CBO 4151-25 - Kardexista - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa
O profissional no cargo de Kardexista CBO 4151-25 elabora e mantém fichário kardex – atividades que vêm sendo progressivamente substituídas por processos de inserção e processamento de dados em sistema informatizado - para controle de movimentação (entrada e saída) de itens de estoque Recebe documentos de entrada de materiais e transcreve os dados de cada item em ficha kardex.
Anota o local de armazenamento do item Registra saída de itens Ordena as fichas em arquivo kardex, para facilitar a consulta.
Mantém o fichário atualizado Fornece dados de movimentação de itens para gestão de estoque Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4151-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Kardexista, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa CBO 4151-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4151-25
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.
- Escriturários.
O que faz um Kardexista
O Kardexista CBO 4151-25 prepara-se para utilização de fichário kardex, verificando a lista dos itens controlados Recebe documentos de entrada de itens de material.
Agrupa os documentos segundo sua natureza e sua especificação, para facilitar a elaboração das fichas.
Transcreve os dados de documento de entrada de cada item – nota fiscal, registro de produção ou outro – para ficha kardex Registra o local de armazenamento do item.
Ordena as fichas em arquivo kardex, de acordo com as normas da empresa ou instituição, facilitando a localização de itens Pode ordenar por tipo de produto, fornecedor, cliente ou seguindo outra regra de ordenação.
Recebe documentos de saída de itens, para registro nas fichas.
Revisa os lançamentos periodicamente, dando baixa nas fichas, quando necessário Mantém o fichário atualizado.
Faz levantamento periódico do fichário kardex, efetuando cálculos para obter um saldo, que deverá ser correspondente aos resultados do inventário do almoxarifado.
Com base no controle realizado, fornece informações à supervisão para gestão de estoque, subsidiando ações para manter estoque enxuto, evitar falta de itens, e visualizar custos com estoque Conserva o local de trabalho limpo e organizado Mantém instrumentos de trabalho limpos e em plenas condições de funcionamento.
Realiza descarte de resíduos de acordo com procedimentos adotados por empresa ou instituição para atendimento às normas ambientais Zela pela saúde e segurança no trabalho, higienizando e desinfetando materiais e utilizando equipamentos de proteção individual, quando necessário.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4151-25 deve orientar usuários, recuperar dados e informações, disponibilizar fonte de dados para usuários, preservar acervo, demonstrar competências pessoais, organizar o acervo, prestar serviço de comutação, incorporar material ao acervo, elaborar estatísticas, providenciar aquisição do material para o acervo, alimentar base de dados.
Condições de trabalho dessas profissões
Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa trabalham nas mais variadas atividades econômicas onde haja documentos, fitas, vídeos e outros objetos de acervo documental. Predominantemente atuam em bibliotecas e centros de documentação nas áreas de ensino e pesquisa, saúde, serviços sociais, redes de rádio e televisão, bancos, empresas de processamento de dados, em instituições públicas, privadas e ong. Organizam-se em equipes e podem atuar em mutirão, sem horário fixo. Em algumas atividades, podem atuar à distância (codificador de dados). Trabalham em ambiente fechado, em diferentes horários - diurno, noturno, em rodízio de turno e em horários irregulares. Podem permanecer por longos períodos em posições desconfortáveis. Em algumas atividades estão sujeitos à poeira e à materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4151-25
O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível médio e curso básico profissionalizante de até duzentas horas. O pleno desempenho das atividades ocorre após um a dois anos de experiência.
Atividades exercidas por um Kardexista CBO 4151-25
Um Kardexista (ou sinônimo) deve encadernar material, emprestar materiais para uso domiciliar, acrescentar dados a planilha pré-existente, orientar o usuário sobre a utilização do material, demonstrar paciência, esclarecer dúvidas do usuário, expor novas aquisições, vender informações e publicações, listar material bibliográfico em duplicata, demonstrar controle emocional, demonstrar solicitude, receber devolução de materiais do acervo, disponibilizar documentos em formato digital, realizar mediação entre o usuário e o detentor do direito a informação, acessar sistema de aquisição de material, emprestar material para outros setores da instituição, registrar documentos, desinfetar material, arquivar documentos nas formas eletrônica e papel, arquivar fichas, montar sumários correntes, pedir emprestado materiais de outras instituições, organizar fisicamente o acervo, fornecer resultados para análise do acervo, elaborar relatórios, emprestar materiais para outras instituições, reservar material para o usuário, atualizar base de dados do acervo, introduzir novas informações em banco de dados, orçar pedido do cliente, solicitar fatura - invoice, controlar parâmetros ambientais para preservação, demonstrar criatividade, auxiliar a catalogação do material, solicitar doações, ler estantes, higienizar material, controlar a qualidade do material, conferir material adquirido, classificar documentos, organizar dados estatísticos, controlar embalagem e armazenamento de material, preparar material para digitação, propor aquisição do material, colocar códigos de barras, demonstrar capacidade de organização, magnetizar material, pesquisar dados, desmagnetizar material bibliográfico, alfabetar fichas, indicar fontes similares, colocar número de chamada no material, aplicar penalidades por atraso, demonstrar agilidade, inventariar o acervo, reclamar falhas no processo de comutação, tipificar arquivos, comunicar chegada de material ao usuário, antecipar devolução, comunicar-se, fazer preparo físico do material, permutar material com outras instituições, revisar coleta de dados, organizar sites de entidades normativas, controlar a utilização dos materiais, montar arquivos nas formas eletrônica e papel, negociar com o usuário, demonstrar capacidade de localização, preparar dados, realizar exposições temporárias e permanentes do acervo, levantar preço do material, entrevistar o usuário, atender pesquisa do usuário, guardar material nas estantes, demonstrar cordialidade, demonstrar atenção ao detalhe, registrar a entrada do material, repor fichas nos livros, revisar o estado físico dos materiais devolvidos.