CBO 4151-25 - Kardexista

Entenda o que fazem os auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Kardexista e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Kardexista

O Kardexista elabora e mantém fichário kardex – atividades que vêm sendo progressivamente substituídas por processos de inserção e processamento de dados em sistema informatizado - para controle de movimentação (entrada e saída) de itens de estoque. Recebe documentos de entrada de materiais e transcreve os dados de cada item em ficha kardex. Anota o local de armazenamento do item. Registra saída de itens. Ordena as fichas em arquivo kardex, para facilitar a consulta. Mantém o fichário atualizado. Fornece dados de movimentação de itens para gestão de estoque. Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 4151-25

Conhecimento (1/8)
Habilidade (1/8)
Atitude (2/8)
Perfil Ocupacional (1/8)
Prepara-se para utilização de fichário kardex, verificando a lista dos itens controlados.

Recebe documentos de entrada de itens de material. Agrupa os documentos segundo sua natureza e sua especificação, para facilitar a elaboração das fichas.

Transcreve os dados de documento de entrada de cada item – nota fiscal, registro de produção ou outro – para ficha kardex. Registra o local de armazenamento do item.

Ordena as fichas em arquivo kardex, de acordo com as normas da empresa ou instituição, facilitando a localização de itens. Pode ordenar por tipo de produto, fornecedor, cliente ou seguindo outra regra de ordenação.

Recebe documentos de saída de itens, para registro nas fichas.

Revisa os lançamentos periodicamente, dando baixa nas fichas, quando necessário. Mantém o fichário atualizado.

Faz levantamento periódico do fichário kardex, efetuando cálculos para obter um saldo, que deverá ser correspondente aos resultados do inventário do almoxarifado.

Com base no controle realizado, fornece informações à supervisão para gestão de estoque, subsidiando ações para manter estoque enxuto, evitar falta de itens, e visualizar custos com estoque.

Conserva o local de trabalho limpo e organizado. Mantém instrumentos de trabalho limpos e em plenas condições de funcionamento.

Realiza descarte de resíduos de acordo com procedimentos adotados por empresa ou instituição para atendimento às normas ambientais.

Zela pela saúde e segurança no trabalho, higienizando e desinfetando materiais e utilizando equipamentos de proteção individual, quando necessário.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BANCO DE DADOS 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 2 2 1
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ARITMÉTICA 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 2 3 2
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 2 2 1
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 2 3 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA 3 3 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS 2 2 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 3 3 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) PLANEJAMENTO DO TRABALHO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - ARQUIVO KARDEX: NORMAS DE ORGANIZAÇÃO, SUPORTES FÍSICOS, REGRAS DE ORDENAÇÃO DE FICHAS, OUTROS ASPECTOS 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - FICHA KARDEX: MODELOS, CAMPOS, REGISTROS, OUTROS ASPECTOS 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - ROTINAS DE CONTROLE DE MOVIMENTAÇÃO DE ITENS DE ESTOQUE 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 3 3 1
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO CONTROLE E ARMAZENAGEM CONTROLE DE ESTOQUES 2 2 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO CONTROLE E ARMAZENAGEM TIPOS DE ALMOXARIFADO 2 2 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO CONTROLE E ARMAZENAGEM TIPOS DE ARMAZENAGEM 2 2 2
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO ORGANIZAÇÃO DE ACERVOS 3 3 1
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS REAIS E VIRTUAIS DE BIBLIOTECAS OU CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO 2 2 2

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 3 2
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 2 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - ORIENTAÇÃO ESPACIAL 3 2

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA 2
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO 2

