CBO 4151-25 - Kardexista

Entenda o que fazem os auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Kardexista e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Kardexista

Elabora e mantém fichário kardex – atividades que vêm sendo progressivamente substituídas por processos de inserção e processamento de dados em sistema informatizado - para controle de movimentação (entrada e saída) de itens de estoque. Recebe documentos de entrada de materiais e transcreve os dados de cada item em ficha kardex. Anota o local de armazenamento do item. Registra saída de itens. Ordena as fichas em arquivo kardex, para facilitar a consulta. Mantém o fichário atualizado. Fornece dados de movimentação de itens para gestão de estoque. Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (1/8)
Habilidade (1/8)
Atitude (2/8)
Perfil Ocupacional (1/8)
Prepara-se para utilização de fichário kardex, verificando a lista dos itens controlados.

Recebe documentos de entrada de itens de material. Agrupa os documentos segundo sua natureza e sua especificação, para facilitar a elaboração das fichas.

Transcreve os dados de documento de entrada de cada item – nota fiscal, registro de produção ou outro – para ficha kardex. Registra o local de armazenamento do item.

Ordena as fichas em arquivo kardex, de acordo com as normas da empresa ou instituição, facilitando a localização de itens. Pode ordenar por tipo de produto, fornecedor, cliente ou seguindo outra regra de ordenação.

Recebe documentos de saída de itens, para registro nas fichas.

Revisa os lançamentos periodicamente, dando baixa nas fichas, quando necessário. Mantém o fichário atualizado.

Faz levantamento periódico do fichário kardex, efetuando cálculos para obter um saldo, que deverá ser correspondente aos resultados do inventário do almoxarifado.

Com base no controle realizado, fornece informações à supervisão para gestão de estoque, subsidiando ações para manter estoque enxuto, evitar falta de itens, e visualizar custos com estoque.

Conserva o local de trabalho limpo e organizado. Mantém instrumentos de trabalho limpos e em plenas condições de funcionamento.

Realiza descarte de resíduos de acordo com procedimentos adotados por empresa ou instituição para atendimento às normas ambientais.

Zela pela saúde e segurança no trabalho, higienizando e desinfetando materiais e utilizando equipamentos de proteção individual, quando necessário.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BANCO DE DADOS 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 2 2 1
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ARITMÉTICA 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 2 3 2
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 2 2 1
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 2 3 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA 3 3 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS 2 2 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 3 3 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) PLANEJAMENTO DO TRABALHO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - ARQUIVO KARDEX: NORMAS DE ORGANIZAÇÃO, SUPORTES FÍSICOS, REGRAS DE ORDENAÇÃO DE FICHAS, OUTROS ASPECTOS 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - FICHA KARDEX: MODELOS, CAMPOS, REGISTROS, OUTROS ASPECTOS 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - ROTINAS DE CONTROLE DE MOVIMENTAÇÃO DE ITENS DE ESTOQUE 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 3 3 1
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO CONTROLE E ARMAZENAGEM CONTROLE DE ESTOQUES 2 2 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO CONTROLE E ARMAZENAGEM TIPOS DE ALMOXARIFADO 2 2 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO CONTROLE E ARMAZENAGEM TIPOS DE ARMAZENAGEM 2 2 2
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO ORGANIZAÇÃO DE ACERVOS 3 3 1
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS REAIS E VIRTUAIS DE BIBLIOTECAS OU CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO 2 2 2

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 3 2
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 2 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - ORIENTAÇÃO ESPACIAL 3 2

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA 2
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO 2

