CBO 3515-05 - Técnico em secretariado - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas
O profissional no cargo de Técnico em secretariado CBO 3515-05 realiza atividades secretariais de apoio ao gestor, auxiliando-o no cumprimento de seus compromissos Elabora, confere e revisa textos.
Executa controle de estoque, cadastramento de clientes e de fornecedores, organização e arquivo de documentos e outros serviços administrativos Pesquisa, organiza e sintetiza informações Comunica-se com clientes internos e externos e com equipes de diversos setores da organização.
Pode supervisionar equipe de trabalho Atua em conformidade com procedimentos da empresa, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3515-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em secretariado, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas CBO 3515-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3515-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
- Técnicos das ciências administrativas.
- Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas.
O que faz um Técnico em secretariado
O Técnico em secretariado CBO 3515-05 realiza atividades secretariais de apoio ao gestor, auxiliando-o nas suas atividades e no cumprimento de seus compromissos Executa serviços de apoio, reservando passagens aéreas e hotéis em viagens nacionais e internacionais, prestando suporte administrativo e logístico em eventos corporativos, elaborando pautas e atas de reuniões e realizando outras atividades de acordo com a agenda e as prioridades definidas.
Estabelece os canais de comunicação do gestor com interlocutores.
Recepciona e atende clientes internos e externos, prestando-lhes informações, encaminhando-os para o setor responsável pelo atendimento a suas solicitações e verificando sua satisfação Pode cadastrar e atualizar as informações de clientes e fornecedores.
Elabora cartas, memorandos, ofícios, relatórios e outros documentos Confere, revisa e corrige textos, promovendo ajustes embasados em normas técnicas.
Pode redigir textos em idioma estrangeiro.
Organiza, controla a circulação e arquiva documentos Pesquisa, localiza e recupera documentos, física ou digitalmente.
Pesquisa dados em fontes diversas, inclusive em páginas da Internet.
Organiza e sintetiza informações, podendo armazená-las em meio físico ou eletrônico Executa atividades financeiras de apoio aos processos administrativos, orçando produtos e serviços, conferindo e encaminhando pagamento, prestando contas e finalizando contratos e aquisições de acordo com os processos organizacionais Administra e organiza recursos para execução dos trabalhos, requisitando material de escritório, controlando estoque, providenciando manutenção de equipamentos e aparelhos.
Pode supervisionar equipe de trabalho, distribuindo tarefas, acompanhando o andamento dos serviços e avaliando o desempenho de cada profissional.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3515-05 deve assessorar a Área, revisar textos e documentos, redigir textos, demonstrar competências pessoais, organizar as atividades gerais, coordenar a execução das tarefas, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas trabalham em órgãos públicos e setores empresariais, tendo vínculo formal de emprego. Atuam de forma individual, normalmente sem supervisão e em ambientes fechados. Os horários são diurno para os taquígrafos e com revezamento de turnos para os demais. No exercício de algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como por exemplo trabalhar sob pressão, em posições desconfortáveis por períodos prolongados, bem como estar expostos aos efeitos de ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3515-05
O exercício dessas ocupações requer curso técnico de nível médio completo para os técnicos em secretariado e estenotipista. A escolaridade para o taquígrafo pode variar de nível médio a superior completo. Adicionalmente, requer-se curso de especialização de mais de quatrocentas horas-aula.
Atividades exercidas por um Técnico em secretariado CBO 3515-05
Um Técnico em secretariado (ou sinônimo) deve controlar o agendamento da prestação de serviço, agendar os compromissos e reuniões, preparar cartas, memorandos, auxiliar na seleção de pessoal do setor, auxiliar nas reuniões e apresentações, demonstrar eficiência, providenciar envio e recebimento de malotes, assistir o cliente interno e externo, operar programas de computador, demonstrar conhecimento de línguas estrangeiras, manter documentação da área em ordem, elaborar apresentações, indicar técnicos para os cursos de aperfeiçoamento, treinar a velocidade do registro, monitorar a satisfação do cliente interno e externo, analisar documentos, demonstrar alta capacidade de concentração, corrigir erros do texto, fiscalizar a entrega do trabalho, armazenar os documentos e informações em meio eletrônico, elaborar atas e pautas, editorar o texto para divulgação, otimizar procedimentos de trabalho, ordenar tarefas, agir com discrição, atualizar o cadastro de fornecedores e clientes, controlar o estoque de materiais de escritório, atuar com pontualidade, requisitar material de escritório, verificar a qualidade e desempenho do serviço, participar de eventos técnicos, priorizar elaboração de documentos legais de urgência, enviar e receber malotes, divulgar informações de interesse dos funcionários, preparar viagens, registrar a entrada de informações e documentos, planejar as atividades, arquivar informações e documentos, cadastrar fornecedores e clientes, compor cadastro de fornecedores e clientes, pesquisar na internet, trajar-se conforme as normas, manter sigilo, disponibilizar informações e documentos, assessorar cursos e eventos, utilizar meios eletrônicos, supervisionar o andamento do serviço, distribuir as tarefas aos colaboradores, consultar publicações técnicas, utilizar tele e videoconferência, estruturar logicamente os textos, controlar o banco de horas do setor, atualizar-se tecnicamente, atualizar o dicionário pessoal, utilizar processos de impressão, preparar a escala de trabalho, requisitar microfilmagem de documentos, intermediar as relações interpessoais, elaborar gráficos, classificar arquivos, operar equipamento de telefonia, atender demandas dos clientes externos, manter-se informado, preparar planilhas, elaborar relatórios, agir com dinamismo, administrar verbas disponíveis, agir com equilíbrio emocional, solicitar cursos de aperfeiçoamento, registrar as despesas, ajustar o texto a redação técnica, demonstrar iniciativa.