Condições de Trabalho

Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa trabalham nas mais variadas atividades econômicas onde haja documentos, fitas, vídeos e outros objetos de acervo documental. Predominantemente atuam em bibliotecas e centros de documentação nas áreas de ensino e pesquisa, saúde, serviços sociais, redes de rádio e televisão, bancos, empresas de processamento de dados, em instituições públicas, privadas e ong. Organizam-se em equipes e podem atuar em mutirão, sem horário fixo. Em algumas atividades, podem atuar à distância (codificador de dados). Trabalham em ambiente fechado, em diferentes horários - diurno, noturno, em rodízio de turno e em horários irregulares. Podem permanecer por longos períodos em posições desconfortáveis. Em algumas atividades estão sujeitos à poeira e à materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível médio e curso básico profissionalizante de até duzentas horas. O pleno desempenho das atividades ocorre após um a dois anos de experiência.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Organizar o acervo;
  • Preservar acervo;
  • Alimentar base de dados;
  • Orientar usuários;
  • Disponibilizar fonte de dados para usuários;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Recuperar dados e informações;
  • Incorporar material ao acervo;
  • Elaborar estatísticas;
  • Providenciar aquisição do material para o acervo;
  • Prestar serviço de comutação;
  • Listar material bibliográfico em duplicata;
  • Orçar pedido do cliente;
  • Antecipar devolução;
  • Colocar códigos de barras;
  • Desinfetar material;
  • Demonstrar atenção ao detalhe;
  • Organizar fisicamente o acervo;
  • Guardar material nas estantes;
  • Negociar com o usuário;
  • Registrar a entrada do material;
  • Auxiliar a catalogação do material;
  • Comunicar chegada de material ao usuário;
  • Conferir material adquirido;
  • Demonstrar capacidade de localização;
  • Ler estantes;
  • Controlar a qualidade do material;
  • Controlar a utilização dos materiais;
  • Reclamar falhas no processo de comutação;
  • Introduzir novas informações em banco de dados;
  • Acrescentar dados a planilha pré-existente;
  • Alfabetar fichas;
  • Emprestar material para outros setores da instituição;
  • Solicitar doações;
  • Vender informações e publicações;
  • Demonstrar solicitude;
  • Fornecer resultados para análise do acervo;
  • Reservar material para o usuário;
  • Demonstrar agilidade;
  • Aplicar penalidades por atraso;
  • Pesquisar dados;
  • Solicitar fatura - invoice;
  • Realizar exposições temporárias e permanentes do acervo;
  • Controlar embalagem e armazenamento de material;
  • Classificar documentos;
  • Controlar parâmetros ambientais para preservação;
  • Revisar o estado físico dos materiais devolvidos;
  • Entrevistar o usuário;
  • Demonstrar cordialidade;
  • Receber devolução de materiais do acervo;
  • Desmagnetizar material bibliográfico;
  • Magnetizar material;
  • Organizar sites de entidades normativas;
  • Tipificar arquivos;
  • Arquivar documentos nas formas eletrônica e papel;
  • Elaborar relatórios;
  • Comunicar-se;
  • Fazer preparo físico do material;
  • Registrar documentos;
  • Esclarecer dúvidas do usuário;
  • Emprestar materiais para uso domiciliar;
  • Demonstrar capacidade de organização;
  • Emprestar materiais para outras instituições;
  • Propor aquisição do material;
  • Permutar material com outras instituições;
  • Levantar preço do material;
  • Expor novas aquisições;
  • Pedir emprestado materiais de outras instituições;
  • Realizar mediação entre o usuário e o detentor do direito a informação;
  • Organizar dados estatísticos;
  • Demonstrar paciência;
  • Encadernar material;
  • Orientar o usuário sobre a utilização do material;
  • Indicar fontes similares;
  • Montar sumários correntes;
  • Higienizar material;
  • Preparar dados;
  • Colocar número de chamada no material;
  • Demonstrar criatividade;
  • Arquivar fichas;
  • Disponibilizar documentos em formato digital;
  • Inventariar o acervo;
  • Atender pesquisa do usuário;
  • Revisar coleta de dados;
  • Acessar sistema de aquisição de material;
  • Demonstrar controle emocional;
  • Atualizar base de dados do acervo;
  • Repor fichas nos livros;
  • Montar arquivos nas formas eletrônica e papel;
  • Preparar material para digitação;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 4151-25

CBO 4151-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de kardexista que pertence ao grupo dos auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Escriturários
      • Auxiliares de serviços de biblioteca, documentação e correios
        • Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa