CBO 4122-05 - Contínuo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos contínuos
O profissional no cargo de Contínuo CBO 4122-05 executa diversas atividades de apoio em escritório, efetuando serviços de coleta, transporte e entrega de correspondência, documentos, objetos e valores, operando malotes de correspondências, auxiliando nos serviços de secretaria, realizando serviços gerais, transmitindo mensagens orais e escritas Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4122-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de contínuos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Contínuo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Contínuos CBO 4122-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4122-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Escriturários.
- Secretários de expediente e operadores de máquinas de escritórios.
- Contínuos.
O que faz um Contínuo
O Contínuo CBO 4122-05 transporta documentos, objetos e valores, planejando itinerários para ida a agências de correios, a bancos, a cartórios, a órgãos públicos e a endereços de clientes Executa serviços de envio e recebimento de correspondências, documentos e objetos nas agências do correio.
Efetua serviços bancários, realizando pagamentos, fazendo depósitos e sacando dinheiro.
Realiza serviços em cartórios, reconhecendo firmas em documentos e autenticando cópias Retira documentos e agenda compromissos – como homologação de dispensa de empregados - em órgãos públicos.
Entrega brindes e efetua cobrança de valores junto a clientes externos Protocola documentos, correspondências e objetos, elaborando planilha para registrar entrada e saída e identificando responsável pela entrega ou retirada.
Prepara, entrega, coleta e abre malotes de correspondência.
Lista a saída e a entrada de documentos via malotes Comunica o recebimento de malotes abertos ou violados.
Informa departamentos sobre chegada dos malotes para serem retirados.
Auxilia nos serviços de secretaria, recepcionando visitantes, colaborando no arquivo de documentos, apoiando a montagem de processos, preenchendo formulários e contribuindo em outras atividades similares Executa serviços gerais, copiando e digitalizando documentos, distribuindo café e fazendo - sob demanda e orientação - solicitações de manutenções prediais, de máquinas e de equipamentos Transmite e anota mensagens orais e escritas, utilizando telefone fixo e celular, operando sistema de correio eletrônico e usando outros equipamentos de comunicação.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4122-05 deve operar malotes de correspondência, auxiliar secretaria, transmitir mensagens orais e escrtitas, protocolar documentos e objetos - exceto malotes, transportar documentos, objetos e valores - exceto malotes, demonstrar competências pessoais, executar serviços gerais.
Condições de trabalho dessas profissões
Contínuos os trabalhadores dessa família ocupacional podem ter vínculo formal . O ambiente de trabalho varia conforme a necessidade, podendo ser fechado, a céu aberto e em veículos. Trabalham com supervisão permanente em horários diurnos. Algumas das atividades podem ser exercidas sob pressão. A maior parte é constituída por trabalhadores jovens. Também existem aposentados ou trabalhadores de idade mais avançada exercendo essa função.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4122-05
Para exercer essa ocupação exige-se escolaridade de quarta a sétima série do ensino fundamental, podendo o trabalhador fazer cursos profissionalizantes básicos de até duzentas horas-aula.
Atividades exercidas por um Contínuo CBO 4122-05
Um Contínuo (ou sinônimo) deve cativar as pessoas, organizar agenda de trabalho, postar correspondência e objetos nas agências do correio, anotar recados, entregar malotes, cultivar ética profissional, planejar itinerários, realizar compras, efetuar cobrança de valores junto a clientes externos, recepcionar visitantes e funcionários, entregar encomendas e brindes, realizar o correio interno, utilizar telefone fixo e celular, demonstrar paciência, preencher formulários, aprimorar conhecimento, receber documentos e objetos - exceto malotes, abrir malotes, autenticar cópias de documentos, controlar entrada e saída do malote em lista específica, auxiliar no processo de prestação de contas do fundo fixo de despesa, identificar entrada e saída de documentos e objetos - exceto malotes, atender telefone, efetuar depósito bancário, retirar benefícios destinados aos empregados da empresa, zelar documentos e valores de terceiros, demonstrar discreção, informar departamentos sobre chegada dos malotes para serem retirados, demonstrar responsabilidade, solicitar manutenção de máquinas e equipamentos, entregar documentos e objetos - exceto malotes, preparar malotes para entrega, efetuar pagamentos, anotar a identificação do funcionário que está recebendo o documento, correspondência ou encomenda, preencher livro de protocolo, reconhecer firmas em documentos, colocar áqua nos bebedouros, apresentar versatilidade, demonstrar iniciativa, solicitar manutenção predial, marcar homologação de dispensa de empregados na drt, demonstrar criatividade, zelar pelo patrimônio, operar equipamento de fax, utilizar e-mail, operar equipamentos fotocopiadores, distribuir benefícios aos empregados da empresa, auxiliar na montagem de processos, demonstrar solidariedade, expressar-se oralmente, classificar documentos e objetos, conduzir visitantes aos departamentos da empresa, franquiar cartas postais, descontar cheques, prestar conta de valores recebidos e pagos, distribuir café aos departamentos, comunicar o recebimento de malotes abertos ou violados, demonstrar polidez, prestar serviços particulares aos funcionários, desenvolver orientação espacial, retirar correspondências e objetos nas agências dos correios, pesquisar documentos arquivados, retirar documentos em órgãos públicos e cartórios, arquivar documentos, buscar documentos e objetos, coletar malotes, listar a saída e entrada de documentos via malotes, elaborar planilha de controle de recebimentos de objetos e documentos - exceto malotes.