CBO 4231-10 - Despachante de trânsito

Entenda o que fazem os despachantes documentalistas e afins no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Despachante de trânsito e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Despachante de trânsito

O Despachante de Trânsito realiza a mediação e a representação dos clientes junto aos órgãos de trânsito, para solicitação, emissão, alteração e registro de informações e documentos de veículos. Realiza a gestão de escritório credenciado junto a Departamento Estadual de Trânsito ou Departamento de Trânsito do Distrito Federal. Atua de acordo com princípios de ética e cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 4231-10

Conhecimento (2/8)
Habilidade (2/8)
Atitude (3/8)
Perfil Ocupacional (2/8)
Planeja as atividades, organizando as solicitações dos clientes e priorizando-as pela urgência. Faz leitura de diários oficiais e outras publicações similares relacionadas ao seu trabalho - em meio físico ou digital -, para examinar inclusões, alterações e exclusões na legislação de trânsito.

Executa serviços para clientes – pessoas físicas e jurídicas - representando-os junto ao DETRAN-Departamento Estadual de Trânsito ou Departamento de Trânsito do Distrito Federal, para solicitar documentação de veículos automotores rodoviários. Efetua inscrições, alterações e baixas em registros e cadastros, tais como alteração de endereço residencial do responsável pelo veículo, troca de município ou estado no registro e alteração de características do veículo. Solicita laudos diversos, como perícias, vistorias e avaliações. Requer segunda via de CRV-Certificado de Registro do Veículo e do CRLV-Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo. Comunica venda do veículo e providencia documentação de transferência. Viabiliza a baixa definitiva do veículo como sucata. Pode fazer diligências junto a cartórios.

Gerencia serviços e atividades para pessoas físicas e jurídicas, assessorando-as em assuntos específicos de legislação de trânsito. Monitora as datas de vencimento dos documentos dos veículos dos clientes. Pleiteia a regularização de documentos. Providencia a solicitação de documentos de veículos, preparando a documentação requerida e direcionando os processos ao órgão competente. Retira e confere a exatidão dos documentos, para entregá-los ao contratante do serviço.

Regulariza débitos, tais como pagamento de multas, de licenciamento e de IPVA-Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Pode providenciar financiamento de débitos e requerer certidão negativa de débitos. Solicita restituição de indébitos e encaminha requerimento de suspensão de imposto.

Gerencia escritório credenciado junto ao DETRAN, controlando custos e coordenando equipe de trabalho. Estabelece procedimentos de trabalho e controla a qualidade da prestação de serviços.

Mantém comunicação com os clientes por diferentes meios, tais como visitas, contato online ou telefônico, envio de boletins informativos, entre outros.

Divulga os serviços em mídias diversas, para torná-los conhecidos e captar novos clientes.

Monitora a organização e a limpeza do ambiente de trabalho.

Controla desperdícios, verificando o reaproveitamento do material. Orienta o descarte de resíduos de acordo com as normas ambientais.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - OPERAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DIGITAIS E SOFTWARES RELACIONADOS À ÁREA OCUPACIONAL 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 2 2 2
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 2 2 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO REDES SOCIAIS 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS 1 2 1
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - MEIOS DE COMUNICAÇÃO COM CLIENTES: VISITAS, CONTATO ONLINE OU TELEFÔNICO, BOLETINS INFORMATIVOS, OUTROS 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - DOCUMENTAÇÃO PARA DIRIGIR 4 4 4
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO 4 4 4
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - SISTEMA DE PONTUAÇÃO EM CARTEIRA DE MOTORISTA 4 4 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 3 3 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO GESTÃO DE PESSOAS 2 2 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS 2 2 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS 2 2 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE VISTORIAS E PERÍCIAS 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - PROCEDIMENTOS EM CARTÓRIO 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - PROCESSOS DE DESBLOQUEIO DE CNH 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - PROCESSOS DE DESBLOQUEIO DE VEÍVULO 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - REGULARIZAÇÃO DE DOCUMENTOS 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - ROTINAS DE ARQUIVO 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS CUSTO 2 2 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS ROTINAS FINANCEIRAS 2 2 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS LIDERANÇA 2 2 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS ROTINAS DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS 2 2 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS QUALIDADE E PRODUTIVIDADE OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE (ESPECIFICAR:...) - CONTROLE DA QUALIDADE DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 3 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL ÉTICA PROFISSIONAL 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE CÓDIGO DO CONSUMIDOR 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO DIVULGAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS 3 3 2

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ASSESSORAMENTO 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 3 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA NOS CONTEXTOS DE TRABALHO SEM PREVISÃO DE MUDANÇAS 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO 3

