CBO 4241-30 - Entrevistador social

Entenda o que fazem os entrevistadores e recenseadores no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Entrevistador social e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Entrevistador social

O Entrevistador Social realiza levantamento de informações de identificação e de caracterização socioeconômica de famílias de baixa renda, visando a sua inclusão na base nacional do Cadastro Único para programas sociais. Prepara-se para realizar levantamento de informações, recebendo treinamento. Faz a atualização das informações de cada família no Cadastro Único. Pode prestar orientações sobre programas sociais e políticas públicas. Atua conforme procedimentos de pesquisa e princípio de sigilo de informações e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 4241-30

Conhecimento (2/8)
Habilidade (2/8)
Atitude (2/8)
Perfil Ocupacional (2/8)
Prepara-se para realizar levantamento de informações de populações de baixa renda, recebendo treinamento. Agenda entrevista domiciliar.

Desloca-se até o domicílio da família, identificando o(a) responsável pela unidade familiar, prestando-lhe esclarecimentos sobre os objetivos do Cadastro Único.

Coleta as informações prestadas pelo(a) responsável pela unidade familiar sobre o domicílio e sobre as pessoas que nele moram. Levanta o endereço do domicílio, a renda familiar, o número de componentes na família, a escolaridade dos membros da família, as condições de moradia, as condições de acesso ao trabalho, a presença de pessoas com deficiência, entre outras informações. Pode registrar as informações coletadas por meio do preenchimento do formulário impresso ou diretamente no Sistema de Cadastro Único.

Identifica e faz a caracterização, também, de Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos (GPTE), que incluem famílias com características diferenciadas – como famílias ciganas, indígenas, quilombolas, ribeirinhas – ou que estão em uma condição específica, como as pessoas em situação de rua.

Faz a atualização periódica das informações. Para tanto, realiza a entrevista completa, conferindo todos os quesitos de todos os blocos de informações, tendo sempre em mãos as informações da entrevista anterior, para verificar as possíveis mudanças nas condições de vida da família. Registra as alterações diretamente no Sistema de Cadastro Único ou preenche novo formulário físico completo.

Pode orientar o(a) responsável pela unidade familiar sobre programas sociais e políticas públicas.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BANCO DE DADOS 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARE – SISTEMA DE CADASTRO ÚNICO 4 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA FÍSICA OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 2 2 2
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 2 2 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ESTUDOS ECONÔMICOS E DEMOGRÁFICOS DEMOGRAFIA 2 2 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ESTUDOS ECONÔMICOS E DEMOGRÁFICOS OUTROS CONHECIMENTOS DE ESTUDOS ECONÔMICOS E DEMOGRÁFICOS (ESPECIFICAR:...) - CADASTRO ÚNICO PARA PROGRAMAS SOCIAIS DO GOVERNO FEDERAL (CADASTRO ÚNICO) 4 5 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ESTUDOS ECONÔMICOS E DEMOGRÁFICOS OUTROS CONHECIMENTOS DE ESTUDOS ECONÔMICOS E DEMOGRÁFICOS (ESPECIFICAR:...) - CARACTERIZAÇÃO DE GRUPOS POPULACIONAIS TRADICIONAIS E ESPECÍFICOS (GPTE) 4 5 4
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ESTUDOS ECONÔMICOS E DEMOGRÁFICOS OUTROS CONHECIMENTOS DE ESTUDOS ECONÔMICOS E DEMOGRÁFICOS (ESPECIFICAR:...) - INDICADORES DO LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES PARA O CADASTRO ÚNICO: DOMICÍLIO, FAMÍLIA, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, ESCOLARIDADE, TRABALHO E REMUNERAÇÃO, DENTRE OUTROS 4 5 4
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 2 2 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 2 2 2
CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS CONHECIMENTOS DE GEOGRAFIA (ESPECIFICAR:...) - GEOLOCALIZADORES 2 2 2
CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS CONHECIMENTOS DE GEOGRAFIA (ESPECIFICAR:...) - LEITURA DE MAPAS DIGITAIS 2 2 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 4 4 4
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS TÉCNICAS DE PESQUISA 3 3 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIO 2 2 1
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES ELABORAÇÃO DE ROTEIRO DE ENTREVISTA 2 2 1
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES ENTREVISTA 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES PESQUISA DE OPINIÃO 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES OUTROS CONHECIMENTOS DE LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES (ESPECIFICAR:...) - PROCEDIMENTOS PARA ENTREVISTA E COLETA DE DADOS DE FAMÍLIAS IDENTIFICADAS DO CADASTRO ÚNICO 4 5 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) PLANEJAMENTO DO TRABALHO 2 2 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 2 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL OUTROS CONHECIMENTOS DE VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL (ESPECIFICAR:...) - SIGILO PROFISSIONAL 4 4 4

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 2 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 3 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 3 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS VIGOR (ESTAMINA) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - ORIENTAÇÃO ESPACIAL 3 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO 3

Condições de Trabalho

Entrevistadores e recenseadores os cargos dessa família CBO podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.

Exigências do mercado de trabalho

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio concluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profissional. No caso do entrevistador social, além das especificações listadas acima, é exigido curso básico de até 200 horas.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Verificar consistência da informação;
  • Cadastrar informantes e famílias;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Entrevistar o responsável familiar;
  • Realizar triagem;
  • Aplicar questionários e roteiros de pesquisa;
  • Demonstrar objetividade na coleta de dados;
  • Conferir a veracidade das informações dos rf nas visitas em domicilios;
  • Demonstrar imparcialidade;
  • Atender os grupos populacionaistrdicionais e específicos - aldeias indígenas, quilombolas, pessoas sem documento,entre outros;
  • Orientar rf sobre programas sociais e políticas públicas;
  • Registrar com fidedignidade;
  • Verificar coerência da resposta;
  • Identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar;
  • Demonstrar noções de microinformática;
  • Manter pontualidade;
  • Identificar a situação da família;
  • Recuperar informação não preenchida;
  • Demonstrar discernimento;
  • Esclarecer para o rf objetivos do cadastro único;
  • Demonstrar paciência;
  • Verificar dados;
  • Atender as famílias;
  • Apresentar boa dicção;
  • Participar de mutirões e ações itinerantes;
  • Verificar cadastro;
  • Coletar informações sócio-demográficas, em domicílios;
  • Identificar a composição familiar;
  • Demonstrar capacidade de comunicar-se;
  • Demonstrar credibilidade;
  • Agir com perseverança;
  • Apresentar legibilidade de grafia;
  • Identificar a demanda da família;
  • Atualizar cadastro da família;
  • Evidenciar senso de organização;
  • Entrevistar famílias em domicílios, instituições/equipamentos de acolhimento, locais externos, comunidades;
  • Coletar informações sócio-econômicas, em empresas, instituições e domicílios;
  • Corrigir informação levantada;
  • Preencher questionário/ formulário manual e digitalmente;
  • Encaminhar para órgãos competentes, se necessário;
  • Esclarecer dúvidas;
  • Evidenciar cordialidade no trato com as pessoas;
  • Cadastrar domicílios;
  • Organizar as informações e os documentos para controle interno;
  • Agendar entrevista domiciliar;
  • Indicar exclusão e mudanças em cadastros;
  • Cadastrar famílias;
  • Demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
  • Realizar busca ativa das famílias;
  • Selecionar o formulário adequado;
  • Verificar erros de preenchimento em questionários/formulários;
  • Identificar o responsável familiar com base em documentos;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 4241-30

CBO 4241-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de entrevistador social que pertence ao grupo dos entrevistadores e recenseadores, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Entrevistadores, recenseadores
        • Entrevistadores e recenseadores