CBO 6326-15 - Ajudante de carvoaria - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos carvoejadores

O profissional no cargo de Ajudante de carvoaria CBO 6326-15 auxilia no processo de obtenção de carvão vegetal, ajudando no recolhimento de árvores cortadas e no seu transporte à carvoaria, participando no abastecimento dos fornos com madeira e na retirada do carvão após resfriamento, ajudando no ensacamento do carvão e fazendo o carregamento dos sacos em tratores, caminhões ou outros veículos Participa na construção de fornos tradicionais, sob supervisão.

Cumpre normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 6326-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de carvoejadores que pertence ao grupo dos pescadores e extrativistas florestais, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira funções, descrição do cargo de Ajudante de carvoaria, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Carvoejadores CBO 6326-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 6326-15

  • Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca.
    • Pescadores e extrativistas florestais.
      • Extrativistas florestais.
        • Carvoejadores.

O que faz um Ajudante de carvoaria

O Ajudante de carvoaria CBO 6326-15 auxilia na extração de madeira, ajudando no recolhimento das árvores cortadas e na sua disposição em veículos manuais, em veículos com tração animal, em tratores, em veículos florestais ou nas máquinas colhedoras de grande porte e capacidade, para transporte à carvoaria Realiza enleiramento das árvores, retirando galhos e descascando as toras.

Forma feixes de lenha.

Empilha a madeira seca nas proximidades dos fornos de carbonização Participa na preparação de fornos, limpando o piso do forno e raspando a moinha.

Ajuda a consertar o forno, quando necessário Verifica as condições da porta do forno e abre chaminés.

Quando autorizado, empilha a madeira dentro dos fornos e veda a porta.

Pode levantar portas dos fornos, com tijolos ou barro Auxilia na retirada do carvão, após o resfriamento dos fornos.

Separa lenha não carbonizada.

Cobre carvão com lona Ajuda no ensacamento do carvão e no armazenamento dos sacos na praça de carbonização Faz o carregamento da produção de carvão em veículos de transporte, como caminhões e tratores.

Pode trabalhar em carvoarias volantes Participa na construção de fornos tradicionais, sob supervisão, nivelando o terreno escolhido, cavando para execução de alicerce e erguendo paredes com tijolos Abre janela e orifícios do forno, denominados “tatus”.

Constrói chaminés e canaleta interna Reveste com reboco e reforça a estrutura do forno.

Auxilia na limpeza de instalações, de equipamentos, de instrumentos e de veículos Limpa a praça de carbonização Trabalha com segurança, utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC).

Observa e respeita as orientações e instruções sobre como proteger-se de gás na retirada do carvão, sobre o perigo da retirada do carvão com tempo chuvoso, sobre os riscos no transporte de carga de lenha e sobre a prevenção de incêndios em praça de carbonização e alojamentos.

Funções do cargo

O funcionário CBO 6326-15 deve construir fornos, esvaziar fornos, abastecer fornos, controlar carbonizaçao, demonstrar competências pessoais, preparar carbonização.

Condições de trabalho dessas profissões

Carvoejadores trabalham em carvoaria com carteira assinada, em maior parte, vinculadas à indústria siderúrgica. O trabalho é em equipe, com supervisão ocasional, é desenvolvido a céu aberto, no período diurno. Grande parte das atividades são executadas em ambiente de risco, com exposição a altas temperaturas, fumaça e presença de gás formado no processo de carbonização.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 6326-15

O exercício dos cargos de Carvoejadores é livre, com aprendizado na prática. O pleno desempenho dassas atividades ocorre aproximadamente com um ano de experiência.

Atividades exercidas por um Ajudante de carvoaria CBO 6326-15

Um Ajudante de carvoaria (ou sinônimo) deve separar lenha não carbonizada - tiço, construir tatu, raspar moinha, cumprir horários, consertar fornos, armazenar carvão na praça de carbonização, limpar praça de carbonização, cobrir carvão com lona, vedar fornos, rebocar fornos, cavar alicerce do forno, abrir filas, agir com precauçao, abrir fornos, empilhar lenha dentro dos fornos, empilhar lenha na porta dos fornos, erguer paredes com tijolos, levantar portas com tijolos, transportar madeira para carvoaria, dar provas de resistência física, carregar caminhão com carvão para transporte, retirar carvão dos fornos, verificar presença de fogo, barrear portas, checar materiais, abrir chaminés, verificar presença de gás, barrear copas, construir janela, reforçar estrutura do forno, construir canaleta interna, construir chaminés, guardar materiais após uso, nivelar terreno escolhido, verificar condições de portas, vedar portas dos fornos, extrair madeira, demonstrar atenção difusa, limpar piso dos fornos.

Cargos e salários CBO 6326-15 - Carvoejadores

Salário Ajudante de Carvoaria

Ajudante de Carvoaria: Brasil

O profissional no cargo de Ajudante de Carvoaria CBO 6326-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.516 e 2.129 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 7.954 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6326-15.
Salário Ajudante de Carvoaria

Ajudante de Carvoaria: Mato Grosso do Sul

O profissional no cargo de Ajudante de Carvoaria CBO 6326-15 trabalhando em Mato Grosso do Sul, ganha entre 1.443 e 1.933 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 817 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6326-15.
Salário Ajudante de Carvoaria Montes Claros

Ajudante de Carvoaria: Montes Claros, MG

O profissional no cargo de Ajudante de Carvoaria CBO 6326-15 trabalhando em Montes Claros - MG, ganha entre 1.463 e 2.023 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 283 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6326-15.
Salário Ajudante de Carvoaria Sorocaba

Ajudante de Carvoaria: Sorocaba, SP

O profissional no cargo de Ajudante de Carvoaria CBO 6326-15 trabalhando em Sorocaba - SP, ganha entre 2.059 e 2.613 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 22 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6326-15.
Salário Ajudante de Carvoaria São Paulo

Ajudante de Carvoaria: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Ajudante de Carvoaria CBO 6326-15 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.832 e 2.637 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 60 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6326-15.
Salário Ajudante de Carvoaria

Ajudante de Carvoaria: Minas Gerais

O profissional no cargo de Ajudante de Carvoaria CBO 6326-15 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 1.516 e 2.096 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 4.585 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6326-15.
Salário Ajudante de Carvoaria

Ajudante de Carvoaria: São Paulo

O profissional no cargo de Ajudante de Carvoaria CBO 6326-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 1.763 e 2.560 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 488 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6326-15.