controlados. Segue procedimentos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Observa as rochas, identificando as que apresentam falhas, para separá-las.
Examina os veios da rocha a ser quebrada, para determinar a quantidade e a localização de furos, de acordo com o tamanho e o número de blocos de pedra a serem obtidos. Marca a malha de furos usando réguas e linhas de giz. Seleciona máquinas, equipamentos e ferramentas, de acordo com o tipo de rocha a ser quebrada.
Executa a perfuração, fazendo uso de máquina perfuradora, controlando o curso das brocas, para obter a profundidade suficiente à colocação de cunhas. Introduz cunhas de madeira ou de metal nos orifícios, com o auxílio de martelo comum, para cindir a rocha e obter o bloco de pedra.
Corta lajes de pedra em folhas, que serão usadas na confecção de pisos e balcões.
Poder cortar blocos, fazendo uso de martelos pneumáticos e hidráulicos.
Pode auxiliar na definição de carga de explosivos para dividir rochas.
Pode fazer uso de equipamentos e ferramentas automatizados e controlados, para melhorar a segurança e a eficiência das operações.
Executa a limpeza e a organização da área de trabalho.
Colabora com ações e projetos que apresentem o objetivo de reduzir riscos e impactos socioambientais.
Zela pela segurança, prevenindo acidentes e fazendo uso de equipamentos de proteção individual, tais como óculos de proteção, luvas de segurança, proteção auditiva e capacete.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 3 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 2 | 2 | 1 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIAS DA TERRA E DO AMBIENTE | MINERALOGIA | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIAS DA TERRA E DO AMBIENTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE CIÊNCIAS DA TERRA E DO AMBIENTE (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE GEOLOGIA | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | ARITMÉTICA | 2 | 2 | 1 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE GEOMETRIA | 3 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 4 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL | 3 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 2 | 2 | 1 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 2 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 3 | 3 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 4 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ESPAÇOS CONFINADOS | 3 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 2 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 5 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | TRABALHO EM ALTURA | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - EQUIPAMENTOS, FERRAMENTAS E APETRECHOS PARA DESTROÇAR PEDRAS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - CONSERVAÇÃO DE EQUIPAMENTOS E FERRAMENTAS | 4 | 5 | 1 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MINERAÇÃO - RECURSOS MINERAIS SÓLIDOS, LÍQUIDOS E GASOSOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MINERAÇÃO - RECURSOS MINERAIS SÓLIDOS, LÍQUIDOS E GASOSOS (ESPECIFICAR:...) - MÉTODOS E PROCEDIMENTOS PARA DESTROÇAR PEDRAS | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MINERAÇÃO - RECURSOS MINERAIS SÓLIDOS, LÍQUIDOS E GASOSOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MINERAÇÃO - RECURSOS MINERAIS SÓLIDOS, LÍQUIDOS E GASOSOS (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE ROCHAS | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - NORMAS REGULAMENTADORAS PARA MINERAÇÃO | 3 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - NORMAS TÉCNICAS PARA MINERAÇÃO | 2 | 3 | 1 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - TRABALHO SOB PRESSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DINÂMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA EXPLOSIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - ORIENTAÇÃO ESPACIAL | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | 4 |
Condições de Trabalho
A maior parte dos trabalhadores são empregados com registro em carteira e trabalham sob supervisão permanente, em locais com grandes alturas e subterrâneo, em exposição aos agentes ambientais (sol, chuva, umidade e vento) e os provocados por explosivos nas minas (poeira, gases, materiais tóxicos e ruídos..). É condição básica para ingressar nesta família ocupacional, experiência de um ano em atividades monitoradas, no caso da ocupação de detonador, a experiência exigida é de três a quatro anos. Trabalham sempre em equipes de campo, pesquisa, laboratório, manutenção, operação e de detonação.Exigências do mercado de trabalho
O nível de escolaridade exigido aos trabalhadores desta família ocupacional é entre a quinta e a oitava séries do ensino fundamental. As atividades exercidas abrangem os seguintes ramos: extração de carvão mineral, extração de minerais metálicos e extração de outros minerais.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- demonstrar competências pessoais;
- demonstrar auto-crítica;
- demonstrar criatividade;
- demonstrar organização;
- demonstrar senso de orientação;
- trabalhar conforme normas de segurança, saúde ocupacional e meio ambiente;
- demonstrar iniciativa;
- trabalhar em equipe;
- demonstrar ética;
- demonstrar responsabilidade;
- demonstrar comunicabilidade;
- demonstrar flexibilidade;
- demostrar acuidade visual e auditiva;
- demonstrar disciplina;
- demonstrar resistência física;
- demonstrar coordenação motora;
- demonstrar resistência a pressão;
Divisões de categorias profissionais do CBO 7111-15
CBO 7111-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de destroçador de pedra que pertence ao grupo dos trabalhadores da extração de minerais sólidos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
-
- Trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil
-
-
- Trabalhadores da extração mineral
-
-
-
-
- Trabalhadores da extração de minerais sólidos
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 7111-15 - Trabalhadores da extração de minerais sólidos
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 711115 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 711115 em todos os estados e cidades do Brasil.