CBO 3764-10 - Modelo de modas

Entenda o que fazem os modelos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Modelo de modas e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Modelo de modas

Atua como modelo em desfiles de coleções e em pose para fotos com a finalidade de promoção de produtos e marcas de moda, providenciando material para divulgação de seu trabalho, avaliando propostas de trabalho recebidas, fazendo testes, participando de ensaios para avaliar maquiagem, penteado, vestimenta, iluminação, marcações e coreografias, e seguindo orientação artística de fotógrafo, diretor, coreógrafo ou produtor de desfile para execução dos trabalhos. Realiza preparo físico, seguindo rotinas rígidas de dieta, sono e exercícios para manter a aparência. Pode sugerir alternativas para o desenvolvimento do trabalho. Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (3/8)
Habilidade (3/8)
Atitude (2/8)
Perfil Ocupacional (3/8)
Prepara-se para o trabalho, estabelecendo tempo de sono diário, selecionando dieta para manter o peso desejado, condicionando forma física, e cuidando da apresentação pessoal (em especial pele, unhas, dentes e cabelo). Providencia maquiagem e penteados. Exercita a concentração na linguagem corporal do trabalho.

Administra aspectos comerciais da profissão, providenciando material para divulgação de seu trabalho, tais como “book” (fotos impressas e encadernadas), “composite” (material preparado para sua apresentação, inclusive com algumas fotos selecionadas) e “vídeo-book” (vídeo em que apresenta sua experiência como modelo e trabalhos já realizados). Mantém o material de apresentação atualizado.

Para fazer divulgação do seu trabalho, contrata assessoria de marketing ou busca vínculo com agência de marketing e propaganda. Divulga material autopromocional, inclusive em página de Internet. Utiliza plataformas de redes sociais para promoção pessoal e profissional. Dá entrevistas em programas de televisão, participa em editoriais de moda, e figura em capas de revistas.

Avalia propostas de trabalho recebidas, gerenciando o tempo de dedicação exigida para aceite de mais de uma delas, negociando remuneração, e analisando contratos de trabalho, para estabelecer limites de segurança e bem-estar. Considera, ainda, as características do mercado de trabalho e suas próprias expectativas profissionais, para aceite de propostas.

Prepara-se para teste, selecionando vestimenta e providenciando maquiagem e penteado, de acordo com perfil definido. Ensaia marcações e coreografias. Faz o teste para realização do trabalho. Entrega “book” e “composite” ao cliente.

Prepara-se para o início do trabalho, após aprovação em teste.

Ensaia produção de fotos ou participação em desfiles, testando maquiagem e penteado, provando roupas e acessórios, testando iluminação, e ensaiando marcações e coreografias. Testa produtos. Presta-se como referência para modelagem de roupas.

Posa para fotógrafo, posicionando o corpo de acordo com instruções recebidas (“briefing”) ou conforme interpretação própria do trabalho. Interpreta a expressão facial sugerida e cria posições conforme cenários diferenciados.

Promove produtos, fazendo sua exposição em fotos. Representa o tipo de comportamento e estilo de vida sugerido pelo produto. Mobiliza habilidades expressivas que atraem o olhar. Modifica sua atuação conforme orientação artística de diretor, fotógrafo ou coreógrafo. Pode sugerir alternativas para o desenvolvimento do trabalho.

Desfila coleções de moda, adotando a expressão facial e corporal preestabelecida. Segue a ordem de entrada na passarela. Anda na passarela ou em outro espaço predeterminado, sincronizando movimentos conforme coreografia e música, expondo detalhes de produto e acessórios, parando em pose estudada, e saindo após tempo predefinido.

Pode participar de eventos de “show de moda” e “showroom”, destacando vestimentas, acessórios e produtos.