Condições de Trabalho

Despachantes documentalistas e afins profissionais nessa família CBO, exercem o cargo junto aos órgãos executivos de trânsito. A maior ou menor familiaridade com guias e formulários específicos gera as seguintes especializações: documentação para taxistas, para veículos de transporte escolar, para veículos de carga, documentação para o ibama, prefeituras, receita federal, incra, associações de classe, dentre outras. Trabalham como autônomos, ou sociedade empresárias.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer formação de nível médio e credenciamento junto a órgãos estaduais, nas unidades da federação onde haja legislação específica para o exercício da função. Alguns conselhos regionais oferecem cursos específicos sobre legislação e preenchimento de documentação para os diversos campos de atuação.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Executar serviços para clientes junto a Órgãos e entidades competentes;
  • Gerir o negócio;
  • Gerenciar serviços e atividades para clientes;
  • Providenciar documentação do processo;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Regularizar débitos e créditos;
  • Instruir processos;
  • Comunicar-se;
  • Apurar créditos;
  • Firmar parcerias no mercado externo;
  • Analisar informações;
  • Fidelizar cliente;
  • Desenvolver projetos de atuação profissional;
  • Demonstrar capacidade de administrar conflitos;
  • Entregar documentos ao cliente;
  • Pleitear a regularização de documentos;
  • Requerer isenção de impostos, taxas e emolumentos;
  • Demonstrar atenção a detalhes;
  • Desentranhar processos;
  • Solicitar laudos diversos - perícias, vistorias e avaliações;
  • Solicitar documentos de veículos;
  • Demonstrar proatividade;
  • Controlar qualidade de procedimentos-padrão;
  • Estabelecer procedimentos de trabalho;
  • Contatar clientes;
  • Identificar possíveis serviços;
  • Monitorar datas de vencimento de documentos dos clientes;
  • Enviar comunicação registrada;
  • Assessorar cliente em assuntos específicos, com embasamento legal;
  • Demonstrar capacidade de observação;
  • Solicitar documentos de pessoas jurídicas;
  • Implementar métodos de trabalho;
  • Desembaraçar processos;
  • Firmar parcerias no mercado interno;
  • Requerer certidão negativa de débitos;
  • Elaborar documentos;
  • Coordenar equipe de trabalho;
  • Pesquisar informações;
  • Pedir baixa dos débitos;
  • Demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
  • Conferir a exatidão dos documentos;
  • Montar processo;
  • Solicitar certidão de veículo;
  • Produzir boletins informativos;
  • Requerer parcelamento de débitos;
  • Retirar documentos;
  • Protocolizar documento de apresentação de condutor infrator;
  • Divulgar serviços em mídias e redes sociais;
  • Demonstrar flexibilidade;
  • Demonstrar capacidade de iniciativa;
  • Demonstrar capacidade de negociação;
  • Controlar custos;
  • Adotar padrões de controle de qualidade;
  • Dialogar com órgãos públicos sobre o aperfeiçoamento de serviços;
  • Demonstrar capacidade de saber ouvir;
  • Requerer restituição de indébitos;
  • Fixar honorários;
  • Demonstrar credibilidade;
  • Redigir requerimentos;
  • Demonstrar capacidade de guardar sigilo profissional;
  • Comunicar venda de veículo;
  • Preparar documentos;
  • Gerenciar arquivo de dados e documentos do cliente;
  • Requerer reconhecimento de imunidades;
  • Apurar impostos, taxas e emolumentos;
  • Negociar implantação de serviços;
  • Classificar documentos;
  • Planejar trabalho;
  • Defender verbalmente o cliente;
  • Requerer cancelamento de débitos e dívidas;
  • Visitar clientes;
  • Direcionar cliente e/ou processo ao órgão competente;
  • Consolidar informações;
  • Requerer suspensão de impostos, taxas e contribuições;
  • Atualizar documentação legal da empresa e dos funcionários;
  • Efetuar inscrições, alterações e baixas em registros e cadastros;
  • Pagar impostos, taxas e emolumentos;
  • Demonstrar capacidade destreza manual;
  • Acompanhar tramitação de processo;
  • Demonstrar capacidade de cordialidade;
  • Preencher guias e formulários;
  • Protocolizar requerimento;
  • Formalizar processo;
  • Diligenciar junto a cartórios;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 4231-10

CBO 4231-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de despachante de trânsito que pertence ao grupo dos despachantes documentalistas e afins, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Despachantes
        • Despachantes documentalistas e afins