CBO 4122-05 - Contínuo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos contínuos
O profissional no cargo de Contínuo CBO 4122-05 executa diversas atividades de apoio em escritório, efetuando serviços de coleta, transporte e entrega de correspondência, documentos, objetos e valores, operando malotes de correspondências, auxiliando nos serviços de secretaria, realizando serviços gerais, transmitindo mensagens orais e escritas Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4122-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de contínuos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Contínuo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Contínuos CBO 4122-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4122-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Contínuos.
- Escriturários.
O que faz um Contínuo
O Contínuo CBO 4122-05 transporta documentos, objetos e valores, planejando itinerários para ida a agências de correios, a bancos, a cartórios, a órgãos públicos e a endereços de clientes Executa serviços de envio e recebimento de correspondências, documentos e objetos nas agências do correio.
Efetua serviços bancários, realizando pagamentos, fazendo depósitos e sacando dinheiro.
Realiza serviços em cartórios, reconhecendo firmas em documentos e autenticando cópias Retira documentos e agenda compromissos – como homologação de dispensa de empregados - em órgãos públicos.
Entrega brindes e efetua cobrança de valores junto a clientes externos Protocola documentos, correspondências e objetos, elaborando planilha para registrar entrada e saída e identificando responsável pela entrega ou retirada.
Prepara, entrega, coleta e abre malotes de correspondência.
Lista a saída e a entrada de documentos via malotes Comunica o recebimento de malotes abertos ou violados.
Informa departamentos sobre chegada dos malotes para serem retirados.
Auxilia nos serviços de secretaria, recepcionando visitantes, colaborando no arquivo de documentos, apoiando a montagem de processos, preenchendo formulários e contribuindo em outras atividades similares Executa serviços gerais, copiando e digitalizando documentos, distribuindo café e fazendo - sob demanda e orientação - solicitações de manutenções prediais, de máquinas e de equipamentos Transmite e anota mensagens orais e escritas, utilizando telefone fixo e celular, operando sistema de correio eletrônico e usando outros equipamentos de comunicação.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4122-05 deve demonstrar competências pessoais, auxiliar secretaria, executar serviços gerais, transportar documentos, objetos e valores - exceto malotes, operar malotes de correspondência, protocolar documentos e objetos - exceto malotes, transmitir mensagens orais e escrtitas.
Condições de trabalho dessas profissões
Contínuos os trabalhadores dessa família ocupacional podem ter vínculo formal . O ambiente de trabalho varia conforme a necessidade, podendo ser fechado, a céu aberto e em veículos. Trabalham com supervisão permanente em horários diurnos. Algumas das atividades podem ser exercidas sob pressão. A maior parte é constituída por trabalhadores jovens. Também existem aposentados ou trabalhadores de idade mais avançada exercendo essa função.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4122-05
Para exercer essa ocupação exige-se escolaridade de quarta a sétima série do ensino fundamental, podendo o trabalhador fazer cursos profissionalizantes básicos de até duzentas horas-aula.
Atividades exercidas por um Contínuo CBO 4122-05
Um Contínuo (ou sinônimo) deve postar correspondência e objetos nas agências do correio, solicitar manutenção de máquinas e equipamentos, demonstrar paciência, aprimorar conhecimento, utilizar telefone fixo e celular, zelar documentos e valores de terceiros, informar departamentos sobre chegada dos malotes para serem retirados, franquiar cartas postais, utilizar e-mail, entregar documentos e objetos - exceto malotes, anotar recados, operar equipamento de fax, operar equipamentos fotocopiadores, auxiliar na montagem de processos, entregar malotes, comunicar o recebimento de malotes abertos ou violados, distribuir café aos departamentos, demonstrar polidez, demonstrar criatividade, zelar pelo patrimônio, coletar malotes, retirar benefícios destinados aos empregados da empresa, cativar as pessoas, recepcionar visitantes e funcionários, descontar cheques, receber documentos e objetos - exceto malotes, demonstrar solidariedade, preencher formulários, controlar entrada e saída do malote em lista específica, colocar áqua nos bebedouros, atender telefone, identificar entrada e saída de documentos e objetos - exceto malotes, demonstrar responsabilidade, preparar malotes para entrega, prestar conta de valores recebidos e pagos, pesquisar documentos arquivados, distribuir benefícios aos empregados da empresa, listar a saída e entrada de documentos via malotes, conduzir visitantes aos departamentos da empresa, entregar encomendas e brindes, solicitar manutenção predial, realizar o correio interno, demonstrar discreção, apresentar versatilidade, buscar documentos e objetos, desenvolver orientação espacial, cultivar ética profissional, auxiliar no processo de prestação de contas do fundo fixo de despesa, classificar documentos e objetos, elaborar planilha de controle de recebimentos de objetos e documentos - exceto malotes, planejar itinerários, organizar agenda de trabalho, efetuar depósito bancário, prestar serviços particulares aos funcionários, abrir malotes, anotar a identificação do funcionário que está recebendo o documento, correspondência ou encomenda, arquivar documentos, marcar homologação de dispensa de empregados na drt, retirar documentos em órgãos públicos e cartórios, expressar-se oralmente, reconhecer firmas em documentos, retirar correspondências e objetos nas agências dos correios, demonstrar iniciativa, preencher livro de protocolo, autenticar cópias de documentos, efetuar pagamentos, efetuar cobrança de valores junto a clientes externos, realizar compras.