Relata a conclusão do trabalho contratado à agência ou assessor de marketing, para obter informações sobre novas oportunidades.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 3 3
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 3
CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - PREPARAÇÃO FÍSICA PARA MODELO DE MODAS 4 4 4
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO REDES SOCIAIS 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - CONCEITOS DE ESTÉTICA E CULTURA DE MASSA 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ELABORAÇÃO DE BOOK, COMPOSITE E VÍDEO-BOOK DE MODELO DE MODAS 4 5 4
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - MÍDIAS E REDES SOCIAIS APLICADAS À PROMOÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL DE MODELO DE MODAS 4 4 4
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - MODA E MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA (TV, CINEMA, PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS) 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - MODA NA PUBLICIDADE E NA PROPAGANDA 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 3
CIÊNCIAS HUMANAS ESTUDOS SOCIAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE ESTUDOS SOCIAIS (ESPECIFICAR:...) - ESTUDOS SOBRE CULTURA E CONSUMO DE MODA 3 3 3
CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS CONHECIMENTOS DE HISTÓRIA (ESPECIFICAR:...) - HISTÓRIA DA MODA E DA PROFISSÃO DE MODELO DE MODA 3 3 3
CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS CONHECIMENTOS DE PSICOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS E TÉCNICAS DE RELACIONAMENTO INTERPESSOAL 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS INGLÊS INSTRUMENTAL 2 2 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES ESTÉTICA E NOÇÃO DO BELO 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA COMO FORMA DE EXPRESSÃO 2 2 2
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS EMPREENDEDORISMO E EMPRESAS EMERGENTES (STARTUP) OUTROS CONHECIMENTOS DE EMPREENDEDORISMO E EMPRESAS EMERGENTES - STARTUP (ESPECIFICAR:...) - CONCEITOS DE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE CARREIRA APLICADOS À PROFISSÃO DE MODELO DE MODAS 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) PLANEJAMENTO DO TRABALHO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 4 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SAÚDE OCUPACIONAL 4 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 3 4 3
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E CUIDADOS PESSOAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E CUIDADOS PESSOAIS (ESPECIFICAR:..) - CONCEITOS, TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS DE CUIDADO PESSOAL E EMBELEZAMENTO APLICADOS À PROFISSÃO DE MODELO DE MODAS (PELE, CABELOS, UNHAS, MAQUIAGEM, PENTEADOS, DENTRE OUTROS ASPECTOS) 4 4 3
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS MODA CULTURA E COMPORTAMENTO DA MODA 3 3 3
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS MODA FOTOGRAFIA DE MODA 3 3 3
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS MODA MARKETING E COMUNICAÇÃO DE MODA 2 2 2
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS MODA PRODUÇÃO DE EVENTOS DE MODA 1 1 1
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS MODA OUTROS CONHECIMENTOS DE MODA (ESPECIFICAR:..) - INFRAESTRUTURA TÉCNICA, TECNOLÓGICA E ORGANIZACIONAL APLICADA A PRODUÇÃO, REALIZAÇÃO E TRANSMISSÃO DE EVENTOS DE MODA, DESFILES, ENSAIOS FOTOGRÁFICOS E AUDIOVISUAIS 2 2 2
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS MODA OUTROS CONHECIMENTOS DE MODA (ESPECIFICAR:..) - ROTINAS, PROCESSOS, ETAPAS E EQUIPE DE PRODUÇÃO DE EVENTOS DE MODA, DESFILES, ENSAIOS FOTOGRÁFICOS E AUDIOVISUAIS 3 3 3
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS MODA OUTROS CONHECIMENTOS DE MODA (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICA DE SALTO ALTO PARA DESFILES E ENSAIOS FOTOGRÁFICOS E AUDIOVISUAIS 4 4 4
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS MODA OUTROS CONHECIMENTOS DE MODA (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS DE PASSARELA: RITMO, EXPRESSÕES, POSES, PARADAS, CAMINHAR, ATITUDE E POSTURA 4 4 4
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS MODA OUTROS CONHECIMENTOS DE MODA (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS DE VALORIZAÇÃO DE PRODUTOS E/OU VESTIMENTAS PARA PASSARELAS E/OU ENSAIOS FOTOGRÁFICOS E AUDIOVISUAIS 4 4 4
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS MODA OUTROS CONHECIMENTOS DE MODA (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS PARA ENSAIOS FOTOGRÁFICOS E AUDIOVISUAIS: POSES, EXPRESSÕES, RITMO E PARADAS ESTÁTICAS 4 4 4
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA ÁREA DE MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS OUTROS CONHECIMENTOS DE TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA ÁREA DE MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS (ESPECIFICAR:..) - TENDÊNCIAS E INOVAÇÕES APLICADAS À PRODUÇÃO, REALIZAÇÃO E TRANSMISSÃO DE EVENTOS DE MODA, DESFILES, ENSAIOS FOTOGRÁFICOS E AUDIOVISUAIS 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CÊNICAS CINESIOLOGIA (CIÊNCIA DOS MOVIMENTOS) 3 3 3
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CÊNICAS ENSAIO E INTERPRETAÇÃO 2 2 2
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CÊNICAS OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CÊNICAS (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS DE CONCENTRAÇÃO APLICADAS A DESFILES E ENSAIOS DE MODA 4 4 4
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CÊNICAS OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CÊNICAS (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS DE EXPRESSÃO CORPORAL APLICADAS A DESFILES E ENSAIOS DE MODA 4 4 4
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES CÊNICAS OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CÊNICAS (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS DE INTERAÇÃO E ENGAJAMENTO DE PÚBLICOS E PLATEIAS APLICADAS A DESFILES E ENSAIOS DE MODA 4 4 4
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES PLÁSTICAS MULTIMÍDIA 2 2 2
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO ARTES PLÁSTICAS PROCESSOS FOTOGRÁFICOS 2 2 2
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL ILUMINAÇÃO 2 2 2

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS PRECISÃO DE CONTROLE 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS TAXA DE CONTROLE 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS RESPOSTA DE ORIENTAÇÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - ORIENTAÇÃO ESPACIAL 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO 4

Condições de Trabalho

Os cargos dessa família CBO atuam em atividades recreativas, culturais, de ensino e empresariais. Trabalham por conta própria. Os modelos de moda e publicitário vinculam-se a uma agência ou agente que lhes garante continuidade de trabalho, ascenção na carreira, orientação na montagem do composite e do book e outras exigências da profissão. Praticamente não existe possibilidade de inserir-se no mercado de trabalho como modelo sem esses vínculos e é muito comum se tornarem atores depois dos 25 anos de idade. Esse traço não se aplica aos modelos artísticos, que não necessitam adequar-se a padrões definidos de idade ou de medidas para manter-se no mercado das escolas de arte e ateliês.

