CBO 4122-05 - Contínuo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos contínuos
O profissional no cargo de Contínuo CBO 4122-05 executa diversas atividades de apoio em escritório, efetuando serviços de coleta, transporte e entrega de correspondência, documentos, objetos e valores, operando malotes de correspondências, auxiliando nos serviços de secretaria, realizando serviços gerais, transmitindo mensagens orais e escritas Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4122-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de contínuos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Contínuo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Contínuos CBO 4122-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4122-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Escriturários.
- Secretários de expediente e operadores de máquinas de escritórios.
- Contínuos.
O que faz um Contínuo
O Contínuo CBO 4122-05 transporta documentos, objetos e valores, planejando itinerários para ida a agências de correios, a bancos, a cartórios, a órgãos públicos e a endereços de clientes Executa serviços de envio e recebimento de correspondências, documentos e objetos nas agências do correio.
Efetua serviços bancários, realizando pagamentos, fazendo depósitos e sacando dinheiro.
Realiza serviços em cartórios, reconhecendo firmas em documentos e autenticando cópias Retira documentos e agenda compromissos – como homologação de dispensa de empregados - em órgãos públicos.
Entrega brindes e efetua cobrança de valores junto a clientes externos Protocola documentos, correspondências e objetos, elaborando planilha para registrar entrada e saída e identificando responsável pela entrega ou retirada.
Prepara, entrega, coleta e abre malotes de correspondência.
Lista a saída e a entrada de documentos via malotes Comunica o recebimento de malotes abertos ou violados.
Informa departamentos sobre chegada dos malotes para serem retirados.
Auxilia nos serviços de secretaria, recepcionando visitantes, colaborando no arquivo de documentos, apoiando a montagem de processos, preenchendo formulários e contribuindo em outras atividades similares Executa serviços gerais, copiando e digitalizando documentos, distribuindo café e fazendo - sob demanda e orientação - solicitações de manutenções prediais, de máquinas e de equipamentos Transmite e anota mensagens orais e escritas, utilizando telefone fixo e celular, operando sistema de correio eletrônico e usando outros equipamentos de comunicação.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4122-05 deve operar malotes de correspondência, auxiliar secretaria, transportar documentos, objetos e valores - exceto malotes, demonstrar competências pessoais, executar serviços gerais, transmitir mensagens orais e escrtitas, protocolar documentos e objetos - exceto malotes.
Condições de trabalho dessas profissões
Contínuos os trabalhadores dessa família ocupacional podem ter vínculo formal . O ambiente de trabalho varia conforme a necessidade, podendo ser fechado, a céu aberto e em veículos. Trabalham com supervisão permanente em horários diurnos. Algumas das atividades podem ser exercidas sob pressão. A maior parte é constituída por trabalhadores jovens. Também existem aposentados ou trabalhadores de idade mais avançada exercendo essa função.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4122-05
Para exercer essa ocupação exige-se escolaridade de quarta a sétima série do ensino fundamental, podendo o trabalhador fazer cursos profissionalizantes básicos de até duzentas horas-aula.
Atividades exercidas por um Contínuo CBO 4122-05
Um Contínuo (ou sinônimo) deve desenvolver orientação espacial, arquivar documentos, demonstrar iniciativa, listar a saída e entrada de documentos via malotes, comunicar o recebimento de malotes abertos ou violados, entregar documentos e objetos - exceto malotes, demonstrar polidez, solicitar manutenção predial, autenticar cópias de documentos, controlar entrada e saída do malote em lista específica, receber documentos e objetos - exceto malotes, auxiliar na montagem de processos, prestar serviços particulares aos funcionários, zelar documentos e valores de terceiros, cativar as pessoas, preencher formulários, abrir malotes, utilizar telefone fixo e celular, organizar agenda de trabalho, distribuir benefícios aos empregados da empresa, retirar documentos em órgãos públicos e cartórios, preparar malotes para entrega, demonstrar solidariedade, anotar a identificação do funcionário que está recebendo o documento, correspondência ou encomenda, efetuar depósito bancário, preencher livro de protocolo, efetuar cobrança de valores junto a clientes externos, entregar malotes, operar equipamento de fax, classificar documentos e objetos, planejar itinerários, realizar o correio interno, anotar recados, expressar-se oralmente, demonstrar discreção, recepcionar visitantes e funcionários, demonstrar responsabilidade, conduzir visitantes aos departamentos da empresa, descontar cheques, operar equipamentos fotocopiadores, apresentar versatilidade, auxiliar no processo de prestação de contas do fundo fixo de despesa, realizar compras, efetuar pagamentos, reconhecer firmas em documentos, retirar benefícios destinados aos empregados da empresa, prestar conta de valores recebidos e pagos, retirar correspondências e objetos nas agências dos correios, demonstrar paciência, informar departamentos sobre chegada dos malotes para serem retirados, zelar pelo patrimônio, distribuir café aos departamentos, postar correspondência e objetos nas agências do correio, utilizar e-mail, coletar malotes, solicitar manutenção de máquinas e equipamentos, buscar documentos e objetos, pesquisar documentos arquivados, demonstrar criatividade, franquiar cartas postais, elaborar planilha de controle de recebimentos de objetos e documentos - exceto malotes, marcar homologação de dispensa de empregados na drt, cultivar ética profissional, identificar entrada e saída de documentos e objetos - exceto malotes, entregar encomendas e brindes, colocar áqua nos bebedouros, aprimorar conhecimento, atender telefone.