Condições de Trabalho

Trabalham nas mais variadas atividades econômicas onde haja documentos, fitas, vídeos e outros objetos de acervo documental. Predominantemente atuam em bibliotecas e centros de documentação nas áreas de ensino e pesquisa, saúde, serviços sociais, redes de rádio e televisão, bancos, empresas de processamento de dados, em instituições públicas, privadas e ong. Organizam-se em equipes e podem atuar em mutirão, sem horário fixo. Em algumas atividades, podem atuar à distância (codificador de dados). Trabalham em ambiente fechado, em diferentes horários - diurno, noturno, em rodízio de turno e em horários irregulares. Podem permanecer por longos períodos em posições desconfortáveis. Em algumas atividades estão sujeitos à poeira e à materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível médio e curso básico profissionalizante de até duzentas horas. O pleno desempenho das atividades ocorre após um a dois anos de experiência.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • organizar o acervo;
  • prestar serviço de comutação;
  • preservar acervo;
  • disponibilizar fonte de dados para usuários;
  • providenciar aquisição do material para o acervo;
  • elaborar estatísticas;
  • orientar usuários;
  • incorporar material ao acervo;
  • recuperar dados e informações;
  • demonstrar competências pessoais;
  • alimentar base de dados;
  • arquivar fichas;
  • permutar material com outras instituições;
  • controlar a utilização dos materiais;
  • revisar coleta de dados;
  • demonstrar criatividade;
  • antecipar devolução;
  • repor fichas nos livros;
  • preparar dados;
  • comunicar chegada de material ao usuário;
  • magnetizar material;
  • demonstrar agilidade;
  • organizar dados estatísticos;
  • comunicar-se;
  • colocar número de chamada no material;
  • emprestar material para outros setores da instituição;
  • revisar o estado físico dos materiais devolvidos;
  • orçar pedido do cliente;
  • controlar parâmetros ambientais para preservação;
  • montar arquivos nas formas eletrônica e papel;
  • acessar sistema de aquisição de material;
  • tipificar arquivos;
  • demonstrar atenção ao detalhe;
  • orientar o usuário sobre a utilização do material;
  • entrevistar o usuário;
  • demonstrar cordialidade;
  • guardar material nas estantes;
  • receber devolução de materiais do acervo;
  • arquivar documentos nas formas eletrônica e papel;
  • demonstrar paciência;
  • listar material bibliográfico em duplicata;
  • vender informações e publicações;
  • controlar a qualidade do material;
  • acrescentar dados a planilha pré-existente;
  • montar sumários correntes;
  • higienizar material;
  • ler estantes;
  • controlar embalagem e armazenamento de material;
  • pedir emprestado materiais de outras instituições;
  • reservar material para o usuário;
  • emprestar materiais para outras instituições;
  • atender pesquisa do usuário;
  • organizar fisicamente o acervo;
  • emprestar materiais para uso domiciliar;
  • aplicar penalidades por atraso;
  • alfabetar fichas;
  • preparar material para digitação;
  • solicitar fatura - invoice;
  • inventariar o acervo;
  • encadernar material;
  • registrar a entrada do material;
  • levantar preço do material;
  • fazer preparo físico do material;
  • realizar exposições temporárias e permanentes do acervo;
  • solicitar doações;
  • colocar códigos de barras;
  • desmagnetizar material bibliográfico;
  • expor novas aquisições;
  • indicar fontes similares;
  • demonstrar solicitude;
  • realizar mediação entre o usuário e o detentor do direito a informação;
  • disponibilizar documentos em formato digital;
  • auxiliar a catalogação do material;
  • atualizar base de dados do acervo;
  • registrar documentos;
  • conferir material adquirido;
  • demonstrar controle emocional;
  • elaborar relatórios;
  • organizar sites de entidades normativas;
  • negociar com o usuário;
  • desinfetar material;
  • introduzir novas informações em banco de dados;
  • reclamar falhas no processo de comutação;
  • esclarecer dúvidas do usuário;
  • classificar documentos;
  • fornecer resultados para análise do acervo;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • propor aquisição do material;
  • demonstrar capacidade de localização;
  • pesquisar dados;

Divisões de categorias profissionais do CBO 4151-25

CBO 4151-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de kardexista que pertence ao grupo dos auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Escriturários
      • Auxiliares de serviços de biblioteca, documentação e correios
        • Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa

Cargos e salários CBO 4151-25 - Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa

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CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
4151-25 Ficharista Brasil 42h 86
4151-25 Kardexista Brasil 42h 86

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