Exigências do mercado de trabalho

Para esses empregos/ocupações, é desejável que o trabalhador tenha o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência profissional. Os modelos de moda apresentam carreira curta, sendo substituídos constantemente por adolescentes e jovens de até vinte anos, poucos conseguem manter-se na profissão após os trinta anos de idade, daí a dificuldade de cumprir muitos anos de experiência. Não é necessário cursos de qualificação, mas é comum modelos cursarem teatro, dança etc.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • posar para fotógrafos e artistas plásticos;
  • comunicar-se;
  • mostrar produto em fotos, filmes e eventos;
  • administrar aspectos comerciais da profissão;
  • ensaiar a produção de comerciais, fotos, filmes e desfiles;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar seleção - testes para trabalhos;
  • desfilar coleções de moda;
  • preparar-se para o trabalho;
  • provocar empatia;
  • demonstrar charme - ter charme;
  • interpretar a expressão facial sugerida;
  • transmitir imagem idônea;
  • testar maquiagem e penteado;
  • criar posições conforme cenários diferenciados;
  • utilizar telefone celular para contatos;
  • seguir a ordem de entrada na passarela;
  • adotar a expressão facial e corporal pré estabelecida;
  • participar de show de moda;
  • selecionar dieta para manter o peso desejado;
  • provar as roupas e acessórios para o trabalho;
  • cultivar ética profissional;
  • posicionar o corpo conforme interpretação própria do trabalho;
  • divulgar trabalho em página da internet;
  • exercitar a concentração na linguagem corporal do trabalho;
  • manter contato com agência, agente ou contratante;
  • negociar preços de trabalho;
  • controlar movimentos e uso do espaço;
  • improvisar quando necessário;
  • expor detalhes do produto e acessórios;
  • participar de show room de modas;
  • avaliar propostas recebidas;
  • buscar vínculo com uma agência;
  • modificar atuação conforme orientação artística - diretor, fotógrafo, coreógrafo;
  • condicionar forma física;
  • permanecer disponível para o início do trabalho, após teste;
  • manter-se atualizado;
  • caracterizar-se conforme perfil do teste;
  • demonstrar disciplina;
  • representar o tipo sugerido pelo produto;
  • sugerir alternativas para o desenvolvimento do trabalho;
  • demonstrar originalidade de estilo;
  • cuidar da pele, unhas, dentes e cabelo;
  • definir um plano de carreira;
  • contratar assessoria de marketing;
  • gerenciar o tempo;
  • compreender o objetivo do trabalho;
  • demonstrar desinibição;
  • ensaiar marcações e coreografias;
  • demonstrar fotogenia;
  • andar na passarela ou espaço pré determinado;
  • testar produtos;
  • entregar o book e o composite ou curriculum ao cliente;
  • sincronizar movimentos conforme coreografia e música;
  • participar de editoriais de moda e capas de revistas;
  • mobilizar habilidades expressivas que atraem o olhar;
  • desenvolver resistência muscular;
  • executar a ação proposta;
  • divulgar material auto-promocional e curriculum;
  • dar entrevistas em revistas e programas de tv;
  • expressar-se verbalmente com clareza;
  • interagir com o fotógrafo ou artista plástico;
  • disponibilizar-se para o trabalho;
  • atualizar material de apresentação;
  • providenciar book, composite e video-book;
  • contabilizar custos e remunerações;
  • estabelecer limites de segurança e bem estar;
  • agir com naturalidade;
  • providenciar maquiagem e penteados;
  • posicionar o corpo conforme layout ou briefing;
  • analisar contratos de trabalho;
  • imobilizar o corpo pelo tempo pré-acordado;
  • cultivar a paciência;
  • parar em pose estudada;
  • realizar o teste;
  • acordar limites de tempo de mobilidade e de descanso entre as poses;
  • representar comportamentos e estilo de vida;
  • demonstrar carisma;
  • testar iluminação;
  • providenciar habilitação profissional junto ao drt;
  • prestar-se como referência para modelagem de roupas;
  • permanecer disponível para o teste;

Divisões de categorias profissionais do CBO 3764-10

CBO 3764-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de modelo de modas que pertence ao grupo dos modelos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Modelos

CBOs Relacionados

Cargos e salários CBO 3764-10 - Modelos

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 376410 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Modelos em todos os estados e cidades do Brasil.

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial

CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
3764-10 Modelo de Modas Brasil 40h 87
3764-10 Modelo de Passarela Brasil 40h 87
3764-10 Modelo "fashion" Brasil 40h 87

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial