Algumas funcionalidades da busca estão disponíveis apenas com plano de acesso ativo. Veja os planos

CBO 4151-15 - Codificador de dados - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa

O profissional no cargo de Codificador de dados CBO 4151-15 realiza a codificação de dados coletados em formulários, questionários e outros instrumentos de pesquisa, organizando e classificando os instrumentos, fazendo a consistência de dados, e aplicando sistema de codificação, elaborado por profissional de nível superior Atualiza a base de dados em sistemas informatizados, inserindo os códigos atribuídos aos itens.

Pode digitalizar formulários, questionários e outros instrumentos preenchidos, para viabilizar a recuperação dos dados originais Atua conforme princípios de sigilo de informações e cumpre procedimentos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 4151-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Codificador de dados, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa CBO 4151-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4151-15

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.
      • Escriturários.

O que faz um Codificador de dados

O Codificador de dados CBO 4151-15 planeja o trabalho, tomando conhecimento de orientações, emitidas por profissional de nível superior, referentes ao sistema de codificação utilizado e ao desenvolvimento de atividades específicas de aplicação e verificação de códigos Confere a disponibilidade de materiais e de equipamentos para a realização dos trabalhos, providenciando os faltantes.

Discute com a coordenação técnica da pesquisa os critérios a serem utilizados na codificação, solucionando dúvidas sobre a possibilidade de mais de um código ou mesmo a ausência aparente de código específico para um dado coletado.

Examina formulários, questionários e outros instrumentos preenchidos com os dados coletados Organiza e classifica os instrumentos de pesquisa.

Faz consistência de dados, avaliando a coerência de preenchimento, com a finalidade de viabilizar a codificação de quesitos Encaminha os casos considerados inconsistentes para análise da equipe técnica.

Realiza a codificação, aplicando sistema elaborado por especialista em pesquisa.

Prepara material para digitação Atualiza a base de dados em sistemas informatizados, inserindo os códigos atribuídos aos itens.

Confere a entrada da codificação nos arquivos digitais.

Pode digitalizar formulários, questionários e outros instrumentos preenchidos, para viabilizar a recuperação dos dados originais coletados na pesquisa Pode elaborar relatórios, organizando dados estatísticos e elaborando gráficos referentes aos itens codificados Recupera dados e informações, pesquisando e utilizando parâmetros de busca.

Conserva o local de trabalho limpo e organizado Mantém instrumentos e equipamentos de trabalho limpos e em plenas condições de uso e funcionamento Monitora o funcionamento do sistema de informática.

Solicita serviços de manutenção para reparos em equipamentos.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4151-15 deve demonstrar competências pessoais, alimentar base de dados, disponibilizar fonte de dados para usuários, incorporar material ao acervo, organizar o acervo, preservar acervo, recuperar dados e informações, elaborar estatísticas.

Condições de trabalho dessas profissões

Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa trabalham nas mais variadas atividades econômicas onde haja documentos, fitas, vídeos e outros objetos de acervo documental. Predominantemente atuam em bibliotecas e centros de documentação nas áreas de ensino e pesquisa, saúde, serviços sociais, redes de rádio e televisão, bancos, empresas de processamento de dados, em instituições públicas, privadas e ong. Organizam-se em equipes e podem atuar em mutirão, sem horário fixo. Em algumas atividades, podem atuar à distância (codificador de dados). Trabalham em ambiente fechado, em diferentes horários - diurno, noturno, em rodízio de turno e em horários irregulares. Podem permanecer por longos períodos em posições desconfortáveis. Em algumas atividades estão sujeitos à poeira e à materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4151-15

O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível médio e curso básico profissionalizante de até duzentas horas. O pleno desempenho das atividades ocorre após um a dois anos de experiência.

Atividades exercidas por um Codificador de dados CBO 4151-15

Um Codificador de dados (ou sinônimo) deve introduzir novas informações em banco de dados, classificar documentos, controlar embalagem e armazenamento de material, demonstrar capacidade de localização, elaborar relatórios, arquivar documentos nas formas eletrônica e papel, preparar material para digitação, demonstrar atenção ao detalhe, revisar coleta de dados, demonstrar agilidade, acrescentar dados a planilha pré-existente, controlar parâmetros ambientais para preservação, comunicar-se, consistir dados, disponibilizar documentos em formato digital, elaborar lista de classificação, demonstrar cordialidade, demonstrar solicitude, elaborar instrumentos de pesquisa, pesquisar dados, registrar documentos, auxiliar a catalogação do material, colocar número de chamada no material, organizar dados estatísticos, registrar a entrada do material, demonstrar criatividade, coletar dados, atualizar base de dados do acervo, cadastrar clientes e usuários, rastrear normas técnicas, enumerar itens para classificação, demonstrar controle emocional, atualizar cadastro de clientes e usuários, fazer preparo físico do material, preparar dados, fornecer resultados para análise do acervo, controlar a qualidade do material, demonstrar paciência, guardar material nas estantes, montar arquivos nas formas eletrônica e papel, demonstrar capacidade de organização, verificar veracidade dos dados, codificar itens do questionário.

Cargos e salários CBO 4151-15 - Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa

Salário Codificador de Dados

Codificador de Dados: Brasil

O profissional no cargo de Codificador de Dados CBO 4151-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.549 e 5.571 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.321 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4151-15.
Salário Codificador de Dados Porto Alegre

Codificador de Dados: Porto Alegre, RS

O profissional no cargo de Codificador de Dados CBO 4151-15 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 1.671 e 2.856 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 40 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4151-15.
Salário Codificador de Dados Rio de Janeiro

Codificador de Dados: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Codificador de Dados CBO 4151-15 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 1.842 e 3.060 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 119 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4151-15.